Pasted Graphic
Nome/ Name
João Pedro Paiva de Oliveira

Contacto profissional/ Professional Contact
Endereço/ Address
Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
3800 Aveiro
Portugal

Telefone/ Phone

Fax
351 - 234 370 868
Email

jppo@ua.pt
www.jpoliveira.com

Filiação institucional
Universidade de Aveiro

Categoria ou actividade/ Activity
Professor Catedrático da Universidade de Aveiro

Formação Académica/ Education
1999. Agregação em Comunicação e Arte na Universidade de Aveiro; Dezembro de 1999
1990. Doutoramento (Ph.D.) em Música na State University of New York, em Stony Brook; Agosto de 1990.
1988. Mestrado (Master of Arts) em Teoria da Música na State University of New York, em Stony Brook; 1988.
1986. Mestrado (Master of Arts) em Composição na State University of New York, em Stony Brook; 1986.
1984. Oitavo e último ano do Curso Superior de Órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa; 1984.
1980. 3º Ano (equivalente ao Bacharelato português) do Curso de Arquitectura. Escola Superior de Belas Artes de Lisboa; 1980.

Actividade académica e profissional/ Academic Positions and Profissional Activities
Desde 2002 – Professor Catedrático da Universidade de Aveiro
1998 - 2002 - Professor Associado da Universidade de Aveiro.
1990-1998 - Professor Auxiliar da Universidade de Aveiro.


Investigação/ Research

Domínio de especialização/ Research Domain
Música Electroacústica
Composição
Análise Musical

Grupo de Investigação no INET/ INET Research Groups
Criação, Teoria e Tecnologias da Música

Actividade Docente e Profissional/Academic Positions and Professional Activities
1990 – 1995, Análise e História da Música I, II e III, Licenciatura em Ensino de Música, Universidade de Aveiro
1990 – 1995, 2001 – 2002, Técnicas de Composição I, II e III, Licenciatura em Ensino de Música, Universidade de Aveiro
2006 – 2007, Técnicas de Composição, Licenciatura em Ensino de Música, Universidade de Aveiro
1990 – 2007, Composição, Licenciatura em Ensino de Música, Universidade de Aveiro
1998 – 1999, Acústica, Licenciatura em Ensino de Música, Universidade de Aveiro
1995 – 2007, Música Electroacústica, Licenciatura em Ensino de Música, Universidade de Aveiro
1997 – 1998, Orientador de Estágio de Análise e Técnicas de Composição, Licenciatura em Ensino de Música, Universidade de Aveiro
2002 – 2007, Análise Musical I, Mestrado em Música, Universidade de Aveiro
2002 – 2010, Análise Musical I, Mestrado em Música; Música Electroacústica, Licenciatura em Música; Composição, Licenciatura em Música, Universidade de Aveiro


PUBLICAÇÕES

LIVROS
:

-"Teoria Analítica da Música do Séc. XX"; Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa; 1998.

ARTIGOS:

"A Música Minimal" in Colóquio-Artes; Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa; 1988.
"Steve Reich e a Música Minimal" in Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea; Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa; 1989.
"A Música de Philip Glass" in 15ºs Encontros de Música Contemporânea; Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa; 1991.
"Transformação dos Valores de Percepção do Tempo na Música Minimal" in 15ºs Encontros de Música Contemporânea; Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa; 1991.
"Elliott Carter. Panorâmica da Vida e Obra" in 16ºs Encontros de Música Contemporânea; Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1992.
”Teaching Electroacoustic and Computer Music” in Proceedings of the First Symposium on Computers and Music. Corfu, 1998.
”Teaching Composition. Some Problems and Solutions” in Proceedings of the Encounter of the Music Schools of the Mediterranean. Estrasburgo, 1998.
“Sobre a Teoria de Grupos em Música”. In Cubo Matematica Educacional. Universidad de la Frontera, Chile. 1999.
“Analysis and Perception. Some Applications to the 4
th Variation of the Second Mov. Of Webern’s Sinfonia op. 21”. In Proceedings of the 1st International Symposium on Cognition and Musical Arts. Universidade Federal do Paraná. Brasil. 2005
“Novas Fronteiras no Ensino da Composição Musical”. In Actas do VIII Seminário de Pesquisa em Música. Univ. Federal de Goiás; 2006

Publicações online:

Foi convidado pela Universidade de La Rioja (Espanha) para fazer os módulos de ensino à distância seguintes:

- Módulos de ensino à distância. Técnica e História del Análisis Musical II, unidad 3
Princípios Compositivos: Schoenberg, Webern. Universidad de la Rioja (Espanha). 2000
- Módulos de ensino à distância. Técnica e História del Análisis Musical II, unidad 5
Introducción al análisis Schenkeriano Universidad de la Rioja (Espanha). 2000

OBRAS:

-"Integrais I" - para Violino. Sociedade Portuguesa de Autores / Oficina Musical. 1995.
-"Pirâmides de Cristal" - para Piano. Câmara Municipal de Matosinhos / Oficina Musical. 1995.
-"Bagatela" - para Piano. In Album de Colien. Musica Portuguesa e Espanhola do Séc. XX para Piano.
Sociedade de Música Contemporânea de Barcelona. 1995.
-"Integrais II" - para Clarinete. Sociedade Portuguesa de Autores / Oficina Musical. 1996.
-“Integrais” IV – para Saxofone. In Águas Furtadas nº 6 (Revista de Literatura, Música e Artes Visuais).
Universidade do Porto. 2004-“Looking into the Mirror” - para Piano e electrónica. In Spectrum 4. Associated Board of the Royal
Schools of Music. 2005- “Kyti” – para Percussão. Mostly Marimba Editions. USA.
- “Lâminas Líquidas” – para Marimba e electrónica. Mostly Marimba Editions. USA
-“The Fifth String” – para Violino e electrónica. Associated Board of the Royal Schools of Music.
-“Livro de Órgão Ibérico” – para órgão. Nuovi Fiori di Musica. Doblinger Editions.

no prelo:

- “On the Rocks” - para Percussão e electrónica. Mostly Marimba Editions. USA.
- “Crazy Mallets” – para Marimba e electrónica. Mostly Marimba Editions. USA.
-“A tre” – para piano a 4 mãos e electrónica. Associated Board of the Royal Schools of Music.


gravações em CD:
CDs Monográficos

João Pedro Oliveira: Electronic and Computer Music, CD Num 1011. 1992
João Pedro Oliveira: Compositions for EXPO 98. CD Num 1054. 1998
In Omni Tempore - works by J. P. Oliveira. CD Num 1122. 2004
Peregrinação, Harmonias e Ressonâncias, 5 Schubert Lieder. CD Num 1088. 2000
Maelstrom - Obras de João Pedro Oliveira. Phoedition Records. 2010
Entre o Ar e a Perfeição - Obras de João Pedro Oliveira. Fundação para a Educação Artística. 2010

No prelo:

Labyrinth - works by João Pedro Oliveira. Classic Concert Records. Data prevista; Dezembro de 2010.


Outras gravações

- Bagatela. In “Album de Colien. Musica Portuguesa e Espanhola do Séc. XX”. CD Honneger, 1995.- Bagatela. In “Música Portuguesa para Piano”, CD Num 1086, 1999- Pirâmides de Cristal. In “Música Portuguesa do Séc. XX”. CD Num 1053, 1996
- Pirâmides de Cristal. In “Música Portuguesa para Piano – anos 90”, CD Num 1097, 2001.- Peregrinação. In “Arditti Quartet Plays Portuguese Contemporary Music”. Etcetera KTC 1242, 2001.- A Escada Estreita. In “Nova Música Para Flauta”, CD Num 1095, 2001
- Crazy Mallets. CD com obras de percussão de compositores portugueses. CD Deux-Elles. 2002.- Labirinto. In Cultures Electroniques nº 16. CD Mnemosyne. 2002- In Tempore. CD com obras electroacústicas de compositores portugueses. CD Num 1123 2004.
- Mahakala Sadhana. In "Electronic Music Vol. I and 2", Miso Records mcd 013/014.04, 2004.- Silence to Light. In “Antologia da Música Electrónica Portuguesa. Plancton CD. 2004.- Kyti. In “Nova Música de Câmara Portuguesa”. CD Num 1121 2004.- In Tempore. In
“Música Maximalista”. CD Panaroma. 2004.
- Alap-jor-jhala-gat. In “Nova Música de Câmara Portuguesa”. CD Num 1121 2004.
- In Tempore. In “Música Maximalista”. CD Panaroma 199.017.216. 2004
- Lâminas Líquidas (excerto). In Exploratory Music from Portugal. Fundação Calouste Gulbenkian. 2005
- Looking Into the Mirror. In Spectrum 4. Associated Board of the Royal Schools of Music. 2005
- Et Ignis Involvens. Confluencias CD. Junta de Andaluzia. 2005
- Beyond. In Trio Mediterrain. Música Contemporânea Portuguesa. Classic Concert Records. 2006
- Time Spell. In
“Música Maximalista”. CD Panaroma. 2006
- Et Ignis Involvens. In
“Métamorphoses 2006”. CD Musiques-recherches. 2006
- Looking into the Mirror. In Spectrum 4. ABRSM editions. 2006
- Space Marimba. In Improbable Transgressions. Pedro Carneiro. SIRR Records. 2006
- Espiral de Luz. In Contemporanea 2006 Interensemble. CD Udine Cultura. 2007
- Beyond. In Cultures Electroniques nº 20. CD Mnemosyne. 2007
- Maelstrom. In Musica Contemporânea Portuguesa. CD Num 1156. 2008
- ZZaping. In Crossover Project. CD Num 1189. 2008
- Beyond. In Cultures Electroniques nº 20. CD Mnemosyne. 2008
- Timshel. In Sound’Arte Electric Ensemble. Miso Records. 2008
- Timshel. In ICMC 09 Selected Music. ICMA Records. 2009
- Integrais II. In Nuno Pinto clarinete solo. 2009
- Espiral de Luz. Arditti Quartet e Pedro Carneiro. CD Etcetera. 2010
- Entre o Ar e a Perfeição. Phonedition Records. 2010

no prelo:

- Time Spell. In Obras para clarinete e electronica. Miso Records. Data prevista. Abril 2011
- In Tempore. Ana Telles. Miso Records. Data prevista. Março 2011


Gravações como Intérprete (orgão)

-Trumpet and Organ Music, CD Num 1009, 1992. Gravação de obras para trompete e órgão do séc. XVIII.
- Natal (música para Trompete e Órgão), CD Polygram, 1996. Concertos em estilo barroco baseados em canções tradicionais de Natal. Todos os concertos são da autoria de João Pedro Oliveira.


Outros Livros e artigos sobre o trabalho como compositor

- Maia, Pedro, ed. "João Pedro Oliveira". Volume II da série Compositores Contemporâneos. Ed. Atelier de Composição. Porto; 2006.
- Rudy, Paul. “Interpolating Electro-Acoustic Sounds in Acoustic Context: Analysing Timbre, Time and Pitch in Íris by João Pedro Oliveira. SEAMUS Journal, vol 18, number 2. 2005


Concertos

O número de concertos com obras suas é demasiado grande para ser descriminado. Ronda uma média de 50-60 execuções por ano, em todo o mundo.

As suas obras têm sido regularmente executadas pelos seguintes intérpretes e grupos:
Orquestra Gulbenkian, Orquestra Arturo Toscanini Emília Romagna, Orquestra National do Porto, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra das Beiras, Orquestra Metropolitana de Lisboa, European Community Youth Orchestra, Coro Gulbenkian.
Arditti Quartet, Kodaly Quartet, Ensemble Recherche, London Sinfonietta, Champ d’Action, Remix Ensemble, Trio Mediterrain, Ear Ensemble, Cattral Ensemble, Onix Ensemble, Oficina Música Viva, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, etc.
Ana Cláudia Assis, Henri Bok, Elizabeth Choynacka, Istvan Mathuz, Alejandro Escuer, Pedro Carneiro, Eniko Ginzery, Serge Conte, Ana Telles, etc.

As suas obras já foram tocadas nos seguintes festivais:

Festival Agora (Ircam-França), Ars Musica (Bélgica), Nuova Consonanza (Itália), Sonorities (Irlanda), Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea (Portugal), Rassegna di Musica Contemporanea (Itália), Strasbourg Festival (França), Festival de Poitiers (França), Festival Ai-maako (Chile), Visiones Sonoras (México), ICMC (todos os anos de 2000 a 2009), Bienal de Veneza (Itália), Panaroma Festival (Brasil), Festival Metamorphoses (Bélgica), Bourges Electroacoustic Music Festival (França), GAS Festival (Suécia), Mantis Festival (UK), Sonoimagenes (Argentina), Festival de Aarhus (Suécia), etc..

Como organista tocou em Portugal, Alemanha e Japão. Entre 1984 e 2002 (ano em que parou de realizar concertros de órgão) realizou cerca de 150 concertos a solo e em duo com trompete (Nelson Rocha).
Repertório de especialidade: Messiaen e música francesa do séc. XX, música contemporânea.


Actividades académicas

Actividades de Leccionação:

Para além da sua actividade como docente da Universidade de Aveiro, tem realizado regularmente cursos e masterclasses na Europa, USA e América do Sul. De 2007 a 2009 realizou masterclasses e conferências em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Eslováquia, Inglaterra, USA, Brasil, Nova Zelândia, México e Chile.

Em 2010 foi nomeado Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais.

Foi professor visitante das seguintes universidades:

Escola Superior de Música e Dança de Bratislava. 1 semestre (Janeiro-Maio 2006)

Escola Superior de Música da Catalunha (Barcelona). 1 semestre (Janeiro-Maio 2007)

Universidade Pompeu Fabra (Barcelona). Curso intensivo (Maio 2007)

University of Missouri at Kansas City (USA). 1 semestre (Janeiro-Maio 2008). É presentemente membro adjunto da docência de programas doutorais.

University of Canterbury (Nova Zelândia). 6 semanas. (Junho 2008)

Júris:

Faz regularmente parte de júris de provas de agregação, coordenação, doutoramento, mestrado, concursos para Professor Associado e Catedrático, etc. Já foi membro ou presidente de júri em diversas provas académicas de pós-graduação nas seguintes universidades: Univ. Aveiro, Univ. Católica do Porto, Univ. Nova de Lisboa, Univ. Évora, Sorbonne, Univ. Kansas City, Univ. Bratislava, Univ. Fed. de Goiás, Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Politécnico do Porto, Instituto Politécnico da Guarda.

Faz frequentemente relatórios ou pareceres científicos e artísticos para diversas intituições: Fundação para a Ciência e Tecnologia (Portugal), Guggenheim Foundation (USA), diversas universidades.

Em 2000 e 2005 foi membro do Conselho de Avaliação do Ensino Superior Universitário, tendo avaliado todas as universidades portuguesas com cursos de música, musicologia e dança. Foi relator e elaborou o parecer final sobre o Curso de Música da Universidade de Évora.

Projectos de Pesquisa:

É o coordenador da Área de Pesquisa em Criação, Teoria e Tecnologia da Música do INET-MD.
As suas linhas de pesquisa centram-se sobre a composição, a electroacústica e a análise musical.

Participou em vários projectos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Foi coordenador do Projecto de investigação sobre a Análise e História da Música Electroacústica em Portugal (1999-2000).

Projecto aguardando subsídio: SpaceLab, em proposta na Fundação para a Ciência e Tecnologia. Lisboa 2010.

Outras Actividades Associadas à Universidade:

É co-director dos Ciclos de Concertos e Conferências Momentum, regularmente apoiados pelo Ministério da Cultura de Portugal. Desde a sua existência, em 2002, estes ciclos englobaram a apresentação de cerca de 30 concertos em Portugal (em particular na zona centro), Eslováquia, Reino Unido, Alemanha e Suécia. Foram encomendadas 31 obras a 12 compositores, incluindo jovens compositores, e foram editados 6 CDs de música contemporânea, prevendo-se para breve a distribuição de mais 3 CDs recentemente gravados.


EXPERIÊNCIA DE ORIENTAÇÃO de doutoramentos

Teses Concluídas:

"Joly Braga Santos. Vida e Obra". Concluída em 2002. Tese de Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro. Aprovada por maioria.
“As Obras para piano de Luigi Nono”. Concluída em 2003. Tese de Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro. Aprovada por unanimidade.
"A Música Orquestral de Jorge Peixinho". Concluída em 2004. Tese de Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro. Aprovada por unanimidade.
“Métodos Polifónicos nos Estudos de Guitarra”. Concluída em 2004. Tese de Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro. Aprovada por unanimidade.
“O Livro da Velhice de Frei Manuel Cardoso”. Concluída em 2005. Tese de Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro. Aprovada por unanimidade.
“A Música Orquestral em Portugal, no Séc. XVIII”. Concluída em 2006 (co-orientador). Tese de Doutoramento em Musicologia na Universidade Nova de Lisboa. Aprovada por unanimidade.
“A Improvisação como Significação Musical”. Concluída em 2006. Tese de Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro. Aprovada por unanimidade.
"Teoria de Registação do Órgão. Aplicação à Obra de Jean Guillou". Concluída em 2007. Tese de Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro. Aprovada por unanimidade.
"Estudo Analítico do Livre du Saint Sacrement de Olivier Messiaen". Concluída em 2007. Tese de Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro. Aprovada por unanimidade.
"Sonatas Para Violino Solo de J.S. Bach. Novos Caminhos Interpretativos". Concluída em 2010. Tese de Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro. Aprovada por unanimidade.
"Modelos de Interacção na Música Electroacústica e Instrumental". Concluída em 2010. Tese de Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro. Aprovada por unanimidade.
"A Obra de Manuel Rodrigues Coelho. Questões de Interpretação". Concluída em 2010. Tese de Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro. Aprovada por unanimidade.

Em orientação:

"Relações entre Harmonia e Timbre na Música Contemporânea". Tese de Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro. Iniciada em 2005, a defender em 2010.
"Relações Entre o Intérprete e o Compositor na Evolução da Música para Clarinete". Tese de Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro. Iniciada em 2006, sem data de defesa prevista.
"O Computador como Instrumento Musical". Tese de Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro. Iniciada em 2007, sem data de defesa prevista.
"Modelos e Significados da Improvisação Musical". Tese de Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro. Iniciada em 2007, sem data de defesa prevista.
"Harmonia e Espectralismo – Relações Estruturais". Tese de Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro. Iniciada em 2007, a defender em 2011.
"Espacialização Sonora – Novas Utilizações dos Modelos Ambisonics". Tese de Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro. Iniciada em 2007, a defender em 2011.
"O Texto como Formalização de Estruturas Musicais". Tese de Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro. Iniciada em 2008, sem data de defesa prevista.
"Espacios Sonoros y Visuales". Tese de Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro. Iniciada em 2008, sem data de defesa prevista.
"Caminhos na Música Contemporânea para Órgão em Portugal". Tese de Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro. Iniciada em 2008, sem data de defesa prevista.


ACTIVIDADES DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA

Actualmente ocupa os seguintes cargos académicos:

Director dos Programas de Doutoramento em Música (desde 2003).
Director do CIME - Centro de Investigação em Música Electrónica (desde 1996).

Entre 1990 e 2009 ocupou os seguintes cargos administrativos e académicos:

Presidente do Conselho Pedagógico da Universidade de Aveiro (1994-1995).
Coordenador da Comissão Científica do Departamento de Comunicação e Arte (1992-1994 e 1998-2002).
Coordenador da área de Composição (1996-1998).
Coordenador da Comissão Pedagógica da Licenciatura em Ensino de Música (1992-1994 e 1996-1998).
1992-1994 - Membro por eleição do Senado da Universidade de Aveiro.
1992-1994 - Membro por eleição da Assembleia da Universidade de Aveiro.

Desde 2008 – Membro da Conselho Científico da Unidade de Investigação INET-MD (Univ. De Aveiro, Univ. Nova de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana da Univ. de Lisboa.


LISTA DAS Principais OBRAS

Ópera

Patmos. 1990. 45’ Encomenda da SEC e Teatro Nacional de S. Carlos

Música Orquestral / Coral

Tessares. Orquestra; 1991. 19’Encomenda da Orquestra Sinfónica de Emília-Romagna (Itália)
Visão. Soprano e orquestra, fita magnética e transformações electrónicas live; 1992. 25’ Encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian.
Requiem. Orquestra, Coro, Solistas e Electrónica; 1993 - 1994. 70’ Encomenda da Sociedade Lisboa 94.
Shîyr. 2 sopranos, Orquestra e electrónica; 2003. 26’ Encomenda do Festival de Música Sacra de Viana do Castelo.
Abyssus Ascendens ad Aeternum Spendorem. Piano, orquestra e electrónica, 2005. 18’ Encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian.
Cassiopeia. Percussão, Orquestra, Electrónica, 2008, 24’ Co-encomenda de Pedro Carneiro e Casa da Música.
Ut ex Invisibilibus Visibilia Fiant. Orquestra, 2010, 14’ Encomenda da Fundação Centro Cultural de Belém.

Música Electroacústica.

Psalmus; 1986. 13’
Canticum;1987. 13’
A Cidade Eterna; 1988. 15’
Tríptico; 1991. 15’ Encomenda da Sociedade Europália.
Atlas; 1998. 10’ Encomenda da EXPO 98.
Rumo ao Futuro; 1998. 15’ Encomenda da EXPO 98.
Mahakala Sadhana; 1999. 10’ Encomenda da Fundação para os Descobrimentos Portugueses.
Et Ignis Involvens; 2005. 10’ Encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian e Performing Arts Awards.
‘Aphar; 2007. 11’
Hydatos; 2008. 12’ Encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian.

Música para Instrumento Solo

Sete Visões do Apocalipse. Órgão; 1982. 20’
Integrais I. Violino; 1986. 11’
Integrais II. Clarinete; 1986. 7’
Integrais III. Trompa; 1986. 8’
Integrais IV. Saxofone; 1987. 8’
Sombras. Cravo e electrónica; 1989. 13’
Pirâmides de Cristal. Piano; 1993. 14’ Encomenda da Câmara Municipal de Matosinhos.
Harmonias e Ressonâncias. Órgão. 1996. 16’ Encomenda da Câmara Municipal de Matosinhos.
Crazy Mallets. Marimba. 1998. 9’
A Escada Estreita. Flauta Baixo e electrónica. 1999. 10’ Encomenda do IPAE
In Tempore. Piano e electrónica. 2000. 11’ Encomenda da Câmara Municipal de V. N. De Gaia.
Lâminas Líquidas. Marimba e electrónica. 2002. 12’ Encomenda da Câmara Municipal de Matosinhos.
Time Spell. Clarinete e electrónica. 2004. 13” Encomenda do Institut de Musique Electroacoustique de Bourges.
Maelstrom. Cimbalão e electrónica. 2006. 8’ Encomenda do IARTES
L’ Accordéon du Diable. Acordeão e electrónica. 2006. 10’
Mosaic. Piano e electrónica. 2010. 10’ Encomenda do Conservatório de Música de Viseu.
Mosaic. Piano, piano de brinquedo e electrónica. 2010. 13’

Música de Câmara

Estudo para Cinco Instrumentos. Flauta, clarinete, piano, violoncelo, percussão; 1984. 12’
Threads I. Oboé, corne inglês, viola, piano, celesta, contrabaixo; 1987. 13’
Threads II. 13 Instrumentos; 1987. 13’ Encomenda da Orquestra de Jovens da União Europeia.
Images de la Mémoire. Soprano e sexteto de cordas; 1992. 22’ Encomenda do Ministério da Cultura Francês.
Kity. 5 Percussionistas; 1993. 8’ Encomenda da Escola Profissional de Música de Espinho.
Peregrinação. Quarteto de Cordas; 1995. 14’ Encomenda da Câmara Municipal de Matosinhos.
ultimate strenght. Quarteto de Saxofones; 1998. 9’ Encomenda da Câmara Municipal de Matosinhos.
Le Voyage des Sons. Sexteto de cordas, Soprano, Mezzo e electrónica; 1998-99. 33’ Encomenda da Fundação para os Descobrimentos Portugueses 10’.
...there are those who say that life is an illusion... Fl, Ob, Trpt, Perc, Vln, Vcl, e electrónica; 1999. 11’ Encomenda do Teatro Nacional de S. Carlos.
Íris. Vln, Clar, Vcl, Piano e electrónica; 2000. 12’ Encomenda do Festival de Música de Leiria.
On the Rocks. 4 Percussionistas e electrónica; 2000. 10’ Encomenda do Grupo de Percussão Drumming.
Labirinto. Quarteto de Cordas e electrónica; 2001. 16’ Encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian.
Adagio. Quarteto de Contrabaixos; 2001. 8’ Encomenda do IARTES
O Abismo e o Silêncio (4 Canções) Textos de Fernando Pessoa. Soprano, vln, vla, vcl, pno, hrp e electrónica; 2001. 22’ Encomenda do grupo de Música Contemporânea de Lisboa
Le Chant de L´Oyseau-Lyre. Fl, Ob, Cl, Pno, Perc, Vln, Vcl; 2002. 11’ Encomenda do Remix Ensemble
Litania. Saxofone tenor, guitarra e electrónica; 2003. 11’ Encomenda do IARTES
Espiral de Luz. Quarteto de Cordas; 2005. 11’ Encomenda do Festival de Música de Alcobaça.
Beyond. Vln, Cl, Pno e electrónica; 2006. 12’ Encomenda do Trio Mediterrain.
Timshel. Flauta, clarinete, piano, violino, violoncelo e electrónica; 2007. 15’ Encomenda do Miso Music.
Prisma. Flauta de Bisel, acordeão, cimbalão e percussão; 2007. 9’ Entre o Ar e a Perfeição. Flauta, piano e electrónica; 2009. 9’ Encomenda do IARTES
Hokmah. Clarinete e piano; 2009. 8’
Towdah. Flauta, clarinete, piano, percussão, electrónica; 2009. 13’ Encomenda do grupo de Música Contemporânea de Lisboa
Angel Rock. Clarinete baixo, marimba, electrónica; 2011. 11' Encomenda do SWR de Freiburg

Vídeo

Bloomy Girls (vídeo de Takagi Masakatsu); 2007. 6’

Música para Espaços Públicos

Tríptico; 1991. 15’ Encomenda da Sociedade Europália. Obra feita para o Museu de Arte Contemporânea de Gent
Silence to Light; 1993. 12’ Encomenda do Museu Watari de Tóquio. Obra feita para este museu.
Atlas; 1998. 15’ Encomenda da EXPO 98. Música para o Pavilhão do Futuro da EXPO 98.
Observatório dos Oceanos; 1998. 15’ Encomenda da EXPO 98. Música para o Pavilhão do Futuro da EXPO 98.
Azul Profundo; 1998. 15’ Encomenda da EXPO 98. Música para o Pavilhão do Futuro da EXPO 98.
Rumo ao Futuro; 1998. 15’ Encomenda da EXPO 98. Música para o Pavilhão do Futuro da EXPO 98.

Orquestrações e arranjos

5 Orquestrações de Canções de Schubert
. Orquestra; 1997. 15’ Encomenda da Câmara Municipal de Matosinhos.
Música de Natal para Trompete e Órgão. Inclui as seguintes obras: Concerto em Lá menor, Concerto em Lá Maior, Prelúdio-Coral em Mi menor, Prelúdio-Coral em Sol menor, 3 Voluntários; 1997.
Zzapping. Baseado em música de Frank Zappa. Flauta, clarinete, percussão, piano, violoncello; 2007. 12’ Encomenda do IARTES.


Outras actividades académicas

Para além da sua actividade como docente da Universidade de Aveiro, tem realizado regularmente cursos e masterclasses na Europa, USA e América do Sul. De 2007 a 2010 realizou masterclasses e conferências em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Eslováquia, Inglaterra, USA, Brasil, Nova Zelândia, México e Chile.
Foi professor visitante das seguintes universidades:
Escola Superior de Música e Dança de Bratislava. 1 semestre (Janeiro-Maio 2006)
Escola Superior de Música da Catalunha (Barcelona). 1 semestre (Janeiro-Maio 2007)
Universidade Pompeu Fabra (Barcelona). Curso intensivo (Maio 2007)
University of Missouri at Kansas City (USA). 1 semestre (Janeiro-Maio 2008). É presentemente membro adjunto da docência de programas doutorais.
University of Canterbury (Nova Zelândia). 6 semanas. (Junho 2008)



Prémios

PRÉMIOS Internacionais

-International Music Prize for Excellence in Composition “Hokmah” (Clarinete, piano). National Academy of Music. USA/Grécia. 2010
-1º Prémio. "Mosaic". (Piano e electronica). Concurso Internacional Franco Evangelisti/Nuova Consonanza. Itália. 2010
-1º Prémio. "Prisma". (Cimbalom, flauta de bisel, acordeão, percussão). Concurso Internacional Francisco Guerrero. Espanha. 2010
- ICMC award for best European piece. “Towdah”. (Fl, cl baixo, pno, percussão, electrónica). International Computer Music Association. USA. 2010.
- Civitella Ranieri Fellowship Award. Civitella Ranieri Foundation. Itália/USA. 2009.
-Giga-Hertz Award (Special Prize). “Timshel”. (Fl, cl, pno, vln, vcl, electrónica). ZKM Studio. Alemanha, 2008.
-Magisterium de Bourges.
"L’Accordéon du Diable". (Acordeão e Electroacústica). Institut Internacional de Musique Electroacoustique. França, 2008.
-1º Prémio. "’Aphâr". (Música electroacústica a 8 canais). Prémio Internacional Yamaha-Visiones Sonoras (México). 2007.
-1º Prémio. "Bloomy Girls". (Música Electroacústica). Roma Soundtrack Competition (Itália). 2007.
-1º Prémio. "L’Accordéon du Diable". (Acordeão e Electroacústica). Concurso Internacional Musica Nova (Rep. Checa). 2007
-1º Prémio. "Beyond". (Clarinete, violoncelo, piano e electrónica). Concurso Internacional de Música Electroacústica de Bourges (França). 2007.
-Menção Honrosa. "Psalmus 23". (Órgão). Concurso Internacional de Música para Órgão Catedral Buen Pastor (Espanha). 2007.
-1º Prémio. "Et Ignis Involvens". (Música electroacústica a 8 canais). Concurso Internacional Metamorphoses - Musique Recherches (Bélgica). 2006.
-Menção Honrosa. "Maelstrom". (Cimbalão e electrónica). Concurso Internacional Musica Nova, (Rep. Checa). 2006
-1º Prémio. "A Escada Estreita". (Flauta e electrónica). Concurso Internacional Musica Nova, (Rep. Checa). 2005
-2º Prémio. "Time Spell". (Clarinete e electrónica). Concurso Internacional de Música Electroacústica de S. Paulo (Brasil). 2005.
-Menção Honrosa. "Íris". (Vln, vcl, cl, piano e electrónica). Concurso Internacional de Música Electroacústica de Bourges (França). 2005.
-1º Prémio. "Íris". (Vln, vcl, cl, piano e electrónica). Prémio Earplay. S. Francisco (USA). 2003.
-Menção Honrosa. "In Tempore". (Piano e electrónica). Concurso Internacional de Música Electroacústica de S. Paulo (Brasil). 2003.
- 2º Prémio (Obra recomendada) "Litania". (Saxofone, guitarra e electrónica). Tribuna Internacional de Música Electroacústica (Itália). 2003.
-1º Prémio. "Labirinto". (Quarteto de Cordas e electrónica). Concurso Internacional de Música Electroacústica de Bourges (França). 2002.
-Menção Honrosa. "In Tempore". (Piano e electrónica). Concurso Internacional de Composição da Rádio Húngara (Hungria). 2001.
-1º Prémio. "Peregrinação". (Quarteto de Cordas). Prémio Alea III. Boston (USA). 1996.
-1º Prémio. "Pirâmides de Cristal". (Piano). Prémio Internacional de Composição da Câmara Municipal do Porto. 1993.
-4º Prémio. "Apóstrofe". (Três orquestras, côro, recitação).
Concurso Internacional de Composição - Fernando Pessoa. Lisboa; 1985.

Foi ainda finalista dos seguintes concursos internacionais:

- Peça Finalista no Concurso Musica Nova (Rep. Checa). 2009. "Entre o Ar e a Perfeição". (Flauta, piano, electrónica).
- Peça Finalista no Concurso Internacional de Música Electroacústica de Bourges (França). 2007. "’Aphâr". (Electrónica - 8 canais).
- Peça Finalista no Concurso Internacional de Música Electroacústica de Bourges (França). 2007. "Shîyr". (2 sopranos, orquestra, electrónica).
- Peça Finalista no Concurso Internacional Sound’Art Competition (Irlanda). 2007. "’Aphâr". (Electrónica - 8 canais).
-Peça Finalista no Concurso Internacional de Composição Taukay. Itália, 2006.
“Espiral de Luz” (Quarteto de Cordas).
- Peça Finalista no Concurso Internacional de Música Electroacústica de Bourges. 2005. "Et Ignis Involvens". (Electrónica - 8 canais).
-Peça Finalista no Concurso Internacional de Composição Pierre Schaeffer. Itália, 2004.
"Mahakala Sadhana" (Electrónica - 4 canais).
-Peça Finalista no Concurso Internacional de Composição Nuove Sincronie. Itália, 1998.
"Peregrinação" (Quarteto de Cordas).
-Peça Finalista na New York Contemporary Music International Competition. USA, 1989.
"Threads II". (13 instrumentos).
-Peça finalista no Concurso Internacional de Composição Annapolis Brass Quintet. USA, 1987.
"Sangue, Fogo, Nuvens de Fumo". (Quinteto de Metais).


PRÉMIOS nacionais

-1º Prémio. "Variações Sequenciais sobre um Tema Gregoriano" (Órgão). Concurso Nacional de Compositores de Música de Órgão. Universidade Católica do Porto / Igreja da Lapa. Porto; 1998.
-2º Prémio. "Livro de Órgão Ibérico" (Órgão). Concurso Nacional de Compositores de Música de Órgão. Universidade Católica do Porto / Igreja da Lapa. Porto; 1998.
-1º Prémio. "In Memoriam Jorge Peixinho". (Piano). Prémio Fernando Lopes-Graça. Câmara Municipal de Cascais. 1996.
-1º Prémio. "Visão". (Soprano e Orquestra). Prémio Nacional de Composição Joly Braga Santos. Câmara Municipal de Lisboa; 1995.
-1º Prémio. "Dança das Sete Trombetas de Fogo". (Orquestra). Prémio Nacional de Composição Joly Braga Santos. Câmara Municipal de Lisboa; 1994.
-1º Prémio. "Tessares". (Orquestra). Prémio Nacional de Composição Joly Braga Santos. Câmara Municipal de Lisboa; 1993.
-1º Prémio "Rouwach". (12 instrumentos). IV Concurso Nacional de Composição - Oficina Musical. Porto; 1990.
-1º Prémio "Sombras". (Cravo). Concurso Nacional de Composição Joly Braga Santos. Concelho Português da Música. Lisboa; 1989.
-1º Prémio "Estudo para Cinco Instrumentos". Concurso Nacional de Composição - Ano Europeu da Música. Lisboa; 1985.


Membro de júris De concursos internacionais

- Membro do júri de Selecção da International Computer Music Conference. (UK - 2011)
- Membro do júri da Bienal Internacional de Música Electroacústica de S. Paulo (Brasil - 2007)
- Membro do júri de Confluencias Competition - Electroacoustic Miniatures. (Espanha - 2007)
- Membro do júri de Sassi Vivace Composition Competiton (Itália – 2006)
- Membro do júri de Selecção da International Computer Music Conference. (Espanha - 2005)
- Membro do júri de Valentino Bucchi Composition Competiton (Itália – 1994 e 1998)