pedro nunes

Nome/ Name

Pedro Manuel Simão Belchior Nunes

Contacto profissional/ Professional
Endereço/ Address
Rua Melvin Jones nº10, 7ºA
Telefone/ Phone
217273215 (casa), 300007713 (Univ.Aberta)
Email
pbnunes1970@yahoo.com
pnunes@univ-ab.pt

Filiação Institucional/ Institutional Affiliation
INET – Instituto de Etnomusicologia

Categoria ou actividade/ Activity
Investigador

II - Experiência académica

1) Licenciado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (1993), com média final de 15 valores.

2) Mestrado em Sociologia Aprofundada e Realidade Portuguesa do departamento de Sociologia da U.N.L. - F.C.S.H., com classificação final de Muito Bom (1997). Bolsa de Mestrado atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no ambito do programa PRAXIS XXI.

3) Doutorado em Sociologia da Comunicação pela Universidade de Stirling, Departamento de Film & Media Studies. Bolsa de doutoramento atribuída por quatro anos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no ambito do programa PRAXIS XXI.

4) Área de especialização: Sociologia da Cultura e da Comunicação. Domínios: Juventude e Culturas Juvenis; Sociologia da Música. Tese de Mestrado sob o tema “A Música no Universo Juvenil: práticas e representações” sob orientação do Prof. Dr. Mário Vieira de Carvalho e coordenação do docente responsável pelo Mestrado, Prof. Dr. Casimiro Marques Balsa. Tese de doutoramento sob o tema “Música Popular e Esfera Pública: o caso do jornalismo musical em Portugal” sob orientação do Prof. Simon Frith e do Prof. Philip Schlesinger.


III - Experiência profissional

2011 Professor convidado (em acumulação) na disciplina de Introdução aos Estudos de Música Popular da licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada (2º semestre lectivo: Fevereiro a Julho).

2009-2010 Professor convidado (em acumulação) na disciplina de Temas de Investigação em Etnomusicologia do Mestrado em Ciências Musicais do Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

2008- Professor Auxiliar Convidado para a área de Ciências Sociais do Departamento de Ciências Sociais e Gestão da Universidade Aberta. Vice-coordenador de curso de Ciências Sociais.

2008- Participação como investigador no projecto “A indústria fonográfica em Portugal no séc. XX” sob coordenação da Prof. Salwa Castelo-Branco, Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, financiado pela FCT com a ref. PTDC/HAH/70991/2006.

2007- Professor-adjunto a tempo parcial para a área de Gestão e Ciências Sociais da ESAD-CR, Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Raínha do Instituto Politécnico de Leiria.

2006- Investigador no INET-MD (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Pós-doutorando a partir de Janeiro de 2007, com bolsa de pós-doutoramento atribuída pela FCT (SFRH/BPD/26505/2006).

2005 Assistente no departamento de Film and Media Studies da Universidade de Stirling. Tutor nas cadeiras de “Society, Media and Culture” (semestre de Primavera, Fevereiro a Junho de 2005) e de “Media Impacts and Influences” (semestre de Outono, de Setembro a Dezembro de 2005).

2004-2005 Research Fellow no departamento de Film and Media Studies da Universidade de Stirling, em projecto intitulado “The European Public Sphere”, coordenado pelo professor Philip Schlesinger.

2002-2004 Investigador no projecto “Subculturas juvenis em contexto urbano: ideologia, performatividade e consumo cultural. O caso do movimento hip-hop”. Projecto realizado pela Universidade Nova de Lisboa, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Assistente no departamento de Film and Media Studies da Universidade de Stirling. Tutor na cadeira de “Society, Media and Culture” entre Fevereiro e Junho.

Colaboração na EMPXX, Enciclopédia de Música Portuguesa no Século XX, organizada pelo Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa, sob coordenação de Prof. Salwa Castelo-Branco.

2001 Assistente no departamento de Film and Media da Universidade de Stirling. Tutor na cadeira de “Society, Media and Culture” entre Fevereiro e Junho.

1994-1999 Investigador no Ceos – Investigações Sociológicas, departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Membro do Observatório de Novos Alunos da Universidade Nova de Lisboa. Responsável pela elaboração, análise e relatório dos inquéritos «Perfil dos Novos Alunos da Universidade Nova de Lisboa 1996/97» e «Perfil dos Novos Alunos da Universidade Nova de Lisboa 1997/98».

Membro de equipa de investigadores no âmbito da primeira fase do projecto de investigação “Culturas Juvenis em Espaços de Exclusão: Jovens Anarquistas e Movimento «OKUPA»”, realizado entre Novembro de 1997 e Outubro de 1998 sob coordenação do Prof. Dr. Sérgio Grácio.

Membro de equipa de investigadores no âmbito do projecto «Perfil Socio-Económico dos Estudantes do Ensino Superior 1997», solicitado e financiado pelo Conselho Nacional para a Acção Social no Ensino Superior (CNASES), entre Novembro de 1996 e Fevereiro de 1998.
O projecto contemplou a elaboração, aplicação e análise de inquérito aplicado aos estudantes do Ensino Superior com base numa amostra nacional de 5000 alunos. Temáticas abrangidas: trajecto educacional, perfil socio-economico, práticas culturais e participação política e social.
Equipa de investigadores coordenada por Prof. Doutor Casimiro Balsa.

Membro de equipa de investigadores no projecto “Avaliação e controlo de qualidade do departamento de Línguas e Literaturas Românicas da F.C.S.H. - U.N.L.”, realizado no Departamento de Sociologia da mesma universidade, sob coordenação do Prof. Dr. Casimiro Balsa.
Equipa de investigadores formada por alunos do Mestrado em Sociologia Aprofundada e Realidade Portuguesa, entre Janeiro e Junho de 1994.
Participação nos seguintes termos: elaboração de inquérito; aplicação do inquérito aos alunos do referido departamento; codificação e introdução de dados; análise de dados; elaboração de relatório final, apresentado à Comissão de Avaliação e Controle de Qualidade no Ensino Superior.

Participação na qualidade de investigador auxiliar no projecto "A vitimação juvenil nas escolas secundárias" coordenado pelo investigador responsável Dr. Pedro Moura Ferreira (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa), entre Novembro de 1995 e Outubro de 1996 nos seguintes termos: elaboração de um inquérito aplicado a uma amostra de 1000 alunos distribuídos por cinco escolas secundárias de Lisboa; aplicação do inquérito; codificação e introdução de dados; análise de dados, utilizando para o efeito o programas estatístico de análise bivariada (SPSS); elaboração de relatório final.



IV – Arguência de teses de doutoramento/dissertações de mestrado/outras provas académicas

Membro de júri nas seguintes provas:

““Distorções e Outros Malabarismos” – a música heavy em Portugal na década de 70 e a categorização musical” de Miguel Almeida, dissertação de mestrado em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Março de 2010.

“O Fado no Bairro de Alfama: um estudo de caso” de Liliana Sebastião, dissertação de mestrado em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Março de 2010.

“O Rap na Estruturação de Relações Sociais e na Construção de Identidades” de Maribel Gaspar Pereira, dissertação de mestrado em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Março de 2010.

“A Música Popular Brasileira na Imprensa em Portugal – um estudo de caso sobre a MPB no jornal Se7e” de Carlos Cavallini, dissertação de mestrado em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Março de 2010.

Presidente de júri nas seguintes provas:

“Comunicação na Internet: a Rede Social MySpace – um estudo de caso”, de Maria do Carmo da Costa, dissertação de mestrado em Relações Interculturais, Universidade Aberta, Dezembro de 2010.


V - Comunicações e artigos

Publicações:

BALSA, Casimiro, CAMPOS, Ricardo, CARMO, Renato do, NUNES, Pedro e SIMOES, José Alberto (2001),
O Perfil Socio-Economico dos Estudantes do Ensino Superior, Lisboa, Colibri.

CAMPOS, Ricardo, NUNES, Pedro, SIMÕES, José Alberto (2005), “Entre subculturas e neo-tribos: propostas de análise dos circuitos culturais juvenis. O caso da música rap e do hip-hop” in
Fórum Sociológico 13/14 (2ª série), pp.171-189.

NUNES, Pedro (2002), “Internet, Popular Music and the Public Sphere: case-study of a Portuguese on-line forum” in Kimi Karki, Rebecca Leydon and Henri Terho (ed.),
Looking Back, Looking Ahead – Popular Music Studies 20 Years Later – The Proceedings of the 11th Biannual IASPM Conference, Turku, IASPM-Norden.

NUNES, Pedro (2003), “’É Português? Não gosto’: Ideologias e Práticas dos Jornalistas de Música face à Música Portuguesa”) in
Forum Sociológico, No.7/8, 2002, pp.145-168.

NUNES, Pedro (2010), “Good Samaritans and Oblivious Cheerleaders: Ideologies of Portuguese Music Journalists Towards Portuguese Music” in
Popular Music, 29/1, pp.41-59.

NUNES, Pedro (2011), “Os Jornalistas de Música e a Indústria Musical: entre o gatekeeping e o “cheerleading” in Trajectos, Nº18, pp.53-69.

Seis entradas publicadas em CASTELO-BRANCO, Salwa (org) (2010),
Enciclopédia da Música em Portugal no Séc. XX, Lisboa, Círculo de Leitores.


Participações em conferências:

“Das Ideologias Políticas às Ideologias de Gosto: o Discurso no Jornalismo Sobre Música Pop em Portugal Antes e Depois da Revolução de 1974”, Congresso Internacional de História dos Media e do Jornalismo 2011, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 6-7 de Outubro de 2011.

“From Political to Taste Ideologies: Coverage and Discourse in Popular Music Journalism in Portugal in the 1980s”,
Música e Saberes em Trânsito, XI Congresso da SIBE, Sociedade Ibérica de Etnomusicologia, Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 28-31 de Outubro de 2010.

“Crisis in the industry… What industry? Mapping the Politics of Record Labels in Portugal”, conferência internacional da IASPM sob o título
Popular Music Worlds, Popular Music Histories, Liverpool, 13-17 de Julho de 2009.

“O Jornalismo Pop-Rock em Portugal: entre o grilo falante da indústria e a esfera pública”, 6º Congresso Sopcom, Universidade Lusófona, Lisboa, 14-18 Abril de 2009.

“O Jornalismo e a Crítica Pop-Rock em Portugal: entre o gatekeeping do gosto e o grilo falante da indústria” in Congresso Internacional de Sociologia da Música: tendências, interpelações e perspectivas, Culturgest, Lisboa, 23-25 de Julho de 2009.

“’Is is Portuguese? I don’t like it’: ideologies and practices of popular music journalists towards Portuguese music and the crisis in Portuguese music industry”, conferencia internacional Practising Popular Music, organizada pela International Association for the Study of Popular Music (IASPM) na Universidade de McGill, Montreal, Canadá, Julho de 2003.

“Internet, Popular Music and the Public Sphere: case-study of a Portuguese on-line forum”, conferencia internacional
Looking Back, Looking Ahead – Popular Music Studies 20 Years Later, organizada pela International Association for the Study of Popular Music (IASPM) na Universidade de Turku, Finlandia, Julho de 2001.

“Participação política dos estudantes do Ensino Superior”, colóquio internacional “Para que serve a Universidade?”, organizado pelo Ceos - Instituto de Investigações em conjunto com a A.I.S.L.F. - Association Internationale des Sociologues de Langue Française, realizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em Outubro de 1998.

“Problematizing the role of pop music in youth” no âmbito de participação no colóquio “Dance Music: an interdisciplinary conference”, organizada pelo Departamento de Música da Universidade de Leeds, em Junho de 1998.

“Participação política dos estudantes do Ensino Superior” no âmbito da participação no colóquio “Perfil Socio-Económico dos Estudantes do Ensino Superior” organizado pelo CNASES, Conselho Nacional para a Acção Social no Ensino Superior, Caparide, Março de 1998.

Participação em "Workshop" organizado pela Câmara Municipal de Lisboa, sob o tema "A cidade e os jovens", em Junho de 1995.


Organização de eventos científicos

Debate “Crítica Musical, Para Que Serve?” (em co-organização, com Cristina Fernandes e Pedro Boléo), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 18 de Maio de 2010.