mauriliorocha
Nome/ Name

Maurilio Andrade Rocha

Contacto profissional/ Professional Contact
Endereço/ Address

Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Antonio Carlos 6627
Belo Horizonte, Minas Gerais – Brasil
31270-901

Telefone/Phone
55 31 3409 5297
Fax
55 31 3409-5270

Email
mauriliorocha13@gmail.com

Filiação institucional/Institutional Affiliation
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)/Escola de Belas Artes - Brasil

Categoria ou actividade/ Activity
Professor Associado

Formação Académica/ Academic Education
2008. Pós-Doutorado. Instituto de Etnomusicologia INET-MD. Universidade Nova de Lisboa.
2008. Pós-Doutorado. Escola Superior de Teatro e Cinema. Instituto Politécnico de Lisboa.
1998. Doutor em Ciência Animal. Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)1987 a 1989.
Formação Musical - Violão. Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, EM UFMG, Brasil
1986 a 1990 Estudos Musicais Livres (Improvisação, Percepção, Análise, Harmonia, Técnica Vocal). Fundação de Educação Artística, FEA, Brasil

Formação artística complementar/Artistic Training
2007. Formação continuada de Professores em Educação Musical. Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical, Brasil
2006. Participação no curso “História, memória e historiografia da música popular brasileira”. Escola de Música da UFMG, Brasil
2006. Participação no curso “I Encontro de estudos da música popular brasileira”. Escola de Música da UFMG, Brasil
2006. Participação no curso “O teatro e as outras formas artísticas – com Beatrice Picon-Valin”, Centro Cultural da UFMG, Brasil
2006. Participação no curso “O teatro de Meyerhold – com Beatrice Picon-Valin”, Centro Cultural da UFMG, Brasil
2006. Participação no curso “Percussão - Tambor Mineiro, com Mauricio Tizumba”, Brasil
2006. Participação no curso “Acústica da emissão da fala – com Prof. Maurilio Nunes”. Escola de Música Pro-Music, Brasil
2005. Participação no curso "Improvisação teatral como espetáculo", Escola de Belas Artes da UFMG, Brasil
2005. Participação no curso de “Percussão - com Naná Vasconcelos”, Brasil
2005. Participação no curso “Interpretação teatral segundo Stanislaviski”, Festival Internacional de Teatro FIT-BH, Brasil
2004. Participação no curso “Tecnica Vocal Para Canto Popular – Prof. Felipe Abreu”. Escola de Canto Babaya, Brasil
2003. Participação no curso “Ação Vocal para o Teatro”. Grupo Lume de Teatro, Brasil
2002. Participação no curso “Técnica Vocal Para o Canto Popular – Profa Babaya”. Escola de Canto Babaya, Brasil


Investigação/ Research

Domínio de especialização/Research domains
Música Popular e Teatro

Grupo de Investigação no INET/INET Research Groups
Processos musicais nos mundos lusófono e hispânico: um projecto de investigação etnomusicológica. Coordenação: Profa. Salwa Castelo Branco. INET-MD. Universidade Nova de Lisboa.

Projectos que orientou ou em que participou / Project Management and Participation
Teatro, música popular e violência urbana: interações e interferências mútuas. Financiadores: FCT Portugal/Pró-Reitoria de Graduação da UFMG-PROGAD UFMG. Em andamento

Análise e transcriação da música em "Mãe Coragem e seus filhos". Financiadores: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). 2006-2008

Expressão Vocal como instrumento de iniciação à docência em Teatro. Financiador: Pró-Reitoria de Graduação da UFMG-PROGAD UFMG. 2005-2007

Ressonadores de Grotowski - Uma abordagem multidisciplinar. Financiadores: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG.2004-2007.

ORIENTAÇÃO DE PROJECTOS DE CRIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS E CULTURAIS/CREATION OF CULTURAL AND ACADEMIC INSTITUTIONS
Membro da Comissão de Criação da Linha de Pesquisa em nível de Pós Graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de Minas Gerais. 2006

ACTIVIDADE LIGADA A ORGANIZAÇÕES ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS/PROFESSIONAL AND ACADEMIC ORGANIZATIONS
Coordenação do projeto PROCAD de intercâmbio entre Programas de Pós Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal do Pará e Programa de Pós Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia. Financiado pela CAPES. Em andamento.

Consultor/avaliador para as seguintes instituições: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Pro Reitoria de Graduação da UFMG; Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte- Minas Gerais; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG); Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP)

Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), desde 2004.

Líder do Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas (NACE) da UFMG. 2004-2006.

Membro do comité científico da IV Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 2007

Membro do comité científico do VI Colóquio Internacional de Etnocenologia. Realização: Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas – NACE/ UFMG; Faculdade de Letras da UFMG; Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade – GIPE-CIT/ UFBA. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Presidente do Comitê Assessor de Letras, Linguística e Artes. Pró Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais. 2011.


Actividade Docente e Profissional/Academic Positions and Professional Activities


Desde 2010. Sub-Coordenador do Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.
Desde 2007. Professor Associado, Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema. Escola de Belas Artes. Universidade Federal de Minas Gerais. Brasil.
2003-2006. Professor Adjunto, Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema. Escola de Belas Artes. Universidade Federal de Minas Gerais. Brasil.
2005-2007. Sub-chefe do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema. Escola de Belas Artes. Universidade Federal de Minas Gerais. Brasil.
2006-2007. Professor Convidado. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Disciplina Musicalização no Curso de Especialização em Arte Educação


Publicações/ Publications

Livros (autor) /Books

ROCHA, Maurilio Andrade ; MENCARELLI, Fernando ; MALETTA, Ernani C ; ALVARENGA, A. L. . Corpos Artísticos do Palácio das Artes: Trajetória e movimentos. 1. ed. Belo Horizonte: Ed. Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, 2006. v. 1. 252 p.

Capítulos de livros/Articles in books

ROCHA, M. A. Estudo sobre a recepção musical em Esta Noite Mãe Coragem. In: Falabella, Cida; Santana, Elisa. (Org.). Caderno da ZAP. Belo Horizonte: Encomum, v. 2, p. 32-38. 2010

ROCHA, M. A. Aspectos sobre canções e preparação de atores em O Guesa Errante ou.... In: Antonio Hildebrando. (Org.). O Guesa Errante ou... Belo Horizonte: Emcomum Estúdio Livre Ltda, p. 54-57, 2008.

ROCHA, Maurilio Andrade. Preparação musical e vocal para o prólogo de "O Lustre". In: Antonio Hildebrando; Maria Beatriz Mendonça; Monica Ribeiro. (Org.). Cadernos de Encenação. Belo Horizonte: Emcomum, 2005.

Artigos completos / Full Papers

ROCHA, M. A. Leituras sobre musica, as palavras e a voz. Per Musi, Belo Horizonte, n.22, p.185-187, 2010.

ROCHA, M.A. Música popular e violência urbana em
Essa Noite Mãe Coragem. Revista Sala Preta. V. 9, p. 393-397. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas. Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo.2009.

ROCHA, M. A. A voz no ensino superior de Teatro: uma experiência em Portugal. Caderno de Encenação. n.1, v.8, p. 147-154, Belo Horizonte: Curso de Teatro da UFMG, 2008.

Publicações em actas de encontros científicos / Papers in Conferences

ROCHA, Maurilio Andrade. Música popular, teatro e violência urbana: um estudo de caso. In: Anais do
Congresso Músicas e saberes em trânsito - XI Congresso da SIBE - Sociedad de Etnomusicología. 27 a 31 de outubro 2010. Universidade Nova de Lisboa, Lisboa. Portugal. In press

ROCHA, Maurilio Andrade. Música popular e teatro dialético: cantar o texto e dizer a canção. Anais do VI Congresso da ABRACE. 09 a 12 de dezembro 2010. SP - São Paulo. Disponível em http://www.portalabrace.org/vicongresso/processos/Maurilio%20Andrade%20Rocha%20-%20M%fasica%20popular%20e%20teatro%20dial%e9tico.%20cantar%20o%20texto%20e%20dizer%20a%20can%e7%e3o.pdf

ROCHA, M. A. Análise, transcriação e composição de canções para Essa Noite Mãe Coragem. 2007, Belo Horizonte. Anais da IV Reunião Científica da ABRACE, p. 349-352, 2008.

Outras publicações / other publications

Canções para O Mambembe e Sonho de Uma Noite de Verão (Compact Disc). Belo Horizonte: Independente, 2006.

Viva o Frazão. In: Música, Belas-Artes e Artes Cênicas no vestibular 2005: provas e comentários. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006. (Partitura Musical/Canto).

Colega de Talento. In: Música, Belas-Artes e Artes Cênicas no vestibular 2004: provas e comentários. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. (Partitura Musical/Canto).

Um passeio com Brecht pela música popular brasileira (Resenha em Programa de Espetáculo Teatral “Essa Noite Mãe Coragem”). Belo Horizonte: 2006.


Orientações e Supervisões concluídas/ Dissertation Advising

Dissertações de mestrado/ Master’s Theses

Iara Fátima Fernandez Falcão.
Ação Verbal e o trabalho do ator: proposições stanislavskianas, conceitos outros e considerações atorais. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola de Belas Artes UFMG.

Davi de Oliveira Pinto. A Música-Gestus nos espetáculos Nossa Pequena Mahagony e Um Homem É Um Homem. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola de Belas Artes UFMG

Sandra Parra Furlanete. Investigações para um trabalho integrado de voz e movimento corporal. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola de Belas Artes UFMG

Maria Aparecida Vilhena Falabella Rocha. De Sonho & Drama a ZAP 18: A construção de uma identidade. 2006. Dissertação (Artes) - UFMG

Iniciação científica/ Introduction to Scientific Research

Maria Beatriz França . A Música-Gestus no espetáculo Trabalhos de Amor Perdidos. 2009. Iniciação científica (Teatro) - Escola de Belas Artes UFMG

Julia Castello Branco. Samba alemão: a música em "Esta noite Mãe Coragem". 2008. Iniciação científica (Teatro) - Escola de Belas Artes UFMG

Arethuza Iemine de Padua. Acústica da voz e seus reflexos no trabalho vocal do ator. 2006. Iniciação científica (Teatro) - Escola de Belas Artes UFMG

Renata Fonseca Silverio. Ressonadores de Grotowski - segunda etapa. 2006. Iniciação científica (Teatro) - Escola de Belas Artes UFMG

Soraya Carvalho Ramos Gonçalves. Ressonadores de Grotowski - uma abordagem multidisciplinar. 2005. Iniciação científica (Teatro) - Escola de Belas Artes Ufmg

Orientação de outra natureza/ Other Advising Activities

Diogo Horta. Orientação no Programa de Monitoria de Graduação. 2009. (Teatro) - Escola de Belas Artes UFMG

Marina Clara. Orinetação em Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura. 2009. (Teatro) - Escola de Belas Artes UFMG

Priscilla Romualdo Cler. Orientação no Programa de Monitoria de Graduação. 2007. (Teatro) - Escola de Belas Artes UFMG

Aline Batista Rocha. Orientação no Programa de Monitoria de Graduação da UFMG. 2007. (Teatro) - Escola de Belas Artes UFMG

Caroline Carvalho. Orientação de Programa de Iniciação à Docência (PID): Expressão Vocal como Iniciação à docência em Teatro. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais

Jessica Azevedo. Orientação de Programa de Iniciação à Docência (PID): Expressão Vocal como instrumento de iniciação à docência em Teatro. 2006. (Teatro) - UFMG

Sandra Aparecida Ferreira. Orientação de Programa de Iniciação à Docência (PID): Expressão vocal como iniciação à docência em Teatro. 2005. Escola de Belas Artes UFMG


Orientações e Supervisões em andamento/ Ongoing Advising

Teses de doutoramento/ PhD thesis

Francisco Jose Costa Holanda. Etnografia musical e performática dos Dramas Cantados de Guaramiranga, Ceará. Início: 2010. Tese (Doutorado em Artes) - Escola de Belas Artes UFMG. (Orientador).

Raimundo Nonato Cordeiro. Etnografia da música e da perfomance no Congo Real de Aquiraz, Ceará.. Início: 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes) - Escola de Belas Artes da UFMG. (Orientador).

Ricardo Carvalho de Figueiredo. A formação do professor de teatro na prática escolar e teatral.. Início: 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes) - Escola de Belas Artes da UFMG. (Orientador).

Dissertações de mestrado/ Master’s Theses

Renata Patrícia da Silva. Etnografia teatral e musical do bairro Serrano - Belo Horizonte. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Escola de Belas Artes da UFMG. (Orientador).

Eberth Guimarães da Silva. A musica original para teatro e o trabalho criativo do ator: interferências e dialógos. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Escola de Belas Artes da UFMG. (Orientador).

Julia Guimarães Mendes. A explosão da teatralidade como recurso de distanciamento em "Ensaio.Hamlet". Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Escola de Belas Artes da UFMG. (Orientador).

Raquel Castro de Souza. Dramaturgia musical nos espetáculos "La Note" e "O Nariz". Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Escola de Belas Artes da UFMG. (Orientador).

Cristiano Reis. A dança contemporânea como potencializadora da preparação de atores. Início: 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Escola de Belas Artes da UFMG. (Orientador).

Iniciação científica/ Introduction to Scientific Research

Raisa Campos. Música popular brasileira e Violência urbana: dos primórdios à contemporaneidade. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Teatro) - Escola de Belas Artes da UFMG (Orientador).

Orientação de outra natureza/ Other Advising Activities

Lelia Cristina Rolim. Projeto PMG 2010. Início: 2010. Monitoria de Graduação. Escola de Belas Artes da UFMG. (Orientador).

Vinicius Albricker. Projeto PMG 2010. Início: 2009. Monitoria de Graduação. Escola de Belas Artes da UFMG. Pro Reitoria de Graduação da UFMG. (Orientador).


Outros Elementos que considere importantes/ Other Activities

Produção artística/ Artistic Production

CD “Circo Místico” do Grupo Voz e Cia. Atuação como violonista e Produtor Musical. Belo Horizonte. 2009

Composição de música original para a peça teatral "Deus e o diabo para o jagunço Riobaldo", Belo Horizonte, 2007.

Criação da sonoplastia para a peça teatral "Hotel Açucenas" da Cia Flores de Jorge, Belo Horizonte, 2007.

Direção Musical da peça Teatral "O Guesa Errante", Belo Horizonte, 2007.

Turnê musical do grupo vocal Nós e Voz por cidades do interior de Minas Gerais, 2007.

Composição de música original para a peça teatral "Esta Noite Mãe Coragem", Belo Horizonte,2006.

Composição musical para a peça teatral "Sonoridade Amarela", Belo Horizonte, 2006.

Shows musicais/palestras de divulgação do CD "Canções para O Mambembe e Sonho de Uma Noite de Verão" em onze cidades Brasileiras, 2006.

Apresentação do espetáculo cênico-musical “O Circo Místico” com o Coral Voz e Cia. Belo Horizonte, 2005.

Apresentação do show “Chá de Panela” - Grupo Nos e Voz, Belo Horizonte,2005.

Direção Musical da Peça “Não Desperdice sua única vida” da Cia Teatral Luna Lunera, Belo Horizonte, 2005.

Gravação e edição sonora para a peça teatral “Cabaret vagabundo”, Belo Horizonte, 2005.

Composição musical e direção musical para a peça “Roda Viva”, Belo Horizonte,2003.

Apresentação da peça “Riobaldiadorim – Encontros” no Sertão no FITEI - cidade do Porto, Portugal, 2002.

Composição de música original para o espetáculo teatral “Procura-se uma Rosa”, Belo Horizonte,2002.

Composição de música original para o espetáculo teatral “Noites Brancas” - Grupo Tudo Era Uma Vez, Belo Horizonte, 2002.

Arranjos e direção musical do show "Enquanto houver saudade" - Escola de Canto Babaya, Belo Horizonte, 2001.

Composição de música original para a peça teatral “O Sonho de Uma Noite de Verão”, Belo Horizonte, 2001.

Criação de música original para a peça "Mula Marmela - Estórias de mulheres em Guimarães Rosa" como grupo Tudo Era Uma Vez, Belo Horizonte, 2000.

Gravação do CD Rom infantil "Encantando vol 2" com o Grupo Nos e Voz, Belo Horizonte,2000.

Criação de música original para a peça “Anjos e Abacates”, Belo Horizonte,1999.

Criação de música original e apresentação como violonista na peça "Riobaldiadorim - encontros no sertão" com o grupo Tudo Era uma Vez, Belo Horizonte, 1998.

Criação de música original para a peça “A Última Rosa de Verão”, Belo Horizonte,1997.

Criação de trilha sonora para a peça “A Hora da Estrela”, Belo Horizonte,1997.

Direção Musical do show "Zero Zepelin" - Escola de Canto Babaya, Belo Horizonte,1997.

Gravação do CD- Rom "Encantando vol 1" com o Grupo Nos e Voz, Belo Horizonte,1997.

Gravação do CD "Bolero" com o Grupo Nós & Voz, Belo Horizonte,1996.

Gravação do CD "Ê BOI" com o Grupo Nós & Voz e Claudio Nucci, Belo Horizonte,1995.