Evgueni
Geral
Nome completo:
Evgueni Zoudilkine

Contacto profissional
Endereço: Universidade de Aveiro
Telefone:
Fax
Email:
evgueni@ua.pt

Filiação institucional
Categoria ou actividade: Professor Auxiliar


Formação Académica

Ano, Grau Académico, Instituição: 2004, doutoramento, Universidade de Aveiro

Actividade académica e profissional anterior à situação actual: 1996 a 2004 - Assistente


Período, cargo ou categoria, instituição: Universidade de Aveiro


Investigação

Domínio de especialização: Composição e análise musical

Áreas de Interesse: Composição e análise musical

Grupo de Investigação no INET-MD: Criação, Teoria e Tecnologias de Música

Projectos que orientou ou em que participou noutras instituições (breve descrição do projecto): Festival de Música de Espinho (1995,1996), Festivais de Outono (1997, 2006), Projecto “Borovsk” - Centro Cultural de Borovsk (Federação Russa, 2009, 2010), Projecto educativo na Universidade de Maputo (Moçambique, 2009), Projecto da edição das obras de Jorge Peixinho (Casa da Música, Porto, 2009-2010), Projecto de orquestração de “Canções de Espinho” (Câmara Municipal de Espinho, 2010).


Actividade Docente

Ano de início e fim, Título da disciplina, grau ou programa, instituição:
1996-1999; Análise II, composição livre, contraponto, orquestração, formas clássicas, música do século XX, orientação de estágios; Universidade de Aveiro.
2000-2001; Composição livre, contraponto, formas clássicas, música do século XX, orientação de estágios; Universidade de Aveiro.
2002-2003; despensa de serviço docente.
1998-2007; Formas musicais e análise, música do século XX; Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (em regime de colaboração).
2004-2009; Composição livre, contraponto, formas clássicas, orientação de estágios; Universidade de Aveiro.
2007-2010; Seminário de Investigação em Música (2º Ciclo-Bolonha); Universidade de Aveiro.
2006-2010; Análise, Teoria e Criação Musical A e B (1º Ciclo-Bolonha); Universidade de Aveiro.
2006-2010; Composição livre, Contraponto (1º Ciclo-Bolonha); Universidade de Aveiro.


Publicações

Dissertações

Zoudilkine, Evgueni (2004)
Evolução da linguagem musical e especificidade das técnicas na música orquestral de Jorge Peixinho. Dissertação de doutoramento. Departamento de Comunicação e Arte – Universidade de Aveiro.


Capítulos de livros ou outras obras colectivas

Zoudilkine, Evgueni (2002) “Alguns aspectos da escrita musical de Jorge Peixinho” in José Machado (coord.), Jorge Peixinho In Memoriam. Lisboa: Caminho da Música.
Zoudilkine, Evgueni (2005) “Citação e estrutura formal na Viagem da Natural Invenção de Jorge Peixinho” in Miguel Azguim (ed.), Miso Music Portugal. Edição www.misomusic.com.
Zoudilkine, Evgueni (2003) “Jorge Peixinho” “Paulo Brandão” in
Enciclopédia da Música Portuguesa do Século XX. Lisboa.
Zoudilkine, Evgueni (2005) “Jorge Peixinho” in Encyclopaedia
Die Musik in Geschichte und Gegenwart (MGG). Kassel.


Discografia

CD com fins pedagógicos (1998) "Sinfonia nº40 de Mozart"; elaboração de análise da sinfonia, Universidade de Aveiro.
Coda-pianissimo. Homenagem a Hindemith, para piano solo (2008). Obra gravada por Álvaro Teixeira Lopes no CD “Música Contemporânea”, editado pela Numérica (NUM1156).

Revelação, para flauta, clarinete, violoncelo e percussão (2008). Obra gravada por Performa Ensemble no CD “Projecto Crossover”, editado pela Numérica (NUM1169).


Obra Musical

Zoudilkine, Evgueni

Sonatina para piano (1983).
Sonata para violino e piano (1984).
Quarteto de cordas (1986).
Ciclo vocal sobre poemas de Akhmatova (1988).
Ciclo vocal sobre poemas de Tsvetaeva (1988).
Sonata para piano (1989).
Ciclo vocal sobre poemas de R. Biorn (1990).
Três peças para piano a quatro mãos (1990).
Quarteto de contrabaixos (1991).
Cinco peças para oboé, viola, piano e contrabaixo (1991).
Concerto para violino e orquestra (1991).
Bailado Toptyguin (1992).
Quatro lados do Mi, para piano (1992).
Motum Contrarium para violoncelo e contrabaixo (1995).
Vocalise para violino (1996).
Concerto para percussão (1998).
Quinteto de madeiras (2000).
Recitativos, para percussão (2003).
Music, para violino (2004).
Evolução e Improvisação, 9 instrumentos (2005).
Coda-pianissimo. Homenagem a Hindemith, para piano (2006).
O acontecido, para guitarra (2007).
Aquarela I, 4 instrumentos (2007).
Revelação, para flauta, clarinete, piano, violoncelo e percussão (2008).
Poemas de Tsvetaeva, para voz e piano (2008).
Vocalize, para violino solo (2008).
Accelerando Quase um Estudo, para pianoforte (2008).
Aquarela II, para flauta, clarinete, piano e percussão (2008).
Poemas de Akhmatova, para voz e piano (2008).
Reminiscence, para piano e orquestra de cordas (2008).
Nevermore, para voz e 16 instrumentos (2008).
Taro, para dois pianos (2010).


Edição impressa
:

Zoudilkine,Evgueni (2007),
O Acontecido. Guimarães: Ciclo de Guitarra Guimarães 2007.


Comunicações

Zoudilkine, Evgueni

“Especificidade da linguagem musical de Jorge Peixinho nas obras Sucessões Simétricas II e Voix”, X Encontro de Musicologia”,Lisboa,2000.
”Sonatas para Tecla de Carlos Seixas”, Universidade Católica Portuguesa, Porto, 2004.
”Linguagem Musical de Jorge Peixinho”, Conservatório de Música de Coimbra, 2005.
”Sinfonismo de Mozart”, Universidade Católica Portuguesa, Porto, 2006.
”Jorge Peixinho e Música Portuguesa”, Casa Municipal da Cultura, Fafe, 2006.
”Música de Jorge Peixinho”, Conservatório de Viseu, 2007.
“Melodia Infinita de Wagner – Aspectos de orquestração”, Instituto Piaget, Viseu, 21 de Novembro de 2008.
“Técnicas e Especificidade de orquestração - 4ª Sinfonia de Brahms”, Instituto Piaget, Viseu, 31 de Outubro de 2008.
“Jorge Peixinho e a Musica Contemporânea Portuguesa”, Conservatorio di Musica “S. Giacomantonio”, Cosenza, Itália, 13 de Maio de 2008.
“Citação na Viagem da Natural Invenção de Jorge Peixinho”, Congresso, Universidade de Évora, 2009.
“Especificidades da música portuguesa dos séculos XX e XXI”, Borovsk, Federação Russa, 7-8 de Abril de 2009.


Outros Elementos que considere importantes

Orientação de teses de mestrado concluídas:
Dissertação intitulada: Tetragrammaton IV, para percussão múltipla: A Música Ritual de Roberto Victorio.
Candidato: Humberto Monteiro
Concluída: Fevereiro 2010

Dissertação intitulada:
Les Portes d’Orkenise – Francis Poulenc interrogado.
Candidato: Joana Resende
Concluída: Janeiro 2010

Dissertação intitulada:
A Escola Violinística Russa e sua influência em Portugal.
Candidato: Hélder José Batista Sá
Concluída: Janeiro 2010

Dissertação intitulada:
A Guitarra clássica. Caracterização técnica, estilística e estética.
Candidato: Sara Cristina Oliveira Marques Almeida
Concluída: em Julho 2009

Dissertação intitulada: O Tríptico para Órgão de Manuel Faria no contexto do repertório organístico do século XX.
Candidato: Celina Teixeira Martins
Concluída: em Novembro 2008

Dissertação intitulada: Exploração Tímbrica no Vibrafone: Análise Interpretativa da obra Cálculo Secreto, de José Manuel López López.
Candidato: Fernando Martins de Castro Chaib
Concluída: em Dezembro 2007

Dissertação intitulada:
Estudo Aplicacional quanto à Ornamentação entre Klavierschule de Turk e o Manuscrito Musical 321 da Biblioteca Nacional.
Candidato: Mário Paulo Santos Alves
Concluída: em Abril 2007

Dissertação intitulada: Sonata em Lá Maior de J. S. Bach BWV 1032. Problemática da sua reconstrução.
Candidato: Joana Luísa Nogueira Amorim
Concluída: em Julho 2007

Dissertação intitulada: Estudo analítico e interpretativo de três peças portuguesas para clarinete solo.
Candidato: Vitor Joaquim de Sousa Pereira
Concluída: em Novembro 2006

Dissertação intitulada: O estilo composicional de Jorge Peixinho nas obras Recitativo I,II,III,IV.
Candidato: Cláudia Vasconcelos Borges
Concluída: em Julho 2005


Orientação de teses de doutoramento concluídas:
Tese intitulada: O Sistema Posicional na Guitarra. Origem e Conceitos de Posição. O Caso de Fernando Sor.
Candidato: Ricardo Iván Barceló Abeijón
Concluída: em Dezembro 2009

Tese intitulada:
Percussão Contemporânea em Portugal: Novos Rumos para a Performance Musical.
Candidato: Fernando Chaib (bolseiro FCT)
Início: Dezembro 2008
Data prevista de entrega: Dezembro 2012

Participação nos júris de mestrado e de doutoramento. Participação nos júris de Concursos internacionais de composição e de instrumento.