IMG_0229 (1)
Nome/Name
Monika Duarte Streitová

Endereço/Address
Rua Marinha Andrilo, n.º 10 - 2.º Esq. 3800-370 Aveiro Portugal

Telefone/Phone
(+420) 775 079 797

E-mail
monikastreitova@gmail.com

Filiação institucional/Institucional Affiliation
Universidade de Aveiro

Actividade/Activity
Estagiária de Pós-doutoramento na Universidade de Aveiro.
Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Investigação; Interpretação (flauta).

Formação Académica/Education
2005 - Doutoramento (ArtD.) em Artes Musicais, Universidade de Bratislava.
1996 - Licenciatura (Mgr.art.) em Artes Musicais na Especialidade de Flauta, Universidade de Bratislava.

Actividades Pedagógicas
2011 - Workshop sobre a “Produção do som na flauta”. Escola Curso de Música Silva Monteiro, Porto.
2010 - Workshop para compositores sobre a “Utilização das técnicas contemporâneas na composição para flauta”. Universidade de Évora.
2010 - Masterclasse e recital sobre “A influência da utilização das técnicas contemporâneas de flauta na qualidade sonora e sua aplicação no contexto da interpretação da música contemporânea e música clássica ou antiga”. A palestra fez parte do ciclo de palestras e workshops internacionais “Ars musicae”. Universidade de Nitra, República Eslovaca.
2010 - Masterclasse sobre a “Aplicação prática das técnicas contemporâneas”. Universidade de Ostrava, República Checa.
2010 - Masterclasse de interpretação da música contemporânea, com a aplicação do método desenvolvido no projecto de pós-doutoramento, sobre a “Aplicação prática das técnicas contemporâneas”. Escola Superior de Música de Lisboa (ESML).
2010 - Masterclasse de interpretação da música contemporânea com a aplicação do método desenvolvido no projecto de pós-doutoramento, sobre a “Aplicação prática das técnicas contemporâneas”. Escola Profissional de Música de Olomouc, República Checa.
2009 - Masterclasse de interpretação da música contemporânea, com a aplicação do método desenvolvido no projecto de pós-doutoramento, sobre a “Aplicação prática das técnicas contemporâneas”. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
2008 - Masterclasse de interpretação da música contemporânea, com a aplicação do método desenvolvido no projecto de pós-doutoramento, sobre a “Aplicação prática das técnicas contemporâneas”. Academia Evangélica de Música de Olomouc, República Checa.
2008 - Masterclasse de interpretação da música contemporânea, com a aplicação do método desenvolvido no projecto de pós-doutoramento, sobre a “Aplicação prática das técnicas contemporâneas”. Conservatório de Kosice, República Eslovaca.
2008 - Masterclasse de interpretação da música contemporânea, com a aplicação do método desenvolvido no projecto de pós-doutoramento, sobre a “Aplicação prática das técnicas contemporâneas”. Conservatório de Zilina, República Eslovaca.
2008 - Masterclasse de interpretação da música contemporânea, com a aplicação do método desenvolvido no projecto de pós-doutoramento, sobre a “Aplicação prática das técnicas contemporâneas”. Universidade de Bratislava.
2005 - Masterclasse de interpretação de flauta. Festival Internacional de Música de Aveiro, Universidade de Aveiro.
2004 - Masterclasse de interpretação de flauta. Cursos de Interpretação de Flauta de Brno, Orquestra Filarmónica Nacional de Brno, República Checa.
2004 - Masterclasse de interpretação de flauta. Cursos de Interpretação de Flauta de Teplice, Conservatório de Teplice, República Checa.

Comunicações
2010 - Palestra sobre “Os desafios na execução da música contemporânea”. Universidade de Aveiro. 2010 - Palestra sobre “A influência da utilização das técnicas contemporâneas de flauta na qualidade sonora e sua aplicação no contexto da interpretação da música contemporânea e da música clássica ou antiga”. Universidade de Évora.
2010 - Palestra sobre “A influência da utilização das técnicas contemporâneas de flauta na qualidade sonora e sua aplicação no contexto da interpretação da música contemporânea e da música clássica ou antiga”. Universidade de Praga (AMU).
2010 - Palestra/recital sobre “A influência da utilização das técnicas contemporâneas de flauta na qualidade sonora e sua aplicação no contexto da interpretação da música contemporânea e da música clássica ou antiga”. A palestra fez parte do ciclo de palestras e workshops internacionais “Ars musicae”. Universidade de Nitra, República Eslovaca.
2010 - Palestra sobre a “Arte de respiração e postura correcta na execução da flauta”. Escola Curso de Música Silva Monteiro, Porto.
2010 - Palestra sobre “A influência da utilização das técnicas contemporâneas de flauta na qualidade sonora e sua aplicação no contexto da interpretação da música contemporânea e da música clássica ou antiga”. Universidade de Ostrava, República Checa.
2010 - Palestra sobre “A influência da utilização das técnicas contemporâneas de flauta na qualidade sonora e sua aplicação no contexto da interpretação da música contemporânea e da música clássica ou antiga”. Escola Superior de Música de Lisboa.
2010 - Concerto/conferência “A influência da utilização das técnicas novas de flauta na qualidade sonora e sua aplicação no contexto da interpretação da música contemporânea e da música clássica ou antiga”. Escola Profissional de Música de Olomouc, República Checa.
2009 - Concerto/conferência no Congresso Internacional “Post in progresso” sobre a “A influência da utilização das técnicas novas de flauta na qualidade sonora e sua aplicação no contexto da interpretação da música contemporânea e da música clássica ou antiga”. Universidade de Aveiro.
2009 - Conferência/Debate “Música e Erotismo” no âmbito do Festival Internacional Música Viva sobre a “Sublimação na interpretação musical”, com a participação de Delfim Sardo (professor), Vasco Tavares dos Santos (psicanalista), António de Sousa Dias e Pedro Amaral (compositores) e de Maria Lúcia Lepecki (professora catedrática aposentada da Faculdade de Letras de Lisboa). CCB, Lisboa.
2009 - Conferência sobre “A influência da utilização das técnicas novas de flauta na qualidade sonora e a sua aplicação no contexto da interpretação da música contemporânea e da música clássica ou antiga”. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
2009 - Conferência sobre “A influência da utilização das técnicas novas de flauta na qualidade sonora e sua aplicação no contexto da interpretação da música contemporânea e da música clássica ou antiga”. Universidade Estadual Paulista, São Paulo.
2009 - Conferência sobre a “Música e sublimação”. Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), Porto
2008 - Conferências sobre “A influência da utilização das técnicas novas de flauta na qualidade sonora e a sua aplicação no contexto da interpretação da música contemporânea e da música clássica ou antiga”. Conservatório de Zilina, República Eslovaca.
2008 - Conferências sobre “A influência da utilização das técnicas novas de flauta na qualidade sonora e a sua aplicação no contexto da interpretação da música contemporânea e da música clássica ou antiga”. Academia Evangélica de Música de Olomouc, República Checa.
2008 - Conferências sobre “A influência da utilização das técnicas novas de flauta na qualidade sonora e a sua aplicação no contexto da interpretação da música contemporânea e da música clássica ou antiga”. Universidade de Bratislava.
2008 - Conferências sobre “A influência da utilização das técnicas novas de flauta na qualidade sonora e a sua aplicação no contexto da interpretação da música contemporânea e da música clássica ou antiga”. Conservatório de Kosice, República Eslovaca.
2006 - Conferência sobre a “Música e sublimação”. Universidade de Aveiro.
2004 - Conferência sobre “As novas técnicas para flauta”. Cursos de flauta de Brno, República Checa.
2004 - Conferência sobre “A poética das obras para flauta de A. Jolivet”. Cursos de flauta do Conservatório de Música de Teplice, República Checa.
2004 - Conferência sobre a “Utilização das novas técnicas para flauta e sua influência para a embocadura dos alunos mais novos”. Conservatório de Música de Teplice, República Checa.
2002 - Conferência sobre “As novas técnicas para flauta e sua utilização”. Simpósio “A Música sem fronteiras” em Bratislava.
1999 - Conferência sobre “As obras para flauta de A. Jolivet e seus aspectos espirituais”. Simpósio Internacional “Música e Valores Espirituais”, Kroměříž, República Checa.

Experiência na orientação
2005 - Co-orientadora de um trabalho teórico do Curso de Música Profissional no Conservatório de Teplice, República Checa.
2004 - Co-orientadora de um trabalho teórico da Licenciatura em Música na Universidade de Praga, República Checa.

Gravações
2010 - Concerto ao vivo com Marek Vrábel (órgão). Ostrava, República Checa. Televisão Checa.
2009 - Concerto ao vivo com o grupo Sond´Ar-te Electric Ensemble, Festival Música Viva. CCB, Lisboa. Antena 2.
2009 - Concerto ao vivo com o grupo Sond´Ar-te Electric Ensemble, Festival Música Viva. Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa. Antena 2.
2009 - Concerto ao vivo com o grupo Sond´Ar-te Electric Ensemble no Museu Guggenheim em Bilbao. Rádio Espanha.
2008 - Concerto ao vivo com Andrea Balesová-Mudronová (piano). Bratislava. Rádio Eslovaca.
2008 - Concerto ao vivo com o grupo Sond´Ar-te Electric Ensemble, Festival de Outono de Varsóvia. Rádio Polaca.
2006 - Concerto ao vivo com o grupo Sond´Ar-te Electric Ensemble. Lisboa. Antena 2.
2005 - Concerto ao vivo de repertório de música francesa do século XX para flauta e órgão. Igreja Luterana Principal, Viena. Rádio Austríaca (ORF1).
2003 - CD ao vivo do concerto de encerramento do Festival “Music für Ravensbrück”. Ravensbrück, Alemanha. Rádio Berlim (BRB).
2003 - Música de teatro do compositor Ivan Kurz. Praga. Rádio Checa.
2000 - Concerto ao vivo de obras de Morton Feldman. Institute of Contemporary Art London. Rádio Britânica (BBC).
1991 a 2011 - Actividade regular na Rádio e Televisão da República Eslovaca. 
1990 a 2011 - Actividade regular na Rádio e Televisão da República Checa.
1991 - Televisão de França.

Cooperação com compositores
Ângela Lopes; Álvaro Salazar; Bertrand Dubedout; Boguslaw Schaffer; Dano Matej; David Mac Mouline; Cândido Lima; Henrich Leško; Hiroyuki Saeki; Isabel Soveral; Ivan Parík; Jan Klusák; Jana Kmiťová; Jean Guillou; Jean Yvess Bosseur; João Pedro Oliveira; João Madureira; Jozef Sixta; Lukáš; Luís Tinoco; Lukás Matoušek; Marián Lejava; Martin Marek; Martin Smolka; Miguel Azguime; Michal Nejtek; Michal Rataj; Petr Eben; Petr Kotík; Petra Bachratá; Phill Niblock; Pierre Jodlowski; Sara Carvalho; Sylva Smejkalová; Virgílio Melo; e Vladimír Bokes.

Cooperação com solistas
Acordeão: Mária Mártonová-Kormanová.
Canto: Anna de Alvear; Francis Lynch; Jana Koubková; e o grupo vocal Norská Trojka.
Cimbalom:
Eniko Ginzery.
Cravo: Malgorzata Isphording; Mário Trilha; Rudolf Zelenka; e Vít Bébar.
Guitarra: Pedro Rodrigues.
Órgão: Josef Krušina; Marek Vrábel; Martin Kovařík; Mina Balissant; Zuzana Ferjenčíková; e Edite Rocha.
Piano:
Ana Telles; Andrea Mudroňová; Eleonora Škutová-Slaničková; Karol Toperczer; Marek Vrábel;
Mária Heinzová; Martin Kovařík; Michal Nejtek; e Sofia Lourenço.

Cooperação com grupos musicais
Aleph Ensemble; Early Reflections; Ensemble Neue Musik de Bratislava; Filarmonia das Beiras; Filarmonia Eslovaca; Melos-Éthos Ensemble; Mondschein Ensemble; Quarteto Moyzes; Societa Rigata; Solistas do Centro de Nova Música de Ostrava; Sond´ Ar-te Electric Ensemble; Soozvuk Ensemble; Tuning Metronome; e Veni Ensemble.

Cooperação com maestros
António Vassalo Lourenço; Bystrík Režucha; James Tuggle; Jean-Sebastien Béreau; Jurii Galatenko; Marián Lejava; Marko Hribernik; Marko Ivanovic; Pedro Amaral; Pedro Neves; Petter Sundkwist; Petr Kofron; Petr Kotík; Roman Rewakovic; e Zsolt Nagy.

Principais concertos e festivais
2011 - Concerto com Sofia Lourenço (piano) na Fundação de Serralves, Porto.
2010 - Recital a solo, Praga.
2010 - Recital com Marek Vrábel (orgão), Ostrava, República Checa.
2010 - Recital com Pedro Rodrigues (guitarra) no Festival Internacional Música Viva, Lisboa.
2010 - Recital com Edite Rocha (orgão) no Ciclo de concertos Órgão+ da Universidade de Coimbra.
2010 - Recital a solo, Olomouc, República Checa.
2010 - Concerto com o Sond’Art Electric Ensemble no Festival Internacional de Música da Póvoa do Varzim.
2010 - Concerto com o Sond’Art Electric Ensemble no Festival de Música Religiosa. Cuenca, Espanha.
2010 - Concerto com o Sond’Art Electric Ensemble no London of City Festival.
2010 - Concerto com o Sond´Ar-te Electric Ensemble em Angra do Heroísmo.
2010 - Concerto com o Sond´Ar-te Electric Ensemble em Cascais.
2010 - Concerto com o Sond´Ar-te Electric Ensemble em Lisboa.
2010 - Concerto com o Sond´Ar-te Electric Ensemble em Toulouse.
2010 - Concerto com o Sond´Ar-te Electric Ensemble em Tóquio.
2009 - Recital na Capela de Santa Catarina em S. Paulo.
2009 - Recital na sala principal da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
2009 - Concertos (dois) com o Sond´Ar-te Electric Ensemble no Théâtre Dunois, Paris.
2009 - Concertos (dois) com o Sond´Ar-te Electric Ensemble no Festival Internacional Música Viva, Lisboa.
2009 - Concerto com o Sond´Ar-te Electric Ensemble no Ciclo de concertos do Museu Guggenheim de Bilbao. 2007 - Concertos (dois) com o Sond´Ar-te Electric Ensemble no Festival Internacional Música Viva, Lisboa e Porto.
2008 - Concertos (dois) com o Sond´Ar-te Electric Ensemble no Festival Internacional Música Viva, Lisboa.
2008 - Concerto com o grupo “Trio Neue Music” no Festival “Semana da Nova Criação Eslovaca”, Bratislava.
2008 - Concerto com o Sond´Ar-te Electric Ensemble no Festival “Varsóvia Outono”, Varsóvia.
2008 - Recital com Sofia Lourenço (piano) nos Festivais de Outono da Universidade de Aveiro.
2006 - Concerto com Melos-Etos Ensemble no Festival “Varsóvia Outono”, Varsóvia.
2006 - Concerto com o “Trio Neue Music” nos Festivais de Outono da Universidade de Aveiro.
2005 - Concerto com o “Trio Neue Music” Festival “Ostrava New Music Days” Ostrava, República Checa.
2005 - Concerto com o grupo “Agon” no Festival “NEW MUSIC MARATHON”, Praga.
2005 - Concerto no Festival Internacional “Noites da Nova Música”, Bratislava.
2005 - Recital com Zuzana Ferjencíková (órgão) nos Festivais de Outono da Universidade de Aveiro.
2005 - Recital com Malgorzara Isphording (cravo) no Festival Internacional de Música Contemporânea, Cracóvia.
2005 - Recital a solo no Festival “Dias Internacionais da Música para Órgão”, Šumperk, República Checa.
2004 - Recital com Mina Balissant (órgão) no Festival Internacional de Música Contemporânea, Carcóvia.
2004 - Recital a solo e electrónica no Festival “Elektronischer Frühling”, Viena.
2003 - Recital com Marek Vrábel no Festival da Silésia, Katowice, Polónia.
2003 - Concerto no Festival Internacional de Música Contemporânea “MELOS-ÉTHOS”, Bratislava.
2003 - Concerto com o “Trio Neue Music” no Festival “Music für Ravensbrück”, Ravensbrück, Alemanha.
2003 - Recital com Eniko Ginzery (cimbalom) no Festival “Ostrava New Music Days” Ostrava, República Checa.
2002 - Concertos com os grupos “Melos - Éthos” e “Societa Rigata” no Festival “Semana da Nova Criação Eslovaca”, Bratislava.
2002 - Concerto no Festival “Music without Limits”, Bratislava.
2001 - Concertos (três) no Festival “Ostrava New Music Days” Ostrava, República Checa.
2001 - Concerto com obras de Jean Guillou no Festival Internacional de Música Contemporânea “MELOS-ÉTHOS”, Bratislava.
2001 - Concerto no Festival “Music without Limits”, Carcóvia.
2001 - Concerto no Festival “BHS”, Bratislava.
2000 - Recital com Marek Vrábel (órgão) no Festival “Dias da Cultura Checa na Holanda”, Veenendal, Holanda.
2000 - Concerto com o grupo “Soloists of New Music Centre Ostrava” no Festival do Institute of Contemporary Art London.
2000 - Concerto no Festival “Semana da Nova Criação Eslovaca”, Bratislava.
2000 - Concerto com o grupo “Veni ensemble” no Festival “NEW MUSIC MARATHON”, Praga.
2000 - Concerto no Festival Internacional “Noites da Nova Música”, Bratislava.
1999 - Concerto no Festival “Music without Limits”, Viena.
1999 - Concerto no Festival Internacional “Noites da Nova Música”, Bratislava.
1999 - Concerto com o grupo “Veni ensemble” no Festival “NEW MUSIC MARATHON”, Praga.
1999 - Recital com Marek Vrábel (órgão) no Festival Internacional “Forfest”, Kroměříž, República Checa.
1999 - Concerto no Festival Internacional de Música Contemporânea “MELOS-ÉTHOS”, Bratislava.
1998 - Concerto no Festival “Music without Limits”, Viena.
1998 - Concerto a solo com a Filarmonia Eslovaca no Festival “Semana da Nova Criação Eslovaca”, Bratislava.
1997 - Concerto no Festival Internacional de Música Contemporânea “MELOS-ÉTHOS”, Bratislava.
1996 - Concerto no Festival “Semana da Nova Criação Eslovaca”, Bratislava.
1995 - Concerto no Festival Internacional de Música Contemporânea “MELOS-ÉTHOS”, Bratislava.
1993 - Concerto no Festival Internacional de Música Contemporânea “MELOS-ÉTHOS”, Bratislava.
1991 - Concerto no Festival Internacional de Música Contemporânea “MELOS-ÉTHOS”, Bratislava.

Investigação/Research
Domínio de especialização/Research domains
Estudos em performance.

Áreas de Interesse/Interest areas
Pedagogia de flauta, Interpretação.
Grupo de investigação no INET/INET Research group
Estudos em performance.

Participação em projectos
2009 - Participação no projecto “Post-ip”. 1.º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança, Universidade Aveiro.
2007 - Participação no projecto “Criação, gravação e apresentação de obras contemporâneas”, Universidade de Aveiro.
2006 - Membro da equipa de projecto “Bridge - A ponte entre a música Eslovaca e Portuguesa”. Concertos realizados em Portugal e na República Eslovaca.
2004 - Membro da equipa de projecto “Mês mútuo checoslovaco”. Teplice, República Checa.
2004 - Coordenadora do projecto dos Cursos Internacionais de Interpretação de Música Contemporânea. Conservatório de Teplice, República Checa.
1997-2003 - Membro da equipa do projecto “A música sem fronteiras”. Bratislava.
2001 - Membro da equipa do projecto de reconstrução da Igreja de S. Vaclava. Ostrava, República Checa.
2000 - Coordenadora e dramaturga do Projecto “Música de Três Gerações”. Gravação de CD do Grupo “Societa Rigata”, Slovartmusic Records, com todas as peças em estreia mundial, Bratislava.
2000 - Coordenadora e dramaturga do projecto “Brána Nadeje”. Gravação de CD com duas peças em estreia mundial, Bratislava.
1988 - Membro da equipa do projecto “Música em Galeria”. Concerto “Rymy Rytmu v Zilach”, Dum Umeni. Ostrava, República Checa.

Actividade docente
2005-2006 - Professora de flauta do quadro do Conservatório de Teplice, República Checa. Disciplinas leccionadas: Flauta, Novas Técnicas para Flauta e Seminário de Música Contemporânea. 2003-2004 - Professora de flauta contratada do Conservatório de Teplice, República Checa. Disciplinas leccionadas: Flauta, Novas Técnicas para Flauta e Seminário de Música Contemporânea.
1991 - Professora de Flauta na Escola Profissional de Música, Ostrava, República Checa.

Publicações
Livros

Streitova, Monika, (2004) “Ad libidum”. Encontra-se em preparação a publicação.

Dissertações
Streitová, Monika, (2005) “Ad libidum”. Dissertação de doutoramento.

Artigos, textos para revistas periódicas e outros
Streitová, Monika, (2011) “Sublimação na interpretação musical”, “Sexuology” revista da Associação Eslovaca de Sexologia.
Streitová, Monika, (2011) “Vyuzití mozností aplikace zpevu pri vyuce hry na fletnu na prvnim stupni zakladnich umeleckych skol”, “Utilização da aplicação do canto na aprendizagem da flauta transversal no nível de iniciação”, livro de artigos dos Workshops Internacionais “Kontinuita premen II.”, Ed.: Departamento de Música da Universidade de Nitra, República Eslovaca.
Streitová, Monika, (2011) “A influência da utilização das técnicas contemporâneas de flauta na qualidade sonora e sua aplicação no contexto da interpretação da música contemporânea e da música clássica ou antiga”, livro de artigos dos Workshops Internacionais “Kontinuita premen II.”, Ed.: Departamento de Música da Universidade de Nitra, República Eslovaca.
Streitová, Monika, (2010) “A influência da utilização das técnicas contemporâneas de flauta na qualidade sonora e sua aplicação no contexto da interpretação da música contemporânea e da música clássica ou antiga”, livro de publicações do 1.º Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música da Universidade de Aveiro, Universidade de Aveiro.
Streitová, Monika, (2010) texto sobre o compositor Ivan Parík. Leitura ao vivo pelo compositor Juraj Vajo na Rádio Eslovaca.
Streitová, Monika, (2009) “Sublimação na interpretação musical”, Boletim do Festival Internacional Música Viva, Lisboa.
Streitová, Monika, (2009) “A influência da utilização das técnicas novas de flauta na qualidade sonora e sua aplicação no contexto da interpretação da música contemporânea e música clássica ou antiga” (manual em preparação).
Streitová, Monika, (2008) “Atempo revue”, revista on-line, Praga.
Streitová, Monika, (2004) “A liberdade na criação musical através da medula?” - Reflexão sobre a obra do filósofo Henri Bergson, “Protimluv”, revista de artes, Ostrava, República Checa.
Streitová, Monika, (2004) “O som encima de nós” - A música no cosmos, “Protimluv”, revista de artes, Ostrava, República Checa.
Streitová, Monika, (2002) “O Paraíso Perdido”, catálogo do pintor Vladimir Benda Bruntál, República Checa.
Streitova, Monika, (2002) “VY 3”, catálogo do grupo de artistas “VY 3”, Centro de Cultura e Educação de Ostrava, República Checa.
Streitová, Monika, (2001) “O instrumento musical como um fetiche”, “Protimluv”, revista de artes, Ostrava, República Checa.
Streitová, Monika, (2001) “A música nasce do horror do silêncio”, “Protimluv”, revista de artes, Ostrava, República Checa.
Streitová, Monika, (2000) “Toco no Instrumento Musical como Ritual”, “Protimluv”, revista de artes, Ostrava, República Checa.
Streitova, Monika, (1999) “As Obras para Flauta de A. Jolivet e Seus Aspectos Espirituais”, boletim do Simpósio Internacional Teórico “Hudba a duchovni hodnoty”, Kromeriz, República Checa.
Streitova, Monika, (1997) “Caminhos de Fé”, Revista “Listy”, Ostrava, República Checa.
Streitová, Monika, (1993) texto para CD “Krajina A” do compositor Robert Gasparik, Bratislava.

Discografia/Discography
A solo e duo
João Pedro Oliveira, (2010) “Entre o ar e a perfeição” para flauta, piano e electrónica. CD de perfil de autor.
Isabel Soveral, (2010) “Mémories d´ automne”. Interpretação da obra para flauta baixo “Quadro IIIb” em estreia mundial. CD de perfil de autora.
Streitová, Monika, (1996) “Noční obrazy”, CD do compositor Jiří Taufer, obras de câmara para flauta e guitarra, incluindo três estreias mundiais. Rádio Checa de Ostrava, República Checa.
Streitová, Monika, (2000) “Brána naděje”, Obras para flauta e órgão, incluindo duas estreias mundiais. Arcebispado de Olomouc, República Checa.
Streitová, Monika, (2007) “Luminiscence”, CD de Monika Duarte Streitová. Interpretação de obras de vários compositores, incluindo quatro estreias musicais. Slovart Music, Bratislava.
Streitová, Monika, (2008), “Dual”, CD de Monika Duarte Streitová e de Sofia Lourenço (piano). Interpretação de obras de compositores portugueses, checos e eslovacos, incluindo cinco estreias mundiais, Phonedition, Porto.
Streitová, Monika, (2008), “Vozes de aço”, CD de Monika Streitová. Intrepretação da obra de Petra Bachratá. A gravação faz parte do livro de fotografias de Jindrich Streit “Vítkovice”, Kant, Praga.

Em preparação
Bachratá, Petra, (2011) CD de perfil da compositora. Peças gravadas em estreia mundial.
Helebrant, Pavel, (2011) CD com obras para flauta solo do compositor. Peças gravadas em estreia mundial.
Rodil, Antonio, (2011) sonatas para flauta e cravo. Peças gravadas em estreia mundial.
Streitová, Monika, (2011) “Moonicall” CD de música electroacústica para flauta.
Streitová, Monika, (2011) “Ad Matai” CD de obras para flauta e órgão.

Com grupos musicais
“Sond´Ar-te Electric Ensemble” (2009), CD com composições gravadas em estreia mundial dos compositores portugueses Miguel Azguime: “Derrière Son Double”; Pedro M. Rocha: “To a World free from Religions”; Joăo Pedro Oliveira: “Timshel”, Miso records, Lisboa.
“Música contemporânea” (2008), CD de compositores portugueses, com a participação do grupo Trio Neue Music, com estreia mundial da obra “Mystic garden” da compositora Petra Bachratá. Numérica, Porto.
"ticho buď" (2007), CD ao vivo de compositores checos com a participação do grupo “SOOZVUK Ensemble”, na peça Music for 5 do grupo do compositor František Chaloupka, HIS Voice 2007, n.º. 6, Praga.
Melos - Éthos ensemble (2006), “Slovaks for the Warsaw Autumn”, CD ao vivo de concerto no Festival International de Música Contemporânea “Varsavian Outono”, Hudobný fond, Bratislava.
Lejava, Marián, (2006) “Chant d’ Amour”, CD de música do compositor, Mediálny institút, Bratislava.
Trio Neue Music, (2003) “Music für Ravensbrück”, CD ao vivo do concerto de encerramento do Festival
“Music für Ravensbrück”, BRB Berlin Alemanha.
Gasparík, Robert, (2002) “Under My Sun”, interpretação da obra Krajina A, op.33, pelo Quinteto feminino de sopros da Universidade de Bratislava, RG MEGA, Bratislava.
Bachratá, Petra, (2001) “Aberationen”, CD de música da compositora Petra Bachratá, Ekolio, Bratislava.
Societa Rigata, (2001) “Seven Through Five”, CD de música de câmara do grupo Societa Rigata de compositores eslovacos de três gerações, com peças gravadas em estreia mundial, Slovart Music, Bratislava.
Societa Rigata, (1998) “Societa Rigata”, CD de música de câmara, grupo Societa Rigata, para flauta, oboé e fagote, com repertório representativo de todas as épocas musicais, incluindo duas obras gravadas em estreia mundial, Rádio de Bratislava.
Bezák, Jan, (1993) “Tisíc dôvodov”, CD de obras do compositor, Cantate. Bratislava.
Lesko, Henrich, (1992) “Ninana”, CD de obras do compositor, Rádio Eslovaca.

Em preparação
Sond´Ar-te Electric Ensemble, (2011) CD de perfil do grupo. Peças gravadas em estreia mundial.
Carvalho, Sara, (2010) CD de obras da compositora, interpretação da composição “Motion machines”, Trio Neue Music.
Filmografia
Concerto de flauta e órgão de Monika Streitová e Marek Vrábel (2010), produção da Televisão Checa.
Macharácek, Ivo, “Ticho fletny”, “O Silêncio da flauta” (2000), produção da Televisão Checa em Ostrava, República Checa.
Macharácek, Ivo, (1999) “Salon”, “Retrato de Monika Streitova”, produção da Televisão Checa em Ostrava, República Checa.

Em preparação
Filme sobre a vida de Monika Duarte Streitová em Portugal. Produção da Televisão Checa.

Participação em outros filmes
Kocak Vit, (1992) “Jindrich Streit”. Participação como flautista. Produção da Televisão Checa, Brno, República Checa.
Spata, Jan, (1990) “Mezi svetlem a tmou” “Entre a Luz e a Escuridão”. Participação como flautista no documentário sobre a vida e a obra fotográfica de Jindrich Streit. Produção da Televisão Checa.
Gerza, Peter, (1989) “Vyhasinanie do svetla”. Participação como flautista no documentário sobre a vida e obra fotográfica de Jindrich Streit. Produção da Televisão Eslovaca, Bratislava.

Outros aspectos relevantes
1991 - 2011 – Interpretação de mais de 130 composições em estreia mundial.
2010 - Arguente principal de júri de mestrado na Universidade de Aveiro.
2008 - Arguente principal de júri de mestrado na Universidade de Aveiro.
2007 - Flautista convidada da Filarmonia das Beiras, Aveiro.
2005 - Membro do grupo “Melos-Éthos”, Bratislava.
2004-2006 - Membro do grupo de música contemporânea “Early Reflections”, Praga.
2004 - Fundadora da disciplina de “Novas técnicas para flauta” e autora do seu programa no Conservatório de Teplice, República Checa.
2004-2005 - Convidada para o grupo de Música Antiga “Colegium musica antiqua Teplice”, Teplice, República Checa.
2004 - Membro do júri do concurso de interpretação musical dos conservatórios da República Checa, organizado pelo Conservatório de Teplice, República Checa.
2004 - Fundadora dos cursos internacionais de interpretação de música contemporânea de Teplice, República Checa.
2004 - Membro do júri do concurso YAMAHA STIPENDIUM, Conservatório de Teplice, República Checa.
2004 - Fundadora da disciplina de Novas Técnicas para Flauta e autora do seu programa no Conservatório de Teplice, República Checa.
2003-2007 - Membro do grupo de música contemporânea “Mondschein-ensemble”, Praga.
2003-2004 - Membro do grupo “Tunings Metronome”, Praga.
2003 - Fundadora do “Duo Kontrast”, Praga.
2000-2002 - Membro do grupo de música e poesia “Norská Trojka”, Ostrava, República Checa.
2000-2007 - Membro do grupo “Soloists of the Ostrava Music Centre”, Ostrava, República Checa.
2000-2007 - Membro da “Associação Internacional de Música Contemporânea – ISCM”, Bratislava.
2000-2007 - Membro da “Associação dos Artistas e Cientistas Checos”, Praga.
2000 - Membro do projecto “Modra z neba”, ”O Azul dos Ceús”, realizado pelo grupo “Appendix consort”, Bratislava.
1999 - Primeira flautista da Orquestra de Câmara de Olomouc no concerto no Festival Internacional Bratislavské hudobné slávnosti, Bratislava.
1998-2007 - Membro do projecto internacional “Música sem fronteiras”, Bratislava.
1997 - Co-fundadora do grupo de música contemporânea “Jonathan Livingstone”, Bratislava.
1996 - Colaboração com estudantes do ensino secundário no serão de poesia de Monika Streitova, Stenberk, República Checa.
1993-2003 - Membro do grupo “Veni Ensemble”, Bratislava.
1992 - Co-fundadora do grupo de música contemporânea “Societa Rigata”, Bratislava.
1991 - Professora de flauta na Escola Profissional de Música, Ostrava, República Checa.

Bibliografia
Léxicos
Čižík, Vladimír: Slovník slovenského koncertného umenia I. (Bratislava 2002, s. 153-154, heslo Marek Vrábel).
Palkovič, Ján (redakce): Slovník slovenského koncertného umenia III (Bratislava 2005, s. 158-161).

Artigos sobre Monika Streitová
Petr Kovár: Flauta do zlata odená. Nás Region de 4 de Novembro de 2010. República Checa.
http://fu.osu.cz/kdn/index.php?id=7636
http://www.atemporevue.cz/?go=kritiky&det=101010-sond_ar-te_electric_ensemble_lisabon&show=1
http://ipsilon.publico.pt/musica/texto.aspx?id=266017
“Flauta e piano em concerto”, Diário de Aveiro de 29. 10. 2008.
“Obras sacras interpretadas no Museu de Aveiro”, Diário de Aveiro de 26. 7. 2008.
“Uma proposta musical inovadora”, Diário das Beiras, Coimbra, de 10. 4. 2008.
Listopad, Jorge, texto para o CD “Dual” de M. Streitová a S. Lourenço.
“Flautista Checa Monika Duarte Streitová lança álbum”, Salinas Magazine, Aveiro, de 14. 2. 2008.
“Flautista Checa edita disco com o apoio da UA”, Diário de Aveiro de 19. 2. 2008.
“Monika Duarte Štreitová lança álbum”, Correio do Vouga de 27. 2. 2008.
Listopad, Jorge, “Da música viva 2007 até ao vampiro suíço”, Jornal de Letras de 26. 9. 2007.
“Concerto de Flauta Transversal e Piano” Correio de Fafe de 20. 6. 2007.
Zagar, Peter; Marián Lejava: Chant d´Amour (Hudobný život 39, 2007, č. 9, s. 35).
“Grupo da Eslováquia actua em Santa Joana”, Diário de Aveiro de 28.10. 2006.
“Reciatal de órgão e flauta”, Diário de Aveiro de 28.10. 2005.
Michal Trnka: Útek zo Slovenska-útek z raja (kritika na recitál v Galerii Švestka, HIS Voice 2003, č. 3, s. 23).
Mrázek, Miroslav: Katedrálu rozezněly varhany a flétna (Plzeňský deník 11, č. 172, 26. 7. 2002, s. 21).
Mo.Fa: Koncert komornej hudby ve znamení rovnováhy (Bratislava mesto, 12.6. 2002).
Šuška, Pavol: Bokesovský koncert v Mirbachu (Hudobný život 34, 2002, č. 2, s.19).
Dohnalová, Lýdia: Brána naděje (Hudobný život 33, 2001, č. 9, s.49).
Martináková, Zuzana: Nová slovenská hudba (Hudobný život 32, 2000, č. 12, s.18).
Macháček, Jiří: Koncert uvedl díla silné duchovní výpovědi (Mladá fronta dnes 11. 10. 2000, s. 4).
Dohnalová, Lýdia: Monika Štreitová-Popelářová (Hudobný život 32, 2000, č. 10, s. 4-5).
Chalupka, Ľubomír: Pohľad druhý na festival Melos-Étos (Hudobný život 31, 1999, č. 12, s. 17).
--: Kaleidoskop (Hudobný život 31, 1999, č. 12, s. 51).

Prémios e distinções
2006 - O CD “Luminiscencia”, gravado a solo, recebeu a mais elevada menção por parte da crítica da Rádio 2, Praga.
1996 - Prémio de distinção pela representação da Universidade de Bratislava em concertos e pela classificação de excelente no mestrado.
1982 - Prémio de distinção no Concurso “Crianças, Paz e Arte”, Praga.

Estreias mundiais

Compositores Eslovacos

Bachratá, Petra: Dychové trio (1995);
Ontogenesis (1999);
X-treme (2002);
Distantia (2000); Luminiscencia (2001);
Luminiscencia II (2006); 
Mystic garden (2007);
Vozes de aço (2008).
Berger, Roman:
Korczak in memoriam (2001);
Ex Abrupto (2008).
Bernáth, Lubos: Metáfazy pro flétnu a klavír (2000); Achnatonov sen pro flétnu, akordeon a klavír (2006).
Bokes, Vladimír: Kadencia (1995); Divertimento op. 72 (2002); Capriccio pro flétnu a klavír (1998); Sonatina pro basovou fletnu (2008); Remembering to…op.78 (2005).
Dubovský, Rastislav: Dychový kvartet (1996); Duo pro flétnu, klarinet a klavír (1997).
Gahér, Josef: Dve meditácie (2008).
Gasparík, Robert:
Krajina A pro dychové kvinteto (1993);
Cervonozky (1997);
Taladonga pró flétnu, triangl a klavír (1996);
Vetrenie (1996);
Zorenie (1992);
Tri grácie op.39 (1995-1997);
Malá vodná básen pró flétnu a hoboj (1994);
Neznámy priestor c.3 pro fletnu, hoboj, fagot, syntetizer a klavir (1995); Neznámy priestor c.4 pro flétnu, klarinet, hoboj, fagot a klavír (1998);
Zblúdená stolička pro flétnu a klavír (1996); Barová stolička, modrý tieň pro flétnu a klavír (1996);
Bratislavské poviedky I.-IX., op. 36 pro fletnu a bicí (1992-1995);
Menetekel pro flétnu, triangle a syntetizér (1993);
Tak pod´ pro flétnu, bicí a syntetizér
V dierach casu pro flétnu, bicí a syntetizér (1994);
Komozice pro dve flétny, klavír a syntetizér (1994); Rozmarná cesta pró flétnu, hoboj, fagot, triangl a klavír (1996);
Tichý kút pro osamelú dusu pró flétnu, hoboj, syntetizer a bicí (1994);
Krídlenie pro flétnu, housle, violu a violoncello (1999).
Haluska, Milan: Dychový kvintet (1992); Dychový kvartet (1999); Sonáta pro flétnu a harfu (2000); Hanák Mojmír:
Piesne na texty J. Hviezdoslava (1996);
Ticho pro flétnu a orchestra (1998);
Hatrik Juraj: Requiem za Irisku (1998).
Irschai, Jevgeni: Acoustic accent (2005).
Kmitová, Jana: Flauto solo (1995);
Flauto solo II. (1996); Briefenenfange an Ursus (2005);
Dych (2003) Rozlúcka (2005), Aveiro; Krák Egon:Tiene (1997).
Lejava, Marian: 5 bagatel (2000); Moonicall (2002); an autumn wan (notturno no. 1), (2000); seven through five (notturno no. 3/ encore no. 1), (2000); Flat lands and plains (2005); Venis´marching on (2002).
Papanenzová, Lúcia: Sonet 1 (2000);
Sonet 2 (2001).
Paprcka, Pavol:
Simulacrum pro flétnu, violu a klavír (2001).
Parík, Ivan:
Meditácia nad textami Jacoppone da Todi (1998).
Rudolf, Robert:
Carta para Sigmund Freud (2008).
Salamon Cekovská, L´ubica:
Brownov pohyb (1997);
Sixta Jozef:
Hudba pro flautu, hoboj, marimbu, vibrafona sntetizér (1994).
Steinecker, Anton:
Notturno pro solovou flétnu (1992).
Vajo, Juraj:
Bez názvu pro flétnu, hoboj a klarinet (1995);
Duo pro fletnu a fagot (1996);
Duo pro fletnu a kontrabas (1997);
Hudba pre M a M pro flétnu a akordeon (2002);
Nottorno pro flétnu, violoncello a klavír (2002);
Kvarteto pro flétnu, violu, violoncello a klavír (2003);
Meditácia pro flétnu a klavír (2008).

Compositores Franceses
Bosseur, Jean Yves:
Atem pro flétnu a cimbál (2003).

Compositores Checos
Chaloupka, Frantisek: Music for 5 (2004).
Dusek Jan: Scherzo-sonáta (2004).
Marek, Martin: Borin (2005).
Smejkalová, Sylva: Kuchyn (2004); Orch-idée (2003).
Smolka, Martin: Adelheid (2004)
Rataj, Michal: Elementary Me (2010); Wonderland. End. (2010).
Taufer, Jirí: Bílý kun (1996); Sen (1996); Slavnost vody (1996).

Compositores Espanhóis
Paul, Abel: Linea de vacio (2010).

Compositores Americanos
Alessandrini, Patrícia: Arrangement in Gray and Black (2010).

Compositores Brasileiros
Menezes, Flo: O farfalhar das folhas (2010).

Compositores Portugueses
Azguime, Miguel: O Mestre Gato (2009); (Ths)inking Survival Kit (2010).
Carvalho, Sara: Motion machines (2006); Begin at the beginning and go on till you come to the end: then stop (2010).
Cutileiro, Tiago: O Silêncio a Somar-se ao Silêncio (2010).
Ferreira, José Luís: Avant (2010).
Ka´Mi: Sonderart des Kreisens (2010). Estreia mundial na Póvoa do Varzim.
Lopes, Filip: Partitura gerada em tempo real com base no software ODAIKO (2010).
Lopez, Ângela:
Dual (2007).
Oliveira, João Pedro:
Timshel (2007);
Entre o ar e a perfeição (2009).
Raposo, Rodrigo: Free Will (2010).
Rua, Vitor: The mechanical bride (2010).
Salazar, Álvaro:
Palimpsestos (2007).
Silva, Igor C.: Filip Book (2010).
Soveral, Isabel:
Mémories d´ automne; Quadro IIIb para flauta baixo (2008); Le Navigateur du Soleil (2010).
Compositores Japoneses
Kadowaki, Osamu: Scape (2010). Matsuo, Masataka: A Double Fiber of Resonance (2010).
Kamachi, Ai: A Fairy Cicle (2010).
Saeki, Hyroyuki: Le paradis embouteilé (2010).

Compositores Polacos
Ryszard, Osada: Metamorfoses (2008).

Obras colectivas internacionais
Cadavre Exquis Musical I (2010): Ângela Lopes, António Chagas Rosa, António de Sousa Dias, António Pinho Vargas, Bruno Gabirro, Cândido Lima, Carlos Caires, Christopher Bochmann, Clotilde Rosa, Isabel Soveral, Ivan Moody, João Madureira, João Pedro Oliveira, José Luís Ferreira, Luís Tinoco, Miguel Azguime, Patrícia Sucena de Almeida, Paula Azguime, Paulo Brandão, Paulo Ferreira-Lopes, Pedro Amaral, Pedro M. Rocha, Tiago Cutileiro e Vasco Mendonça.
Cadavre Exquis Musical II (2110): Bertrand Dubedout, Carlos Azevedo, Clarence Barlow, Claude Ledoux, Daniel Schvetz, Emanuel Frazão, Isabel Pires, Ivo Nilsson, Jesus Villa-Rojo, John McLachlan, Jonathan Harvey, José Eduardo Rocha, Leilei Tian, Masataka Matsuo, Michael Blake, Paula Azguime, Peter Swinnen, Philippe Leroux, Ricardo Ribeiro, Sara Carvalho, Takayuki Rai, Zuriñe Gerenabarrena. Estreia mundial em Cascais.

Perfiles e informações na internet
http://www.hc.sk/src/interpret.php?lg=sk&oid=699
http://www.ua.pt/fjjm/Pageimage.aspx?id=8521
http://www.forfest.cz/forfest/print/Dalsi/b08
http://www.mic.pt/cimcp/ingl/presentation.html?/cimcp/dispatcher?where=1&what=2&show=0&interprete_id=292&lang=EN.htm
http://naoutramargemeuropacds.blogspot.com/2008/08/dual.html
http://www.creemaginet.com/sajt/2nd-sond-ar-te-composition-competition-2009
http://blog.joseeduardomartins.com/2008/04/25/cds-relevantes/
http://www.fphil.uniba.sk/uploads/media/musicus_2005-2006_01.pdf
http://www.festivalspace.sk/interpreti.html
http://www.ceskyhudebnislovnik.cz/slovnik/index.php?option=com_mdictionary&action=record_detail&id=1003405
http://www.musica.cz/streitova/index.htm