Pasted Graphic
Nome
Jorge Manuel Salgado de Castro Correia

Contacto profissional - Endereço
Departamento de Comunicação e Arte/ Universidade de Aveiro/ Campus universitário de Santiago 3810-193 Aveiro
Telefone/ Phone
234 370389 Ext. 23706
Fax
234 370868
Email
jcorreia@ua.pt

Filiação institucional
Universidade de Aveiro

Categoria ou actividade
Professor Associado

Formação Académica

2003. Doutoramento em Música. Interpretação Musical (Ph.D.).
University of Sheffield, UK.
1992. Diploma de Especialização em Música Contemporânea.
Music Faculty, University of Amsterdam, Holland.
1990. Diploma de Solista (Uitvoerend Musicus) – Flauta.
Arts Faculty - Music, University of Zwolle, Holland.
1985. Diploma final do Curso Complementar de flauta.
Conservatório de Música do Porto.
1984. Licenciatura em Filosofia.
Faculdade de Letras, Universidade do Porto.


Investigação - domínio de especialização

Estudos em Performance

Áreas de Interesse

.Comunicação Musical e a Performance musical como processo de criação de sentido;
.Práticas performativas na perspectiva psicológica, sociológica, filosófica, histórica e também reflexivamente;
.Processos de produção de sentido na performance musical de diferentes culturas.

Projectos Financiados

2007. Elaboração da Candidatura ao IARTES 2007 para o Projecto “Ciclo de Concertos, Conferências e Gravações Momentum”. Projecto aprovado.

2008. Elaboração da Candidatura ao DGARTES 2008 para o Projecto “Ciclo de Concertos, Conferências e Gravações Momentum”. Projecto aprovado.


Actividade Docente e Profissional

2006 – Professor Associado da Universidade de Aveiro
2003 a 2006 - Professor Auxiliar da Universidade de Aveiro.
1992 a 2003 - Assistente Convidado da Universidade de Aveiro.
1982 a 1984 - Professor de Flauta. Colégio Alemão do Porto
1982 a 1984 - Professor de Flauta. Escola de Música do Porto
1981 a 1984 - Professor de Flauta. Conservatório Regional de Gaia
1981 a 1984 - Professor de Flauta. Escola Profissional de Música de Viana do Castelo


Publicações

Tese de Doutoramento:

"Investigating Musical Performance as Embodied Socio-Emotional Meaning Construction: Finding an Effective Methodology for Interpretation" PhD thesis, University of Sheffield, UK, 2003.


Livros (editor)

Helena Marinho, Jorge Correia e Susana Sardo, ed. Performa ’07 – Livro de Resumos dos Encontros de Investigação em Performance. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2007.

Helena Marinho & Jorge Correia, ed. Performa ’09 – Livro de Resumos dos Encontros de Investigação em Performance. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2009.


Capítulos de livros

Correia, Jorge Salgado (2009) "Developing musicality in the teaching of performance” in “Communicative Musicality: exploring the basis of human companionship”, Eds.: Stephen Malloch & Colwyn Trevarthen, Oxford University Press, 597-610.

Correia, Jorge Salgado (2007) “Um modelo explicativo do trabalho do intérprete” in “Interpretação Musical: Teoria e Praxis” Eds.: Francisco Monteiro e Ângelo Martingo. Colibri, Lisboa.

Davidson, JW & Correia, Jorge Salgado (2002) “Body Movement in Performance” in “The Science and Psychology of Music Performance: Creative Stategies for Teaching and Learning” Eds.: Parncutt & McPherson, in Oxford University Press, 237-250.


Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica:

Correia, Jorge Salgado (2008) "Do performer and listener share the same musical meaning?" in Estudios de Psicología, 29(1), 49-69, ISSN: 0210-9395, Ed.: Fundación Infancia y Aprendizaje de España, dirigida por Dr. Alberto Rosa Rivero da Universidad Autónoma de Madrid.

Correia, Jorge Salgado (2006) "Como comunicamos musicalmente" artigo publicado na revista online "Sonido, Imagen y Movimiento en la Experiencia Musical" pela S.A.C.C.O.M.

Correia, Jorge Salgado (2005)“Utopia E Música", E-topia: Revista Electrónica de Estudos sobre a Utopia, nº 4. ISSN 1645-958X,

Davidson, Pitts & Correia, Jorge Salgado (2001) "Reconciling technical and expressive elements in musical instrument teaching: Working with children" in Journal of Aesthetic Education, 35 (3): 51-62.

Correia, Jorge Salgado (1999) "Meaningful musical performance: A bodily experience" in Research Studies in Music Education, 2001, 17: 70-83.

Correia, Jorge Salgado (1999) “Meaning: all languages are ethnic..." in Psycology of Music, vol.27 nº1, 96-101.


Discografia

Gravação de 8 obras originais, compositores portugueses, no âmbito do Projecto MOMENTUM integrando o grupo Performa Ensemble no CD editado pela PHONE EDITION - NUM 00710, 2010

Gavação da obra "Mémoires d'Automne - Tableau III" de Isabel Soveral no CD "Compositores da Universidade de Aveiro. Música Contemporânea" editado pela Numérica NUM 1156, 2007.

"NOVA MÚSICA PARA FLAUTA -COMPOSITORES PORTUGUESES", CD com obras dos compositores João Pedro Oliveira, António Chagas Rosa, Isabel Soveral, Virgílio Melo, Tomás Henriques, e Sara Carvalho. Encomenda do IPAE à Universidade de Aveiro. Ed. NUMÉRICA, 2001.

Participação no CD "Primeiro Acto – Música de Cena" de João Lóio. Gravação e Edição: Fortes e Rangel, Lda. 2000.

Participação como músico convidado no CD “Cinefilias e outras Incertezas” de José Medeiros. Gravação e Edição: Fortes e Rangel, Lda. 1999.

Como membro do quinteto Khora Ensemble, gravação na Numérica de um CD intitulado “Concertos de Água” patrocinado pela empresa "Águas do Douro e Paiva", 1999.

Participação no CD "O Segredo Maior" de João Lóio. Gravação e Edição: Fortes e Rangel, Lda. 1998.

Participação no CD "Junta Corações" de vários Compositores (Sérgio Godinho, Pedro Abrunhosa, José Mário Branco, etc.) com arranjos de João Lóio e José Sarmento. Gravação e Edição: Fortes e Rangel, Lda. 1998.

Participação no CD "Encontros" de João Lóio. Gravação e Edição: Fortes e Rangel, Lda. 1997.

Participação no CD "Música Portuguesa-Sec.XX", obras de Fernando Lopes Graça. Gravação na Numérica, iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos, 1997.

Em preparação: “Música de Amílcar Vasques Dias para Flauta” CD em gravação constituído por obras escritas por este compositor para Flauta, flauta e piano, flauta e electrónica e para ensemble de flautas a ser editado pela Numérica e que contou como o apoio do IPAE e da Câmara Muncipal de Évora.



Comunicações em Congressos Internacionais:

Tema: “Two different levels of musical creativity: Composers’ sense of narrative and Performers’ dramatic expression” presented in NIME 3 - 3rd International Conference Narrative Inquiry in Music Education, at the University of Queensland, Brisbane, Queensland, Australia, November 24-27, 2010

Tema: "Is composition a mode of performing? Questioning musical meaning" presented in the International Symposium on Performance Science, at The University of Auckland, New Zealand, from the 15th – 18th December 2009

Tema: "Cultivating musical narration in advanced performance " comunicação na conferênca internacional "Communicative Musicality: Theory and Practice", em St Cecilia’s Hall, University of Edinburgh, UK, 6 Dezembro de 2008.

Responsável pelo simposium "The body knows better, conhecimento tácito e ensino instrumental", que incluiu as seguintes comunicações: "Conhecimento tácito e pedagogia instrumental" por Jorge Salgado Correia; "Prática fraccionada e expressividade" por Pedro Couto Soares; "Um método indirecto para o ensino da expressividade" por Cristina Ioan e Jorge Salgado Correia; "Criatividade e performance musical" por António Salgado; "Texturas sonoras em guitarra" por Paulo Vaz de Carvalho, integrado no PERFORMA’07- ENCONTROS DE INVESTIGAÇÃO E PERFORMANCE, na Universidade de Aveiro, 10-12 Maio de 2007.

Tema: "Comunicação Musical" comunicação na V Reunion Anual da Sociedade Argentina para las Ciências Cognitivas de la Musica, realizada em Corrientes, Argentina, 1,2 e 3 Junho de 2006.

Participação como convidado numa mesa redonda sobre o tema “Cursos de Pós-Graduação em Música, Psicologia e Educação em Portugal”, organizada pelo CIPEM e integrada no Congresso Escola de Outono, de 23/25 de Setembro de 2004.

Tema: “Creative ways to teach musical interpretation” Comunicação integrada no IV Encuentro Nacional de Investigaciones Aplicadas a la Enseñanza Artística, realizado em Havana, Cuba, em Março de 2004.

Tema: "How do we communicate musically?", Comunicação integrada no congresso organizado pela Society for Education, Music and Psychology Research, realizado na Universidade de Keele, em 25 de Outubro de 2003.

Tema: “Is composition a mode of performing?” Comunicação aceite na ICMPC7, em Sydney, Australia, mas que não cheguei a realizar por falta de apoio financeiro, em Agosto de 2002.

Tema: "Musical Interpretation as intimate self-disclosure”, Comunicação integrada na 6th INTERNATIONAL CONFERENCE OF MUSIC COGNITION AND PERCEPTION, realizado em Keele, em Agosto de 2000.

Tema: "Making Meaning: teaching performers musical interpretation when working from a score", Comunicação integrada no congresso internacional da ESCOM, realizado na Suíça, em Setembro de 1999.



Comunicações orais por convite

Comunicação "A Música ao Vivo como matriz simbólica da experiência estética" no Colóquio dedicado a Jacques Attali: "Uma Economia Política da Música: Attali, 30 anos depois", University of Évora, 2 de Junho de 2007.

Tema: "O sorriso sem Rosto"; participação nos Encontros de Lieratura e Música promovidos pelo Departamento de Línguas e Literatura da Uiversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Março de 2000.

Tema: "O intérprete é um hermeneuta"; conferência integrada no Festival de Música de Sec. XX, realizado na Universidade de Aveiro, em Dezembro de 1998.

Tema: "Educação Estética e o ensino Vocacional de Música"; realizou-se na Academia de Música de Sta. Maria da Feira, em 19 de Junho de 1996.

Tema: "Ensino de Música"; Realizou-se no Conservatório de Música de Aveiro, em 12 de Fevereiro de 1994

Tema: "Educação Estética"; realizou-se na Escola Profissional de Música de Espinho, em 14 de Dezembro de 1993




Outros Elementos

Docente no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro leccionou desde 1992 as seguintes disciplinas: Instrumento (Flauta), Música de Câmara, História e Filosofia da Arte, Estética Musical, Didáctica da Música e os módulos de Pedagogia Específica da Área Vocacional de Teoria e Formação Musical.

Director de Curso do Mestrado em Música da UA, 2004 a 2009.

Director de Curso da Licenciatura em Ensino de Música da UA, 2002 a 2006.

Coordenador da Comissão Científica do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro de 2005 a 2009.

Orientador de dois projectos Pós-Doc
Orientador de 12 teses de Doutoramento das quais 2 já CONCLUÍDAS
Orientador de 31 teses de Mestrado das quais 13 já CONCLUÍDAS

Membro da Unidade de Investigação INET-MD desde 2007 Coordenador do Grupo de Estudos em Performance no INET-MD, Polo de Aveiro Coordenador do Mestrado em Música da Univ. de Aveiro de 2003 a 2009.

Membro da Unidade de Investigação UNICA (desde a sua formação até à sua extinção em Maio de 2007)

Organizador do Congresso Internacional Performa 2009, 12/14 de Maio no DeCA, Universidade de Aveiro

Organizador do Congresso Internacional Performa 2007, 10/12 de Maio no DeCA, Universidade de Aveiro

Membro fundador do Performa Ensemble (2006). Este ensemble fez a sua primeira aparição nos Festivais de Outono 2006 fazendo a estreia absoluta de várias obras de compositors do DeCA da Univ. de Aveiro. A vocação deste ensemble, formado pelos docentes do Departamento de Comunicação e Arte, e outros membros convidados é, em primeiro lugar, realizar um investimento real na área da Composição e da Performance Musical através da estreia, divulgação e gravação de obras de autores portugueses, que manifestem interesse num trabalho colectivo e interactivo com os “performers”. Pretende-se assim dar lugar a um intercâmbio de ideias e realizações que permitam uma reflexão teórica, apoiada na prática instrumental e na criação.


Actividade Artísitica como flautista

Estreias absolutas
SINGING YELLOW BIRD (2009) para flautim solo de João Neves, Festivais de Outono’09, Universidade de Aveiro.
“Somewhere... where the rainbow ends...” de Petra Oliveira Bachratá, estreada no Auditório da Academia de Espinho, Novembro 2008.
Aquarela de Evgueni Zoudilkine, estreada no Auditório da Academia de Espinho, Novembro 2008.
Caster de Ângela Lopes, estreada no Auditório da Academia de Espinho, Novembro 2008.
“Obra com um título longo…” Rui Penha, estreada no Auditório da Academia de Espinho, Novembro 2008.
“Um sino contra o tempo” de Carlos Marecos, estreada no Auditório da Academia de Espinho, Novembro 2008.
ZAPPING de João Pedro Oliveira, estreada nos Festivais de Outono de 2007.
CLEAVE II de Sara Carvalho, estreada nos Festivais de Outono de 2007.
“Pino-Baja – Paráfrase” de Isabel Soveral (sobre tema de Manuel Lourenço), estreada nos Festivais de Outono de 2007.
“Revelação” de Evgueni Zoudilkine, estreada nos Festivais de Outono de 2007.
CIRCUITOS (2000) para 2 flautas (alto e baixo) e dispositivo electronico em tempo real de Virgílio Melo, obra estreada no Festival Música Viva, em Lisboa, a 13 de Abril de 2000.
SOLOS III (2000) para flauta solo (tb. fl. baixo, alto, flautim) de Sara Carvalho, obra estreada no Festival Música Viva, em Lisboa, a 13 de Abril de 2000.
A ESCADA ESTREITA (1999) para flauta alto, baixo e fita magnética de João Pedro Oliveira, obra estreada no Festival Música Viva, em Lisboa, a 13 de Abril de 2000.
ALTRO (1999) para flautim e piano de António Chagas Rosa, obra estreada em recital de Flauta e Piano no ciclo de concertos “Pôr-do-Sol” no Europarque, na Feira, em Março de 2003.
MÉMOIRES D’AUTOMNE, QUADRO II (2000) para 2 flautistas (flauta, flautim e flauta baixo) de Isabel Soveral, obra estreada no Festival Música Viva, em Lisboa, a 13 de Abril de 2000.
MÉMOIRES D’AUTOMNE (2004) para flauta baixo e fita magnética de Isabel Soveral, obra estreada no Festival Música Viva, em Lisboa, a 8 de Setembro de 2004.
ÓIS D’ÁGUA (1997) para flauta e piano de Amílcar Vasques Dias, obra estreada em recital in memoriam de Francisca Bastos organizado pela Biblioteca Municipal da Feira, em Novembro de 1997.
GLIÍNIA (1998) de Amílcar Vasques Dias no Festival de Música de Sec. XX na Universidade de Aveiro, em 18 de Dezembro de 1997.
ROSMANINHO (1998) de Amílcar Vasques Dias no Festival de Música de Sec. XX na Universidade de Aveiro, em 18 de Dezembro de 1997.
ELAPHE SCALARIS (2000) para flauta, piano e fita magnética de Amílcar Vasques Dias, obra estreada na inauguração da exposição “Olhares” de Isabel Catalão, organizada pela Câmara Municipal de Évora, em Novembro de 2001.
“VERDE TE QUERO VERDE” (1999) para Barítono, Flauta, Viola, Violoncelo e Piano de Marina Pikoul sobre um poema de F. Garcia Lorca, obra estreada no ciclo de concertos Pôr-do-Sol Cultural do EUROPARQUE, na Feira, a 13 de Fevereiro de 2000.
“NÃO MAIS SOB A ÁRVORE DE BÔ” (1997) para flauta e piano de Amílcar Vasques Dias, obra estreada na inauguração da exposição “Olhares” de Isabel Catalão, organizada pela Câmara Municipal de Évora, em Novembro de 2001.
“PORQUE NO ME TUTEAS” (2003) para flauta e electrónica de Jorge Prendas, obra estreada no Festival Música Viva, em Coimbra, a 13 de Setembro de 2003.
PERCURSO III para flauta alto e electrónica de Olga Pereira, obra estreada no Festival Música Viva, em Coimbra, a 13 de Setembro de 2003.

Estreias nacionais
EIGHT ETUDES AND A FANTASY de Elliot Carter, obra para Quarteto de sopros estreada em recital no ciclo de concertos “Pôr-do-Sol” no Europarque, na Feira, a 7 de Fevereiro de 1997.
BOOK OF HOURS (1975) para flauta e harpa de Ned Rorem, obra estreada no concerto realizado no Centro de Fé e Cultura, em Aveiro, a 2 de Dezembro de 1994.
ROND-POINT (1989) para flauta e harpa de N. Brochot e F. Garnier, obra estreada em recital de Flauta e Harpa no ciclo de concertos “Pôr-do-Sol” no Europarque, na Feira, a 18 de Maio de 1997.
SPIEGLE IM SPIEGLE para Flauta e Marimba de Arvo Pärt, obra estreada em recital de flauta e percussão organizado pela Biblioteca Municipal da Feira, em janeiro de 1998.
“VERMONT COUNTERPOINT” de Steve Reich, obra estreada no Festival de Música de Sec. XX na Universidade de Aveiro, em 18 de Dezembro de 1997.
"BAMBOO - Fluidly, gracefully” de Robert Dick, obra estreada no Festival de Música de Sec. XX na Universidade de Aveiro, em 18 de Dezembro de 1997.
“FLYING LESSONS nr.º 5 - bouncy" de Robert Dick, obra estreada no Festival de Música de Sec. XX na Universidade de Aveiro, em 18 de Dezembro de 1997.
“SOLO para FLAUTA PREPARADA” (1984) de Jos Zwaanenburg no Festival de Música de Sec. XX na Universidade de Aveiro, em 18 de Dezembro de 1997.
“LOOKOUT” de Robert Dick, obra estreada no Concerto organizado pela SACA na Universidade de Aveiro, em Maio de 1993
“CANTO DEL ALBA” para flauta amplificada de Mario Lavista, obra estreada no Festival de Música de Sec. XX na Universidade de Aveiro, em 18 de Dezembro de 1997
“NIDI ” para Flautim solo de Franco Donatoni, obra estreada no Festival de Música de Sec. XX na Universidade de Aveiro, em 18 de Dezembro de 1997
KALAIS Thorkell Sigurbjornsson, obra estreada no Festival de Música de Sec. XX na Universidade de Aveiro, em 18 de Dezembro de 1997.
“FLAUTINA” de Karlheinz Stockhausen, obra estreada no Festival de Música de Sec. XX na Universidade de Aveiro, em 18 de Dezembro de 1997. Esta obra foi encenada por José Rui e João Lóio.
NOCTURNO (1982) para Flauta Alto de Mario Lavista, obra estreada em Recital na Universidade de Aveiro, em 1 de Fevereiro de 1997.
"ECHOES" (1986) para Flauta Solo de Jos Zwaanenburg, obra estreada em Recital na Universidade de Aveiro, em 1 de Fevereiro de 1997.
SERENE (1978) para Flauta e fita magnética de Ton Bruynèl, obra estreada em Recital na Universidade de Aveiro, em 1 de Fevereiro de 1997.
PASSAGES (1994) para flauta / flautim e fita magnética de Jean-Claude Risset, obra estreada num Recital integrado no III Encontro do Alentejo de Música do Sec. XX, a 3 de Julho de 2001.
SONATA op. 38 (1983) para flauta e piano de Vassily Lobanov, obra estreada em recital de Flauta e Piano no ciclo de concertos “Pôr-do-Sol” no Europarque, na Feira, em Março de 2003.
FORCE FEEDBACK (2003) para flauta, DIPS e Video de Shu Matsuda, obra estreada no Festival Música Viva, em Coimbra, a 13 de Setembro de 2003.
TOWARD THE SEA III (1989) para flauta e marimba de Toru Takemitsu, obra estreada no Festival Música de Aveiro, a 18 de Março de 2003.
FIGURES IN THE LANDSCAPE (1994) para flauta e marimba de Peter Klatzov, obra estreada no Festival Música de Aveiro, a 18 de Março de 2003.
SUITE EN CONCERT op.12 (1981) para flauta (fl. Alto, flautim) e marimba de Leo Samama, obra estreada no Festival Música de Aveiro, a 18 de Março de 2003.
MUSIC FOR FLUTE & ISPW (1994) de Cort Lippe, obra estreada no Festival Música Viva, em Lisboa, a 13 de Abril de 2000.
SONATA op.121 (1918) para flauta e piano de Siegfrid Karg-Elert, obra estreada em recital de Flauta e Piano no ciclo de concertos “Pôr-do-Sol” no Europarque, na Feira, em Março de 2003.
SHARDS (1998) para 2 flautas e piano de Sara Carvalho, obra estreada no concerto monográfico “O Livro dos Solos”, realizado no DeCA da Universidade de Aveiro, a 16 de Junho de 2003.
LOOPS (1999) para flauta solo de Philippe Hurel, obra estreada no Festival Música Viva, em Lisboa, a 8 de Setembro de 2004.
- Concerto para Flauta e Orquestra de Sopros de Mike Mower, estreia nacional, no Auditório da Universidade de Aveiro, 8 de Janeiro de 2009.


Actividade artística como concertista
(referem-se apenas as intervenções mais relevantes)

Concertos/Recitais de Flauta
- “La Flute en Chantier”, ópera para uma classe de flautas, de Claude-Henry Joubert, no Auditório Municipal de Vila do Conde, Janeiro de 2010.
- Participação como músico e actor no espectáculo “Morangotango”, Teatro Municipal de Lamego, Dezembro 2009.
- Recital, com 3 estreias absolutas para flauta solo, integrado nos “Festivais de Outono/09” – Festival Internacional de Música da Universidade de Aveiro, Outubro 2009.
- Concerto para Flauta e Orquestra de Sopros de Mike Mower, estreia nacional, no Auditório da Universidade de Aveiro, 8 de Janeiro de 2009.
- Recital de Flauta solo, música contemporânea de compositores portugueses, no Festival de Música de Teplice, República Checa, Novembro 2008.
- Recital de Flauta solo no VII Encontro do Alentejo de Música do Século XXI, Évora, Março, 2007.
- Vários recitais com a Orquestra de Flautas da Universidade de Aveiro em diversas localidades, como Aveiro, Coimbra, Chaves, Troviscal, V. N. Gaia, Vila Real, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, etc. de 2005 a 2007.
- Tourné pelo norte de Portugal e Galiza com o projecto Miguel Torga juntamente com o grupo Camerata Senza Misura, num recital constituído por cinco composições originais de compositores portugueses e galegos, Abril a Novembro de 2007.
Participação na 30th Annual International Computer Music Conference, na Universidade de Miami, a 6 de Novembo de 2004.
Recital de Flauta Solo no Festival Música Viva, no Teatro Aberto, Lisboa, a 8 de Setembro de 2004.
Recital de Flauta e Piano no IV Encontro do Alentejo de Música do Século XXI, Évora, Março, 2004
Recital de Flauta Solo no Festival Música Viva, no Museu dos Transportes, Coimbra, a 13 de Setembro de 2003.
Participação no ciclo de concertos Música Contemporânea Portuguesa na Academia de Música de S. João da Madeira, 11 de Maio de 2003.
Recital de Flauta e Percussão integrado no Festival de Música de Aveiro, 18 de Março de 2003.
Conferência/concerto de Flauta e Pianoforte integrado no Festival de Música de Aveiro, 26 de Março de 2003.
Recital de Flauta e Guitarra integrado no Programa da Assinatura do Protocolo de Geminação entre Amarante e Wiesloch (Alemanha), 20 de Junho de 2003.
Concerto de Música Clássica de Flauta e Pianoforte organizado pela Câmara Municipal de Amarante, a 20 de Julho de 2003.
Participação no concerto de Música Contemporânea do grupo Black Hair, a 1 de Abril de 2003.
Concerto integrado no Festival “Sound Junction” organizado pela Universidade de Sheffield em associação com Edinburgh University Electroacoustic Music Studios e realizado no Drama Studio, em Sheffield, em 20 de Janeiro de 2003.
Recital de Flauta e Piano integrado no Festival Música do Milénio no Auditório do Cine-Teatro de S. Pedro, Abrantes, 11 de Abril de 2002.
Participação integrado no Grupo Música Nova no Festival Internacional de Electroacústica – Música Viva 2001, a 6 de Abril de 2001.
Recital de Flauta integrado no Festival Internacional de Electroacústica – Música Viva, em Lisboa, 13 de Abril de 2000.
Dois Recitais de Flauta Solo em Budapeste e na Universidade de Debrecen, na Hungria, 4 e 6 de Novembro de 1999.


Música de Câmara
Como membro do quinteto Khora Ensemble, efectuou inúmeros concertos por todo o país integrados no Projecto Unifonia e e no ciclo de concertos promovidos pela Companhia das Águas do Douro e Paiva. O Khora Ensemble tem participado também em Festivais de Música como o Festival Internacional de Gaia, os Serões Culturais da Câmara Municipal de Faro, Música do Milénio, Europarque da Feira, etc. Com este grupo realizou ainda uma tournée em Inglaterra (actuando no Crucible Studio em Sheffield, em Wakefield, Breton e no Firth Hall da Universidade de Sheffield) e Portugal (no Europarque e na Universidade de Aveiro) apresentando uma versão encenada do Pierrot Lunaire.
Apresenta-se regularmente em diversas formações, nomeadamente, em duo com a harpista Ana Paula Miranda, a pianista Helena Marinho (piano e Pianoforte), com os guitarristas Artur Caldeira e Paulo Vaz de Carvalho, ou com o percussionista Mário Teixeira. Realizou ainda concertos em duo de solistas com Miguel Bernat e com os flautistas István Matuz e Patrick Gallois em Portugal, França e Hungria.
Como membro do Quarteto de Sopros (madeiras) realizou vários concertos em Lisboa, Feira e Porto, tendo tido a oportunidade de fazer a estreia nacional de várias obras relevantes para esta formação.
Participação como músico na peça “O Físico Prodigioso” de Jorge de Sena, co-produzida pelo Teatro de S.João e pelo Teatro Pé-de-Vento e apresentada no Teatro Carlos Alberto, no Porto, de 9 a 24 de Outubro de 2004.