Helena Marinho
Nome

Helena Paula Marinho Silva de Carvalho

Contacto profissional
Endereço

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro – Campus de Santiago
3810-193 Aveiro

Telefone
234370389, ext. 23720

Email
helena.marinho@ua.pt

Filiação institucional
Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro

Categoria ou actividade
Professora Auxiliar

Formação Académica
2004 Doutoramento em Música, Universidade de Sheffield
1995 Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Universidade do Porto
1993 Diploma de Concerto, Academia Estatal de Música da Noruega
1988 Mestrado em Música, Universidade do Kansas
1984 Curso Superior de Música, Conservatório de Música do Porto

Actividade académica e profissional anterior à situação actual
1994-1995 Professora, Academia de Música de Espinho
1994-1995 Professora, Conservatório de Música do Porto
1995-2003 Equiparada a Professor Adjunto, Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto

Actividade académica e profissional actual
2004-2009 Professora Auxiliar Convidada, Universidade de Aveiro
2009- Professora Auxiliar, Universidade de Aveiro
2009- Directora dos cursos de Mestrado em Música e Mestrado em Música para o Ensino Vocacional, Universidade de Aveiro
2005- Fundadora e membro da Comissão Organizadora do PERFORMA - Conference on Performance Studies
2007-09 Membro da Comissão Editorial da Revista
Performance Online
2009- Membro da Comissão de Peritos da Comissão Europeia para avaliação de candidaturas a apoios no domínio cultural
2011- Membro do painel de avaliação de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento (área de estudos artísticos) da Fundação para a Ciência e Tecnologia

Investigação
Domínio de especialização: Estudos de performance

Áreas de Interesse: interpretação historicamente informada, repertório para tecla dos sécs. XVIII e XIX, música e literatura, música e cultura em Portugal no séc. XX

Grupo de Investigação no INET: grupo de estudos em performance

Actividade Docente
1999-2002 Música de Câmara, Licenciatura em Música, Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto
2001-2002 Projecto Pessoal, Licenciatura em Música, Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto
2004-2007 Interpretação Estilística I e II, Mestrado em Música, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
2006 Estética da Música, Mestrado em Música, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
2004- Música de Câmara, Licenciatura em Ensino de Música, Mestrado em Música, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
2006 Análise Musical II, Licenciatura em Ensino de Música, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
2005-2006 História da Música I e II, Licenciatura em Ensino de Música, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
2006- Música na História e na Cultura A, Licenciatura em Ensino de Música, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
2006-2008 Literatura do Instrumento (Piano), Licenciatura em Ensino de Música, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
2007- Estudos em Performance, Mestrado em Música, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
2006- Orientação de Tese (mestrado e doutoramento), Metodologias de investigação, Projecto e Projecto Educativo (mestrado), Seminário temático I e II (doutoramento), Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro

Publicações

Livros
Marinho, Helena, Jorge Correia e Susana Sardo, eds. (2007),
Performa ’07 – Livro de Resumos dos Encontros de Investigação em Performance. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Marinho, Helena, Jorge Correia e Susana Sardo, eds. (2009),
Performa ’09 – Livro de Resumos dos Encontros de Investigação em Performance. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Artigos em revistas periódicas
Marinho, Helena, "O Trilo em Chopin". In
1º Congresso Nacional da EPTA-Portugal, coord. N. Harper, S. Lourenço and F. Monteiro. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2001.

Marinho, Helena (2007) “Música e Ideologia: As Óperas de Mozart e Wagner”,
A Fonte – Revista do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes (2)

Sara Carvalho e Helena Marinho. ‘Ritual and transgression: A Case Study in New Music’,
E-Cadernos do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 8 (http://www.ces.uc.pt/e-cadernos/pages/pt/indice.php)

Dissertações
Marinho, Helena (2004)
J. C. Bach’s London Sonatas: Style and Context. Dissertação de doutoramento, Universidade de Sheffield.

Capítulos de livros ou outras obras colectivas
Marinho, Helena (2007) “Interpretação Historicamente Informada em Portugal: Discursos e Equívocos”, in Francisco Monteiro e Ângelo Martingo (eds.),
Interpretação Musical: Teoria e Prática. Lisboa: Colibri.

Marinho, Helena. (2010) “Compor para Dança em Portugal: 1912-1948.” In
Dançar para a Res Publica, ed. Daniel Tércio. Lisboa: Caminho.

Helena Marinho and Sara Carvalho. (2012) “From Fortepiano to Modern Piano: A Case Study of a Performer / Composer Collaboration.” In
Performers’ Voices Across Centuries, Cultures, and Disciplines, edited by Anne Marshman. London: Imperial College Press.

Discografia
Marinho, Helena, Simon Streatfield (dir.) e Orquestra da Academia Estatal de Música da Noruega (1993) “Ravel – Concerto em Sol Maior” in Norges musikkhøgskole 1992-93.
Norges musikkhøgskole.

Marinho, Helena, Jorge Correia e Isztvan Matuz (2001)
Nova Música para Flauta – Compositores Portugueses. Numérica

Marinho, Helena, Pedro Couto Soares e Rui Taveira (2007)
Sarau na Corte. Numérica.

"Cultures électroniques 20 - Série IMEB/UNESCO/CIME". Institut International de Musique Electroacoustique de Bourges. CD, LDC 278 082/83, interpretação Performa Ensemble, 2007.

"Projecto Crossover". Numérica NUM1169. CD, interpretação do Performa Ensemble, 2008.

“Momentum.” Phonedition. CD, interpretação do Performa Ensemble, 2010.


Comunicações (publicações em actas)

Marinho, Helena “Historically Informed Performance in Portugal: Ideological Ambiguities” in J. Davidson, G. Mota e N. Jordan (eds.),
Proceedings from the International Conference on Psychological, Philosophical and Educational Issues in Music Performance, Porto – Portugal, 2005.

Marinho, Helena “Sonata Form in Context: J. C. Bach’s Keyboard Works” in
Abstracts from the Fifth Annual Conference of the Society for Musicology in Ireland, Limerick – Irlanda, 2006.

Marinho, Helena “In the Empire’s web: the musical journeys to Africa of the Oporto Orfeão” in H. Marinho, S. Sardo e Jorge Correia (eds.).
Performa ’09 – Proceedings from the Conference on Performance Studies, Aveiro – Portugal, 2009.

Marinho, Helena e Sara Carvalho. "Intention revisited: From composition to performance." In
Proceedings of the International Symposium on Performance Science 2009. Ed. Aaron Williamon, Sharman Pretty, and Ralph Buck. Auckland 2009, 2009.

Carvalho, Sara e Helena Marinho. "Musical narrative deconstruction: Ritual and transgression" In
Proceedings of the International Symposium on Performance Science 2009. Ed. Aaron Williamon, Sharman Pretty, and Ralph Buck. Auckland 2009, 2009.

Helena Marinho. ‘João Domingos Bomtempo’s Solo Pianoforte Works: Context and Performance’ in
Anais do Congresso Performa Clavis 2010, S. Paulo: UNESP (no prelo).

Filipa Lã, Helena Marinho, Anabela Pereira and Isabel Santos. “Electrophysiological markers and pianists’ anxiety: A preliminary study.” In
Proceedings of the International Symposium on Performance Science 2011, edited by Aaron Williamon, Darryl Edwards, and Lee Bartel, European Association of Conservatoires (AEC), Utrecht, 2011.

Anabela Pereira, Paula Vagos, Filipa Lã, Helena Marinho and Isabel Santos. ‘Promoting Performance Anxiety Management in Music Students.’ I
n International Conference on New Horizons in Education – 2011 – Proceedings Book. Ed. Aytekin Ișman and Carlos Sousa Reis. Guarda 2011 (http://www.int-e.net/publications/inte2011.pdf).

Helena Marinho and Sara Carvalho. ‘Ritual in the context of contemporary music performance.’ In
Performance Studies Network International Conference, July 2011: online resource, published by the AHRC Research Centre for Musical Performance as Creative Practice, University of Cambridge, 2011 (http://www.cmpcp.ac.uk/online%20resource%20Saturday/PSN2011_Marinho.Carvalho.pdf).

Helena Marinho. ‘Eclectismo e portugalidade na obra para canto e piano de Frederico de Freitas.’ In
A Europa das Nacionalidades - Mitos de Origem: discursos modernos e pós-modernos – Actas do Congresso, editado por Maria Manuel Baptista. Universidade de Aveiro, 2011 (CD-ROM)

Projectos
Helena Marinho (coordenação científica). ‘Recuperação, Tratamento e Recuperação do Acervo do Compositor Frederico de Freitas’ (financiamento: Fund. Calouste Gulbenkian), 2010-11

Helena Marinho (investigadora principal). “Imagens da Terra e do Mar: Frederico de Freitas e a música na cultura portuguesa do séc. XX” (financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia), 2012-



Outros Elementos que considere importantes
Marinho, Helena (2011) "A voz de Mozart" (Notas de programa e palestra). Porto: Casa da Música.

Marinho, Helena (2011) "Suites sinfónicas" (Notas de programa, palestra e concerto comentado com a Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música). Porto: Casa da Música.

Marinho, Helena (2010) "Sinfonias e concertos em contexto" (Notas de programa e palestra). Porto: Casa da Música.

Marinho, Helena (2010) "Modernismos e vanguardas musicais" (Notas de programa e palestra). Porto: Casa da Música.

Marinho, Helena (2009) "Obras para piano de J. S. Bach, Schumann, Janacek e Beethoven" (Notas de programa). Porto: Casa da Música.

Helena Marinho. "Pirâmides, girafas, liras, mesas e pianos". Oradora convidade. European Piano Teachers Association (EPTA) - Portugal: Encontro Nacional. Castelo de Paiva, 2009.

Marinho, Helena, Jorge Correia e Susana Sardo, eds. (2009)
Performa ’09 – Actas dos Encontros de Investigação em Performance (CD-Rom). Aveiro: Universidade de Aveiro.

Marinho, Helena (2008) "Obras sinfónicas de C. M. Weber, R. Schumann e J. Brahms" (Notas de programa). Porto: Casa da Música.

Marinho, Helena (2008) "Pirâmides, girafas, liras, mesas e pianos". Conferência por convite. Festivais de Outono, Museu de Aveiro.

Marinho, Helena (2008) "Obras sinfónicas de Goldmark, Prokofiev e Sibelius" (Notas de programa). Porto: Casa da Música.

Marinho, Helena (2008) "Estratégias de estudo e motivação na performance musical". Oradora convidada. 2as Jornadas de Medicina e Artes do Espectáculo, Associação Portuguesa de Medicina e Artes do Espectáculo, Universidade de Aveiro.

Marinho, Helena (2007) "O Pianoforte do Barroco ao Classicismo". In "À Volta do Barroco". Porto: Casa da Música.

Marinho, Helena e Pedro Couto Soares (2007) "Sarau na Corte - Notas ao CD". Numérica NUM1149. CD.

Marinho, Helena (2007) "Interpretação e Investigação: O Papel da Musicologia". Oradora convidada. 6os. Encontros Piaget/Música, Instituto Piaget, Campus de Mirandela.

Marinho, Helena, Jorge Correia e Susana Sardo, eds. (2007)
Performa ’07 – Actas dos Encontros de Investigação em Performance (CD-Rom). Aveiro: Universidade de Aveiro.

Marinho, Helena (2006) "Canções e Duetos do Séc. XIX" (Notas de programa). Porto: Casa da Música.

Marinho, Helena (2006) "Obras Sinfónicas de Lopes-Graça, Gershwin e Copland" (Notas de programa). Porto: Casa da Música.

Marinho, Helena (2006) "Obras Sinfónicas de Braga Santos, Schumann e Sibelius" (Notas de programa). Porto: Casa da Música.

Marinho, Helena (2006) "Obras para Piano de Mozart e Schumann" (Notas de programa). Porto: Casa da Música.

Marinho, Helena (2006) "Lieder de Schumann" (Notas de programa). Porto: Casa da Música.

Marinho, Helena (2005) "Música para voz e tecla de Handel, Haydn e Mozart" (Notas de programa). Porto: Casa da Música.

Marinho, Helena (2005) "Obras para Piano de Liszt, Debussy, Ravel e Rachmaninov" (Notas de programa). Porto: Casa da Música.

Marinho, Helena (2005) "Mélodie Francesa, Falla e Liszt" (Notas de programa). Porto: Casa da Música.

Marinho, Helena (2005) "Música para voz e tecla de Purcell, Handel, Haydn e Mozart" (Notas de programa). Porto: Casa da Música.

Marinho, Helena (2005) "Sinfonias de Mozart e Haydn" (Notas de programa). Porto: Casa da Música.

Actividade artística:
Apresentou-se em recitais a solo e de música de câmara nos Estados Unidos, Inglaterra, França, Suécia, Singapura, Brasil, Itália e Noruega, assim como nas principais salas de concerto portuguesas: Museu Gulbenkian, Teatro S. Luís, ACARTE e CCB em Lisboa, Auditório Carlos Alberto, Teatro Helena Costa, Fundação Eng.º António de Almeida, Teatro S. João, Teatro do Campo Alegre e Coliseu no Porto, em vários festivais (Festival da Costa Verde, Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea, Encontros da Primavera, Festival de Aveiro, Festival Internacional de Gaia, Encontros do Alentejo de Música do Século XX/XXI, Festa da Música) e em duo com artistas como os cantores Oliveira Lopes, Paulo Ferreira e Rui Taveira, o violoncelista Jaroslav Mikus, os contrabaixistas Michael Wolf, Gottfried Engels e Florian Pertzborn, os violinistas Vadim Brodsky e Pedro Meireles, os flautistas Pedro Couto Soares, Jean Ferrandis, Luís Meireles, Massimo Mercelli, Felix Renggli e Jorge Correia, e os grupos de música contemporânea Khora Ensemble, Performa Ensemble e Oficina Musical. Tem-se dedicado paralelamente à interpretação em instrumentos antigos, tendo efectuado concertos com pianoforte em Vila Real, Amarante, Porto, Leiria, Lisboa (no CCB, Festa da Música), Festival de Aveiro e em Inglaterra.
Foi solista com a Orquestra Sinfónica da RDP-Porto, a Kansas University Symphony, a Orquestra da Academia Estatal de Música da Noruega (com a qual gravou em CD o Concerto em Sol maior de Ravel), a Orquestra do Norte, a orquestra barroca Ars Antiqua e a Orquestra ARTAVE. Efectuou também diversas gravações para a RTP, a RDP e a televisão francesa. Gravou em CD para a Numérica obras inéditas de António Chagas Rosa com o flautista Jorge Correia e estreou obras de Sara Carvalho, Evgueni Zoudilkine, Carlos Marecos, Rui Penha, Petra Bachrata e João Pedro Oliveira em Portugal, de António Pinho Vargas em França e de Francisco Monteiro, Sara Carvalho e Evgueni Zoudilkine em Itália.