Pasted Graphic

Nome/ Name:
Pedro Miguel Félix Rodrigues


Contacto profissional/ Professional Contact
Endereço/ Address

Instituto de Etnomusicologia
FCSH/ UNL
Av. Berna, 26 C
1050 Lisboa


Telefone/ Phone
:
(+351) 91 406 46 40

e-mails:
pfelix@fcsh.unl.pt // lx.felix@gmail.com

Formação Académica/ Education:
- 2012 Candidato ao doutoramento em Antropologia (ramo Produção, Trabalho e Consumo) com a tese “Ai se ele cai. Uma etnografia da prática do grupo Xutos & Pontapés”
- 
1997. Licenciatura em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com tese “A cantiga é uma Arma” sobre a noção de objecto nas ciências sociais.

Actividade académica e profissional / Academic and professional activities
- Instituto de Etnomusicologia (FCSH-UNL)
- Museu do Fado (EGEAC/ CML)
- 
Centro de Estudos Etnográficos Portugueses (FCSH-UNL) (até 2007)
- Fundação Mário Soares (1998-1999)
- Representação do Instituto de Etnomusicologia na Comissão de instalação do centro histórico e documental do INATEL, (em parceria com a Fundação Mário Soares, Instituto Português de Museus - Arquivo Nacional de Fotografia e INATEL), para o sector dos registos sonoros (1999-2000)
- 
Associação Portuguesa de Ciências Musicais (1999 - 2006)

Investigação/Research Projects:
- desde 2004 “Candidatura do Fado a Categoria de Património Intangível da Humanidade – UNESCO" (juntamente com Museu do Fado)
- 2011-2013 – programa de digitalização de fonogramas históricos de fado. (parceria FCSH_UNL/ Museu do Fado)
- 2004-2007 “O Fado no Século XX: uma abrodagem multidisciplinar ao património cultural intangível português” (POCTI/EAT/60614/2004)

Actividade docente /Teaching activity:
- (desde 2011-2012) leccionação da cadeira de Etnomuiscologia: Práticas de terreno
- (desde 2010-2011) leccionação da cadeira de Etnomusicologia 3 (Métodos e técnicas) na licenciatura em Ciências Musicais (FCSH-UNL)
- 
2011 – 2012 leccionação da cadeira de Práticas rurais do curso de pós-graduação em Estudos de Música Popular, FCSH-UNL
- (2007-8, 2010 - 2011) leccionação da cadeira de Etnomusicologia, Métodos e Técnicas, do curso de Pós-graduação em Estudos de Música Popular, FCSH-UNL
- 

(desde 2006) conferencista convidado da Disciplina Novas Tendências da Investigação, Departamento de Música e Artes – Universidade de Aveiro
- (desde 1998) Conferencista convidado na disciplina Etnomusicologia I e II, Departamento de Ciências Musicais – FCSH/ UNL
- (2010, 2011) Fado. História e práticas da canção urbana. Escola de Verão. FCSH- UNL
- (desde 2010) Portuguese Music in the 20th century. CIEE
- (Desde 2011) Música em Portugal no Século XX, programa de estudos da Universidade de Dalian (China)

Domínio de especialização/ Research domains
:
Antropologia da música / etnomusicologia em contexto urbano. Popular music e Popular Culture. Técnica. Tempo e memória. Património Intangível. Epistemologia das Ciências Sociais. Métodos etnográficos. Fado

Outros domínios/ Other research domains
:
Metodologia e epistemologia. Etnografia. Métodos de representação visual. Etnografia portuguesa. Representação não-linear. Antropologia da conhecimento.

Áreas de Interesse/ Interest Areas:
Estudos sobre práticas no domínio da popular music e popular culture. Epistemologia. Etnografia da prática. Política patrimonial

Trabalho de terreno (áreas temáticas)/ Fieldwork (research objects):
Festa (Trás-os-Montes, Ribatejo e Lisboa), editoras discográficas (Lisboa), ranchos folclóricos (Ribatejo e Algarve), pequenas comunidades e novas comunidades (Lisboa), práticas junto de grupos musicais com impacte público (Lisboa), património imaterial (Lisboa).

Comunicações/Papers in conferences:
- Participação no congresso “Cultura e desenvolvimento” organizado pela Associação Portuguesa de Antropologia (Lisboa, Fev. 1993)
- Participação no 1º encontro de Etnomusicólogos Ibero-americanos (Lisboa, Março de 1994)
- Curso de Verão organizado pela UTAD e pela Universidade de Vigo sobre economia subterrânea local (Chaves, Julho de 1994)
- 
Projecto "Revivificação" (INET, Fac. de Ciências Sociais e Humanas - UNL)
- Desenvolvimento de um projecto sobre festa e identidade numa vila do centro do país (Amiais de Baixo) para a Câmara Municipal de Santarém
- Participação na catalogação de documentos do arquivo da Fundação Mário Soares (1998)
- Participação no congresso internacional de Arquivos de Som (International Association of Sound Archives/IASA) ; Viena; 2000
- Realização de wokshop sobre som para cinema com Vasco Pimentel; Fundação Calouste Gulbenkian; 2001
- Participação no seminário “Money for Culture”. CCB, 2001
- Participação no debate promovido pelo Centro de Estudos de Antropologia Social - ISCTE: “Diásporas sonoras” (Março de 2003)
- Organização do Congresso Internacional do Fado - INET-MD/ UNL e CEPCEP/ UCP. Lisboa, 2008
- Elaboração da candidatura do Fado a património Imaterial da humanidade - UNESCO (EGEAC-CML/ INET-MD)
- Projecto "O fado no Século XX: Uma abordagem multidisciplinar ao património cultural intangível português" (INET, 2004-2007, POCTI)
- Comissão de avaliação do património fotográfico nacional (peritagem em representação da EGEAC - CML)
- Criação de um arquivo de som local [Programa de intervenção na Mouraria/ Museu do fado/ INET)

Publicações/Publications:

Teses/ Thesis
(1997) A Cantiga é uma Arma. A canção política em Portugal no pós-25 de Abril. Algumas notas sobre a noção de objecto em Antropologia. Lisboa: Dep. Antropologia - FCSH/UNL
(2011)
Ai se ele cai. Uma etnografia da prática do grupo Xutos & Pontapés. Lisboa: Dept Antropologia - FCSH-UNL

Livros (autor)/ Books (as author)
- (2000) 2. Preservar o Património. Registos de Som; INATEL, Lisboa
- (2003) O Rock em Portugal. Projecto de criação de documentos. (Com Amaro, H.; Reis, J.P.) Policopiado
- (2011) Óscar Cardoso. Guitarreiro. Museu do Fado
- (em preparação) Inventário do património fotográfico português: Fado. [compilação de dados e nota crítica introdutória]
- (em preparação) Património Intangível. Uma reflexão e uma proposta
- (em preparação) Biografia de uma guitarra. (Co-autoria com mestre Gilberto Grácio)
- (em preparação) Guitarra Portuguesa.(em co-autoria)

Livros (edição)/ Books (editoral work):

- (2010) Enciclopédia da música em Portugal no século XX. Lisboa: Círculo de Leitos, Temas e Debates (assistente de coordenação)

Capítulos de livros/ chpaters in books:
- (1997) "O que é uma canção nacional. Uma das leituras possíveis das Histórias do Fado." Actas do simposium "Galaicos nas fontes e na memória oral" Chaves: Câmara Municipal de Chaves
- (in prep) "A antropologia nunca existiu… ou nunca devia ter existido" II congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
- (2003) “O Concurso da Aldeia mais portuguesa de Portugal” in Castelo-Branco, Salwa; Branco, Jorge de Freitas (coord.)Vozes do Povo. Oeiras: Celta Editores
- (2004) “Rendas de Metais Preciosos. O património musical.” in Catálogo da Exposição “Movimentos_para_Carlos_Paredes”
- (2005) “O que nos dizem as partituras” in Stuart Ilustrações de fado. CML: Lisboa
- (2010)”Dúvida perante a comporta. A etnografia como mediação. Artigo oferecido ao Professor Jorge Crespo”. in Jorge Crespo - Estudos em Homenagem. Oeiras: 100 Luz
- Em preparação artigo a publicar e apresentar em congresso da Associação Portuguesa de Musicologia sobre as editoras Independentes portuguesas. “Divergências. Um passeio pelas editoras independentes”
- (2010) AMA ROMANTA; AMARANTE, Estêvão da Silva; ANJOS Figueiredo, Natália dos; BARRETO, Fernando Jorge da Ponte Lima; BLACK, João (João Salustiano Monteiro); BRITO, Joaquim Frederico de; CALAFATE, Eusébio (António Maria Eusébio); CAMANÉ (Carlos Manuel Moutinho Paiva dos Santos); CANÇÃO DO SUL, A; CARMO "Alta" Fontes Páscoa Bernardo, Maria do; CAVALINHO; CEGADA; CLUBE UNIVERSITÁRIO DE JAZZ (CUJ); CONCURSO A ALDEIA MAIS PORTUGUESA DE PORTUGAL; COSTA, Alberto Simões da; EKOS; ENA PÁ 2000; FARINHA, Fernando Tavares; FESTA DO “AVANTE!”; FESTIVAL; FUNDAÇÃO ATLÂNTICA (FA); GUIA, Mário Pinto da; GUITARRA DE PORTUGAL; HARRINGTON, Carlos Jorge de Paiva de Andrade e Castro Miranda; MACHADO, Alberto Victor; MAGALHÃES, Pedro Ayres Ferreira de Almeida Gonçalves; MÃO MORTA; MARCENEIRO, Alfredo (Alfredo Rodrigo Duarte); MARCHAS POPULARES DE LISBOA; MELO, Arménio Coelho de; MENDES, Filipe Alberto Oliveira; MÍSIA (Susana Maria Alfonso de Aguiar); MLER IFE DADA; MOURÃO-FERREIRA, David de Jesus; MUNDO DA CANÇÃO (MC); MÚSICA IMPROVISADA (MI); OBJECTIVO; PERIÓDICOS DE MÚSICA; PETROLINO (Luís Carlos da Silva); PLEXUS; POP DELL´ARTE; POP-ROCK; RAMOS, Carlos Augusto da Silva; REBELO, Nuno Eurico Oliveira Nunes de Almeida; RÊGO, Henrique; ROCK RENDEZ-VOUS; SANTOS, José Carlos Pereira Ary dos; SILVA, Júlio Adolfo César da; SILVA, Manuel Augusto Martins Tristão da; TELECTU; TERESA Moreira de Oliveira, DINA; TINHORÃO, José Ramos; TROUPE GOUNOD; VERBENA; XUTOS & PONTAPÉS; ZÍNGARO, Carlos (Carlos Alberto Corujo de Magalhães Alves) in Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Temas & Debates/ Círculo de Leitores
- (2010) "Uma biografia no fado". Catálogo da Exposição Camané. EGEAC - Museu do Fado
- (2010) “«Ao fado muito se deve a implantação da República”. In Fado 1910. Sociedade Nacional de Belas-Artes/ Museu do Fado

Artigos em revistas de carácter científico/Articles in Journals
- (2006): O Comportamento expressivo em Portugal na Década de 70 “A Arte eléctrica de querer ser estrangeiro” in Arquivo da Memória; Lisboa
- (2006) “«I was a intelectual Maoist…» Os conceitos de Indústria de Cultura e popular music em Adorno e os seus problemas.” Revista de Ciências Sociais e Humanas. FCSH-UNL: Lisboa (nova série, peer reviewed)

Outras publicações/ other publications
- (1999) “Patrimónios do Fado” in História; nº 15, Junho de 1999
- (2000) Crítica musical para o Jornal “O Público”
- Holst, Gail ([1975] 1994) Road to Rembetika. Music of a greek sub-culture, songs of love, sorrow & hashish. [tradução integrada no catálogo do 1º Festival das Músicas e dos Portos 2000]
- (2003): Movimentos Perpétuos, Polydor (livrete do CD)
(2004):
O Mundo Ao Contrário, Polydor (Livrete do CD)
- (2004 - 2008) “Arquivo” (pesquisa e redacção do texto para o programa de rádio transmitido na Antena 3 e Antena 1 da RDP)
- Banco de dados "FADO_UNESCO" (Base de dados de carácter museológico de apoio ao trabalho do processo de elaboração da candidatura do fado a património imaterial da UNESCO)
- (2007) Ai a XXXX da minha vida. [Documentário] DVD. Universal (realização de entrevistas)
- (2010) Nova biografia do Fado. EMI (selecção e livrete do CD)
- (2012) O Fado de José Malhoa. 100 anos. Bela e o Monstro/ DN/ JN (Livretes de 8 CDs)

Comunicações/ Papers in Conferences
- "As editoras independentes em Portugal" Comunicação apresentada no IX Encontro de músicologos 1998.
- "Enciclopédia da Música em Portugal no Sec.XX. A construção de uma obra" Participação no 1º Congresso da SiBE (Sociedade Ibérica de Etnomusicologia); Faro; 2000.
- "A popular music e as indústrias da cultura" Comunicação apresentada na Escola de Música de Seia (Comemoração do Dia Mundial da Música) 2001
- "A construção simbólica do fado" Comunicação apresentada ao 1º Colóquio Internacional do Fado (2001)
- “Enciclopédia de Música em Portugal no Século XX.” Comunicação apresentada ao 17th World Music Workshop, organizado pela RDP (Maio de 2002)
- “A Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX” Apresentação de uma comunicação ao XI Encontro de Musicologia (Maio 2002)
- “O Rock Redez-Vous. O local como um referente central para o desenvolvimento de uma prática musical.” Ler Devagar, Lisboa, (Fevereiro 2003). Organização do Centro de Estudos da Etnografia Portuguesa
- "Diásporas Sonoras. A indústria da cultura e a música do mundo" Centro de Estudos de Antropologia Social - ISCTE: “Diásporas sonoras” (Março de 2003)
- “Monsanto”. Comunicação apresentada no XII Encontro de Músicologia (Maio 2003)
- “Música Popular Portuguesa vs Pop-Rock. Ao vivo em Portugal. Dia 25 de Abril”. Centro de Estudos da Etnografia Portuguesa (Org.), Lisboa (Março 2004)
- “Da reconstrução do método enquanto no terreno”. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, Lisboa (Abril 2004)
- “Some notes on the last 25 years of popular culture production in Portugal. A Rock’n’Roll band – case study” apresentado no Workshop Saúde, Natureza e Peritagens. ISEG – Lisboa (Junho 2004) texto comentado por Vololona Rabeharisoa, Tiago Moreira e Michel Callon
- Participação no congresso anual do "International Association for Sound Archives. 100 years of the Vienna Phonogram Archiv" Instituto de Ciências de Viena; Viena; 2000
- Realização de wokshop sobre som para cinema com Vasco Pimentel; Fundação Calouste Gulbenkian; 2001
- Participação no seminário “Money for Culture”. CCB, 2001
- "Monsanto, the most portuguese village competition". Comunicação apresentada ao 51º Congresso do ICTM (Internacional Council for Traditional Music). Sheffield (Agosto 2005)
- "Fado-UNESCO. Projecto de elaboração da candidatura do Fado a Património Imaterial da UNESCO- Algumas notas e uma reflexão pessimista". Comunicação apresentada ao 3º Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. ISCTE/ICS - Lisboa (Abril de 2005)
- "Fakeways (?). A etnografia (?) de práticas performativas" comunicação apresentada ao 3º Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. ISCTE/ ICS - Lisboa (Abril de 2005)
- "What can digital technologies do for a rock\'n\'roll band?" Comunicação apresentada no The 4th European Biannual Conference of the Society for Science, Literature, and the Arts - Amsterdam 13-16 June 2006
- “Xutos & Pontapés: A Cultural Biography of a Big Sound in a small market”. Comunicação Apresentada na 39th. World Conference of the International Council for Traditional Music – Viena, 4 – 11 July 2007
- “From Zora to Bersabeia: the sound archive as an invisible city. Ethics and Politics of archiving.” Comunicação aceite para o congresso European Forum for Ethnomusicology – Lisboa, Set 2007
- "Que farei com esta espada" - algumas notas em torno do processo de patrimonialização do fado. Comunicação apresentada ao Congresso Internacional do Fado. Lisboa 2008
- "Candidatura do Fado ao programa do Património Imaterial (UNESCO)". CRIA, 2008
- "Ulisses, a academia e os Xutos & Pontapés. O lugar da «letra da canção» no estudo da popular music." - Univ. de Lisboa. Abril 2009
- “How I designed my fieldwork. The Ethnography of a creative process” Comunicação apresentada no congresso Living Cultures, Univ. Leeds – Leeds, Mar 2009
- "What we can learn from portuguese rock singres" 2nd Voice Science Symposium- The singing voice. Universidade de Aveiro - 2010.
- “Uma discussão urgente – o património immaterial” Colóquio Canto a vozes. Portel 2011
- “Atenção, atenção. Aviso à população…” comunicação integrada no painel O Pop-rock em Portugal. Sociedade Portuguesa de Musicologia. Porto 2011

Aplicação computacional/ Data-bases:
- Banco de Dados "Fado-UNESCO" (base de dados de carácter museológico de apoio ao trabalho do processo de candidatura do Fado a Património imaterial da UNESCO).

Bolsas de Estudo / Scholarships:
- 1997 – 2000 Bolsa de Iniciação à Investigação; Praxis XXI / JNICT
- 2000 – 2004 Bolsa de Doutoramento; FCT/ MCT