Nome
Ricardo Miguel Bernardes Andrade

E-mail
ricardomiguelandrade@gmail.com

Formação Académica / Education
2012- : Doutorando em Ciências Musicais, variante de Etnomusicologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

2009-2012: Mestrado em Ciências Musicais, variante de Etnomusicologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Título da dissertação: «Os cânticos mágicos dos peregrinos do som: o rock "sinfónico/progressivo" na senda da autonomização dos estilos do rock em Portugal na década de 70». Nota final: 18 valores.

2006-2009: Licenciatura em Ciências Musicais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Nota final: 17 valores.

Filiação Institucional / Institutional Affiliation
INET-MD – FCSH/UNL

Áreas de Interesse / Interest Áreas
Pop-Rock, Etnomusicologia, Estudos de Música Popular

Projectos que orientou ou em que participou no INET-MD / Project Management and Participation
2010-2011: Bolseiro da FCT no âmbito do projecto "A Indústria Fonográfica em Portugal no Século XX".

2008-2009: Bolseiro BII no âmbito do projecto "A Indústria Fonográfica em Portugal no Século XX", no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança. Avaliação final: 18 valores (classificação de Excelente).

2007-2008: Chefe de Produção nas edições #2, #3 e #4 do Festival “Dias de Música Electroacústica” em Seia, com a colaboração do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança.


Coordenação editorial / Editorships
2012: Editor assistente dos anexos digitais do livro resultante da conferência da SIBE+ ‘Músicas e Saberes em Trânsito’. Livro: Current Issues in Music Research. Copyright, Power and Transnational Music Processes. Anexos: Musics and Knowledge in Transit. Eds. Pedro Roxo, Susana Moreno Fernández and Iván Iglesias. SIBE / INET-MD.

Comunicações / Papers in conferences
2011: Participação no ENIM - Encontro Nacional de Investigação em Música 2011, com a comunicação «Cânticos mágicos dos peregrinos do som: o rock sinfónico na senda da autonomização dos estilos do rock em Portugal na década de 1970».

2009: Participação no colóquio “Aspectos da Música em Portugal desde 1945, e outros projectos em curso”, no âmbito da disciplina de Temas de Investigação em Musicologia, com a comunicação «Quem precisa do rock em Portugal? – análise e problematização de conceitos e categorias musicais em Portugal de finais da década de 60 até meados da década de 70», em parceria com Cátia Santos, Michael Dias e Marco Freitas.

2008: Participação no 2º Colóquio de Sociologia da Música, “Música e Sociedade: Transversalidades”, com a comunicação «A emergência dos estudos sobre música popular num âmbito musicológico: algumas reflexões, aspectos teóricos e problemas metodológicos».

Prémios / Awards
2013: Prémio de Mérito e Excelência para mestres no ano de 2012, atribuído pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

2011: Prémio de Estudante de Mérito atribuído pela Universidade Nova de Lisboa.

2010: Prémio de Mérito e Excelência para licenciados no ano de 2009, atribuído pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

2009: Prémio de Estudante de Mérito atribuído pela Universidade Nova de Lisboa.

Outros elementos que considere importantes / Other activities
2014: Moderador convidado no colóquio "Sociologia da Música: Processos, Estruturas e Sociabilidades", Departamento de Ciências Musicais, FCSH-UNL.

2013: Moderador convidado no colóquio "Problemáticas da Música no Quotidiano", Departamento de Ciências Musicais, FCSH-UNL.

2009: Participação na elaboração da exposição “A Música Somos Nós – Sons, Identidades, Comunidades”, encomendada pela Direcção Geral das Artes no âmbito do Programa Território Artes, com a coordenação de Paulo Ferreira de Castro.