Pedro Almeida
Nome/Name
Pedro Manuel dos Santos Faria de Almeida

Contacto profissional/Professional Contact
Endereço/Address
Complexo Residencial Universitário, Bloco A1, Quarto 4 – Campus Universitário de Santiago – 3810-193 Aveiro

Telefone/Phone

E-mail
pedro.almeida@ua.pt / aquijazz@gmail.com

Filiação institucional/Institutional Affiliation
Universidade de Aveiro

Categoria ou actividade/Activity
Doutorando

Formação Académica/Education
2005, Licenciatura em Ensino de Música – Variante de Composição, Universidade de Aveiro
2006-, Frequência do programa de doutoramento em Música da Universidade de Aveiro, especialidade Etnomusicologia – Popular Music

Actividade Académica e Profissional/Academic Position, Professional Activities
2007-2010, Pianista, cantor e co-arranjador do “Bim Bom Duo”, dedicado à música de João Gilberto, em parceria com o guitarrista Fernando Pires de Lima (website: www.myspace.com/bimbomduo). Apresentações: Porto (Clube Literário do Porto, Escola Jazz ao Norte), Aveiro (Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro) e Coimbra (Oficina Municipal do Teatro);
2004-2006, Pianista, compositor e co-arranjador do concerto a dois pianos “Nós Dois, o Jazz e Tudo o Resto” (2004-2006), assinado em parceria com Luís Figueiredo e composto maioritariamente por música original de ambos. Apresentações: Festival Internacional de Música do Séc. XX e XXI do Alentejo (Évora, Arraiolos), Festival Internacional de Música do Alto Minho (Vila Praia de Âncora), Festival Internacional de Música do Ribatejo (Santarém, Coruche, Tomar, Golegã), Estaleiro Teatral (Aveiro), Conservatório de Música Calouste Gulbenkian (Braga), entre outros;
2000-2005, Pianista, compositor e co-arranjador no concerto multimédia “Bach2Cage” (2000-2005), com direcção artística de Paulo Maria Rodrigues e produção do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Apresentações diversas em Aveiro, Santa Maria da Feira, Lisboa, Coimbra, Ovar, Oliveira de Azeméis, Matosinhos, entre outros locais.

Investigação

Domínio de Especialização/Research Domains
Música – Etnomusicologia – Popular Music

Áreas de Interesse/Interest Areas
Composição, Performance, Música Popular Brasileira, Popular Music, Canções, Jazz

Grupo de Investigação no INET/INET Research Groups
Etnomusicologia / Estudos em Música Popular (Universidade de Aveiro)

Projectos que orientou ou em que participou no INET/Projects within INET-MD
-

Projectos em que participou (noutras instituições)/Participation in research projects within other institutions
Em 2004 e 2005 colaborou como investigador no projecto “Velhas Palavras / Novas Leituras”, uma iniciativa da Associação de Municípios de Entre Douro e Vouga, cujo objectivo foi a realização da pesquisa etnomusicológica de cinco concelhos – Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Arouca, Vale de Cambra e Santa Maria da Feira – culminando com a produção de cinco CDs e cinco DVDs, com edição da TRADISOM. Este projecto foi coordenado pela Professora Doutora Susana Sardo e pelo Professor Jorge Castro Ribeiro e realizado na Universidade de Aveiro
Em 2010 colaborou como investigador no projecto “Os Mensageiros do Jazz”, dedicado aos divulgadores do Jazz em Portugal, e realizado no âmbito do INET-md e do Centro de Estudos de Jazz da Universidade de Aveiro, sob a coordenação da Professora Doutora Susana Sardo

Actividade Docente e Profissional/Academic Positions and Professional Activities
Julho de 2010, “A improvisação como base para actividades composicionais” – Formação em Contexto de Trabalho, Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e Teclas, Conservatório de Música da Jobra
Ano lectivo de 2008/2009, “Tecnologia Educativa em Música” (módulo de Sibelius), Programa de Profissionalização em Serviço, Universidade de Aveiro
Ano lectivo de 2007/2008, “Análise Teoria e Criação Musical A”, “Análise, Teoria e Criação Musical B”, “Formação Auditiva A”, “Formação Auditiva B”, Licenciatura em Música, Universidade de Aveiro
Ano Lectivo de 2006/2007, “Tecnologia Educativa em Música” (módulo de Sibelius), Programa de Profissionalização em Serviço, Universidade de Aveiro
Anos lectivos de 2005/2006 e 2006/2007, “Análise e Técnicas de Composição”, Curso Complementar da Academia de Música de Espinho
Anos lectivos de 2005/2006 e 2006/2007, “Análise e Técnicas de Composição”, Curso Complementar do Fórum Cultural de Gulpilhares
Ano lectivo de 2004/2005, “Análise e Técnicas de Composição”, “Classe de Conjunto – Improvisação e Criação Musical”, Curso Básico e Complementar do Conservatório de Música de Coimbra (Estágio Curricular)

Publicações/Publications
BASTOS, Olinda (2007), Cantai as Maravilhas do Senhor: Música Litúrgica para Coro Misto e Órgão. Edição de autor. (Participação enquanto arranjador de obras editadas no livro)
SARDO, Susana; RIBEIRO, Jorge Castro; LOUROSA, Helena; e ALMEIDA, Pedro (2006), Vol. Oliveira de Azeméis, in SARDO, Susana; RIBEIRO, Jorge Castro (coord.), Velhas Palavras, Novas Leituras – Poesia Popular e Melodias da Região do Entre Douro e Vouga, Tradisom
ALMEIDA, Pedro (2006), “In Rota”, in
Electronic Music, vol. III: Música Viva Competition Prize Winners – 2004, 2005, 2006, MisoRecords.

Comunicações/Papers in Conferences
ALMEIDA, Pedro, Influências da Música Popular Brasileira na Produção Musical Portuguesa, X Congresso da SIBE, Salamanca, Março de 2008 (poster).
ALMEIDA, Pedro,
À Solta, num Bilhete de Ida e Volta – A Música Popular Brasileira na Obra de Músicos Portugueses: O Caso de Sérgio Godinho, Performa, Universidade de Aveiro, Maio de 2009.
ALMEIDA, Pedro,
“Se Você Insiste em Classificar” – o Problema de (In)definição da “Música Popular Brasileira”, Post-ip – Post in Progress, 1.º Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança, Universidade de Aveiro, Dezembro de 2009.

Outros Elementos que considere importantes/Other Activities
Bolsa de Doutoramento, atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2006.
1.º Prémio no 6.º Concurso Internacional de Composição Electroacústica “Música Viva 2005”, pela peça
In Rota, 2005.
Prémio Universidade de Aveiro (melhor aluno do 1.º ano), respeitante ao ano lectivo de 2000/2001
1.º Prémio no Concurso de Composição integrado nas Jornadas Nova Música – Aveiro 2000, pela peça
Três Velhas, 2000.