PedroRussoMoreira

Nome/Name
Pedro Russo Moreira

Contacto profissional/ Professional Contact
Endereço/ Address
Av. Berna, 26-C 1069-061 Lisboa

Email
pfrmoreira@gmail.com

Filiação institucional/Institutional Affiliation
INET-MD - FCSH/UNL

Categoria ou actividade/ Activity
Investigador

Formação Académica/ Education
2013 (Fev.) - Doutoramento em Ciências Musicais, ramo de Etnomusicologia na Universidade Nova de Lisboa- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Orientação da Prof.ª Doutora Salwa El- Shawan Castelo-Branco. Classificação final: Muito Bom por unanimidade.
2006- Curso de Doutoramento em Ciências Sociais (Cadeiras como Antropologia e Movimentos Sociais com a Prof.ª Doutora Paula Godinho- Classificação: Muito Bom, Música, Política e Poder, Prof. Doutor Mário Vieira de Carvalho- Classificação: Muito Bom; História de Portugal no Séc. XX, Parte I e II, Prof. Doutor Fernando Rosas- Classificação: Bom )
2003- Licenciatura em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas com média de 16 (dezasseis) valores, Bom com distinção (2002- Programa Erasmus; - Aulas na Università Ca’Foscari de Veneza com os Professores Giovanni Morelli, David Bryant, M. Agamenone, Paolo Pinamonti e.o.).
1999- 12.º ano na área Científico/Natural (ramo: Física, Geologia); média final de 16 (dezasseis) valores.

Investigação/ Research

Domínio de especialização/Research domains
Etnomusicologia Histórica (Historical Ethnomusicology); Mass Media; Popular Culture

Áreas de Interesse/ Interest Areas

Mass Media/ Radio, Popular Music

Grupo de Investigação no INET/ INET Research Group
Etnomusicologia, estudos em música popular e indústrias da cultura
Música Erudita a a partir da perspectiva dos Cultural Studies

Projectos que orientou ou em que participou/Projects
2010- Investigador do projecto “À escuta das imagens em movimento”; financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
2007- Acolhido como Investigador no Instituto de Etnomusicologia- Centro de Estudos Em Música e Dança INET-MD. Participação no Projecto da Enciclopédia de Música em Portugal no Séc. XX e no Projecto financiado pela FCT “Indústria Fonográfica em Portugal”
2004- Acolhido como colaborador e investigador do Centro de Estudos de Sociologia e Estética da Música (CESEM)- UNL/FCSH
2001/2002- Investigação sob a orientação do Professor Doutor David Bryant no arquivo de estado de Treviso e Veneza no âmbito do projecto Come si consuma (e perché si produce) la musica sacra da chiesa? Sondaggi sulle città della Repubblica veneta e qualche appunto storiografico (David Bryant, Elena Quaranta, gruppo di lavoro «Treviso» dell'Università Ca' Foscari di Venezia).

Actividade Docente e Profissional/Academic Positions and Professional Activities
2012/2013- Membro do Conselho de Direcção da Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana.
- Assistente convidado na Escola Superior de Educação de Lisboa a tempo parcial. Unidades Curriculares de
Culturas Musicais do Mundo e Introdução ao Pop/Rock (1.º semestre.)
- Professor de
História da Cultura e das Artes/História da Música e Física do Som na Escola Profissional Metropolitana e no Conservatório da Metropolitana.
2010-2013- Professor de Etnomusicologia e culturas musicais do mundo na Universidade Lusíada de Lisboa, Curso de Licenciatura em Jazz e Música Moderna (1.º semestre).
- Professor na Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana, Licenciatura em instrumentista de orquestra e Mestrado em Ensino da Música (
Teorias e Metodologia de Investigação).
- Orientação e acompanhamento de várias dissertações pedagógicas na Academia Superior de Orquestra da Metropolitana/Universidade Lusíada de Lisboa.
2010-2011 - Assistente convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa no curso do
Council on International Education Exchange (aulas em Inglês sobre música e história contemporânea de Portugal).
2010-2012- Professor de
História da Música (10.º, 11.º e 12.º anos) na Escola Profissional de Música de Espinho.
2011-2012- Professor de
História da Música (6.º Grau) na Academia de Música de Espinho.
2009/2010- Coordenador Executivo da Licenciatura em Música e Mestrado em direcção de Orquestra de Sopros do Instituto Piaget- ISEIT Almada
2008/2009- Co-coordenador executivo da Licenciatura em Música e Mestrado em Pedagogia do Instrumento do Instituto Piaget- ISEIT Almada.
2008/2009- Professor assistente no Instituto Piaget- ISEIT de Almada das disciplinas da Licenciatura em Música:
Metodologia das Ciências Musicais, Análise musical - Classicismo, Repertório clássico - Estilo e Forma; Professor Assistente do Instituto Piaget- ISEIT nos Mestrados em Pedagogia do Instrumento e Direcção: Metodologias e Técnicas de Investigação em Ciências Musicais, Técnicas de Investigação e Redacção Científica - Ante- Projecto.
2005/2006- Assistente no Seminário
História da Música em Portugal no Séc. XX. Licenciatura. Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (Instituto Piaget) (Professor Assistente).
2004/2005- Professor assistente de
Sociologia Da Música. Licenciatura. Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (Instituto Piaget) (Professor Assistente)
2003/2004- Professor de
Educação Musical na Escola EB 2,3 Marquesa de Alorna (Lisboa) (horário completo)
2000/2003- Aulas Particulares de Piano, Formação Musical (Iniciação) e História da Música.


Convites pontuais

2010- Convidado pelo Prof. Doutor Pedro Nunes para leccionar uma sessão acerca da relação entre práticas musicais e media no âmbito do Mestrado em Ciêcias Musicais, na Universidade Nova de Lisboa- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
2008- Convidado pela Prof.ª Doutora Susana Sardo para uma sessão introdutória ao estudo da
música e mass media integrada na disciplina “domínios do estudo da música” na Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte
2007- Convidado pela Prof.ª Doutora Paula Gomes Ribeiro para uma sessão integrada na cadeira “Sociologia da Música” acerca das relações entre música e poder na Universidade Nova de Lisboa/ Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Outras actividades profissionais
Desde 2004- Redactor de vários textos para os programas de sala do Teatro Nacional de São Carlos, Culturgest e Fundação Calouste Gulbenkian
2008- Coordenador e co-editor, com a Prof. Dra. Salwa Castelo Branco da Newsletter e Boletim digital do Instituto de Etnomusicologia.
2007-2010 - Gestor de Conteúdos e Editor do Website do INET-MD (responsável pelo website do European Seminar in Ethnomusicology, realizado em Lisboa)
2003 -2004 - Estagiário no Teatro Nacional de São Carlos no Gabinete de Imagem, Comunicação e Publicações, sob a orientação da Dra. Paula Vilafanha

Formação
2007- Workshop “A Economia da Cultura” com os oradores Anthony Lilley, Andrej Horvat, Erik Braun, Thomas Paris, Micheal Ó Suillebháin e António Câmara, integrado no “Fórum Cultural para a Europa” organizado no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia (CCB -26 e 27 Setembro)

Orientação de dissertações

Terminadas
25/03/2013- Pedro Lopes – Dissertação de Mestrado em Ensino da Música sobre a Importância das Considerações Neuro-Anatómicas para uma Aprendizagem Eficaz do Violino em Indivíduos de Nível Superior. Universidade Lusíada de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana (co-orientação Prof. Doutor Ricardo Pinheiro). Aprovada por unanimidade.
19/03/2013- Rosa Sá – Dissertação de Mestrado em Ensino da Música sobre Metodologia e Métodos de Trabalho nos Primeiros Graus do Violino. Universidade Lusíada de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana (co-orientação Prof. Doutor Ricardo Pinheiro). Aprovada por unanimidade.

Em Curso
Ana Mendes – Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Instrumento sobre Música, Integração Social e Motivação Familiar. Universidade Lusíada de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana (co-orientação por Ricardo Pinheiro) (em curso).
Carlos Lourenço – Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Instrumento sobre Estratégias de Motivação na Iniciação ao Violino. Universidade Lusíada de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana (co-orientação por Ricardo Pinheiro) (em curso).
Marina Camponês – Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Instrumento sobre Trevor Wye: O flautista e pedagogo. Universidade Lusíada de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana (co-orientação por Ricardo Pinheiro) (em curso).
Raquel Cravino – Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Instrumento sobre o Estudo Organizado no Desenvolvimento Técnico e Musical na Aprendizagem do Violino. Universidade Lusíada de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana (co-orientação por Ricardo Pinheiro) (em curso).
Sofia Cosme – Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Instrumento sobre os Métodos de Iniciação para Flauta e a sua Aplicação nos Alunos Adultos. Universidade Lusíada de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana (co-orientação por Ricardo Pinheiro) (em curso).
Sandra Martins – Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Instrumento sobre a Orquestra Geração: Música, Motivação e Auto-estima – desenvolvimento pessoal nas aulas de grupo da orquestra do bairro Casal da Mira. Universidade Lusíada de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana (co-orientação por Ricardo Pinheiro) (em curso).
Luciana Cruz – Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Instrumento sobre uma Análise ao Trabalho de Técnica de Base do Professor Aníbal Lima: os três primeiros meses de aulas. Universidade Lusíada de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana (co-orientação por Ricardo Pinheiro) (em curso).

Organização de congressos
2010- Membro da organização do Congresso SIBE+ (Outubro de 2010)
2009- Membro da organização dos Workshops “A indústria da música em Portugal” (INET-MD)
2007- Membro da Comissão Organizadora do European Seminar for Ethnomusicology
2003- Organização do Congresso Internacional da International Sociology Association “RC51” com o Prof. Dr. Mário Vieira de Carvalho e Prof. Dr. Manuel Lisboa.

Outras actividades pedagógicas
2008-2013- Integrou vários júris de provas de avaliação (Licenciatura e Mestrado) no âmbito da área vocacional de Instrumento e de Direcção, com nomes como José Luis Borges Coelho, Jean-Sébastien Béreau, Ana Telles, Dejan Ivanovic, Tania Achot, Paulo Lourenço, Jorge Almeida, Pedro Figueiredo, Alberto Roque, Paulo Gaio Lima, Pedro Neves, e.o.


Publicações/Publications


Livros
Russo Moreira, P., Silva, M. D., Domingo, N. (2010). A nossa telefonia: 75 anos de rádio pública em Portugal, Lisboa: Tinta da China (coord. Joaquim Vieira)

Capítulos de Livros
Russo Moreira, P. e Manuel Deniz Silva (2010) «“O essencial e o acessório”: práticas e discursos sobre a música ligeira nos primeiros anos da Emissora Nacional de Radiodifusão (1933-1949)». Nuno Domingos e Vitor Pereira (ed.) O Estado Novo em Questão. Lisboa: Edições 70.
Russo Moreira, Pedro (2004) "Alfredo Furiga: Sobre a Vida e Obra" in
Trinta anos de cenografia teatral em Portugal (Catálogo da Exposição), Lisboa, TNSC/CMFF/CAE

Outras Publicações
(no prelo) Russo Moreira, Pedro, Salwa Castelo Branco e Rui Cidra (no prelo) “Música Ligeira” in John Shepherd, David Horn, Dave Laing (coord. editorial) Continuum's Encyclopedia of Popular Music of the World, Continuum International Publishing Group, Londres / Nova Iorque.
(no prelo) Russo Moreira, Pedro “O fado na Emissora Nacional de Radiodifusão: de Canção de vencidos a canção nacional” in Fado, Percursos e Perspectivas (ed. Salwa Castelo-Branco e Rui Vieira Nery)
(2010) “Serões para trabalhadores” “Orquestra típica” “Música ligeira”, “Maria de Lourdes Resende” “Música do Brasil em Portugal” (e.o.) in
Enciclopédia de Música em Portugal no Século XX, Lisboa: Círculo de Leitores
(2008) Castelo Branco, Salwa e Pedro Russo Moreira (ed.),
Boletim do INET-MD, (1 e 2)

Comunicações/ Papers in Conferences
“As melodias de matriz rural e o ‘aportuguesamento da música ligeira’ na Emissora Nacional de Radiodifusão (1941-1949)”. Colóquio A Música nas indústrias culturais da música em Portugal no séc. XX, Museu da Música Portuguesa/ INET-MD, Cascais. 15/09/2012
“Música.FM- A música e a Rádio”, mesa redonda com Pedro Moreira Dias, Miguel Ângelo e Lder, organizada no âmbito do projecto do Movimento Alternativo Rock, na Sociedade Guilherme Cossoul, Lisboa. 11/05/2010
“Radio and Music for workers: Broadcasting Policy in Portugal’s National Radio during the 40s”, Comunicação apresentada no Congresso Sociology of Music: Tendencies, Issues, Perspectives, Lisboa, 23-25/7/ 2009.
“Música, Mass Media e a Cidade de Lisboa na primeira metade do Séc. XX: a formação de redes de produção musical” . Música, ideologia e sociedade: Práxis Musical em Portugal nos sécs XX e XXI, ISEIT-Almada 19/07/2008
“O Fado na Emissora Nacional: de Canção de Vencidos a Canção Nacional”, Fado- Percursos e Perspectivas Congresso Internacional, Lisboa, 18-21/06/2008
"Política dos Media, Poder e Ideologia: O Gabinete de Estudos Musicais nos anos 40", Música, Cidade e Redes (SIBE/IASPM/ II Congresso de músicas populares do mundo Lusófono e Hispânico), Salamanca, 08/03/2007
“A Música ligeira até 1960”, (Moderador) Museu da Música/INET-MD. Convidados: Leonor Losa, João Maria Tudella, Igrejas Caeiro, Carlos Menezes. 6/06/2007
“Novos elementos para o estudo das Orquestras da Emissora Nacional”,
A Música em Portugal nos primeiros anos do Estado Novo, Lisboa (FCSH), 13/12/2006
“Music, fascism and Mass Media: The Portuguese National Radio broadcasting during the 30’s and 40’s.”,
Popular Musics of the Hispanic and Lusophone Worlds, Newcastle, 14/07/2006
“Música, Musicologia e Ciências Sociais- Construção de um objecto de estudo”,
Temas e Problemas em Antropologia – Relatos na Primeira Pessoa, Lisboa (FCSH/CEPE), 05/12/2005
“Música, Poder e Hegemonia- O Estado Novo e a Rádio até 1950”
No tempo das Cerejas - Poder, hegemonia e resistência, Lisboa (FCSH/CEPE), 20/05/2005, (no âmbito do do 1o Mestrado em Movimentos Sociais/ Antropologia- coordenação Paula Godinho)

Bolsas e Prémios

2004-2008 - Bolsa de Doutoramento da FCT.
2002/2003- Bolsa de mérito da Universidade Nova de Lisboa –FCSH.
2001/2002- Bolseiro da Universidade Nova de Lisboa para o programa Erasmus na Universitá degli studi di Venezia.

Associações

2009- Membro fundador do ramo Português da International Association for the Study of Popular Music

Outros Trabalhos – Redacção de Notas ao programa
Teatro Nacional de São Carlos. 2003 até ao presente. Colaborador regular nas notas de programa.
Fundação Calouste Gulbenkian. 2008 até ao presente: Colaborador regular nas notas de programa.
2009/2010- Redacção da brochura da temporada do Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian.
Culturgest. Temporada 2010-2011- 8 de Janeiro; Concerto com Vilde Frang e Michail Lifits- 19 de Fevereiro; Concerto com Luísa Tender e Jill Lawson
Festival Internacional de Música de Espinho. 2011/2012- Notas de Programa para as edições de 2011 e 2012.

Outros elementos
- Bom domínio do Inglês e Italiano
- Domínio satisfatório do francês e espanhol
- Bom domínio informático dos sistemas operativos Windows e Mac (Microsoft Office, Bases de dados; Filemaker; Web design, design de publicações, aplicações multimédia; audio, vídeo).