helder
Nome/ Name
Hélder Bruno de Jesus Redes Martins

Contacto profissional/ Professional Contact
Endereço/ Adress

Departamento de Comunicação e Arte – Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago 3810-193 Aveiro

Telefone/ Phone

Fax:
234 370868
Email:
helder.brunomartins@gmail.com

Filiação institucional/Institutional Affiliation
Universidade de Aveiro

Categoria ou actividade/ Activity
Investigador, doutorando

Formação Académica/ Education
2007, Doutorando em Etnomusicologia, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro;
2005, Mestre em Ciências Musicais, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;
1999, Licenciado em Educação Musical, Escola Superior de Educação de Coimbra.

Actividade académica e profissional/ Academic Position, Professional Activities
2007 – Assistente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda;
2007 – Director Pedagógico da Escola de Música Jazz Ao Norte - Porto;
2003 – 2005, membro da comissão científica para a criação do Curso de Licenciatura em Música, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique);
2003 – 2005, fundador da «Oficina de Música» da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM – CELP) (Maputo, Moçambique);
2003 – 2005, fundador do Centro de Estudos Etnomusicológicos da EPM – CELP (Maputo, Moçambique);
2003 – 2005, fundador do Museu Etnomusicológico da EPM – CELP (Maputo, Moçambique);
2001 – 2003, director pedagógico da Academia de Música da Lousã;
2001, Assistente Convidado da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra;
2001, pianista acompanhador na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa;
2001, fundador da Academia de Música da Lousã;
2001, docente no Curso de Verão da Universidade de Oradea (Roménia);
2000, docente no Curso de Verão da Universidade de Debrecen (Hungria).


Investigação/Research

Domínio de especialização/ Research Domains
Etnomusicologia

Áreas de Interesse/ Interest Areas
Etnomusicologia, Estudos de Jazz, Música e Política, Música e Cultura.

Grupo de Investigação no INET/ INET Research Groups
Etnomusicologia e Estudos em Música Popular

Projectos em que participou (noutras instituições)/Participation in research projects within other institutions:
2008, orientação de estágios da Licenciatura em Animação Sociocultural do IPG;
2007 e 2008, coordenação e redacção de alguns textos da colecção Jazz Legends a editar pela editora Media Promo (2 números publicados em 2007);
2007 e 2008, orientação dos trabalhos da Disciplina de Seminário, do 4.º Ano do Curso de Professores do Ensino Básico variante de Educação Musical, da ESE – IPG;
2003 – 2005, principal responsável pela criação do curso de Licenciatura em Música da Escola de Artes da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique);
2003 – 2005, coordenador de projectos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM – CELP) ao abrigo do acordo de cooperação bilateral Portugal-Moçambique assinado em 1995, tendo sido: o coordenador da estruturação da área de Educação Musical da escola, orientador de estágios e formador de docentes de Educação Musical, fundador da Oficina de Música da EPM-CELP, fundador do Museu Etnomusicológico da EPM-CELP e do Centro de Estudos Etnomusicológicos da mesma instituição, organizador de inúmeras actividades de âmbito científico, pedagógico e cultural. 


Actividade Docente e Profissional/Academic Positions and Professional Activities

2008/2009, docente de Atelier de Expressão Musical e Etnomusicologia e orientador de Estágios do curso de licenciatura em Animação Sociocultural da ESECD do IPG;
2007/2008, docente das Unidades Curriculares de Atelier de Expressão Musical, Etnomusicologia, Musicologia, Teatro Musical, do curso de licenciatura em Animação Sociocultural, e de Seminário, do curso de licenciatura em Professores do Ensino Básico variante de Educação Musical, ESE – IPG;
2007/2008, orientador de estágio de João Silva, na Câmara Municipal de Moimenta da Beira, no âmbito da licenciatura em Animação Sociocultural;
2007 (2.º Semestre), “Seminário” (orientação de trabalhos de investigação para conclusão da Licenciatura), 4.º Ano do Cursos de Licenciatura em Professores do Ensino Básico variante de Educação Musical (PEB var EM), ESE – IPG;
2007 (2.º Semestre), “Oficina Musical e Prática Instrumental III” (Barroco Tardio, Classicismo e Romantismo), 3.º Ano do Curso de Licenciatura em Professores do Ensino Básico variante de Educação Musical (PEB var EM), ESE - IPG;
2007 (2.º Semestre), “Formação Musical III” (teoria musical), 3.º Ano do Curso de Licenciatura em Professores do Ensino Básico variante de Educação Musical (PEB var EM), ESE - IPG;
2007 (2.º Semestre), “Expressões I” (teoria musical elementar), 1.º Ano do Curso de Licenciatura em Animação Sociocultural, ESE – IPG;
2001 (Agosto), “ArteDiem” – curso de Verão organizado pela Youth Action for Peace (YAP) (composição, orquestração e improvisação) na Universidade de Oradea (Roménia);
2001 (1.º Semestre), “Prática Vocal e Instrumental I e II” (classes de conjunto/música de câmara), 1.º e 2.º Anos do Curso de Licenciatura em Professores de Educação Musical do Ensino Básico, ESE – IPC;


Publicações/ Publications

Livro/Book
• Martins, Hélder Bruno de Jesus Redes (2006), Jazz em Portugal (1920 – 1956). Coimbra: Almedina Editores.

• Martins, Hélder Bruno de Jesus Redes (2007), “Louis Armstrong” (Livro CD), in Jazz Legends, edições Media Promo; 

• Martins, Hélder Bruno de Jesus Redes (2007), “Ella Fitzgerald” (Livro/CD), in Jazz Legends, edições Media Promo;

Artigos em revistas periódicas/Articles in scientific magazines
• Martins, Hélder Bruno de Jesus Redes (2008), “Miso Music Portugal – um universo sónico por descobrir”, in Magazine de Artes de Coimbra e Afins (MACA), n.º 1, Coimbra: MACA e Art’à Parte – associação cultural; 

• Martins, Hélder Bruno de Jesus Redes (2008), “MÚSICA – Linguagem Universal ou Níveis de Percepção?” in Magazine de Artes de Coimbra e Afins (MACA), n.º 2, Coimbra:
MACA e Art’à Parte – associação cultural; 

• Martins, Hélder Bruno de Jesus Redes (2008), “A Música como legado: Património Cultural, Política e Economia – tributo a New Orleans” ?” in Magazine de Artes de Coimbra e Afins (MACA), n.º 3, Coimbra: MACA e Art’à Parte – associação cultural; 

• Martins, Hélder Bruno de Jesus Redes (2008), “Orquestra Clássica do Centro, 7 Anos: a Justa homenagem e a crítica Perfeita” in Magazine de Artes de Coimbra e Afins (MACA), n.º 3, Coimbra: MACA e Art’à Parte – associação cultural; 

• Martins, Hélder Bruno de Jesus Redes (2008), “Jazz e comportamentos sociais em Portugal durante o Estado Novo – processos de resistência”, in Actas do Congresso da Sociedade de Etnomusicologia (SIBE’08), realizado em Salamanca, entre 6 e 9 de Março; 


Comunicações/ Papers in Conferences
• Martins, Hélder Bruno de Jesus Redes (2009), “Animação Sociocultural e Empreendorismo: novas perspectivas profissionais”, comunicação apresentada nas 3.as Jornadas de Animação Sociocultural do IPG, realizadas a 20 e 21 de Janeiro de 2009 no Grande Auditório do IPG.
• Martins, Hélder Bruno de Jesus Redes (2008), “Música e Política: políticas culturais e desenvolvimento local”, comunicação apresentada em Moimenta da Beira, a 10 de Maio.
• Martins, Hélder Bruno de Jesus Redes (2008), “Música, Sociedade e Poder. As Bandas Filarmónicas e a Música Popular em Portugal – o caso do Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense”, in I.as Jornadas de História Local de Pampilhosa da Serra, realizadas entre 10 e 11 de Abril;
• Martins, Hélder Bruno de Jesus Redes (2008), “Rhythm and Changes: reflexão e análise sobre o Jazz em Portugal”, in Sons & Saberes… do Jazz, Músicos e Investigadores em Diálogo - Encontros de Etnomusicologia Dialógica, Centro de Estudos de Jazz (CEJ) da Universidade de Aveiro (UA), a 2 de Abril;
• Martins, Hélder Bruno de Jesus Redes (2008), “Jazz in Portugal: space, place and heroes during dictatorship regime”, in Leeds International Jazz Conference (LIJC’08), realizado entre 13 e 15 de Março;
• Martins, Hélder Bruno de Jesus Redes (2008), “Jazz e comportamentos sociais em Portugal durante o Estado Novo – processos de resistência”, in Congresso da Sociedade de Etnomusicologia (SIBE’08), realizado em Salamanca, entre 6 e 9 de Março;
• Martins, Hélder Bruno de Jesus Redes (2005), “A Interpretação do “Símbolo” na obra de Luís S. Monteiro Felizmente há Luar”, apresentada na EPM-CELP (Maputo, Moçambique) em Maio;
• Martins, Hélder Bruno de Jesus Redes (2004) “Descobrimentos, Interculturalismo e Música – a emergência de novas correntes estético-musicais em Portugal”, in I Simpósio de Língua Portuguesa – Diálogo entre Culturas, realizado na EPM-CELP entre 7 e 11 de Junho;
• Martins, Hélder Bruno de Jesus Redes (2004) “A Utopia – de Thomas Morus à actualidade”, apresentada na EPM-CELP em Março;
• Martins, Hélder Bruno de Jesus Redes (2001) “Jazz, a revolução socio-musical do Século XX”, apresentada no II Encontro de Cultura da Escola Superior de Educação de
Coimbra, em Maio;
• Martins, Hélder Bruno de Jesus Redes (1998) “Composição e Improvisação”, apresentada no Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV), Lisboa, em Novembro;
• Martins, Hélder Bruno de Jesus Redes (1996) “Análise de Composição das peças apresentadas no espaço ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian”, apresentada na 4th Conference of the European League of Institutes of Arts, realizada em Novembro na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa;
• Martins, Hélder Bruno de Jesus Redes (1996) “Música e Instrumentos Tradicionais Portugueses”, in ART&CULTURE realizado na Eslováquia em Julho. 


Bolsas
2008, Bolsa de Doutoramento atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Experiência Profissional Artística
• 2006, compôs a banda sonora para o DVD de promoção do Exploratório de Ciência de Coimbra; 

• 2002 – 2003, Tocou com Pedro Jóia e Né Ladeiras; 

• 2001 e 2002 (Maio), dirigiu «Stabat Mater» de G. B. Pergolesi (1710 – 1736); 

• 2001 (Outubro), compôs e dirigiu a opereta “Lenda do Cervo e da Água”, encomendada pela Câmara Municipal da Lousã para asComemorações dos 850 Anos de Municipalismo; 

• 1999, foi assistente de direcção de orquestra do maestro Augusto Mesquita, na Orquestra Filarmonia das Beiras no espectáculo de Nuno Guerreiro; 

• 1998, acompanhou Jorge Palma em alguns concertos; 

• 1998, acompanhou Né Ladeiras; 

• 1996, compôs um conjunto de peças para a 4th Conference of the European League of Institutes of Arts, realizada em Novembro na Fundação Calouste Gulbenkian; 

• 1998, (música improvisada) actuou com Carlos Zíngaro, Richard Teitelbaum, Rodrigo Amado, Zé Oliveira, entre outros na Black Box do Centro Cultural de Belém; 

• Entre 1995 e 2000, foi director musical, pianista e compositor de vários projectos, destacando-se:

- o trio de Jazz Cool Train;
- Baladas Bailadas;
- entre outras formações, com as quais se apresentou em diversos espectáculos no país e no estrangeiro (Espanha, Alemanha, Eslováquia, Hungria, Roménia, Áustria).