Nome/Name
Pedro de Paiva Boléo Duarte Rodrigues

Contacto profissional/ Professional Contact
Endereço/ Address
Av. Berna 26C 1069-061
Telefone/ Phone
217279298
Email
pedroboleo@yahoo.com
 
Filiação institucional
INET-MD
 
Categoria ou actividade/ Activity
Bolseiro de Investigação projecto “À escuta das imagens em movimento”
 
Formação Académica/ Education
1994 4º grau do curso geral de piano Instituto Gregoriano de Lisboa
1998. Licenciatura Ciências Musicais. Universidade Nova de Lisboa (FCSH).
2002 8º grau do curso geral de violoncelo Escola de Música do Conservatório Nacional
2004. 3º grau do curso de viola da gamba Escola de Música do Conservatório Nacional
 
Investigação/ Research; Domínio de especialização/Research Domains
História da Música (século XX), Estética musical; Estudos sobre música e cinema;
 
Áreas de Interesse/ Interest Áreas
Música e cinema; Relação entre as artes; Música contemporânea
 
Grupo de Investigação no INET/ INET Research Groups
Estudos Culturais em Música Erudita Ocidental

 

Actividade Profissional/ Professional Activities

Crítica musical (jornal Público, desde 2006); Tradução e legendagem de filmes para a Cinemateca Portuguesa (2006-2010);
 
Publicações / Publications

Capítulos de livros / Chapters in books
Arte e Música – iconografia musical na pintura do séc. XV ao séc. XX , Maria Helena Ferraz Trindade (ed.), Lisboa, Museu da Música / Instituto Português dos Museus, 1999 (Colaboração do CESEM , no âmbito do projecto apoiado pelo programa Praxis XXI).
 
«O Orientalismo na Música»,
in O Orientalismo em Portugal. (Séculos XVI- XX), Mário Vieira de Carvalho (coord.), Teresa Cascudo, Isabel Novais Gonçalves, Sérgio Marques, Pedro Boléo Rodrigues, Luis de Sousa, Bárbara Villalobos - Catálogo da exposição, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos/Câmara Municipal do Porto/Edições Inapa, Lisboa, 1999.
 
Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings
«Adorno à procura de Wagner: música, fantasmagoria e fetichismo», in Expression, Truth and Authenticity: On Adorno's Theory of Music and Musical Performance, Mário Vieira de Carvalho (org.), Edições Colibri / Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Lisboa, 2009 (Textos do encontro internacional com o mesmo título em Novembro de 2003).
 
«Contra os brandos ouvidos: escutar Jorge Peixinho no cinema», comunicação no simpósio internacional
Jorge Peixinho: Mémoires... Miroirs, edição do CESEM. (no prelo)
 
Dissertações / Thesis
Dissertação de doutoramento (em preparação): “Música e montagem”, orientação do prof. Manuel Deniz Silva
 
Outras publicações / Other Publications

«Alarme de incêndio (leitura de uma leitura de um texto de Walter Benjamin)»,
in Combate, Abril de 2004.
 
«Ernst Bloch: música/ esperança/ revolução»,
in Combate, Setembro de 2005.
 
«Notas soltas sobre a cultura e os modos de a virar do avesso»,
in jornal PREC – Põe, rapa, empurra, cai, número zero, Novembro de 2005.
 
«Ainda se ouve esse assobio?: diálogo descomprometido sobre a canção política»,
in jornal PREC – Põe, rapa, empurra, cai, número zero, Novembro de 2005.
 
«9 ideias discutíveis a partir do filme
À flor da pele, de Catarina Mourão», publicação para o Doc's Kingdom em Junho de 2006.
 
«"The show must go on"?: Entre a arte como produção emancipadora e a lubrificante cultura»,
in jornal PREC – Pensa, rosna, estica, corta, nº 1, Outubro de 2006.
 
«Músicas contra músicas: que é da crítica musical hoje?»
, in Artistas Unidos – revista, n.º 20, Dezembro de 2007.
 
«O tempo das cerejas: algumas anotações sobre música e revolução»,
in revista Vírus, nº 4, Agosto/ Setembro de 2008 (com Manuel Deniz Silva).
 
Comunicações em colóquios / Papers in Conferences

«Adorno à procura de Wagner: música, fantasmagoria e fetichismo» - intervenção no simpósio internacional
Expressão, Verdade e Autenticidade: Sobre a Teoria da Música e da Interpretação Musical de Adorno, coordenado por Mário Vieira de Carvalho, UNL/FCSH/CESEM, Lisboa, 28 e 29 de Novembro 2003.
 
«"O moderno é de sempre"? - Fragmentação, montagem e música», comunicação no congresso internacional
O Artista como Intelectual. No Centenário de Fernando Lopes-Graça, coordenado por Teresa Cascudo, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS XX),Universidade de Coimbra, 25-29 de Abril 2006.
 
«Contra os brandos ouvidos: escutar Jorge Peixinho no cinema», comunicação no simpósio internacional
Jorge Peixinho: Mémoires... Miroirs, organizado pelo CESEM, Lisboa (Culturgest), 8 e 9 de Outubro 2010
 
«“O homem futuro terá sentidos novos” - Louise Michel e Bertold Brecht no tsunami Al gran sole carico d’amore», comunicação no simpósio internacional Luigi Nono’s stage conceptions, poets & architects, organizado pelo CESEM Lisboa (Culturgest), 23 a 25 de Novembro 2010
 
Outros colóquios e debates
Participação no debate/colóquio
Arte & Mercadoria a partir do texto «O autor enquanto produtor» de Walter Benjamin, organizado pela UNIPOP, Lisboa, Teatro Maria Matos, 4 de Maio 2010.
 
Participação na mesa-redonda «A quem serve a crítica?», no
Fórum Crítica - crítica musical: passado, presente e futuro, organizado por Cristina Fernandes, integrado na 15ª edição do Festival Primavera Musical, Castelo Branco, 23 e 24 de Maio 2010.
 
“Walter Benjamin” – seminário do Curso de Pensamento Crítico Contemporâneo – Estética & Política, organizado pela UNIPOP / Fábrica Braço de Prata, 15 de Maio 2010.
 
“Crítica musical, para que serve?” – Debate organizado por Pedro Boléo, Pedro Nunes e Cristina Fernandes,  INET-MD, 18 de Maio.
 
 
Outras actividades
 
Teatro
 Música e participação no espectáculo Casas, de Miguel Castro Caldas, levado à cena pelo Teatroàparte (enc. Gonçalo Amorim), com apresentações em Lisboa (Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro), em Novembro 2008.
 
Pesquisa, recolha musical, tradução das canções (com João Paulo Esteves da Silva), e participação no espectáculo A Mãe, de Bertolt Brecht, encenado por Gonçalo Amorim, com apresentações em: Lisboa (Culturgest), Portimão (Teatro Municipal) e Guimarães (Centro Cultural Vila Flor), em Março e Abril 2009.
 
Música
Colaboração (violoncelo e piano) com o grupo musical Lemur 
CD:
Lemur (CD 2005) e Lemur (EP 2006)
 
Criação, com Diana Dionísio, de canções e realização de dezenas de espectáculos de leituras e músicas (Pedro e Diana)
CD:
Os dois lados da cassete (CD 2004)
Liberdade não é dada (CD 2006)
Nop lá! (CD 2007)
A rocha grande o atalho (CD 2009)