luciano_2008
Nome/Name
Luciano Caroso
luciano@caroso.com.br

Contacto profissional/ Professional Contact
Endereços/ Addresses
Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana
Avenida Transnordestina, S/N - Novo Horizonte
Caixa Postal: 252 e 294
CEP.: 44.036-900
Feira de Santana – Bahia - Brasil
Telefone/ Phone
(+5575) 31618265
e-mail:
dla@uefs.br

Filiação institucional/Institutional Affiliation
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)/Departamento de Letras e Artes - Brasil

Categoria ou actividade/ Activity
Professor Assistente

Formação Acadêmica/ Education
2006-2010. Doutor em Etnomusicologia. UFBA/PPGMUS
1992-1998. Graduação em Composição e Regência. UFBA/EMUS

Investigação/ Research
Domínio de especialização/Research domains
Processos criativos e de disseminação em música (Creative process and cases of transmission in music); Recursos eletrônicos para pesquisa em música (Electronic resources for music research)

Áreas de Interesse/ Interest Areas
Música Popular (Popular Music); Etnomusicologia Histórica (Historical Ethnomusicology); Etnomusicologia no ciberespaço (Ethnomusicology in cyberspace)

Projetos de pesquisa dos quais participou ou participa/Projects
2009-2012. Dicionário de Músicos e Expressões Musicais na Bahia - Fase 3 (DEMEM-3). Pesquisador integrado ao Núcleo de Estudos Musicais da Bahia (NEMUS). Coordenação: PhD Manoel Veiga, UFBA.
2007-2012. Samba, Roda, Raízes. Pesquisador convidado. Coordenação: PhD Danielle Robinson, York University, Canadá.
2006-2009. Dicionário de Músicos e Expressões Musicais na Bahia - Fase 2. Pesquisador integrado ao Núcleo de Estudos Musicais da Bahia (NEMUS). Coordenação: PhD Manoel Veiga, UFBA.
2003-2005. Inventário preliminar para um dicionário de músicos e expressões musicais na Bahia. Pesquisador integrado ao Núcleo de Estudos Musicais da Bahia (NEMUS). Coordenação: PhD Manoel Veiga, UFBA.
2000-2002. Banco de Dados da Modinha Brasileira e Impressão Musical na Bahia. Pesquisador integrado ao Núcleo de Estudos Musicais da Bahia (NEMUS). Coordenação: PhD Manoel Veiga, UFBA.
1997-2000. Biblioteca Nacional [Lisboa], MM 4801: Viola de Lereno, Cantigas Novas. Pesquisador integrado ao Núcleo de Estudos Musicais da Bahia (NEMUS). Coordenação: PhD Manoel Veiga, UFBA.
1996. Sócio Antropologia da Música na Bahia (S.A.M.BA.). Coordenação: PhD Angela Lühning, UFBA.
1993-1994. Informática em Música: Parâmetro Duração. Coordenação: PhD Jamary Oliveira, UFBA.

Actividade Docente e Profissional/Academic Positions and Professional Activities
Desde 2011. Docente de Etnomusicologia e História da Música do Colegiado de Licenciatura em Música da UEFS
2011. Recursos Eletrônicos para Pesquisa em Música, como extensão dos seminários “Estudos Bibliográficos e Metodológicos I” da Pós-Graduação em Música da UFBA (PPGMUS).
2009. Recursos Eletrônicos para Pesquisa em Música, como extensão dos seminários “Estudos Bibliográficos e Metodológicos I” da Pós-Graduação em Música da UFBA (PPGMUS).
2009. Recursos Eletrônicos para Pesquisa em Música, para os alunos do MINTER/DINTER instituído entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), como extensão dos seminários “Estudos Bibliográficos e Metodológicos II”.
2007. Recursos Eletrônicos para Pesquisa em Música, como extensão dos seminários “Estudos Bibliográficos e Metodológicos I” da Pós-Graduação em Música da UFBA (PPGMUS).
2006. Supervisão de música do projeto “População Cultural”, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).
2006. Recursos Eletrônicos para Pesquisa em Música, como extensão dos seminários “Estudos Bibliográficos e Metodológicos I” da Pós-Graduação em Música da UFBA (PPGMUS).
2006. Recursos Eletrônicos para Pesquisa em Música, para os alunos do MINTER/DINTER instituído entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), como extensão dos seminários “Estudos Bibliográficos e Metodológicos II”.
2004-2006. Membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação Técnico-Científica, na área de Linguística, Letras e Artes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Publicações e comunicações em congressos / Publications and Papers in Conferences
Caroso, Luciano. 2011. International Library of African Music (ILAM). Website review. Yearbook for Traditional Music, v. 43, p. 292-293.
Caroso, Luciano. 2011. Vídeos virais e música: disseminação, remixagem, significação, transmissão e outros aspectos. In: Músicas e saberes em trânsito, 2011, Lisboa. XI Congresso da SIBE Sociedad de Etnomusicología (no prelo).
Caroso, Luciano. 2010. Vídeos virais e música: disseminação, remixagem, significação, transmissão e outros aspectos. In
Actas do XXI Congresso da SIBE. Músicas e saberes em trânsito. Lisboa. Portugal. (no prelo).
Caroso, Luciano. 2009. Por uma etnomusicologia no ciberespaço: extratextualidade, virtualidade e materialidade. In
Proceedings of IV Congress of Cybersociety. [Living Congress]. http://www.cibersociedad.net/congres2009/en/
Caroso, Luciano. 2009. Extratextualidade, virtualidade e materialidade: questões de uma etnomusicologia no ciberespaço. In
Anais do III Simpósio Nacional da Associação brasileira de Cibercultura (ABCiber). São Paulo.
Caroso, Luciano. 2008. Práticas musicais em comunidades virtuais: etnomusicologia do ciberespaço?. In
Actas del X Congreso SIbE, V Congreso de IASPM-España, II Congreso de músicas populares del mundo hispano y lusófono. Salamanca, Espanha.
Caroso, Luciano. 2007. Música na base da estrutura social da Bahia urbana do século XIX: notas de contextualização. In
Anais do XVII Congresso da Associação Nacional de Pós-graduação em música (ANPPOM). São Paulo.
Caroso, Luciano. 2006. A disseminação do lundu “Isto é bom”: um estudo comparativo de gravações e de registros gráficos.
Ictus, nº 7: 151-162.
Caroso, Luciano. 2006. Xisto Bahia: ilustre e desconhecido. In
Anais do XVI Congresso da Associação Nacional de Pós-graduação em música (ANPPOM), 407-414. Brasília.
Caroso, Luciano. 1998. A Música Eletroacústica.
Urucungo: periódico on-line de música 1, nº 1. http://manuka.com.br/artigos.

Palestras / Lectures
2011. Etnomusicologia no ciberespaço: samplertropofagia e viralidade em vídeos no YouTube. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Escola de Comunicação (FACOM), Salvador.
2010. Por uma tese/dissertação ecologicamente correta: reflexões iniciais a partir de ensinamentos manoelinos. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Escola de Música (EMUS), Salvador.
2009. O Google e seu grande potencial para a pesquisa em música e musicoterapia. Associação Baiana de Musicoterapia (ASBAMT), Salvador.

Bolsas/Scholarships
2006-2010 – Bolsa para Doutorado atribuída pela CAPES
2008-2009 – Bolsa para Doutorado Sandwich atribuída pelo CNPq
2003-2005 – Bolsa de Apoio Técnico atribuída pelo CNPq
2000-2002 – Bolsa de Apoio Técnico atribuída pelo CNPq
1997-2000 – Bolsa de Iniciação Científica atribuída pelo CNPq
1996 – Bolsa de Iniciação Científica atribuída pelo CNPq
1993-1994 – Bolsa de Iniciação Científica atribuída pelo CNPq

Outros Elementos/ Other Elements
2012. Vice-coordenação do Colegiado do Curso de Licenciatura em Música da UEFS
2004-2010. Coordenação, manutenção e elaboração do site “Impressão Musical na Bahia” (http://www.nemus.ufba.br) e de CD ROM homônimo, ambos do Núcleo de Estudos Musicais da Bahia (NEMUS)
2005, 2007 e 2010. Comissão Especial Julgadora do 8º Festival de Música Educadora FM.
2008-2009. Período de Doutorado Sandwich no Instituto de Etnomusicologia, Música e Dança (INET-MD) da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação de PhD Salwa El-Shawan Castelo Branco.
2001. Composição da pocket ópera “Terra da Felicidade”, com texto de George Mascarenhas, p/ pequena orquestra e solistas, dentro do espetáculo “5 Óperas de Bolso”, apresentado no Teatro Vila Velha, Salvador.
1999. Composição “Canções Desconexas”, p/ grande orquestra, coro e solistas. Executada pela OSUFBA, Madrigal da UFBA e convidados, Concerto de Formatura na Reitoria da UFBA, Salvador.
1994. Arranjo da canção “Drão” de Gilberto Gil, p/ orquestra sinfônica e solista, para o concerto “Gilberto Gil em Sinfonia Coral”. Executado pela OSUFBA. Solista: Gilberto Gil. Teatro Castro Alves, Salvador.
1994. Prêmio “Reitor Edgar Santos” pelo 1º lugar da XXII Apresentação de Compositores da Bahia com a obra “Inner Side”.