Patrícia Manuela Fernandes Sucena de Almeida

Morada:
Rua Alberto José Pessoa, n.º 5
3030-479 COIMBRA

Telefone:
239 71 74 30

Email:
patricia@aeminium.org

http://www.misomusic.com


HABILITAÇÕES ACADÉMICAS / INVESTIGAÇÃO

Pós-doutoramento: Com uma bolsa de investigação, da FCT, desde Novembro de 2007, na Universidade de Aveiro, num projecto intitulado "Estudo, Análise e Desenvolvimento de Novos Conceitos de Interacção entre as Diversas Artes com a Linguagem Musical e sua Aplicação em Modelos Composicionais Multidisciplinares", sob a orientação do Prof. João Pedro Oliveira.

Doutoramento: Grau de Doctor of Philosophy (PhD), pela Universidade de Southampton, em Dezembro de 2004, com a orientação do Prof. Michael Finnissy, como bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Programa PRAXIS XXI/BD - Programa de Bolsa de Investigação no âmbito do Programa Operacional Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi apresentada a tese com o título "Portfolio and Commentary", composta por quatro volumes.

Mestrado : MMus (Master in Music) pela Faculdade de Música da Universidade de Edimburgo, no ano lectivo de 1997-1998, com o Prof. Gordon McPherson, também como bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Programa PRAXIS XXI/BM - Subprograma Ciência e Tecnologia do 2º Quadro Comunitário de Apoio.

Licenciatura: em Ensino da Música, pela Universidade de Aveiro, concluída em 24 de Julho de 1997, com a classificação final de 16 valores, incluindo o respectivo estágio pedagógico com o desempenho de funções docentes de um ano no Conservatório de Coimbra. Área específica: Composição, com o Prof. João Pedro Oliveira

Outros domínios : Piano (5º grau do Conservatório, tendo ainda estudado piano durante 5 anos - 1992 a 1997 - com o Prof. Miguel Henriques, docente da Escola Superior de Música de Lisboa). 1.º Ano da Escola Superior de Educação de Coimbra, variante Educação Musical (1989/1990).


ACÇÕES DE FORMAÇÃO (estágios, seminários, cursos e workshops):

- Integrado na licenciatura, fiz o estágio pedagógico no Conservatório de Coimbra, durante o ano lectivo 1996-1997;

Outras acções de formação em que participei:

- Seminário " Elementos da linguagem musical - a frase musical no tonalismo " orientado pelo Prof. e Compositor Christopher Bochmann, em 18 de Abril de 1995, em Oliveira do Bairro;

-Estágios " ACADEMIE D'ÉTÉ, Interaction musique /technologie", organizados por "l´Institut de recherche et de coordination acoustique /musique ( IRCAM ) - Paris": .. de 26 de Junho a 1 de Julho de 1995; .. de 18 a 26 de Junho de 1998; .. de 13 a 22 de Junho de 2001;

- Curso "40th Internationalen Ferenkursen für Neue Musik - 2000" em Darmstadt, que decorreu de 14 a 30 de Julho;

- Curso "International Summer Courses for New Music in Darmstadt", que decorreu de 5 a 20 de Julho de 2008;

- Seminários de Composição orientados pelo Prof. e Compositor Emmanuel Nunes, promovidos pelo Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian: .. de 12 a 16 de Dezembro de 1995; .. nos dias 15 e 16 de Dezembro de 2003; .. nos dias 22 e 23 de Março de 2004; .. de 6 a 10 de Setembro de 2004; .. de 31 de Janeiro a 4 de Fevereiro de 2005; .. de 6 a 11 de Outubro de 2005.

- Cursos do "Centre Acanthes": .. de 7 a 21 de Julho de 2002 (Villeneuve-les-Avignon); .. de 11 a 25 de Julho de 2003 (Villeneuve-les-Avignon); .. de 5 a 18 de Julho de 2004 e de 3 a 19 de Julho de 2005 (Metz).

- Workshops para "Jovens Compositores Portugueses" na Fundação Calouste Gulbenkian: .. de 10 a 21 de Março de 2003; .. de 8 a 20 de Março de 2004; .. de 10 a 22 de Janeiro de 2005.

- Assisti aos 19.os, 20.os, 21.os e 22.os " Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea" em 1995, 1996, 1997 e 1998, respectivamente;

- Participei no Festival de Música do Século XX da Universidade de Aveiro que decorreu entre os dias 15 e 21 de Dezembro de 1997;

- Em 1998, de 22 e 27 de Março, integrei um grupo de cinco alunos da Faculdade de Música da Universidade de Edimburgo, numa deslocação à Bósnia com o Compositor Nigel Osborne, que se encontrava a realizar um projecto no "Pavarotti Music Centre in Mostar", tendo colaborado com o trabalho que se estava a desenvolver no Centro e nas escolas locais, com contacto com material musical seleccionado para aquele efeito (canções de todo o mundo);

- Fiz parte do coro da Universidade de Edimburgo durante o ano lectivo 1997/1998 e participei nesse ano, em vários Seminários e Workshops organizados pela Universidade;

- Participei, de 18 a 22 de Junho de 2008, no 2
nd Blonay Workshop for Contemporary Quartet Music 2008, na Suiça, organizado pela Pro-Bio Foundation.


FUNÇÕES DOCENTES

- Instituto Piaget (2007/2008), leccionando a disciplina de "Evolução da Percepção e Execução Sonora e Didáctica da Música II e III".

-Universidade de Aveiro, integradas no programa pós- doutoramento:
2007/2008
.Técnicas de Composição séc. XX;
.Introdução à Composição (12/03/2008);
.Seminário para Compositores (04/03/2008),
.Composição Livre.

.2008/2009
.Técnicas de Composição séc. XX

.2009/2010
.Técnicas de Composição séc. XX
.Co-orientação do programa de doutoramento de Celina Martins

.2010/2011
.Técnicas de Composição séc. XX
.Co-orientação do programa de doutoramento de Celina Martins
.Seminário (alunos de composição)


OBRAS COMPOSTAS E APRESENTAÇÕES PÚBLICAS

(CONCERTOS):
.Peça para piano (1992-1997)

.Trio ( flauta, violino e violoncelo )(1992-1997)

.Sexteto (flauta, clarinete, violino, viola, violoncelo e piano) (1992-1997)
Esta obra teve a sua primeira audição no II.º Festival de Música do Século XX de Aveiro - 1998, com concertos no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, dirigidos por Luc Brewaeys.

.Quarteto de cordas (1992-1997)

.Peça para percussão e orquestra (1992-1997)

.Peça electroacústica "Memorial do Vácuo" (1992-1997)
Esta obra foi apresentada em 1.ª audição, em 18 de Abril, no Festival Internacional de Electroacústica Música Viva 2000, em Lisboa.

."Indipluralidade Existencial" (Violino Solo) (1998)


Transcrições para piano (1998):
.III. Española, de Stravinsky, Dance Suite, Ritornello, Tranquillo, de Bartok;

.Symphonie For Wind Instruments, de Stravinsky;

.Enigma Variations, Op.36, de Elgar; .Marcia Funebre, de Bartok.


Orquestrações (1998):
.Syncopes, Allegro, de Bartok ;

.Romanze, Ziemlich Langsam, de Schumann;

.Feuille D'Album, Allegro Vivace e Grazioso, de Grieg;

.Ballade, Andante, de Bartok;

.Variations, Più largamente, de Copland; .Prélude, Op. 3, Nº 2, de Rachmaninoff;

.Serenata, de Albeniz;

.La Flûte De Pan, de Debussy.

."Solitudo" (1999) para clarinete em si b, viola, violoncelo e piano.
Esta obra foi seleccionada no concurso "The International Gaudeamus Music Week 2001 - Amsterdam" e executada em concerto, a 4 de Setembro de 2001, no Paradise - Amsterdam, pelo Ensemble Studio New Music de Moscovo, dirigido por Igor Dronov.

."Umbra" para duas flautas e piano.(2000)

."Punctum Temporis"(2000) para flauta, clarinete em si b, 2 violinos, viola, violoncelo e harpa.

."Argumentum"(2001) para flauta, clarinete em si b, oboé, fagote, vibrafone, sinos tubulares, tam-tam, piano, violino, viola, violoncelo, contrabaixo e escorrega.
Esta obra foi encomendada pela Fundação Centro Cultural de Belém, integrada no programa "Jovens Compositores Portugueses" no âmbito do Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, com apresentações em dois concertos, pelo REMIX - Ensemble, dirigidos por Sarah Ioannides, no Centro Cultural de Belém e Auditório Serralves, em Setembro de 2001.

."Illuminatio"(2002) para harpa, celesta, cravo, percussão, 9 violinos, 9 violas, 9 violoncelos e 2 contrabaixos.

."Recordatio"(2002) para coro feminino, 10 violinos, 3 violas, 1 viola "d'amore", 3 violoncelos, 3 contrabaixos, máquina de vento, pré-gravação de som de porta e cenário.

."Transfiguratio"(2002) para 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes em si b, 1 fagote, 4 violinos, 2 violas, 2 violoncelos, 2 contrabaixos, 2 trompetes, trombone, tuba, glockenspiel, vibrafone e marimba e cenário.
Esta obra foi composta para ser apresentada no "Orchestra Workshop" do "Centre Acanthes 2002", que decorreu de 7 a 21 de Julho de 2002, em Villeneuve-les-Avignon, tendo sido estudada e trabalhada pela Orchestre lyrique de Région Avignon - Provence, dirigida por Sylvio Gualda. Foi também escolhida para ser estudada e trabalhada pela Orquestra Gulbenkian, no I Workshop "Para Jovens Compositores Portugueses", que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, de 10 a 21 de Março de 2003.

."Ludus Aeternus" (2003) para 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes em si b e 2 fagotes.

."Mens Sana In Corpore Sano"(2003) para 2 flautas, 2 oboés, 2 english horns, 2 clarinetes em si b, 2 fagotes, actores e cenário.

."Monstrum Horrendum"(2003) para flauta, clarinete em si b, fagote, violino, viola, violoncelo, piano e actor.

."Monstrum Horrendum" (2004)(versão para orquestra), escolhida para o II Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores, realizado em Março 2004, com audição no concerto do dia 19, no Grande Auditório da Culturgest, dirigido pelo Maestro Guillaume Bourgogne.

."Silens Clamor" (2004) para flauta, clarinete, violino, viola, violoncelo, actores/bailarinos.
Esta obra foi encomendada pelo "Conservatoire National Supérieur Musique et Danse de Lyon" para a "Académie de Musique de Chambre Contemporaine Jeunesse Moderne 2004", com audições em concertos, nos dias 27 e 28 de Agosto, na Cité des Arts e no Collège du Côte-Rousse des Hauts de Chambéry.
Foi seleccionada para o 4.º Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses, com apresentação no concerto do dia 24 de Março de 2006, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian.
Foi também escolhida para o "Festival International des Musiques d'Aujourd'hui - Strasbourg - 2007", tendo sido apresentada em concerto do dia 6 de Outubro, no Palais du Rhin.
Fez ainda parte do concerto apresentado pela Orchestrutopica no Centro Cultural de Belém, em 14 de Fevereiro de 2008.

."Mens Sana In Corpore Sano"(2005) (versão para orquestra), escolhida para o III Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores, realizado em Janeiro 2005, com audição no concerto do dia 22, no Grande Auditório da Culturgest, dirigido pelo Maestro Guillaume Bourgogne.

."Fatum Hominis" (2005) para piano e dois actores.
Esta obra foi seleccionada em concurso internacional para os "ISCM World Music Days / 23
rd Music Biennale Zagreb 2005", tendo sido executada pelo pianista croata Filip Fak, no concerto do dia 23 de Abril. Também foi executada pelo pianista inglês Ian Pace, no dia 22 de Agosto de 2005 em Oslo, integrada nos concertos da Ny Musikk - Norwegian Section of the ISCM (International Society for Contemporary Music) e no dia 10 de Junho de 2006 no York Late Music Festival.

."Dulce Delirium" (2005) para dois violinos, viola e violoncelo.
Esta obra foi apresentada no Workshop do "Centre Acanthes" de 3 a 19 de Julho de 2005 (Metz) e executada pelo "Quatuor Arditti", em concerto, no dia 17 de Julho.
Foi também integrada no Atlantic Waves 2006 Festival, com concerto, pelo mesmo quarteto, na London Union Chapel, em 16 de Novembro.
Foi ainda apresentada pelo mesmo quarteto no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, no dia 26 de Outubro de 2007 e no Centro Cultural de Belém, no dia 27 de Outubro de 2007, no âmbito do Festival Internacional de Aveiro.

."Fati Necessitas" (2005) para flauta, clarinete, violino, viola, violoncelo, percussão, harpa, piano, voz e cenário.
Esta obra foi encomendada pelo Grupo de Música Contemporânea
de Lisboa e apresentada em concerto, por aquele Grupo, no Salão Nobre do Município de Matosinhos (17 de Março de 2006).
Integrou também o concerto de aniversário da RUC, realizado no Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra (03 de Março de 2007), sob a direcção do maestro Christopher Bochmann, no âmbito da IX Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

."Aranea (insidiis noctis serenae...)" (2006), para flauta, clarinete, violino, viola, violoncelo, piano, bailarino e cenário/filme.
Esta obra foi encomendada pela Miso Music Portugal e apresentada em concerto pelo Ensemble L'Itinéraire, dirigido pelo Maestro Guillaume Bourgogne, no Centro Cultural de Belém, em 27 de Outubro de 2006, no âmbito do Festival Música Viva 2006.
Fez também parte do concerto pelo Sond'Ar-te Electric Ensemble dirigido pelo maestro Pedro Amaral, integrado no XXVI Festival de Música de Leiria, em 26 de Junho de 2008 (Teatro José Lúcio da Silva).

."Res Adversae" (2006), para orquestra.
Esta obra foi encomendada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

"Nocturna Itinera - sum in magna animi perturbatione..." (2008), para quarteto de cordas e filme.
Esta obra foi composta para o Arditti Quartet workshop (5 a 20 de Julho de 2008), no âmbito do "International Summer Courses for New Music in Darmstadt", por escolha em concurso internacional, tendo sido apresentada no concerto do dia 10 de Julho. Fez ainda parte do concerto final do 2.º Blonay Workshop for Contemporary Quartet Music 2008 (Suiça), pelo mesmo quarteto, realizado na Chapelle Catholique St. Croix, em 21 de Junho de 2008.

."In Occulto"(2009), para piano e actor, interpretada por Ian Pace, no âmbito do Ciclo de Concertos Momentum, no Teatro Aveirense, no dia 09 de Abril de 2009. Foi também apresentada em concerto, pelo mesmo pianista, no programa do New Music Festival (Transit 2009), em Leuven, Bélgica, no dia 25 de Outubro de 2009 e também no"Concert Series" da City University London, em 09 de Março de 2010.

."Sublime Volans" (2010) - para flauta, clarinete, violino, viola, violoncelo e piano, integrada na obra colectiva de 25 compositores portugueses, no âmbito do 25.º aniversário da Miso Music Portugal, apresentada em concerto pelo Sond'Ar-te Electric Ensemble, no Instituto Franco-Português, em 14 de Abril de 2010.

."Tempus fugit" (2010) - para flauta, clarinete, violino, viola, violoncelo, percussão, filme e fotografia. Esta obra foi encomendada pelo Ministério da Cultura e Comunicação do Governo Francês.


CITAÇÕES

Referências ao meu trabalho em:
.Jornal "Le Figaro" de 11/10/2007, sobre a obra apresentada no "Festival International des Musiques d'Aujourd'hui - Strasbourg - 2007".
.Estudo intitulado "A New Contemporary German School post - 1995?" de Lauren Redhead da Universidade de Leeds, presidente do Forum of Composers and Musicians - FOCAM.


OUTRAS ACTIVIDADES

Exposições de fotografia:

.colectiva, intitulada "LUZ", no Hotel D. Luís em Coimbra, de 19 de Novembro a 18 de Dezembro de 2005.
.individual, "Simulacrum" no Bar "ACapella" (Capela de Nossa Senhora da Vitória) em Coimbra, de 26 de Novembro de 2005 a 14 de Janeiro de 2006.
.individual, "...in aliam figuram", no Auditório de Vagos (C.E.R.),
em 14 de Junho de 2008.
.colectiva, "De Corpo e Alma", integrada na Bienal do Porto Santo, no Convento de Cristo em Tomar, de 01 a 30 de Novembro de 2008. .colectiva, "Cum lacrimis, In cculto esse, Re iam desperata, Sensus reconditus", no Instituto Português da Juventude, no âmbito do programa "S O S estudante" da XI Semana Cultural da Universidade de Coimbra, de 27 de Fevereiro a 13 de Março de 2009, com reposição no Salão Brasil, em Abril.
.individual, "Personatus Homo" - Oporto Decay, na Casa Viva, Porto, em
26 Abril 2009,
.individual, no Mercado Quebra-Costas, em Coimbra, nos dias 9 de
Maio, 13 de Junho, 11 de Julho, 12 de Setembro e 14 de Novembro de 2009.
.projecção de fotografia em Berlim, em 21 de Outubro de 2010, no âmbito
de "BRAVE EXHIBITIONS"