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Nome/ Name
Manuel Pinto Deniz Silva

Contacto profissional/ Professional Contact
Endereço/ Address

Av. Berna 26C 1069-061
Telefone/ Phone
217938300
Email
manuel_denizsilva@yahoo.fr

Filiação institucional
INET-MD

Categoria ou actividade/ Activity
Investigador auxiliar (Ciência 2008)


Formação Académica/ Education
2005. Doutoramento. Universidade de Paris VIII.
1999. Mestrado (DEA). Universidade de Paris VIII.
1998. Licenciatura. Universidade Nova de Lisboa.
1997. 8ª grau do curso geral de piano.Escola de Música do Conservatório Nacional.


Investigação/ Research

Domínio de especialização/Research Domains
História da Música do Século XX; Sociologia da música; Estudos sobre música e cinema

Áreas de Interesse/ Interest Áreas
Vida musical portuguesa no período do Estado Novo; A música no cinema português (1931-1974)

Grupo de Investigação no INET/ INET Research Groups
Estudos Culturais em Música Erudita Ocidental

Actividade Docente e Profissional/Academic Positions an Professional Activities
2003/2004. “Attaché temporaire d’enseignement et de recherche”.Universidade de Paris VIII. «Introdução à Sociologia da Música» (1.º ciclo) e «Música e Política na Europa dos Anos Trinta» (2.º ciclo).


Publicações / Publications

Capítulos de livros / Chapters in books
- «“A Lira que brada”: a música como problema no neo-realismo português», in Batalha pelo Conteúdo, Vila Franca de
Xira: Museu do Neo-realismo, 2007.
- «Usos e abusos do folclore musical pela “Mocidade Portuguesa”» in Salwa Castelo-Branco; Jorge Freitas Branco (eds.), Vozes do Povo, a folclorização em Portugal, Oeiras: Celta editora, 2003.

Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings
- «L’“esprit” et la “lettre”: lectures politiques de la Rapsodie portugaise d’Ernesto Halffter», in BUCH, Esteban, DONIN, Nicolas e FENEYROU, Laurent (ed.), Du politique en analyse musicale, Sampzon: Éditions Delatour France, no prelo.
- «“Não aborrecer, nunca aborrecer”: propaganda e divertimento na programação da Emissora Nacional nos primeiros anos do Estado Novo (1933-1945)», in PITA, António Pedro e TRINDADE, Luís (coord.), Transformações Estruturais do Campo Cultural Português (1900-1950), Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra - CEIS20, 2008.
- «Musique nationale et mémoire collective: le débat critique autour de l’identité du fado dans les années 30» in Musique et Mémoire, Paris: Éditions de l’Harmattan, 2003.

Artigos em revistas periódicas / Papers in periodicals with referees
- Recensão de DOMINGOS, Nuno, A Ópera do Trindade, o Papel da Companhia Portuguesa de Ópera na “Politica Social” do Estado Novo, in Etno-Folk, Revista Galega de Etnomusicoloxía, n.º 12, Outubro, 2008, pp. 180-183.
- «O projecto nacionalista do Renascimento Musical (1923-1946): “reaportuguesar” a música portuguesa», Ler História, n.º 46, 2004: pp. 27-57.
- «Os sons de África nos primeiros anos do Estado Novo: entre exotismo e “vocação imperial”», Revista Portuguesa de Musicologia, n.º 13, 2003: pp. 113-143.
- «“Orfeonizar a Nação”, o canto coral nos primeiros anos da Mocidade Portuguesa», Revista Portuguesa de Musicologia, n.º
11, 2001: pp. 139-173.

Dissertações / Thesis
- «La musique a besoin d’une dictature»: Musique et politique dans les premières années de l’Etat Nouveau (1926-1945), dissertação de doutoramento, Universidade de Paris VIII, 2005.
- Musique et Fascisme: la “Mocidade Portuguesa” dans les années 30/40, dissertação de DEA (mestrado), Universidade de Paris VIII, 1999.

Outras publicações / Other Publications
- «Luís de Freitas Branco», «Círculo de Cultura Musical», «Rui Coelho», «Ivo Cruz», «Ernesto Halffter», «Eduardo Libório», «Francisco Fernandes Lopes», «Belo Marques», «Mocidade Portuguesa», «Música e cinema» (1896-1955), «Música erudita (1926-2000)», «Hermínio Nascimento», «Rádio», «Bernardo Moreita de Sá», «Sindicato dos Músicos», in CASTELO-BRANCO, Salwa (coord.), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, Lisboa: Círculo de Leitores, 2010.


Comunicações em colóquios / Papers in Conferences
- (com Pedro Moreira) “A Emissora Nacional: entre a tentativa de imposição de um gosto musical e os imperativos das audiências”, Seminário “Perspectivas sobre o Estado Novo”, Grupo de Sociologia Histórica Comparada (FCSH-UNL), Lisboa, 15 de Dezembro de 2009.
- “Lopes Ribeiro’s
Frei Luís de Sousa (1950), a Wagnerian film?”, Congresso Internacional “Consequences of Wagner”, CESEM, Lisboa, 26 a 28 de Novembro de 2009.
- “Film music and sound as sociological objects”, Congresso Internacional “Sociology of Music: Tendencies, Issues, Perspectives”, CESEM, Lisboa, 23 a 25 de Julho de 2009.
- “The politics of “mechanized sound”: depictions of inappropriate uses of music media in Portuguese early sound comedies”, IMS Pre Conference: Launching of the Study Group MaM (Music and Media), Amsterdão, 4 e 5 de Julho de 2009.
- “La dictature salazariste et les paradoxes de la musique d’État : quelques réflexions à partir du poème symphonique 1640 de Luís de Freitas Branco”, Congresso Internacional “Dictature et Musique d'État”, EHESS, Paris, 14 a 16 de Maio de 2009.
- (com Hugo Silva) “Carlos Paredes: os Verdes Anos do Cinema Português”, Museu da Música Portuguesa, Cascais, 2 de Novembro de 2008.
- “Histórias de cantadeiras”: as representações do fado nos primeiros anos do cinema sonoro português (1931-1947) Congresso Internacional Fado - Percursos e Perspectivas, Lisboa, 18 a 21 de Junho de 2008.
- “Jacques Rancière: uma poética do saber”, Seminário "Pensamento crítico contemporâneo", UNIPOP/Númena, 19 de Abril de 2008.
- Participação no painel "Música, política, poder y desafío", X Congresso da SIBE-Sociedad de Etnomusicología, Salamanca, 5 a 9 de Março de 2008.
- «A criação musical nos regimes autoritários europeus do século XX», XVII Curso de Verão do Instituto de História Contemporânea, Faculdade de CIências Sociais e Humanas/UNL, 19 a 22 de Setembro de 2007.
- «New sounds for a New State: film music in the early years of Portuguese dictatorship and the construction of a nationalised soundscape (1931-1938)», Sound, Music and the Moving Image, Senate House, Londres, 10 a 12 de Setembro de 2007.
- «Música Moderna ou Música Proletária? Os Debates no Meio Musical Soviético (1917-1932)», Seminário «Comunismos: História, Poética, Política e Teoria», Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa, ISCTE, 4 de Junho de 2007.
- «"Musique nationale" ou "universelle"? Lectures politiques de la Rapsodie Portugaise d’Ernesto Halffter», Colloque international "Politiques de l’analyse musicale", EHESS/IRCAM, Paris, 27 e 28 de Abril de 2007.
- «Que lugar para a música na cultura do Estado Novo?: um ensaio de cartografia do meio musical português nos primeiros anos do regime salazarista», Colóquio “A Música em Portugal nos primeiros anos do Estado Novo” – no centenário do nascimento de Fernando Lopes-Graça e Armando José Fernandes”, Lisboa: 13 de de Dezembro de 2006.
- «A música mecânica e o início do cinema sonoro em Portugal», workshop internacional «Cultura de Massas ou Indústria da Cultura?», Lisboa: 2 de Setembro de 2006.
- «“Não aborrecer, nunca aborrecer”: propaganda e divertimento na programação da Emissora Nacional nos primeiros anos do Estado Novo (1933-1945)», Colóquio «Transformações Estruturais no Campo Cultural Português, 1900–1950», Coimbra: 21, 22 e 23 de Outubro de 2004.
- «O “Renascimento Musical” de Ivo Cruz», XII Encontro de Musicologia, Lisboa: 30 e 31 de Maio de 2003.
- «A Suite colonial de Frederico de Freitas: os sons de África entre exotismo e vocação imperial», XI Encontro de Musicologia, Lisboa: 17 e 18 Maio de 2002.
- «L’étrange parcours du fado dans la culture portugaise: fabrication et instrumentalisation d’une mémoire musicale collective», Colóquio «Musique et mémoire», Paris : 29 e 30 de Novembro de 2001.
- «“Orfeonizar a Nação”, a música no projecto totalitário da “Mocidade Portuguesa”», X Encontro de Musicologia, Lisboa, 2000.