jorge_castroribeiro_cv
Nome / Name:
Jorge Castro Ribeiro

Endereço Profissional / Professional Contact:

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-190 AVEIRO
PORTUGAL

URL: 
http://www.ua.pt/ca/PagePerson.aspx?id=1736&b=1

Telefone / Phone:
(+351)234 370 389

E-mail:
jcribeiro@ua.pt

Filiação institucional
Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro

Categoria / Rank or Activity

Assistente convidado

Formação Académica / Education
2012 Doutoramento em Música (Etnomusicologia). Universidade de Aveiro.
1993 Parte lectiva de Mestrado em Ciências Musicais (Etnomusicologia), Departamento de Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
1990 Licenciatura em Ciências Musicais. Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Departamento de Ciências Musicais.
1986 Curso Geral de Composição. Estudos de piano e flauta. Conservatório de Música do Porto.

Carreira Profissional: Ensino / Professional Career: teaching
1999-2011 Assistente convidado do Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro.
1998-1999 Docente dos Cursos Superiores de Direcção e Canto Teatral do Conservatório Superior de Música de Gaia.
1994-1995 Docente do Curso Superior de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto do Instituto Politécnico do Porto.
1993-1999 Professor do grupo de Ciências Musicais na Escola Profissional de Música de Espinho e na Academia de Música de Espinho.
1991-1999 Professor do Quadro de Nomeação Definitiva – Ciências Musicais no Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian.

Investigação /Research

Domínio de especialização / Research domains
Etnomusicologia

Áreas de Interesse Científico/ Areas of Scientific Interest
Música em Portugal / Música Cabo-verdiana / Música e Pós-Colonialismo / Música e Educação / Música no universo da lusofonia

Participação em Projectos de Investigação / Project participation
2010 Investigador do projecto Mensageiros do Jazz: A Importância dos divulgadores no percurso do Jazz em Portugal no século XX. Coordenação Científica: Susana Sardo. INET-MD, Aveiro. (em curso)
2009 Investigador do projecto 
MIMAR: Memória e Identidades do Mar: Investigação do Património Expressivo de Ílhavo. Coordenação Científica: Susana Sardo. INET-MD, Aveiro e CETAC media, Aveiro. (em curso)

Concluídos / Finished:
2004-06 Coordenador Científico com Susana Sardo do Projecto de Investigação e Edição Velhas Palavras Novas Leituras: Poesia Popular e Melodias da Região de Entre Douro e Vouga” Colecção de 5 CD + 5 DVD + Livro. Trabalho de campo, arquivo e laboratório entre Abril de 2004 e Dezembro de 2005. Promovido pela Associação de Municípios de Entre Douro e Vouga / Tradisom. Trabalho de campo: 2004-2006. Portugal, Terras de Santa Maria: Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca.
2001 Colaborador do projecto 
Dicionário Multimédia da Cultura Expressiva em Portugal no Século XX  A Triangulação da Concertina, Coordenação Científica: Salwa Castelo Branco. Instituto de Etnomusicologia (INET) Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
1999 Colaborador do projecto de investigação em Novos Media
Orquital (http://www.orquital.ua.pt). Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro.
1999 Investigador do projecto 
A Triangulação da Concertina, com Artur Fernandes. Associação Sons da Lusofonia / Instituto de Etnomusicologia (INET) Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Apoio: INATEL. Trabalho de campo: Brasil, Estado do Rio Grande do Sul. / Cabo Verde: ilhas do Sal e Santiago.
1998 Coordenador da pesquisa etnomusicológica em Cabo Verde. Janeiro e Fevereiro. Com Jorge Torres. Gravação do CD 
Cabo Verde: Dez granzin di tera para a colecção A Viagem dos Sons: The Journey of Sounds, com direcção científica de Susana Sardo. Tradisom / Comissão Nacional Para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses / Pavilhão de Portugal EXPO 98. Trabalho de campo: Cabo Verde: ilhas do Sal, S. Vicente, Sto. Antão e Santiago.
1996-8 Colaborador do projecto 
Documentação e Arquivo da Música Tradicional em Portugal e nas Comunidades Lusófonas. Coordenação de Salwa El-Shawan Castelo-Branco. Instituto de Etnomusicologia (INET), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. (http://www.fcsh.unl.pt/inet/inet_files/prodoc.htm). Trabalho de campo: Cabo Verde: ilhas do Sal, S. Vicente, Fogo, Sto. Antão e Santiago.
1997 Colaborador do
 Dicionário Multimédia da Cultura Expressiva em Portugal no Século XX. Coordenação de Salwa El-Shawan Castelo-Branco. Instituto de Etnomusicologia (INET) / Instituto Camões / Círculo de Leitores.
1996-8 Investigador do projecto 
As Práticas Musicais no Arquipélago da Madeira, com Salwa Castelo Branco (coord. científica), Rui Camacho e Jorge Torres. Instituto de Etnomusicologia (INET), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa / Associação Cultural Xarabanda, Funchal. Apoios da Fundação Calouste Gulbenkian / Ministério da Cultura / Direcção Regional de Acção Cultural – Região Autónoma da Madeira. Trabalho de campo: Portugal: ilhas da Madeira e Porto Santo.
1996-9 Investigador do projecto 
A Música e a Construção das Identidades no Universo das Comunidades Migrantes em Lisboa. Coordenação de Salwa El-Shawan Castelo-Branco. Instituto de Etnomusicologia (INET), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Publicações / Publications
a) CDs e DVDs etnográficos / Ethnographic CDs and DVDs
2010 Com Susana Sardo. Portugal. Musique d'Entre Douro e Vouga / Portugal. Music from Entre Douro e Vouga. CD + Livro. Paris: OCORA / Radio France / HARMONIA MUNDI.
2006 Com Eunice Viana, Helena Lourosa, Luís Figueiredo, Nuno Dias, Pedro Almeida, Sérgio Calisto e Susana Sardo (gravações e notas): Velhas Palavras Novas Leituras: Poesia Popular e Melodias da Região de Entre Douro e Vouga. Colecção de 5 CD + 5 DVD + Livro. Promovido pela Associação de Municípios de Entre Douro e Vouga / Tradisom.
-
Poesia Popular e Melodias da Região de Entre Douro e Vouga: Arouca. 1 CD com livro + 1 DVD. S. João da Madeira: Associação de Municipíos das Terras de Santa Maria.
-
Poesia Popular e Melodias da Região de Entre Douro e Vouga: Oliveira de Azeméis. 1 CD com livro + 1 DVD. S. João da Madeira: Associação de Municipíos das Terras de Santa Maria.
-
Poesia Popular e Melodias da Região de Entre Douro e Vouga: S. João da Madeira. 1 CD com livro + 1 DVD. S. João da Madeira: Associação de Municipíos das Terras de Santa Maria.
-
Poesia Popular e Melodias da Região de Entre Douro e Vouga: Santa Maria da Feira. 1 CD com livro + 1 DVD. S. João da Madeira: Associação de Municipíos das Terras de Santa Maria.
-
Poesia Popular e Melodias da Região de Entre Douro e Vouga: Vale de Cambra. 1 CD com livro + 1 DVD. S. João da Madeira: Associação de Municipíos das Terras de Santa Maria.
2004 Com Salwa Castelo Branco, Jorge Torres e Rui Camacho e Carla Raposeira.
Portugal: Festivities Songs and Dances from Minho and Madeira. (gravações e notas). 2 CD + livro. Colecção Unesco: Music and Musicians of the World.[no prelo]
1999 Participação na gravação, em colaboração com Susana Sardo:
Vozes de Timor / Timor lian. (coord. Maria Manuel Silva) CD + livro. Universidade de Aveiro.
1998
Cabo Verde: Dez granzin di tera, (gravações e notas) CD + livro para a colecção A Viagem dos Sons: The Journey of Sounds, com direcção científica de Susana Sardo. Tradisom / Comissão Nacional Para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses / Pavilhão de Portugal EXPO 98.

b) Artigos Científicos / Scientific Articles
2010 “Migração, sodade e conciliação: a prática do batuque cabo-verdiano em Portugal” in Maria de São José Côrte-Real (Ed.) Migrações nº 7: Música e Migração. Out 2010. Lisboa: ACIDI.
2010 Vários artigos em Salwa Castelo Branco (Dir.)
Enciclopédia da Música em Portugal no Séc. XX. Lisboa: Círculo de Leitores / Temas e Debates.
2009 “O sol é do corpo, a lua do espírito: práticas e repertórios musicais em articulação com os modos de vida contemporânea na região de Entre Douro e Vouga
 in Helena Marinho; Jorge Correia e Susana Sardo (eds.) Actas do Congresso Performa 09. Aveiro: INET-MD / Universidade de Aveiro. http://performa.web.ua.pt/pdf/actas2009/27_Jorge_Castro_Ribeiro.pdf
2008 “Quando eu nasci o batuque já existia: A poscolonialidade revisitada em duas décadas de batuque cabo-verdiano em Lisboa” in Rubén Gómez Muns y Rubén López Cano (eds.) Música, ciudades, redes: creación musical e interacción social. Actas del X Congreso de la SIBE. Sociedad de Etnomusicología; V Congreso IASPM-España; II Congreso de músicas populares del mundo hispano y lusófono. Salamanca: SIBE-Obra Social Caja Duero.
2004 “O tempo e a Música: observações sobre a sua abordagem teórica pela etnomusicologia / aspectos temporais, formais e rítmicos no batuque de Cabo Verde” in Jorge, 
Vitor Oliveira (Ed.) Trabalhos de Antropologia e Etnologia. Vol. 44 - Fascs. 3-4. Porto: SPAE.
2002 “Perspectivas sobre a música em Portugal no Séc. XX” in Pernes, Fernando (Ed.) 
Panorama da Cultura Portuguesa no Séc. XX. Porto: Afrontamento / Fundação de Serralves.
1997 “Porto Santo e a sua música tradicional”. Notas explicativas do CD 
Música Tradicional da Madeira: Porto Santo. Algueirão: Bis-Bis / DRAC - Madeira, BB9812. Edição moderna de gravações etnográficas históricas de Artur Andrade e António Aragão no arquipélago da Madeira.
1997 “Tradições musicais da Ponta do Sol”. Notas explicativas do CD 
Música Tradicional da Madeira: Ponta do Sol. Algueirão: Bis-Bis / DRAC - Madeira, BB9811. Edição moderna de gravações etnográficas históricas de Artur Andrade e António Aragão no arquipélago da Madeira.
1997 “Porto da Cruz e algumas das suas tradições musicais”. Notas explicativas do CD 
Música Tradicional da Madeira: Ponta do Sol. Algueirão: Bis-Bis / DRAC - Madeira, BB9810. Edição moderna de gravações etnográficas históricas de Artur Andrade e António Aragão no arquipélago da Madeira.

Comunicações em Congressos, Conferências e Palestras / Papers in Conferences and invited talks
2011 African batuko threats European waltz: Music, dance and social tension in colonial Atlantic Cape Verde”. 41st World Conference ofthe ICTM. St. John's, Newfoundland - Memorial University. Canada. 13-19 Julho.
2011 “Portugalidades recicladas: A ideia de patriotismo e o hino nacional “A Portuguesa” entre o romantismo oitocentista e o Euro 2004”. Congresso Internacional "A Europa das Nacionalidades. Mitos de Origem: Discursos Modernos e Pós-Modernos". Aveiro: Universidade de Aveiro. 9-11 de Maio.
2010 “
 Batuku sta na moda: dinâmicas transnacionais da música cabo-verdiana”. Congresso SIBE + Música e Saberes em Trânsito. Lisboa: Reitoria da Universidade Nova de Lisboa28-31 de Outubro.
2010 “O Canto Gregoriano como património: uma visão etnomusicológica”
 LIX Semana de Estudos Gregorianos. Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian. Org Centro de Estudos Gregorianos Júlia d’Almendra. Aveiro, 26 de Agosto.
2009 “Bandas Filarmónicas entre a ditadura e a democracia: três estudos de caso no distrito de Aveiro”. Congresso
: POST-1º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança, Universidade de Aveiro (DeCA): 4 a 5 de Dezembro.
2009 “O sol é do corpo, a lua do espírito: práticas e repertórios musicais em articulação com os modos de vida contemporânea na região de Entre Douro e Vouga”. Congresso
: PERFORMA 2009 – Encontros de Investigação em Performance. Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. 10-12 Maio.
2009 “O Prazer da música”. 
12ª Mesa Redonda da Primavera: Conhecimento e Prazer / Prazer do Conhecimento. Departamento de Ciências e Técnicas do Património, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 10-11 Abril.
2009 "Património musical": reflexões em torno da materialidade e imaterialidade do “musical”. 
IIIªs Jornadas Património ARTErial. Departamento de Gestão do Património, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. 13 Janeiro.
2008 “Batuque é dança dos negros: uma análise das representações de raça, cultura e poder no discurso do batuque cabo-verdiano em Portugal”. 
IV Encontro Nacional da ABET (Associação Brasileira de Etnomusicologia). Universidade Federal de Alagoas / Centro Cultural e de Exposições. Maceió, Alagoas, Brasil. 11-14 Novembro.
2008 “Quando eu nasci o batuque já existia: A poscolonialidade revisitada em duas décadas de batuque cabo-verdiano em Lisboa” X Congreso de la SIBE. Sociedad de Etnomusicología; V Congreso IASPM-España; II Congreso de músicas populares del mundo hispano y lusófono: 
Música, ciudades, redes: creación musical e interacción social. Conservatório Superior de Música. Salamanca, Espanha. 6-9 Março.
2007 “Nós somos Finka-Pé!: Batuque performance as claim, evasion and resistence among cape-verdian immigrant women of Bairro da Cova da Moura, Amadora, Portugal.” 
XXIII European Seminar in Ethnomusicology. Universidade Nova de Lisboa. 11-13 Outubro.
2007 “Nós somos Finka-Pé!: A performance do batuque como reivindicação, evasão e resistência. Estudo de caso de mulheres cabo-verdianas do Bairro da Cova da Moura, Amadora.” Congresso
: PERFORMA 2007 – Encontros de Investigação em Performance. Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. 10-12 Maio.
2007 Com Susana Sardo: “Playing to the past: Searching, learning and training for authenticity in contemporary Portugal.” Conferência Anual 
do British Forum for Ethnomusicology: Between folk and popular the liminal spaces of the vernacular. Centro Internacional de Estudos Musicais, Universidade de Newcastle. Newcastle-upon-Tyne, Reino Unido. 18-21 Abril.
2007 Com Susana Sardo: “Velhas Palavras Novas Leituras: Estudo dos processos musicais contemporâneos na região de Entre-Douro e Vouga. Uma experiência de colaboração no domínio da Etnomusicologia entre a Universidade de Aveiro e a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria.” 
Colóquios Mensais de Etnomusicologia. Instituto de Etnomusicologia (INET), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. 13 Abril.
2007 Com Susana Sardo: “Velhas Palavras Novas Leituras: Estudo dos processos musicais contemporâneos na região de Entre-Douro e Vouga. Uma experiência de colaboração no domínio da Etnomusicologia entre a Universidade de Aveiro e a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria.” 
2º Simpósio Música e Músicos em Guimarães: Guimaramus 2007.. Sociedade Musical de Guimarães, Centro Cultural Vila Flor, Guimarães. 23 Março.
2007 “Esta moda só se canta aqui”: música e poesia populares na região do Entre-Douro e Vouga.” 
Curso de Cultura Popular, Etnografia e Folclore. Confraria Queirosiana / Gabinete de História, Arqueologia e Património da C. M. de Gaia. Casa Municipal de Cultura – Solar Condes de Resende. Vila Nova de Gaia. 17 Março.
2006 “Postcolonial processes in Capeverdian music”, Congresso: 
Portuguese World Music: Luso-African Forms and their Diaspora; Universidade de Yale, Departamento de Estudos Portugueses e Espanhóis. New Haven, Connecticut, EUA. 22-24 Março.
2005 Com Helena Lourosa e Susana Sardo. “Esta moda só se canta aqui!: Territórios administrativos em Portugal: paisagens sonoras de unidade e diversidade”, 
XIII Encontros de Musicologia: os espaços da música; Associação Portuguesa de Ciências Musicais, Departamento de Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. 21 Outubro.
2004 “Investigação em Etnomusicologia: paradigmas, questões, métodos, abordagens e produtos num projecto em curso na região de Entre-Douro e Vouga.” Comunicação. 
Escola de Outono; Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM), Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto. 24 Setembro.
2003 “Entre o local e o global “é a nossa alma, é a nossa terra”: Batuque e outras práticas musicais de cabo-verdianos numa abordagem etnomusicológica“. Conferência. 
VI Festival Internacional de Música de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. Março.
2002 “As artes no palco da discussão: Estudos e Interlúdios de António Pinho Vargas”. Discussão / entrevista pública com o compositor António Pinho Vargas. Ciclo 
Metadiálogos. (Coord. Paulo Cunha e Silva). Porto: Fundação de Serralves. 5 Dezembro.
2002 “Dança na tradição cabo-verdiana: o mundo e a história vistos pelo gesto coreográfico”. Comunicação Fórum Territórios da Dança. Grupo de Etnografia e Folclore da Associação Académica de Coimbra (GEFAC). Coimbra: Auditório do Instituto Português da Juventude. 5 e 6 de Abril.
2001 “Uma perspectiva etnomusicológica sobre as práticas musicais tradicionais no norte de Portugal e na Galiza”. Comunicação. Congresso Luso-Galaico: Cultura Popular – literatura, música e antropologia cultural. Direcção Regional da Cultura do Norte. Porto: Fundação Cupertino de Miranda. 12-14 de Setembro.
1999 “Música versus função: uma perspectiva etnomusicológica sobre a funcionalidade na música”. Conferência na Escola Superior de Arte e Design, Matosinhos.
1998 “Etnomusicologia e Património: uma História de Convergências / Património Musical Documentado: Exemplos Concretos”. Comunicação ao Iº Encontro Património em Movimento. Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto. Novembro.
1998 "Definição de etnomusicologia. Ensino e especialização em etnomusicologia e tradições musicais numa perspectiva mundial". Conferência no I Grande Fórum das Ciências Sociais e Políticas do ISCSP / Universidade Técnica de Lisboa nas "Reflexões sobre a Modernidade". Lisboa. Abril.
1997 “Iguais a todos diferentes de todos: cabo-verdianos de Santiago na região da Grande Lisboa e algumas das suas práticas musicais”. VIII Encontros de Musicologia: Música e Identidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Abril.
1996 “A música tradicional no feminino” conferência nos Encontros da Primavera, Teatro Académico Gil Vicente / Mondeguinas. Coimbra. Abril.
1995 "Tradições Musicais no Arquipélago da Madeira". Conferência no Auditório da RDP, Funchal, Madeira, no âmbito do II Encontro da Música Popular. Associação Xarabanda. 18 de Junho.
1995 “Batuque: música cabo-verdiana na comunidade imigrada na região da Grande Lisboa.” Palestra no ciclo Etnomusicologia Hoje. Fonoteca Municipal de Lisboa, 18 de Maio. Participação na mesa redonda final, em Junho.
1995 “Expressão Musical Portuguesa.” Palestra no colóquio Portugal da Razão e do Coração, Porto: Ateneu Comercial do Porto / Associação Cívica Comunidade e Cultura, 14 de Janeiro.
1994 “Música Cabo-verdiana”, Conferências de Etnomusicoloiga. Departamento de Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Outubro.
1993 "Batuque: Estratégia Musical de cabo-verdianos Imigrados na Região da Grande Lisboa", Ciclo de conferências Perspectivas e Trabalhos Recentes da Antropologia Portuguesa, Lisboa: ISCTE. Novembro.

Colaborações em Outros Domínios Musicais / Other colaborations
2005-2012 Director Artístico e apresentador dos Concertos Promenade do Coliseu do Porto. Concertos sinfónicos mensais, comentados para famílias.
2002-2012 Autor e apresentador dos concertos pedagógicos Música na Escola, da Orquestra Filarmonia das Beiras. Direcção Artística do Maestro António Vassalo Lourenço. Projecto de divulgação de música sinfónica junto da população escolar do distrito de Aveiro.
1999 – 2005 Coordenador do Projecto Música nas Escolas do 1º Ciclo promovido pela autarquia de Vila Nova de Gaia junto da população escolar do concelho.
1991 – 1999 Assessor do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Coordenador do Projecto Música nas Escolas do 1º Ciclo.
1992 – 1999 Autor e apresentador do programa radiofónico, semanal, etnomusicológico, da Antena 2 (RDP), Terras e Tradições.