Maria do Rosário Pestana
Nome/ Name
Maria do Rosário Pestana

Contacto profissional/ Professional Contact
Endereço/ Address
Campus Universitário de Santiago 3810-193 Aveiro Portugal

Telefone/ Phone
(+351) 234 370 200
Fax
(+351) 234 370 985

Email
rosariopestana@ua.pt

Filiação institucional
Universidade de Aveiro – Departamento de Comunicação e Arte

Categoria ou actividade/ Rank or Activity

Professora Auxiliar Convidada

Formação Académica/ Education
Grau de Doutor em Ciências Musicais – ramo Etnomusicologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, dia 18 de Julho de 2008
Grau de mestre em Ciências Musicais - ramo Etnomusicologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2000
Grau de licenciatura em Ciências Musicais, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1996.

CARREIRA PROFISSIONAL/PROFESSIONAL CAREER

Diretora do Mestrado em Música (2013)

CARREIRA DOCENTE/TEACHING CAREER

Professora Auxiliar Convidada na Universidade de Aveiro (2009/13).

Assistente Convidada a tempo parcial (30%) na Universidade de Aveiro, para a área da Etnomusicologia (2006/9).

Professora de Piano - Conservatório Regional de Viseu (1986 -1988).

Professora de História da Música I II e III- Conservatório de Viseu (1992-1998).

Professora de História da Música - Instituto PIAGET de Viseu (1997-8).

Leccionação da disciplina de Práticas Musicais Tradicionais em Portugal - Universidade Nova de Lisboa (2007/8).

INVESTIGAÇÃO/RESEARCH

Domínio de especialização/Research domains
Etnomusicologia/Ethnomusicology

Áreas de Interesse/Interest Areas
História da Etnomusicologia; Música em Portugal; Música e género; Música e poder; Indústrias culturais; Arquivos de som.

Projectos que orientou ou em que participou no INET/ Project Management and Participation
Investigadora responsável do projeto “A música no meio”: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012), PTDC/EAT-MMU/117788/2010 financiado pela FCT, em curso na Universidade de Aveiro.

Investigadora responsável do projeto “Folclore e Folclorização no Montijo”, financiado pela Câmara Municipal do Montijo, em curso na Universidade de Aveiro.

Coordenação, com Susana Sardo, do projecto MIMAR, em parceria com a câmara Municipal de Ílhavo, em curso na Universidade de Aveiro.

Coordenação, com Salwa Castelo-Branco, do projecto de edição de 12 Cds e um estudo crítico sobre Armando Leça em 1939-40, desenvolvido no Instituto de Etnomusicologia da Faculdade de Ciências sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob patrocínio da Câmara Municipal de Matosinhos e em colaboração com a Rádio e Televisão de Portugal;

Participação no projecto “Imagens da Terra e do Mar: Frederico de Freitas e a música na cultura portuguesa do séc. XX” (financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia), coordenado por Helena Marinho, 2012-

Participação no projecto de estudo do Orpheon Portuense coordenado por Henrique Gomes de Araújo, em curso na Universidade Católica do Porto.

Participação no projecto “Estudos em música popular e indústrias da cultura”, desenvolvido pelo Instituto de Etnomusicologia da Faculdade de Ciências sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob a coordenação de Salwa Castelo-Branco;

Participação no projecto “Dicionário multimédia da cultura expressiva em Portugal” desenvolvido pelo Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa com o apoio do programa PRAXIS XXI da Fundação de Ciência e Tecnologia.

Participação no projecto "A Revivificação do Património Tradicional Expressivo em Portugal no Século XX" desenvolvido pelo Instituto de Etnomusicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, entre 1997 e 2000.

ACTIVIDADE LIGADA A ORGANIZAÇÕES ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS/
ACTIVITIES CARRIED OUT WITHIN THE FRAMEWORK OF PROFESSIONAL AND ACADEMIC ORGANIZATIONS

Membro da comissão científica dos seguintes congressos e colóquios nacionais

- Congresso Performa’09 Congresso Internacional de Estudos em Performance. Universidade de Aveiro.

- Congresso Performa’11– 3º Congresso Internacional de Estudos em Performance. Universidade de Aveiro.

- Congresso Performa’13– 4º Congresso Internacional de Estudos em Performance. Universidade de Aveiro.

- Congresso A Europa das Nacionalidades Mitos de Origem: Discursos Modernos e Pós-Modernos. Universidade de Aveiro, 2011.

- Congresso A Europa das nacionalidades. Mitos de origem: Discursos Modernos e Pós-Modernos, Universidade de Aveiro, 9-11 de maio de 2011 (
http://europe-nations.web.ua.pt/organizacao.htm#ComissaoCientifica)

- A Música Migrante 8º Encontro Internacional de Música e Mídia, Universidade de São Paulo, Brasil, 19-21 de Setembro de 2012 (http://musimid.mus.br/8encontro/)

PUBLICAÇÕES/PUBLICATIONS

Coordenação editorial/Editorships

Sardo, Susana e Pestana, Maria do Rosário 2011. “Dar luz à voz
Modos de interlocução na construção de uma memória sónica da humanidade.”
Arte & Filosofia – Caderno especial de Etnomusicologia. 68: 29-35.

Livros/Books
2012. Armando Leça e a Música Portuguesa (1910-1940). Lisboa: Tinta-da-China.

Artigos em revistas, livros e enciclopédias de carácter científico/Articles in Journals, Encyclopedias, and Books

2003. “Etnografia de Manhouce”
Vozes do Povo. A Folclorização em Portugal. Lisboa: Celta Editora Lda.
2003. “ Almeida Campos” Vozes do Povo. A Folclorização em Portugal. Lisboa: Celta Editora Lda.

2005. “Vergílio Pereira na Beira Alta: passos de uma etnografia musical crítica”. Beira Alta. Vol. LXIV, fasc. 1 e 2: 203-220.

2007. “Lourenço da Silva: Um músico na intersecção de dois mundos” Homenagem a Mestre Silva. S. Pedro do Sul: Câmara Municipal de S. Pedro do Sul.

2008. “A música na construção do Douro Litoral: colecção, estudo e divulgação de práticas polifónicas de música da tradição oral em Portugal (1947-1959)”
Etno-folk. Revista galega de etnomusicoloxia. Baiona: Dos Acordes (Salwa El-Shawan Castelo-Branco e Susana Moreno Fernández, coords.). Ano IV, Vol. 1, nº 12: 31-54.

2009. “O Museu de Etnografia e História do Douro Litoral: etnografia e museologia na construção do Douro Litoral”.
Trabalhos de Antropologia e Etnologia. Vol 49 (1-4): 79-92).

2010. vinte entradas na
Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Círculo de Leitores. Castelo-Branco, Salwa, Pestana, Maria do Rosário

2010. “Folclore”
Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (coord. Salwa castelo-Branco e Jorge Freitas Branco) Lisboa: Círculo de Leitores.

2011. “De anjos a mulheres: o coro feminino ‘Pequenas Cantoras do Postigo do Sol’ um estudo de caso” 2011. Faces de Eva. 25 (89-110).

2011. “Dar luz aos textos, silenciar as vozes “des”- conhecimento e distanciamento em processos de construção da “música portuguesa” (1939-59)”
Arte e Filosofia. 68: 68-81.

2011. “Um ritual de regeneração e transcendência: o canto orfeónico nas primeiras décadas do século XX”.
e-cadernos CES. 08 Rituais contemporâneos. (93-107).

2011. “O fado: destinos e oportunidades do ‘ser português’” comunicação apresentada na conferência internacional A Europa das nacionalidades Mitos de Origem: discursos modernos e pós-modernos. Universidade de Aveiro, 9-11 de maio de 2011.

2012. “A ‘fala’ é a voz das mulheres”: textos e contextos do feminino em
Manhouce (1938-2000). 2011. Trans - Revista Transcultural de Música. 15 (1-21).

2012. “A música ou as duas faces de Jano: Conhecimento, inquietação e crise em processos de controlo e subjugação do ‘Outro’” Músicas e Saberes em Trânsito. Proceedings do SIBE+ Conference (eds. Salwa Castelo-Branco e Susana Moreno Fernández)

COMUNICAÇÕES EM CONGRESSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, CONFERÊNCIAS E PALESTRAS (depois de 2000)

"Caminhos da folclorização" VI Congresso de la Sociedad Ibérica de Etnomusicología. Faro (Algarve) 6-9-de Julho de 2000.

"As vozes da terra: elementos de transfiguração do mundo rural".
Música(s)? - Unidade e diversidade na Etnomusicologia de hoje. Escola Superior de Beja. 9 e 10 de Maio de 2001.

“Etnografia e Folclorização. Cruzamentos e divergências”. Colóquio “A Música Tradicional de Lafões”. Cine-Teatro João Ribeiro, Vouzela, Abril de 2002.

“Voz e cordofones: instrumentos e símbolos da folclorização”. Colóquio. A voz e as cordas nos instrumentos tradicionais. 3ª Mostra de Sons e Instrumentos Musicais. Santarém, Outubro de 2002.

“Porto 1850/1959: documentação de música de tradição oral e criação de símbolos de identidade regional.” Encontros de Musicologia (31 de Maio e 1 de Junho de 2003), organizados pela Associação portuguesa de Ciências Musicais.

“O que fazer com as músicas hoje?”. Semana da Formação Musical. (dia 4 de março de 2004). Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José de Azeredo Perdigão.

“O Porto e o orfeonismo na 1ª metade do século XX: Intencionalidades e processo de legitimação e criação musical. Colóquio mensal de Etnomusicologia (25 de Março de 2004). INET Instituto de Etnomusicologia. FCSH da Universidade Nova de Lisboa.

“Folklorization in Manhouce, 1938-2000”, ” inserido no painel “The Revival and Reconstruction of Traditional Music and Dance in Twentieth-century Portugal” da 38ª Conferência Mundial promovida pelo International Council for Traditional Music, 3 a 10 de Agosto de 2005, Sheffield, Reino Unido.

“Etnografia musical e performance coral. A acção da Comissão de Etnografia e História do Douro Litoral entre 1947 e 1959
Simpósio “Música e músicos em Guimarães” Guimarães, dia 23 de Março de 2007.

Cramóis, cantas e cantaréus: levantamento, arquivo e edição de práticas polifónicas no Douro Litoral” comunicação proferida no Colóquio Internacional O canto a vozes no contexto europeu, Portel, 2007.

“À luz do Sol, ao pé da igreja”: a música na construção do Douro Litoral, Fórum INET-MD, 2007.

“A música enquanto experiência socialmente comprometida e transformadora” Conferência, Conservatório regional de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, 20 de Maio de 2008.

“Sons silenciados: produção e abandono de registos sonoros de música da tradição oral em Portugal (1939-1963) IV Encontro Nacional da ABET (Associação Brasileira de Etnomusicologia), Universidade de Alagoas, 14 de Novembro de 2008.

“Voltar a casa e tocar de ouvido’: música, ecologia e a ordem incerta do mundo em que vivemos. In PERFORMA 2009 - Proceedings of the Conference on Performance Studies, edited by H. Marinho, S. Sardo and J. Correia. Aveiro: University of Aveiro.

“A Comissão de Etnografia e História do Douro Litoral: etnografia, museologia e
performance musical na construção do Douro Litoral”, Seminário de Etnomusicologia, organizado pela Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia e o Instituto de Etnomusicologia: Centro de Estudos em Música e Dança, Museu Nacional Soares dos Reis, 7 de Novembro de 2009.

“Destinos e oportunidades do património musical: um estudo de caso” , integrada no ciclo de conferências – “Música, Património e Literatura” - realizado no âmbito das comemorações do centenário da República da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 17 de Novembro de 2010.

“A música ou as duas faces de Jano: Conhecimento, estranheza e crise em processos de controlo e subjugação do ‘Outro’”, XI Congreso de la SIBE - Sociedad de Etnomusicología, III Congreso de músicas populares del mundo hispano y lusófono, I Congreso de la IASPM - International Association for the Study of Popular Music Portugal , VI Congreso de la IASPM, España, I Congreso del ICTM, International Council for Traditional Music, Portugal , dia 31 de Outubro de 2010.

“O fado: destinos e oportunidades do ‘ser português’” comunicação apresentada na conferência internacional A Europa das nacionalidades Mitos de Origem: discursos modernos e pós-modernos. Universidade de Aveiro, 9-11 de maio de 2011.

“Music In-between: Portuguese Emigrants and the Construction of Place through Fado” Conferência apresentada na 41st World Conference of the ICTM, Memorial University, St. John, Canadá, 13 de Julho de 2011.

“O arquivo musical do Museu de Etnografia e História do Douro Litoral: música, conhecimento e memória“ comunicação apresentada no Guimaramus 2012, Congresso Musical de Guimarães, Guimarães, 23-25 de Março de 2012.

“O caso da coleção de registos sonoros de música de matriz rural realizada por Armando Leça em 1939-40” comunicação apresentada no Colóquio Património sonoro: protagonistas, fundos e instituições, realizado no dia 30 de Junho no Museu da Música Portuguesa, Cascais, 30 de Junho de 2012.

“A música popular, a imprensa e os discos: mobilização política, crítica social e comicidade nos primeiros anos do século XX” comunicação apresentada no Colóquio A
música nas indústrias culturais em Portugal no século XX, Museu da Música Portuguesa, Cascais, 15 de Setembro de 2012.

“Narrativas multivalentes e multipartilhadas do fado no contexto da emigração portuguesa” comunicação apresentada no 8º Encontro Internacional de Música e Mídia, Universidade de São Paulo, 19-21 de Setembro de 2012.


Exposição
“Armando Leça: a música portuguesa nos novos meios de comunicação”
Data: 18 de Maio a 31 de Outubro 2012
Local: Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades Faria, Cascais (
http://mmp.cm-cascais.pt/museumusica/mmp/?channel=events&day=18&month=5&year=2012)

FILIAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES ACADÉMICAS/AFFILIATION IN ACADEMIC ORGANIZATIONS
Associação Portuguesa de Ciências Musicais
Associação Portuguesa de Antropologia
International Council for Traditional Music
Asian Music