Maria Luísa Roubaud

Nome/Name
Maria Luísa da Silva Galvez Roubaud

Contacto profissional/ Professional Contact
Endereço/address:
Faculdade de Motricidade Humana, Estrada da Costa -1495-688
Cruz Quebrada, Portugal

Telefone/telephone:

21 4196777, 21 4149186
Fax:
21 414 47 36

Email
:
lroubaud@fmh.utl.pt

Filiação institucional/ Affiliation
Departamento de Educação e Humanidades, Faculdade de Motricidade Humana UTL

Categoria ou actividade/Professional Position
Professora Auxiliar

Formação Académica/ Education
2001 – Doutoramento em Motricidade Humana, especialidade Dança, Faculdade de Motricidade Humana, UTL

1991 – Mestre em Cultura e Literatura Portuguesa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, UNL

1985 – Licenciatura em Psicologia Clínica, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, UCL


Investigação

Domínio de especialização/Research domains
Psicossociologia da dança teatral
Estudos Culturais e de
Performance

Áreas de Interesse
Dança teatral em Portugal
Cultura expressiva e pós-colonialidade
Dança, inclusão e psicoterapia
Crítica de Dança

Grupo de Investigação no INET
Etnocoreologia e Estudos Culturais em Dança

Projectos que orientou ou em que participou no INET/Project Management and Participation
Investigadora no projecto Imagens da Terra e do Mar: Frederico de Freitas e a música na cultura portuguesa do séc.XX, (FCT: Refª PTDC/EAT-MMU/118753/ 2010).Coordenação da Prof .Drª Helena Marinho. Participação dos pólos do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança da FCSH-UNL, da FMH-UTL), da Universidade de Aveiro e do Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (Cetac. Media). Período de execução: 2011-2013

Colaboração na
Enciclopédia da Música em Portugal no Sec.XX. Ed. Instituto de Etnomusicologia-MD. Lisboa: Temas e Debates/Círculo de Leitores. 2010

Music and Dance in Portugal: A Project of Archival and Field Research. Projecto do INET- MD, financiado pela FCT (triénio 2003-05)

Colaboração na obra
Vozes do Povo, A folclorização em Portugal. Salwa El-Shawan Castelo Branco e Jorge Freitas branco (eds), Lisboa, Celta, 2003

Projectos em que participou noutras instituições
2012 - Co-organizadora do colóquio/
masterclass “Inclusive Dance for Blind People”, pela coreografa e académica Kjersti Engebrigtsen, no âmbito do protocolo da FMH com a Associação VOARTE, e do projecto europeu Fragile (Março 2012)

2011- Co-organização de uma mostra de filmes e de uma
masterclass em “Dança e Inclusão” ministrada por Adam Benjamin, da Plymouth University- Faculty of Arts, e ex-director da Candoco Dance Company, no âmbito do protocolo da FMH com a Associação VOARTE (Novembro de 2011)

2010 – Colaboração na organização do colóquio A cultura portuguesa nos Estados Unidos da América, por Ellen Sapega PHD da University of Wisconsin. Iniciativa do INET-MD, com a colaboração do pólo INET-MD da FMH e do CEAP (FMH) (Março 2010)

Desde 2010 – Membro do Centro de Estudos em Artes Performativas (CEAP). Faculdade de Motricidade Humana - UTL

2007 – Coordenação do “Curso Curto em Dançoterapia/Terapias pelo Movimento” (FMH-UTL)

2003-04 - Concepção e co-organização, com Elisabete Monteiro, do Projecto Intensivo de Intercâmbio Internacional “
Dance Extensions for Universities” sob o tema “Dance and Fusions”, financiado pelo programa Erasmus e promovido na Faculdade de Motricidade Humana, com a participação da Universidade de Luvaina, a Universidade de Utrecht, a Deutsche Sportshochschule Dusseldorf, e a American University (Washington)

2001-04 – Coordenação da 1ª Pós-Graduação em Terapias Expressivas (opção Dançoterapia). Departamentos de Dança e de Reabilitação Psicomotora (com David Rodrigues) da Faculdade de Motricidade Humana, UTL

1997- Membro do Centro de Estudos sobre Corpo, Cultura e Pensamento Contemporâneo. Faculdade de Motricidade Humana, UTL

1990-91 – Investigadora no Projecto Internacional
Segundo Fôlego (factores psicológicos na reconversão profissional de bailarinos e atletas de alta competição). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (U.C.L.), Faculdade de Motricidade Humana (U.T.L.), Institut de Psychologie da Université de Lausanne (Suiça), Ballet Gulbenkian, Companhia Nacional de Bailado e Companhia de Dança de Lisboa

Actividade Docente e Profissional / Academic Positions and Professional Activities
2011 - Membro Comissão Científica do Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo Através da Dança (10 – 13 Novembro 2011)

(2011) Observadora do 22º Festival de Artes (FAM) da Região Administrativa Especial de Macau, a convite da Companhia Portuguesa e Bailado Contemporâneo e do Instituto Cultural de Macau (Abril/Maio 2011)

2011 – Coordenadora Adjunta do pólo do INET-MD na FMH-UTL

2011 - Peritagem científica para a revista LABOREAL (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto)

2011 – Coordenadora Adjunta do Mestrado em
Performance Artística Dança

2011 – Membro da Comissão Científica do Encontro Internacional Performa 2011 (Universidade de Aveiro)

2010 – Colaboração na Universidade Sénior da UTL. “Dança Contemporânea, Inclusão e Cidadania”. Módulo
História, Arte e Cultura (2010- 2011)

Desde 2011 – Membro do Conselho Científico da Revista Portuguesa de Educação Artística

2008 – Membro da Comissão Científica do
22nd World Congress on Dance Research CID/Unesco (Atenas, 2008)

2005-08 – Coordenadora da Licenciatura em Dança da FMH-UTL

2005-07 - Membro da Comissão de Acompanhamento, adequação e implementação da dos cursos de Licenciatura da FMH-UTL à Declaração Bolonha;

2004-2010 – Membro de Júri, e de Comissão e Acompanhamento e Avaliação de projectos, na área interdisciplinar e da dança, no âmbito do Ministério da Cultura

1994 – 2007 - Supervisão de programas de investigação-acção no âmbito da dança, nas áreas da produção artística e da intervenção comunitária

1994-96- Membro da Comissão Executiva da Secção de Dança da
European League of the Institutes of the Arts (ELIA)

1988- presente – redactora e crítica de dança na imprensa nacional

1985-1989 – Psicóloga Clínica

Leccionação

Licenciatura

Licenciatura em dança (FMH-UTL)
Licenciatura em Reabilitação Psicomotora (FMH-UTL)
Université Libre de Bruxelles (Licenciatura em Dança/Educação Física)
Vrije Universiteit Brussels (Licenciatura em Dança/Educação Física)
Conservatório Superior de Danza de Málaga

Pós-graduações
Pós-graduação em Terapias Expressivas (FMH-UTL)
Curso pós-graduado em Dança, Universidade de A Coruña
Curso Profissionalização em Exercício, Dança (FMH-UTL)
Curso de Aperfeiçoamento Psicopedagógico de Formadores, Fundação Oliveira Martins Portuguese and Lusophone World Studies Course
, Rutgers University (Newark, USA)

Mestrado
Mestrado Performance Artística/Dança (FMH-UTL)
Mestrado em Dança, Universidade de Surrey (Londres)
Mestrado, Reabilitação Psicomotora (FMH-UTL)
Mestrado em Ensino do Português Como Língua Segunda e Estrangeira (FCSH-UNL)

Publicações

Dissertações
(2001) Corpo e Imaginário. Representações do Corpo na Dança Independente em Portugal. Dissertação de Doutoramento, Faculdade de Motricidade Humana – Universidade Técnica de Lisboa

(1991)
Estudo Psicológico do Simbolismo na Dança Teatral. Análise dos Bailados Portugueses Verde Gaio 1940-1950, Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

(1985)
Desenho e Expressão Gráfica em Crianças Adaptadas e Crianças Inadaptadas, Monografia de Licenciatura, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade Clássica de Lisboa

Capítulos de livros e textos em obras colectivas
(2012) Roubaud, Luísa. “A dança teatral contemporânea e os novos paradigmas da maturidade e do envelhecimento”. Em Dança na Maturidade. Macara, Ana (coord) (em preparação)

(2012) Roubaud, Luísa. “Crioulo em Branco”. Em
Itinerâncias. Percursos e Representações da Pós-colonialidade. Brugioni, Elena; Silva et al eds. Braga, Editora Húmus/CEHUM (no prelo)

(2011) Roubaud, Luísa. “A encenação de Portugal. O Estado Novo e a dança. Em
Coreografiar la Historia europea: Cuerpo, política, identidad y género en la danza de la edad moderna y contemporánea. Fresno, MªBeatriz M. (ed), Ed.Univ. Oviedo/Ministerio Español de Ciencia e Innovación (no prelo)

(2011) Roubaud, Luísa. Prefácio. Em Sosso Doukas-Schau. Uma vida ao serviço da dança rítmica. Schau, Peter. Lisboa, Ed. Câmara Municipal de Lisboa (pp 4-7)

(2010) “Corpos e Anti-corpos do Verde-Gaio”. Em
Dançar para a República, D.Tercio (ed.). Lisboa. Leya/Caminho (pp. 185-234)

(2010) “Francis Graça”. Em
Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, Lisboa, INET/Ed.Notícias/Círculo de Leitores, pp 518-519

(2010) “Verde Gaio”. Em
Enciclopédia da Música em Portugal no SéculoXX, Lisboa, INET/Ed.Notícias/Círculo de Leitores, pp 1324-1326

(2005) “Dança, Cultura, Corpo, Mente”, in
Memórias das 6ª Jornadas de Saúde Mental do Alentejo/“Estranha Mente, Portalegre, Hospital Distrital de Portalegre

(2003) “O Verde Gaio: uma política do corpo no Estado Novo” in Salwa El-Shawan Castelo-Branco; Jorge Freitas Branco (eds)
Vozes do povo, Folclorização em Portugal, Lisboa: Celta Editora, pp 337-353


Publicações em revistas com comissão editorial

(2009) “Politics of the Body and Politics of the Soul: Dance and Fascism in Portugal”, Em International Conference on Dance and Human Rights (selected papers), N.York., C.O.R.D, pp 138-144

(2008) “Descolonização do Corpo e do Imaginário. A Reinvenção da dança na África Lusófona Contemporânea”,
ETNO-FOLK – Revista Galega De Etnomusicoloxía, nº12, Baiona, Dos Acordes, pp 117-136

(2008) “Subtextos do Mundo contemporâneo na dança actual”.
Textos e Pre-textos, Antunes, L (ed.), Lisboa: Centro de Estudos Comparatistas da Universidade Clássica de Lisboa, pp 109-114.

(2007) Recensão crítica da obra Performing Folklore: Ranchos Folclóricos from Lisbon to Newark
, de Kimberly Holton (2005), Univ.of Indiana Press. Luso-Brazilian Review, University of Winsconsin Press, pp 185-190

(2004) “A Dança Independente em Portugal: Imaginários do Corpo
”. Estudos de Dança, (7/8): Lisboa, FMH pp 99-117

(1993) “Dance Education in Portugal” in Dance in European Higher Education, J. Adshead (ed), em Dance Theater Journal (special issue), Londres, Laban Center, pp. 28-32

(1995)“Career Reconversion for Dancers”. In Michael Winter e Nicola Molloy (Eds.),
Conference on Dance Education Within The European Union (selected papers), Koln, Tanz direckt e V. pp.6-9

(1995) “Psychological Aspects of Dance: the Influence of Dance in the Child´s Development. In Michael Winter e Nicola Molloy (Eds.),
Conference on Dance Education Within The European Union (selected papers), Koln, Tanz direckt e V. pp. 20-21

(1999) ”Comunicação Simbólica e Dança Teatral - Os Bailados Portugueses Verde-Gaio e a sua Simbologia: Estado Novo, Psicologia Colectiva e Modernidade” Em Estudos de Dança, A.P.Batalha & L.Xarez (Eds)


Artigos em outras revistas:

(2011) Roubaud, Luísa. “A Whole Life as a Bicycle Ride”. Em (A) Mostra. Ferreira, J.Luís, Coord. Porto, Ed. T.N.S.João/Teatro Carlos Alberto (pp 113-119)

(2010) Roubaud, Luísa “Uma Arena de Observação das Solidões do Mundo”, Porto, TN.S.João (pp 2-6)

(2009) “A Solidão, na Segunda Pessoa do Plural”, in
Obscena- Revista de Artes Performativas, nº21, pp 62-63

(2009) “Clara Andermatt, aquém e além de “So Solo”, Lisboa, Culturgest, pp 5-10

(2007) Por entre os escombros: uma dança em construção na Angola contemporânea”. Revista Obscena, nº7:112-113

Publicações em Actas de Encontros Científicos
(2012) Roubaud, Luísa. “Representações do pós-colonial na dança portuguesa contemporânea”. Em Actas da Conferência Internacional SIBE - Músicas e Saberes em Trânsito. Fernández, Susana M., Iglesias, Iván, e Roxo, Pedro (eds.) (no prelo)

(2012) Roubaud, Luísa. 2012. “Novas paisagens demográficas nas práticas sociais e terapêuticas da dança”. Em
Actas Seminário Internacional Descobrir a Dança (FMH 10-13 Nov. 2011), Monteiro, E.e Alves, M.J. coord. (no prelo)

(2008) “What our world will be: post-colonialism seen through the new dance movements in Portuguese speaking African countries”, Proceedings of the
22nd World Congress on Dance Research CID/Unesco (DVD), Athens

(2006) “Complementarities, Paradoxes and Tensions: Contemporary Dance in Portugal”, in
Proceedings of the 4th Hawaii International Conference on Arts and Humanities, Honolulu, H.I.C.A.H., pp 5310-5316

(2003) c/ Luís Antunes “Corpo, Expressão e Abstracção: Estudo sobre a percepção de dois trechos de dança” in Proceedings of the International Dance Conference Pulses and Impulses for dance in the Community. Edições FMH

(1999) “A Reconversão Profissional em Dança: Estudo de Casos em Portugal” in A.P.Batalha &
L.Xarez (Eds.), Actas Da Conferência Internacional “Dança: Cursos e Discursos”, Lisboa: Edições da Faculdade de Motricidade Humana, pp 85-92

(1991) “L’analyse Psychologique du Procès Artistique”.
Actas da Conferência Internacional “Human Kinetics”, AIESEP, Lisboa, F.C.Calouste Gulbenkian e FMH-UTL (pp. 307-310)


Comunicações/Papers in Conferences

Comunicações por convite:
(2011) Apresentação pública, a convite da CML e do autor, da obra Sosso Doukas- Schau. Uma vida ao serviço da dança rítmica. Schau, Peter. Lisboa, Ed. autor/CML (Palácio das Galveias, 27 Outubro 2011)

(2009) “Dançar a Vida: movimento expressivo e desenvolvimento humano”,
II Congresso de Gerontopsicologia, Coimbra, Unidade de Saúde de Coimbra (Março 2009)

(2008) “New theatre dance forms in Contemporary Africa”,
Seminário “Literature and Culture of Lusophone Africa” Rutgers University, Newark (Out. 2008)

(2007) ” Relações Auto-críticas
, Conferência-debate/Crítica de dança, Fundação de Serralves (Nov.2007)

(2007) “Desenvolvimento Infantil e Dança Contemporânea
”, À Volta do Mundo da Criança: Guiados por João dos Santos, Coimbra, Instituto Superior Miguel Torga/Casa da Praia (Maio 2007)

(2006)
"A Dança na Universidade e o Processo de Bolonha”, Seminário Dança e Movimento Expressivo, Lisboa, FMH (Abril 2006)

(2005) “Corpo, Cultura, Dança, Mente”,
Estranha Mente - 6ª Jornadas de Saúde Mental do Alentejo, Portalegre, Hospital Distrital (Outubro 2005)

(2004) “A Dança e o Comportamento Humano
”, Festival Andanças, Associação Cultural Pédexumbo, S.Pedro do Sul (Agosto 2004)

(2004)
Dance in PortugalAbertura do Programa Internacional Erasmus “Dance Extensions for Universities”, Lisboa, FMH (Junho 2004)

(2004) “Dança e Sociedade”,
Entrudanças, Associação Cultural Pédexumbo, Castro Verde (Fevereiro 2004)

(2003)
“A importância da dança na integração psicológica e social de indivíduos com deficiência mental”. 1ª Simpósio de Fisioterapia “Deficiência Mental: Integração Social e Intervenção Clínica”, Escola Superior de Saúde, Universidade de Aveiro (Outubro 2003)

(2003) “A Psicologia e a Dança”,
Seminário “Dança e Psicologia do Desporto”, Lisboa, Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Junho 2003)

(2001)
“Dançoterapia Abertura do 1º Curso Especializado em Terapias Expressivas, Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, UTL (Outubro 2001)

(2001) “Body representations in the Portuguese Independent Dance”,
Festival Internacional de Dança de Almada, Fórum Municipal Romeu Correia (Outubro 2001)

(2000) “A Dança, Motricidade e Psicoterapia”,
Encontros sobre a Deficiência,
Universidade Fernando Pessoa, Ponte de Lima (Maio 2000)

(1995) “Ensinar o desconhecido: aspectos latentes no ensino da dança”.
1ºEncontro de Movimentos Contemporâneos de Dança, Motrijúnior/Associação de Estudantes da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana (Jan. 2005)

(1994) “Professional Reconversion for Dancers and Dance Professions”,
Conferência Internacional da European League of the Institutes of the Arts (ELIA) Taken at the Flood - Art in Our Time, Berlim, Hohe Schule den Kunste, (Out.1994)

(1994)“Psicologia e Dança: em busca do Sentir e do Sentido”,
Encontros de Psicologia e Arte (ciclo de palestras) Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa (Nov-Dez. 1994)

(1994) “Psychological Aspects of Dance: the Influence of Dance in the Child´s Development”.
Conference on Dance Education Within the European Union, Koln: Tanz direct e.V. (Novembro 1994)

(1994)“Career Reconversion for Dancers
” Conference on Dance Education Within the European Union, Koln: Tanz direct e.V. (Novembro 1994)

Comunicações em conferências internacionais
(2012) “From state to stage. Body representations under the Portuguese Estado Novo. Modernity, modernism and totalitarianism in theatre dance”. IV LUPOR Conference In and Out of (Postcolonial) Europe: Portugal and Ireland. Queen’s University Belfast/Queen’s Postcolonial Research Forum (Julho 2012)

(2012) “Totalitarian Dance. Portuguese theatre dance under Salazar´s “New State”,
Dance Research Forum Ireland’s 4th International Conference Connecting Communities through Dance. University of Ulster, Derry/Londonderry/ NAFCO (Junho-Julho 2012)

(2012) “Dança Contemporânea, Lusofonia e Globalização”. XIV Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa: Desporto: Cultura, Estética e Excelência,Minas Gerais, Belo Horizonte (Abril 2012)

(2011) “The Reinvention of Music-Dance Connections in Contemporary Theatre Dance: Postcolonial and Intercultural Constructions”.
Annual Congress on Dance Research Conference: Moving Music / Sounding Dance. Philadelphia (Novembro 2011)

(2011) “Novas paisagens demográficas: ecos da longevidade em crescimento nas práticas sociais e terapêuticas da dança”.
Seminário Internacional Descobrir a Dança (Novembro 2011)

(2011) “Perpetual Motion: Echoes of Change in West in the music and movement relations in Theatre Dance”,
Música e Gesto’ - 2º Fórum Itinerários Musicais, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Lisboa, Centro Cultural de Belém (Outubro 2011)

(2011) “Música e sonoridades na composição coreográfica contemporânea”.
Performa, U.Aveiro (Maio 2011)

(2010) “O crioulo na dança contemporânea portuguesa”,
SIBE – Conferência Internacional “Músicas e Saberes em Trânsito”, Lisboa, INET-MD, Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (Outubro 2010)

(2010) “A Dança Face aos Novos Paradigmas da Maturidade e do Envelhecimento”,
First International Seminar on “Dance through Maturity”, Lisboa, FMH (Out.2010)

(2010) “Entre Portugal e Cabo-Verde: o “crioulo” na dança contemporânea portuguesa”,
Conferência Internacional LUPOR IV - Travelling Theories: Hybridisms, Diasporas, and Identities, Universidade do Minho (Julho 2010)

(2010) Participação no
3rd Seminar on Human Kinetics/Performing Arts/Dance. Faculdade de Motricidade Humana-UTL/Centro de Estudos em Artes Performativas e Instituto de Entnomusicologia/Música e Dança (INET-MD) (Junho 2010)

(2009) “Dance and fascism in Portugal”,
International Conference Silent Voices/Forbidden Lives Censorship and Performance, Lisboa, FCL (Julho 2009)

(2008)
Paradoxical Identities: Contemporary Dance in the Post-Colonial Portuguese-Speaking Africa. Conferência Internacional “Performing the World 08 – Yesterday, Today and Tomorrow; East Side Institute for Group and Short Term Psychotherapy, Nova Iorque (Out.2008)

(2008)
“To dance amidst the ruins; Emergent urban theatre dance in the Lusophone Africa”, LUPOR International Conference “The North-South Divide in Postcolonial Studies: Lusophone Perspectives”, University of Wisconsin-Madison ( Setembro 2008)

(2008) What our world will be: post-colonialism seen through the new Dance movements in Portuguese Speaking African Countries.
Proceedings of the 22nd World Congress on Dance Research, Athens, CID-UNESCO, (Julho 2008)

(2007)“Dance and Lusophone Identity: Eurocentrism, Post-Colonialism and Contemporary Dance”,
XXIII Conference, European Seminar in Ethnomusicology (Outubro 2007)

2006) c/ Margarida Casimiro “Dançoterapia e Perturbação Dismórfica Corporal
” Seminário Internacional Dança e Movimento Expressivo, Lisboa, FMH (Abril 2006)

(2006) “Complementarities, Paradoxes and Tensions: Contemporary Dance in Portugal”,
Proceedings of the 4th Hawaii International Conference on Arts and Humanities, Honolulu, H.I.C.A.H. (Janeiro 2006)

(2005)
“Politics of the Body and Politics of the Soul: Dance and Fascism in Portugal”, CORD International Conference on Dance and Human Rights, (Novembro 2005)

(2004)
Dance and Culture: a Psychological Approach”. Seminário “Dance and Culture”, Programa Internacional Erasmus“Dance Extensions for Universities”, Convento da Saudação, Centro Coreográfico de Montemor o Novo (Junho 2004)

(
2003) c/ Luís Antunes “Corpo, Expressão e Abstracção: Estudo sobre a percepção de dois trechos de dança”. International Dance Conference: Pulses and Impulses for dance in the Community. FMH /Quinzena de Dança de Almada (Out.2003)

(1996) “A Dança como Linguagem”,
Seminário Internacional Erasmus Análise(s) da Dança, Lisboa, FMH (Mai-Jun. 1996)

(1995) “Psicologia, Criatividade e Apreciação em Dança”,
Seminário Internacional Erasmus sobre Criatividade em Dança; Tradição e Inovação. Lisboa, FMH, (Mar.1995)

(1993) “Desenvolvimento Psicológico e Ensino da Dança”,
Seminário Internacional Erasmus “Pedagogia da Dança: Problemas e Perspectivas”, Lisboa, F.M.H. (Set. 1993)

(1993) “Tradition, Innovation et Créativité en Danse - Psychologie de l’Appreciation en Danse”.
Journée d´Etudes en Danse – Danse et Créativité, Vrije Universteit Brussels, (Abr.1993)

(1992) ”Comunicação Simbólica e Dança Teatral - Os Bailados Portugueses Verde-Gaio e a sua Simbologia: Estado Novo, Psicologia Colectiva e Modernidade”.
Conferência Internacional “Dança: Cursos e Discursos”, Lisboa, Centro de Arte Moderna/F.C.Gulbenkian (Fev. 1992)

(1992) A.P.Batalha, e J.Marques, “A Reconversão Profissional em Dança: Estudo de Casos em Portugal”
Conferência Internacional “Dança: Cursos e Discursos”, Lisboa, Centro de Arte Moderna/F.C.Gulbenkian (Fev. 1992)

(1987) “L’analyse Psychologique du Procès Artistique”,
Conferência Internacional “Human Kinetics”, AIESEP, F.C.Calouste Gulbenkian/UTL, (Dez 1987)

Orientação de pós-doutoramentos/Advisor of Pos-doctoral Projects
Prof. Doutora Suzana Maria Coelho Martins (Universidade Federal da Baía), “Aspectos contemporâneos na interface das linguagens e técnicas da performance do corpo na Dança Contemporânea em Lisboa, Portugal” (2012)

Orientação de Teses de Mestrado e Doutoramento/Advisor of M.A. and Ph.D. Theses

Teses Defendidas/Defended Theses

Mestrado/Masters
Andreia Miguel Rio Monteiro e Castro, Levantamento e Análise da Situação da Dançoterapia em Portugal, 2003

Margarida Casimiro,
O Corpo do Delito ou o Pecado Original da Forma – Estudo de um caso com diagnóstico de Perturbação Dismórfica corporal, 2009

Helena Couto,
Princípios e Práticas de Dançoterapia – Levantamento e sistematização de Abordagens Actuais, 2009

Yara Costa,
As danças indígenas dos povos Baniwa e Tukano Oriental: um contributo para a caracterização da identidade cultural amazónica. Co-orientador, Prof. Doutor Robin Wright, Unicamp e Florida University. 2009

Teses em Curso/Theses in Preparation

Mestrado/Masters
Sofia Soromenho Marreiros Lourenço Ferreira, A Companhia Nacional de Canto e Dança de Moçambique na Construção da Identidade Pós-Colonial Moçambicana

Doutoramento/Doctoral
Rita Santana, Danças sociais e sua função nos contextos urbanos contemporâneos: uma abordagem psicossociológica

Arguições/Main Discussant in Masters and Doctoral Defense Committees
Arguência da Dissertação de Doutoramento em Motricidade Humana/Especialidade Dança, de Elvira Maria Serra Alvarez. Título da Dissertação: A Dança Teatral Portuguesa da 1ªRepública ao Estado novo. Modas, Rupturas e Nacionalismos. 4 de Fevereiro 2011

Arguência da Dissertação de Doutoramento em Motricidade Humana/Especialidade Dança, de Cláudia Marisa Silva de Oliveira. Título da Dissertação:
Para uma Dramaturgia do Corpo. Análise do corpo enquanto linguagem cénica na criação artística espectacular, Outubro de 2007

Arguência da Dissertação de Doutoramento em Psicologia; Universidade de Évora, de Mª da Graça Duarte Silva Santos. Título da Dissertação:
Dançoterapia Integrativa – uma metodologia de intervenção nos comportamentos agressivos, Fevereiro de 2007

Arguência da Dissertação de Doutoramento em Motricidade Humana/Especialidade Dança, de Maria Manuela Oliveira Barros. Título da Dissertação:
Corpo e Sentido: uma proposta sobre a materialidade da dança, 2004

Arguência da Dissertação de Doutoramento em Motricidade Humana/Especialidade Dança, de Isabel Verregoso R.P. Título da Dissertação:
Construção, Aplicação e Demonstração da Eficácia de um Programa de Dança Tradicional Portuguesa para Idosos, 2004

Arguência da Dissertação de Doutoramento em Motricidade Humana/Especialidade Dança, de Rosa MariaVieira da Silva. Título da Dissertação:
Imagem do Corpo em Estudantes de Dança: Dinâmica Afectiva. 2004

Parecer, na qualidade de Especialista, sobre a aceitação do Projecto de Doutoramento em Motricidade Humana/Especialidade Dança, de Cláudia Terezinha Quadros. Título da Dissertação:
Os Processos Criativos na Construção da Dança no Contexto da Produção Coreográfica e do Ensino: o Criador e o Intérprete, 2004

Arguente das provas de Mestrado em Reabilitação Psicomotora, de Joana Correia Martins Carvalho. Título da Tese:
Estudo dos efeitos de um Programa de Promoção da Resiliência e de Competências Pessoais e Sociais em adolescentes com Dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais – estudos de caso. Janeiro de 2012

Arguente das provas de Mestrado em Reabilitação Psicomotora, de Vânia Sofia rodrigues Gaspar. Título da Tese:
Alicerces. Avaliação qualitativa de um Programa de Intervenção Parental, Janeiro 2012.

Arguente das provas de Mestrado em Reabilitação Psicomotora, de Joana Correia Martins Carvalho. Título da Tese:
Estudo dos efeitos de um Programa de Promoção da Resiliência e de Competências Pessoais e Sociais em adolescentes com Dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais – estudos de caso. Janeiro de 2012

Arguente das provas de Mestrado em Estudos de Teatro (UCL), de Ana Luísa Valdeira da Silva Vieira. Título da Tese:
Teoria da Relatividade Combinatória: os espectáculos de John Cage,. Merce Cunnigham e Robert Raushenberg. Dezembro de 2011

Arguente das provas de Mestrado em Reabilitação Psicomotora, de Lídia Maria Farinha Martins Título da Tese: A
Psicomotricidade em Saúde Mental da Infância e da Adolescência do Hospital Francisco Xavier. Julho de 2011

Arguente das provas de Mestrado em Reabilitação Psicomotora, de Sofia Serpa Pimentel Norton de Matos. Título da Tese:
Psicomotricidade na Promoção de Competências Pessoais e Sociais. Intervenção com Crianças em Risco, Julho de 2011

Arguente das provas de Mestrado em Reabilitação Psicomotora, de Cláudia Dias. Título da Tese:
Psicomotricidade na Promoção de Competências Pessoais e Sociais - Intervenção com Crianças em Contexto Escolar e em Instituição de Acolhimento, Julho de 2011

Arguente das provas de Mestrado em Performance Artística Dança, de Maria da Graça Martins da Cunha Pacheco. Título da Tese:
O corpo e o Hip Hop: Auto-percepção corporal em dançarinos de hip-hop: estudo comparativo entre dançarinos de hip-hop e outros grupos populacionais. Março 2008

Arguente das provas de Mestrado em Reabilitação Psicomotora, de Fernando Manuel Dias. Título da Tese:
Contributo para o estudo das Artes Plásticas nas IPSS de apoio à pessoa com Condição de deficiência em Portugal, Julho 2007

Arguente das provas de Mestrado em Performance Artística Dança, de Sara Gaspar Inácio. Título da Tese:
Silva Real nas redes da contemporaneidade: estudo contextualizado da obra coreográfica. 2003

Arguente das provas de Mestrado em Performance Artística Dança, de José Henrique Amoedo Barral. Título da Tese:
Dança Inclusiva em Contexto Artístico, 2002

Outros Elementos que considere importantes
Crítica de Dança no jornal Público (desde 2005)

Autora de textos de programa de festivais e espectáculos de dança (Teatro Nacional de S. João, 2011; Culturgest, 2009; Fundação Calouste Gulbenkian/Encontros ACARTE, 1993)

Membro de Júri em Concursos na área da dança, no âmbito da Ministério da Cultura (2004, 2005, 2005-08, 2010)

Membro do Júri no Concurso Internacional de Dança (Associação Artimanha, 2004)

Membro de Júri do Prémio ACARTE Madalena Azeredo Perdigão (1992-1994)