Helena Figueiredo
Nome/Name
Helena Figueiredo

Contacto profissional/Professional Contact
hfigueiredo@porto.ucp.pt

Endereço/Address
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Portugal

Telefone/Phone

Email
hfigueiredo@porto.ucp.pt

Filiação institucional/Institutional Affiliation
Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – UCP ; Doutoranda na Faculdade de Motricidade Humana - FMH da Universidade Técnica de Lisboa.

Categoria ou actividade/Activity
Docente na categoria de Assistente Regente no Curso de Som e Imagem da UCP.

Formação Académica/ Education
2010 - presente - Doutoranda na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa
2005 - Mestrado em Artes Digitais pela Universitat Pompeu Fabra de Barcelona
2003 - Licenciatura em Som e Imagem. Especialização em Artes Digitais, pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto (http://artes.ucp.pt)


Investigação/Research

Domínio de especialização/ Research Domain
Motricidade Humana - Especialidade Dança
Estudos artísticos:
Technologically Expanded Dance; Gesture Analysis and Processing; Interactive Systems; Performing Arts; Experimental Video Art; Constrained Gesture; Recurso Criativo a Processos Generativos.

Áreas de Interesse/ Interest Areas
Pretende trabalhar com dança e interacção visual, utilizando sistemas de detecção de movimento aplicados às artes performativas. Investigação e criação de novos conceitos e trajectórias das Artes Digitais na sua vertente mais humana. Criação de novos sistemas de interacção gestual e suportes multimédia. Tem ainda interesse em explorar áreas como Media Art, Dança, Gesture Analisis, Arte Interactiva, Motion Capture, Artes Digitais, Computer vision techniques, Science and Technology in Art, Video Art, Video-dance, Performance, Interfaces Interactivos, HCI, Physical Computing, Wearable Technology, Recurso Criativo a Processos Generativos.

Grupo de Investigação no INET/INET Research Groups
Etnocoreologia e Estudos Culturais em Dança

Participação em Projectos/ Project Manegement and Participation
2008/09. Colaboração como media artist no projecto Reais Jogos Virtuais (RJV). Um projecto com o apoio da Direcção Geral das Artes.Reais Jogos Virtuais (RJV) é uma proposta de co-autoria transdisciplinar envolvendo dança/performance e novos media. Projectando uma arquitectura híbrida de espaços físicos e virtuais comunicantes com os seus habitantes, performers e membros da audiência ao vivo e como avatares, RJV procura questionar as interfaces imersivas dos videojogos e espaços de sociabilidade virtuais (Second Life), respectivas interfaces físicas (óculos de realidade virtual, motion capture, e câmara web) e relações com a “descorporalização”. (http://reaisjogosvirtuais.blogspot.com/)
2006. Participação com um vídeo experimental no projecto “blind-date”. Um projecto financiado pelo Instituto das Artes e com os apoios da Escola das Artes da UCP; do CITAR (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologias das Artes) e do Nec (Núcleo de Experimentação Coreográfica).

Actividade Docente e Profissional / Academic Positions and Professional Activities
2010 - presente. Docente do curso de licenciatura em som e imagem. Leccionação da unidade curricular Projecto Interdisciplinar I e II (3º Ano do 1º Ciclo).
2010 - presente. Investigadora no INET-MD (Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança) da Universidade Nova de Lisboa.
2008 - presente. Investigadora no CITAR (Cento de Investigação em Ciência e Tecnologia da Arte) da Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa.
2005/2010. Docente do curso de licenciatura em som e imagem. Leccionação das disciplinas Artes Globais I e II (2º Ano do 1º Ciclo); Artes Globais III e IV e Projecto Interdisciplinar I e II (3º Ano do 1º Ciclo) e Vídeo Arte Interactiva (1ºAno do 2º Ciclo).
2003. Estágio na empresa Ydreams (Lisboa), (http://www.ydreams.com/).
2003/04. Investigadora residente no CITAR (Cento de Investigação em Ciência e Tecnologia da Arte) da Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa.
2003. Produção do Festival de Artes Digitais “Olhares de Outono 2003”, da Universidade Católica Portuguesa (http://artes.ucp.pt/olhares-outono/2003).


Publicações/ Publications

Exposições/Apresentações de obra artística
2006. Exposição colectiva – [Mostra D’Art Digital MAD04 – Vídeo, Multimédia, instal-lacions, Art Sonor - 19 Setembre a 15 de octobre de 2006 – Espai 0] Caixa Fórum, Barcelona – Participação com os projectos “CabeSimon” e “Wu yan Bo”.
2005. Apresentação da instalação interactiva “Bestiário” na Casa da Animação no âmbito Festa Mundial da Animação 2005. “Bestiário” é o resultado de uma experiência de realidade virtual baseada na ideia de que a condição humana resulta de uma natureza híbrida.
2006/07. Projecto “Expressive Processing” – Explora a ideia de Limites da Expressão na Performance e na Dança. Peça de vídeo-dança que revela a expressividade por de trás das barreiras de sincronização entre o vídeo, a música e a composição da imagem.
(http://www.helenafigueiredo.org/)
Apresentado em vários Festivais e Mostas : 2º encontro do Projecto MAPA: METAMAPA na Universidade de Aveiro; European Media Art Festival 2008, em Osnabrueck, Alemanha; Festival Fantasporto 2008, no Teatro Rivoli, Porto; Serralves em Festa 2008 na Fundação de Serralves, Porto; Festival Internacional Dancing for the Camera 2008 em Durham, North Carolina, USA; integra o programa de mostras do American Dance Festival (ADF) em Durham, North Carolina, US; Mostra Internacional de Vídeo-Dança "Dança Sem Sombra 08” no São Luiz - Teatro Municipal; Festival Ovarvídeo 2008; Oslo Screen Festival 2008, na Cinemateca de Oslo, Noruega; 2009 San Diego/Tijuana DANCEonFILM Festival, no Tijuana Cultural Center Gallery Installation, México.
2005. Projecto “Re::call” - uma performance interactiva desenvolvida para apresentação no OFF-ICMC 2005 (Experimental Eletronic Music - International Computer Music Conference > http://www.icmc2005.org/off/), a convite da organização. A performance foi apresentada na Sala Metrònom, Barcelona.
2003. Projecto – “Human Processing”, desenvolvido na área de interactive media, síntese de imagem em tempo real aliada às artes performativas. Neste Projecto é desenvolvida uma análise das novas formas de interacção com o computador como “interprete” da expressão humana. E também com o ser humano como “processador” de informação digital computorizada.
2001. “Expression’s Limits” - Performance de dança apresentada e desenvolvida no âmbito da disciplina de Desenho VI. Este projecto apresentava uma limitação física ou corporal como mais-valia para a criação de movimentos singulares e inigualáveis. Abordava cada limitação como uma nova possibilidade de expressão corporal.


Recensões de Livros, Discos, e Filmes/Book, Recording and Film Reviews


Comunicações/ Papers in Conferences

2009. Comunicação sob o tema “ Expansão da Dança pelas Tecnologias Digitais: Dos Micro-sons aos Micro-gestos nas Práticas Performativas Contemporâneas” no Seminário de Investigação Interdisciplinar “Métodos e Instrumentos de Investigação em Artes Performativas”, organizado pelo Faculdade de Motricidade Humana, sob a coordenação e direcção científica do Prof. Doutor Daniel Tércio.
2008. Publicação em co-autoria do artigo na conferência Artech2008 (Conferência Internacional de Arte Digital e Electrónica) sobre o projecto “Invisível aos Olhos”. Uma instalação interactiva que apresenta uma narrativa audiovisual interactiva em que a interacção é feita através da detecção dos movimentos do utilizador.
2008. Publicação em co-autoria do artigo na conferência Artech2008 (Conferência Internacional de Arte Digital e Electrónica) sobre o projecto “Anatomias Urbanas”. Uma instalação interactiva que explora a capacidade de apropriação de identidades de forma virtual. Utiliza sistemas que reconhecem a face e o movimento humano resultando na sobreposição de máscaras pré-definidas sobre a face do utilizador.
2007. Comunicação na Conferência Internacional Technologically Expanded Dance (TeDance), organizada pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa na Culturgest de Lisboa, em Novembro.
(http://www.tedance.com/)
2004. Publicação em co-autoria do artigo na conferência Artech2004 (Conferência Internacional de Arte Digital e Electrónica) sobre o projecto “Ser Sónico”. Uma performance sonora que integra instrumentos acústicos com novos controladores digitais.


Bolsas/Scholarships
2010. Bolseira de Doutoramento da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia


Outros elementos que considere importantes / Other activities
2007/2011. Coordenação do Grupo de Registo Audiovisual de Som e Imagem – TimeLine, Da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Porto.
(http://www.youtube.com/timelineea)
2007. Prémio B&W Melhor Vídeo Experimental | Ibertelco / Sony, com o vídeo “Expressive Progressing” no Festival Audiovisual Black & White.
(http://artes.ucp.pt/b&W/2007/premios.html)