José Neves
Nome /Name
José Manuel Leão Neves

Contacto profissional/Professional Contact
Endereço/Address

INET-MD: Instituto de Etnomusicologia
Av. De Berna, 26-C
1069-061 Lisboa/Lisbon

Telefone/Phone
(00351)217908300-8; (00351)217933919
Fax
(00351) 217977759

Email
jose.neves-777@clix.pt

Filiação institucional/ Institutional Affiliation
INET-MD, Lisboa

Categoria ou actividade/Activity
Investigador-Doutorando em Etnomusicologia / Doctoral student-Researcher

Formação Académica/ Education
Mestrado ‘Master of Arts in Education Studies/ Music Education’, pela Universidade de Surrey-Roehampton, 2000.

Curso Geral de Composição pelo Conservatório Nacional com média de 16 (dezasseis valores) - 1987; possui ainda o Curso completo em Acústica Musical (3 anos) pela mesma Escola - 1985.

Na Academia dos Amadores de Música, em que, entre outros, foi aluno de F. Lopes-Graça e Teresa Bettencourt da Câmara, fez o Curso completo de Educação Musical (16 anos) com a média final de 14 (catorze) valores (1987) e o Curso completo de História da Música (3 anos) - 1985.

Estágio/ Profissionalização em Exercício com a classificação final de 15,5 valores pela Escola Superior de Educação de Lisboa -1994/95.

Frequência do 3º ano de Curso de Economia da Universidade de Coimbra, 1975 -79.

Formação Musical Adicional:

• Frequentou a Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, sob a direcção de José Eduardo (1980-83).
• Estuda Música Clássica Hindustani com Ustad Chhoté Rahimat Khan desde 1998.


Investigação/Research
Recent changes in the Hindustani sitar, as related to traditions/repertore, the human body and the social status of music and musicians.

Currently in India doing research fieldwork for upcoming Thesis, having finished its preparatory work at FCSH-UNL.

Após a conclusão da parte curricular do curso de doutoramento em Etnomusicologia, encontra-se actualmente na União Indiana a realizar trabalho de campo.


Domínio de especialização/ Research Domain
Etnomusicologia-Música Erudita Norte-Hindustânica ao
Sitar/ Ethnomusicology-North Indian Music and Sitar


Áreas de Interesse/ Interest areas
Etnomusicologia: Estudo da Tradição Musical Hindustani ao Sitar; técnicas performativas e métodos tradicionais de construção de instrumentos associados. Investigação histórica relacionada.

Em 1998, iniciou o estudo do Sitar na tradição clássica, em Goa/Índia, com
Ustad Chhoté Rahimat Khan (Indore Binkar Gharana), sitar lecturer no Departamento de Música Indiana da Kala Academy Goa, Índia. Realizou na continuidade deste estudo a Dissertação de Mestrado intitulada ‘Um Estudo de natureza empírica sobre os efeitos da globalização reflectidos na adopção dum instrumento musical tradicional - o Sitar do Norte da Índia - por parte de outra cultura e respectivo contexto educacional’ (2000) e seguidamente escreveu um Manual para o estudo do sitar Hindustani (2005-7). A continuação do estudo, paralelamente ao qual mantenho a componente performativa, processa-se actualmente num projecto de tese de doutoramento em Etnomusicologia, envolvendo também as componentes histórica e filosófica associadas à tradição musical em estudo e acústica aplicada à construção de cordofones com destaque para o sitar.

Outras áreas de interesse: Organology; Afro-American Music, Popular Music in General.


Grupo de Investigação no INET-MD/ INET-MD Research Groups
Etnomusicologia

Projectos que orientou ou em que participou no INET-MD/ Project Management and Participation


Actividade Docente e Profissional/ Academic Positions and Professional Activities
Presentemente e no âmbito do seu actual projecto de investigação, efectuou deslocações a Nova Delhi, Puna e Calcutá, onde interagiu/entrevistou
Ustads: Asad Ali Khan (escola binkar de Jaipur-Alwar), Dasthagir, Usman, Rahimat, Rafique e Shafique Khan Dharwadkari (escola de Indore), Profª Anupam Mahajan (Univ. Delhi) e Pandits Devbrata e Prateek Chaudhuri (escola Seniya de Jaipur), Manilal Nag (escola de Vishnupur) e Buddhadev Das Gupta (escola Seniya de sarod de Shahjahanpur), os contrutores tradicionais Ahmadsaheb Mirajkar, Ajay Sharma (Rikhi Ram), Kartar Chhand Dhiman, Barun Ray (Hiren Roy), T. K. Sen (Hemen) e Bhartiya Tantuvadya Kendra.
Acompanha Ustad C. Rahimat Khan em concertos (
tanpura) desde 2006.

2011: Convidado pelo construtor Ahmadsaheb
Mirajkar a participar ao sitar no festival comemorativo de Ustad Abdul Karim Khan, na Mesquita Sufi de Miraj (Maharashtra).

In the wake of his current research project has visited India, especially Delhi, Poona and Kolkhatta, during the course of which he has, based on his
Ustad’s contacts interacted/interviewed prominent Indian musicians (Hindu/Muslim) and musical instrument builders (see above).
Accompanies his
Ustad in concerts since 2006 (tanpura drone).
2011: expected/invited to the
Ustad Abdul Karim Khan Memorial Fest at the Miraj Sufi Mosque.

6 Fevereiro 2011: Concerto (
sitar), Festival do Monte.
Feb. 2011:
Ustad Rahimat Khan Students’ Sitar Ensemble, Goa Monte Fest

13 Novembro 2010: Concerto no Festival Kesarbai Kerkar Sangeet Samaroha.
Nov. 2010: Kesarbai Kerkar Fest (
sitar)

21 Out 2010: concerto na Exposição Dastkari Haat, Panaji.

Março 2010: Concerto (estreia) ao
sitar (Pandurang Gawas: Tabla; Angela Jones: Tanpura) na Black Box – Kala Academy Goa.
March 2010: Sitar concert, Black Box – K.Ac. Goa

Fev. 2010: na União Indiana, participou no Goa Monte Festival como guitarrista/compositor no trio WEAST, em concerto de fusão guitarra - sitar, com Chhoté Rahimat Khan (sitar) e K. Govindrajan (Percussão);

Currently in India on fieldwork research, has participated in the Monte Festival 2010, Goa as a composer and musician with the group WEAST, a steel and slide guitar- sitar fusion concept also featuring Chhoté Rahimat Khan (sitar) and K. Govindrajan (percussion).

No âmbito do trabalho de campo/ Investigação frequenta presentemente o 5º ano (
Madhyama I) do Curso de Sitar na Kala Academy Goa, e aulas particulares com o seu co-orientador Ustad Chhoté Rahimat Khan.

Enrolled in Sitar classes at Kala Academy Goa in 2010 and currently graded in the 5th year (
Madhyama I), as well as being a disciple of C.R. Khan, also his co-supervisor for research.

2009, Professor Efectivo de Educação Musical no Ensino Oficial, no Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão/Josefa de Óbidos, de Lisboa. Lecciona desde 1983. / Grade Music Teacher.

2008, A nível musical participação como sitarista num projecto sob a égide da Fundação Oriente, orientado para a fusão Fado-Mandó, consubstanciado num concerto público realizado no dia 10 de Outubro de 2008. O repertório do espectáculo (“Mundo Fado”) incluiu, para além de fado, música indiana e goesa. Contou com a participação especial de JMLN ao sitar, em duo com a fadista indiana Sónia Shirsat.

2007-2008, Música/Teatro: Artistas Unidos “A Fábrica de Nada/Judith Herzberg”; (Teatros da Malaposta, Almada e Culturgest); 1996-1999 Grupos de Teatro: O Século e FCUL.

2006-2004: Workshops: Guitarra - Fundação Oriente (Delegação da Fundação Oriente em Goa)

1989 e 1991, Composição-execução bandas sonoras TV (Caixa Alta; A Grande Mentira: Estúdios Atlântida).

1980-83, Frequentou a Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal; nesta, integrou a Orquestra sob a direcção de José Eduardo e leccionou Guitarra e Combos (1983-86).

- Acompanhou Vitorino e os UHF; (co-/) dirigiu grupos de Jazz e Rhythm & Blues.
- Discos: Fado Negro/Vitorino; Dias da Publicidade (…)/Rivotti.


Publicações/ Publications

Livros
Manual para o Estudo do Sitar Hindustani (em revisão)


Dissertações
Dissertação de Mestrado intitulada
Um Estudo de natureza empírica sobre os efeitos da globalização reflectidos na adopção dum instrumento musical tradicional - o Sitar do Norte da Índia - por parte de outra cultura e respectivo contexto educacional.

An Empirical Study an the effects of globalization reflecting the adoption of the North Indian Sitar in foreign cultures and their educational contexts. MA Dissertation, Univ.of Surrey-Roehampton (UK).2000.


Artigos e participações em obras colectivas


Comunicações/ Papers in Conferences
2001, Apresentação de tese de mestrado na Escola Superior de Educação de Lisboa.


Outros Elementos que considere importantes/ Other Activities
Design de cordofones

Para além do instrumento principal (guitarra, que pratico desde 1972), dedico-me à prática de outros instrumentos aparentados tanto acústicos como electroacústicos (Guitarras soprano, baixo, 12 cordas, bottleneck slide) numa perspectiva global, que inclui aproximações a sonoridades geograficamente diversas, mantendo como elemento unificador a improvisação de perspectiva jazzística. Prossigo igualmente um interesse por estes instrumentos a nível mecânico-estrutural, o que tem levado à modificação e preparação acústica, electroacústica e electrónica dos mesmos. Tenho também investigado possibilidades alternativas de afinação e design. No âmbito da música da Índia e para além do estudo propriamente dito interesso-me pela interacção mecânica existente no sitar a nível físico e morfológico, visando desde 2002, a concepção de uma variante de sitar mais adequada às minhas necessidades específicas e background, da qual tenho actualmente três protótipos.

Para além da investigação em torno da música da Índia, e após doze anos de estudo, mantenho actualmente (após a aprovação do meu Mestre) uma actividade como sitarista, tendo realizado algumas prestações públicas com relevo para a Fundação Oriente, da qual fui bolseiro em 2004 e 2006.

Colaborou em peças de teatro, como músico, compositor e actor (Teatro de O Século e Grupo de Teatro da Faculdade de Ciências da Univ. de Lisboa).


Bolsas de Estudo:
Bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia em 2010-2011, 2009-2010 e 2008-2009.
2006 e 2004, Bolseiro da Fundação Oriente, para prosseguir estudos de Música Clássica Indiana.

Awarded with 2010-2011, 2009-'10 and 2008-'09 scholarships by Foundation for Science and Technology.
In 2006 and 2004: scholarships by Oriente Foundation.