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Nome
João Filipe Soutelo Soeiro de Carvalho

Contacto Profissional
Avenida de Berna 26 C
1069-061 Lisboa
Telefone
21 790 83 00
Fax
21 790 83 08
Email
jsoeiro@fcsh.unl.pt

Filiação Institucional
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

Categoria ou Actividade
Professor Associado


Formação Académica

1997 Doctor of Philosophy (Ph.D.) em Ciências Musicais. Columbia University, Nova Iorque, EUA.

1992 Master of Philosophy (M.Phil.) em Ciências Musicais. Columbia University, Nova Iorque, EUA.

1990 Master of Arts (M.A.) em Ciências Musicais. Columbia University, Nova Iorque, EUA.

1987 Licenciatura em Ciências Musicais. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

1985 8º Grau do Curso de Piano, Conservatório de Música do Porto

1977-79 Estudos em Engenharia Electrotécnica, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto


Investigação

Domínios de Especialização
Ciências Musicais, Etnomusicologia, Acústica Musical, Educação Artística


Áreas de Interesse

Música em África
Música em Comunidades Migrantes
Educação Artística e Performance


Grupo de Investigação no INET/ INET Research Groups

Etnomusicologia e Estudos de Música Popular


Projectos que concebeu, orientou e/ou em que participou

Investigador Responsável do projecto “Os carrilhões de Mafra: Desenvolvimento de métodos avançados de acústica musical para a afinação e restauro” (FCT, PTDC / EAT-MMU / 104255 / 2008)

“Dicionário Multimédia da Cultura Expressiva em Portugal, no século XX.”
Co-autor e Investigador, Instituto de Etnomusicologia, Universidade Nova de Lisboa
Fundação para a Ciência e Tecnologia: Programa Praxis XXI, 1997-2001

"Alto-Minho 2000: Património Musical"
Autor, Coordenador; Instituto de Etnomusicologia, Universidade Nova de Lisboa
Academia de Música de Viana do Castelo, 1997-2001

"A revivificação do património cultural expressivo tradicional em Portugal no séc. XX"
Co-autor, Instituto de Etnomusicologia, Universidade Nova de Lisboa,
JNICT: Programa Lusitânia / Instituto Camões, 1996-1998

"A música e a construção de identidade no universo das comunidades migrantes em Lisboa”
Co-autor e Investigador, Instituto de Etnomusicologia, Universidade Nova de Lisboa, JNICT:
Programa Específico para as Ciências Sociais e Humanas, 1995-1997

“Projecto Maestro: Catalogação Musical, Inteligência Artificial e Robótica”
Coordenador da Investigação Musicológica, Fonoteca Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 1994-1997

"Música Tradicional Portuguesa", documentação e registo fonográfico
Investigador, International Institute for Comparative Music Studies and Documentation, Berlim.
Universidade Nova de Lisboa, 1988

“Tradição e Mudança Musical em Monsanto da Beira”
Co-autor e Investigador, Universidade Nova de Lisboa, 1984-1987

Inquérito à Situação Musical do Distrito de Beja”
Coordenador, Direcção Geral de Acção Cultural, Secretaria de Estado da Cultura
Universidade Nova de Lisboa, 1985


Actividade Académica, Docente e Profissional

Coordenador Executivo do Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa)

Desde 2001 - Professor Associado da Universidade Nova de Lisboa

2004 - 2007 - Responsável pela Internacionalização no Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

2003 – 2006 – Membro da Comissão de Avaliação dos Cursos do Ensino Superior da Música (ADISPOR).

1999 - 2002 - Coordenador do Departamento de Ciências Musicais da FACULDADE DE Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

1999 -2001 - Professor Auxiliar da Universidade Nova de Lisboa

1995 -1999 - Assistente na Universidade Nova de Lisboa

1996 -1997 - Co-Autor e Formador do Curso de Formação Contínua de Professores (FOCO) “Educação Multicultural e Música”, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

1989 -1991 - Teaching Assistant, Graduate School of Arts and Sciences, Columbia University, New York

1988–1996 – Researcher, Centre for Ethnomusicology, Columbia University


Outras Actividades Profissionais

2006 - 2008 – Comissário da Conferência Nacional de Educação Artística; Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ministério da Educação, Ministério da Cultura.

2005 - 2006 – Membro do Conselho Científico Internacional da UNESCO para a WCAE - World Conference on Arts Education.

2002-2010 – Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Ciências Musicais

2000- 2005 – Membro do Conselho de Redacção da Revista Portuguesa de Musicologia

2000- 2001 – Director do Departamento de Música do Instituto Português das Artes do Espectáculo, IPAE, Ministério da Cultura.

2000-2001 – Membro do Comité Executivo da EUYO – European Union Youth Orchestra

1995 – Co-fundador do INET (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas)

1990 - 1993 - Fundador e Coordenador do Laboratório de Etnomusicologia dos Arquivos do Património Cultural, ARPAC, Ministério da Cultura da República de Moçambique.



Publicações

Livros

O Alto-Minho na Obra Etnográfica de Abel Viana. Viana do Castelo, Academia de Música de Viana do Castelo, 1997.

CDs Etnográficos

Makwayela – Moçambique. A Viagem dos Sons, Tradisom VS09, 1999.

Artigos em revistas, livros e enciclopédias de carácter científico

"Colonial experience, post-colonial sound:
Makwayela on the fringe of history” in Kenneth David Jackson and Castelo-Branco, eds. Portuguese World Music: Luso-African Forms and their Diaspora. New Haven: Yale University Press (no prelo/in print).

“The Folk Nation: Traditional Music, Power and Otherness in Portugal” in M. V. de Carvalho ed.
Music and Life-world. Otherness and Transgression in the Culture of the 20th Century. In memoriam Fernando Lopes-Graça (1906-1994). Cascais, Câmara Municipal de Cascais (no prelo/in print).

“Mais Portugueses do que os Portugueses: migração urbana e construção de identidade entre migrantes no estado de New Jersey (U.S.A.).” in Salwa Castelo Branco ed.
Samba, Rap e Outras Música Urbanas (no prelo/in print).

“Prefácio” in
Hinos Patrióticos e Militares Portugueses, Ribeiro Soares et al (eds). Lisboa, Estado Maior do Exército (2010).

“Abel Viana”, “Adufe”, “Bilha”, “Bombo”, “Caixa”, “Cana”, “Castanholas”, “Chocalho”, “Ferrinhos”, “Flautas”, “Gaita de Foles”, “Genebres”, “Gonçalo Sampaio”, “Harmónica”, “Instrumentos Musicais”, “Pandeireta”, “Pedras”, “Reco-reco”, “Ronda”, “Sanfona”, “Sarronca”, “Sousa Gomes”, “Transcrição”, “Tréculas”, “Zés Pereiras” in Castelo-Branco ed.
Enciclopédia da Música em Portugal no Séc. XX. Lisboa, Círculo de Leitores, 2010.

“A experiência transcultural na música: relatividade e experiência”,
Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 19 (1997): 119-126.

“Moçambique”, “Angola”, “Guiné Bissau”, “Cabo Verde” in
Dicionário Temático da Lusofonia. Lisboa, ACLUS, Instituto Camões (2005).

Recensão de Wuitack, Jos (1998)
Canções Tradicionais Portuguesas para coro de vozes iguais ou vozes mistas e acompanhamento instrumental. Porto, Associação Wuitack de Padagogia Musical; e do Disco Compacto Canções Tradicionais Portuguesas. Coro de Câmara e Orquestra de Instrumentos d’Árco da Fundação Musical dos Amigos das Crianças, dir. Leonardo de Barros. Revista de Educação Musical, 115 (Janeiro a Abril 2004): 52-53.

“Mozambique”,
Encyclopaedia of the Popular Musics of the World - EPMOW. Vol. 4. London, Continuum (2004).

“Makwayela: um enunciado sonoro da experiência social no Sul de Moçambique” in Carvalho et al eds
Sonoridades Luso-Afro-Brasileiras, pp.143-154. Lisboa, Instituto de Ciências Sociais (2004).

“O cinema na obra de Frederico de Freitas” Frederico de Freitas (1902-1980).
Catálogo da Exposição, pp. 53-58. Lisboa, Museu da Música (2003).

“Una colección de instrumentos musicales en Lisboa” (Recensão de Kubik, Gerhard (2002) “Lamelofones do Museu Nacional de Etnologia” Lisboa, Museu Nacional de Etnologia).
Revista de Antropología Social - Universidad Complutense de Madrid 12 (2003): 356-59.

“Performance Culture in Maputo: Categories of Expressive Modes in the Changing of an African Society”.
Revista Portuguesa de Musicologia 12 (2002): 253-264.

“Design of Musical Instruments Using Global Optimization Techniques.”
Proceedings of the International Symposium on Musical Acoustics. Peruggia, The Musical and Architectural Acoustics Laboratory (2001). (Com Luís Henrique e José Antunes).

“Introdução” in
Kissange, o Jogo da Música. Catálogo da Exposição. Lisboa (2001).

“Makwayela-Moçambique.”
Arte Musical IV – 14 (1999): 117-118.

“A Música no Espaço Luso-Marroquino.”
Marrocos-Portugal, Portas do Mediterrâneo, Catálogo da exposição, pp. 95-100, 117-22. Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (1999).

“Makwayela: choral performance and nation building in Mozambique.”
Horizontes Antropológicos, Revista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 11 (1999): 145-182.

“O folclórico Alto-Minho: Abel Viana e o romantismo naturalista.”
Revista Portuguesa de Musicologia 9 (1999): 53-62.

Recensão crítica de Castelo-Branco (ed.) “Portugal e o Mundo. O Encontro de Culturas na Música.”
Revista Portuguesa de Musicologia 7-8 (1998): 216-17.

“Prefácio” in
Dicionário de Música Ilustrado de Tomás Borba e Fernando Lopes Graça, 2ª ed. Porto, Editorial Figueirinhas (1997).

Choral Musics in Maputo: Urban Adaptation, Nation Building and the Performance of Identity. Doctoral Dissertation. Columbia University in the City of New York, Graduate School of Arts and Sciences / University Microfilms International (1997).

“A Nação Folclórica: Projecção Nacional, Política Cultural e Etnicidade em Portugal.” T
RANS– Transcultural Music Review 2, http://www2.uji.es/trans (1996).

Ranchos Folclóricos: a strategy for identity among Portuguese migrants in New Jersey. Master of Arts Dissertation. Columbia University in the City of New York, Graduate School of Arts and Sciences / University Microfilms International (1990).

“A Festa do Castelo em Monsanto – Um Estudo Etnomusicológico.” Tese realizada no âmbito da Licenciatura em Ciências Musicais. Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (1986) (com Maria de São José Ferraz de Oliveira).
“São Lourenço e o Diabo.”
Revista São Carlos 1 (1986): 19-20. (com Luísa Cymbron)

“Atenção, Abrir o Pano.”
Revista São Carlos 1 (1986): 5-8. (com Paula Aresta)

“Uma Ópera para a Bastilha.”
Revista São Carlos 2 (1986): 31-32.

“A Bela, a Gentil, a Formoza Zamparina.”
Revista São Carlos 3 (1986): 40-42.

Kiú - Notas ao programa da ópera de Luís de Pablo. Lisboa: Teatro Nacional de São Carlos (1986).

“A Sanfona em Portugal.”
Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical 52 (1986): 33-37.

“Monsanto: uma Tradição Musical em Mudança.”
Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical 52 (1986): 20-25. (com Maria de São José Ferraz de Oliveira)

Bibliografia da Música no Baixo Alentejo. Lisboa: Ministério da Cultura (1985). (com Luísa Cymbron).

“O que faz correr a música.”
Domínios – Revista de Cultura 1 (1981): 15-16.

“Da música portuguesa.”
Mealibra – Revista do Centro Cultural do Alto-Minho 1 (1981): 22-23.


Comunicações


“Música Vocal no Mediterrâneo”, Teatro Municipal de Portimão - TEMPO, 5 de Dezembro de 2010.

“New Challenges in Teachers Education”, XI Congresso da SIBE/IASPM, Lisboa, 28 a 31 de Outubro de 2010.

“Triads, trials and triangles: harmony singing, mobility and social structure in Mozambique”, First Symposium of the ICTM Study Group on Multipart Music, Cagliari, Itália, 15 a 21 de Setembro de 2010.

“Etnomusicologia em Moçambique”, 1º Ciclo de Conferências sobre Etnomusicologia, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, 26 de Maio de 2010.

“Alteridade e relatividade na experiência musical transcultural” Seminário de Etnomusicologia, Sociedade Portuguesa de Antropologia, Instituto de Etnomusicologia, INET-MD, Museu Soares dos Reis. Porto, 7 de Novembro de 2009.


“Magna est Differentia?” Ciência e Música, Variações Num Tema Quase Desconhecido, Instituto Franco-Português, Lisboa, 22 de Setembro de 2009.

“Música e desenvolvimento cultural: a Academia da Música de Viana do Castelo e a importância do Centro Cultural do Alto-Minho no panorama cultural do Distrito de Viana do Castelo”, Comemorações do 30º Aniversário do Centro Cultural do Alto-Minho, Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, Viana do Castelo, 18 de Setembro de 2009.

“Tradições Radicais no Séc.XXI: Bombos e História de Vida no Norte de Portugal”, 3º Simpósio Música e Músicos em Guimarães, Universidade do Minho / Sociedade Musical de Guimarães, Guimarães, 17 e 18 de Abril de 2009.

“A Quoi Sert le Patrimoine Musical”, Les Festivités d’Abalessa du Patrimoine Culturel Immatériel, L’Office du Parc National de l’Ahaggar, Ministère de la Culture, Tamanrasset, Algérie, 23 a 25 de Fevereiro de 2009.

“As práticas Musicais Tuareg no contexto Saariano”, Saara – Patrimónios, Arte e Memória, Instituto de História, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, 27 de Outubro de 2008.


“As músicas corais em Maputo”, Jornadas de Música Lusófona, Instituto Piaget, Coral Polifónico de Almada, Almada, 30 e 31 de Maio de 2008.


“O mercado musical e os licenciados em música”, Semana de Produção e Tecnologias da Música, Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Instituto Politécnico do Porto, Porto, 19 de Fevereiro de 2008.

“As valias do ensino da Acústica Musical no ensino artístico especializado”. 3º Encontro Nacional de Professores de Acústica e Organologia, Conservatório de Música do Porto, 9 de Maio de 2007.

“Abel Viana, Gonçalo Sampaio e o Minho na narrativa folclórica nacional”, 2º Simpósio “Música e Músicos em Guimarães”, Centro Cultural Vila Flor, Guimarães, 22 e 23 de Março de 2007.

“A Música e as Práticas Performativas na Educação Artística”, Ciclo de Palestras de Outono, Diálogos Narrativa e Arte, Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, 15 de Dezembro, 2006

“UNESCO projekt Umetynost v Izobrazevanju”, XV. Strokovno Screcanje Ravnateljic in Ravnateljev, Ministrstvo za Solostvo in Sport, Portoroz, Eslovénia, 13 a 15 de Novembro, 2006.

“Práticas Performativas e Negociação Cultural na Educação Artística”, III Encontro das Áreas Artísticas na Educação, Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Castelo Branco, 25 a 27 de Outubro de 2006.

“As Práticas Performativas na Educação”, Fórum-Educação de Rio de Mouro, Câmara Municipal de Sintra, 29 e 30 de Setembro, 2006.

“Traditional Music in Portugal”, Graduate Seminars in Ethnomusicology, University of Helsínquia, Music Department, 5 de Maio de 2006.

“Fado”, Graduate Seminars in Ethnomusicology, University of Tampere, Music Department, 3 de Maio de 2006.

“Building the Nation through music: Makwayela and choral music in Southern Mozambique”, Luso-African Musical Forms – Colloquium, Yale University, New Haven (CT), USA, New Haven, 23 a 26 de Março de 2006

“Performing Culture through the Arts: the Poetics and Politics of Education”, UNESCO World Conference on Arts Education, 3rd Plenary Session, Centro Cultural de Belém, Lisboa, 6 a 9 de Março de 2006

“A Experiência Transcultural na Música: Relatividade e Alteridade”, XI Encontros Interdisciplinares, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 12 a 16 de Dezembro de 2005.

“Choir singing in Sub-Saharan Africa: Acoustic factors of a regional style in southern Mozambique”, 150th Meeting of the Acoustical Society of America, Minneapolis, 17 a 21 de Outubro de 2005.

“The relevance of Performing Culture in the process of Art Education”, Synergies between Arts and Education. Regional Conference (Europe, North America) for Arts Education. Lithuanian Ministry of Culture / UNESCO Division of Arts and Cultural Enterprise. Vilnius, 8 a 11 de Setembro de 2005

“Os Instrumentos Musicais nos Museus”, Seminário – Os Instrumentos Musicais nos Museus, Museu Nacional de Etnologia, Lisboa, 31 de Março de 2005.

“Abel Viana e a formação dos Ranchos Folclóricos em Portugal”, VIII Jornadas de Reflexão dos Grupos Folclóricos do Alto Minho, AGFAM - Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho, Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, 17 de Abril de 2004.

“A Investigação Musical em Moçambique”, Colóquio - Perspectivas sobre a Cultura Moçambicana, Embaixada de Moçambique em Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 18 de Dezembro de 2003.

“Makwayela: enunciados sonoros das práticas performativas no Sul de Moçambique”, Colóquio - Sonoridades Luso-Afro-Brasileiras, Instituto de Ciências Sociais – ICS, Lisboa, 20 a 22 de Novembro de 2003.

“O som da guerra na música de Moçambique”, IX Encontros Interdisciplinares, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 3 a 5 de Novembro de 2003.

“A religião na música tradicional em Portugal”, II Ciclo de Música Sacra - Viana 2003, Academia de Música de Viana do Castelo, Viana do Castelo, 31 de Outubro de 2003.

“Tradição e Identidade” (Moderação da Mesa), XII Encontro de Musicologia, Associação Portuguesa de Ciências Musicais – APCM, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 30 e 31 de Maio de 2003.

“Drawing tradition from music: performance and culture in early 20th century Portugal”, 7th Symposium for Music Research in Finland: Northern Perspectives of Music as a Vehicle for Cultural Transmission, University of Turku (Finlândia), Turku, 15 a 17 de Maio de 2003.

“Music in Mozambique: field research and recent issues”, Conferences at the Graduate Studies Program, Music Department, University of Tampere (Finlândia), Tampere, 20 de Maio de 2003.

“A Historiografia da Música Tradicional em Portugal: O caso do Minho”, 1º Simpósio - Música e Músicos em Guimarães, Museu de Alberto Sampaio, Guimarães, 24 e 25 de Março de 2003.

“Shape optimization techniques for musical instrument design”, 144th Meeting of the Acoustical Society of America, 3rd Ibero-American Congress of Acoustics, Cancún (México), 2 a 5 de Dezembro de 2002.

“Políticas, Instituições e Protagonistas do Ensino da Música no Séc. XX”, Moderação da Mesa), XI Encontro de Musicologia, Associação Portuguesa de Ciências Musicais – APCM, Conservatório Nacional, Lisboa, 15 e 16 de Maio de 2002

“A Música no Espaço Luso-Marroquino”, Colóquio Portugal-Marrocos: Portas do Mediterrâneo, Ministério da Cultura – Gabinete das Relações Internacionais, Centro Cultural de Belém, Lisboa, 15 e 16 de Maio de 2001.

“Os compositores portuguêses do Séc. XX na Política Cultural em Portugal”, Festival Música Viva, Centro Cultural Francês, Miso Music, Lisboa, 3 de Maio de 2001.

“Música e Paisagem na Beira-Baixa”, XXI Curso de Actualização de Professores de Geociências, Associação Portuguêsa de Geólogos, Idanha a Nova, 21 de Abril de 2001.

“L’iconographie de la Vielle à Roue au Portugal”, Rencontre du Groupe Specialisé en Acoustique Musicale, Societé Française d’Acoustique, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 20 de Abril de 2001.

“Makwayela: Performance and Nation”, 21st Symposium of the ICTM Study Group on Ethnochoreology, ICTM - International Council for Traditional Music, Korcula (Croácia), 3 a 8 de Julho de 2000.

“O Folclórico Alto-Minho: Abel Viana e a Criação de uma Identidade Regional”, A Música entre o Douro e o Minho, Colóquio da Associação Portuguesa de Ciências Musicais, Braga, Universidade do Minho / Porto, Universidade Católica, Outubro de 1999.

“A Música como Património Cultural”, Seminário Nacional sobre Património Cultural, Ministério da Cultura da República de Moçambique, Maputo, Instituto Franco-Moçambicano, 1 a 4 de Outubro de 1997.

“A Música e a Construção da Identidade no Universo das Comunidades Migrantes
em Lisboa: Relatório Preliminar.” (Com Salwa Castelo-Branco), VIII Encontro Nacional de Musicologia, Associação Portuguesa de Ciências Musicais, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 7 a 9 de Abril de 1997.

“The Folk People, or the Other: Power, Nation and Otherness in 20th century Portugal”, Alteridade e Transgressão na Cultura do Séc. XX, Colloquium in memoriam Fernando Lopes Graça, Fundação D. Luís I / Dep. de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Cascais, Museu Condes de Castro Guimarães, 14 de Dezembro de 1996.

“A Nação Folclórica: Projecção Nacional, Política Cultural e Etnicidade em Portugal”, II Jornades Iberoamericanes d’Etnomusicologia, SibE – Sociedad Iberica de Etnomusicologia, CSIC – Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Barcelona, Junho de 1995.

"Mais Portugueses do que os Portugueses: Construção de Identidade, e Mudança na Música Folclórica entre Migrantes no Estado de New Jersey (U.S.A.)",1º Encontro de Etnomusicólogos Ibero-Americanos, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.

"Corpus Inscriptionum Etnomusicologiae Iberica: que Etnomusicologia Émica?", 1º Encontro de Etnomusicólogos Ibero-Americanos, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.

"Mais Portugueses do que os Portugueses: Construção de Identidade, e Mudança na Música Folclórica entre Migrantes no Estado de New Jersey (U.S.A.)." Colóquio "Modernidade e Mudança na Música em Portugal", Departamento de Ciências Musicais, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Dezembro de 1990.

“Ranchos Folclóricos: a Strategy for Identity Among Portuguese Migrants in New Jersey.” Society for Ethnomusicology, MAC-SEM / Mid-Atlantic Chapter of the Society for Ethnomusicology, New York, Maio de 1990.

"Iconographic Representations of the Hurdy-gurdy in Portugal", ICTM - International Council for Traditional Music, Meeting of the Study Group on Musical Iconography, Orta (Itália), 24 a 29 de Maio de 1988.

"Monsanto, uma Tradição Musical em Mudança", IV Encontro Nacional de Musicologia, APEM - Associação Portuguesa de Educação Musical, Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Março de 1986.

"A Sanfona em Portugal", IV Encontro Nacional de Musicologia, APEM - Associação Portuguesa de Educação Musical, Departamento de Ciências Musicais da F.C.S.H., Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Março de 1986.



Investigação de Campo


Portugal, Monsanto (Beira-Baixa), música e mudança musical durante o Estado Novo

Portugal, Alto-Minho, criação de ranchos folclóricos

USA, New Jersey, música entre a comunidade migrante portuguesa

Moçambique, músicas corais e construção de redes sociais (desde 1990)

Marrocos, Argélia, músicas tradicionais

Indonésia, influências musicais portuguesas