Ricardo Barcelo
Nome/Name
Ricardo Iván Barceló Abeijón

Contacto Profissional/ Contact
Endereço/ Address
Instituto de Letras e Ciências Humanas

Departamento de Música
Edificio dos Congregados, Avenida Central nº 100
4710-229 BRAGA

Email
ricanata@gmail.com
ricardobarcelo@ilch.uminho.pt


Filiação Institucional
Departamento de Música do ILCH. Universidade Do Minho.

Categoria
Professor Auxiliar Convidado.

Cargo
Diretor Adjunto do Curso de Licenciatura do Departamento de Música
do Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho.

Título
Doutor em Música.

Domínio de especialização
Guitarra clássica. Docência. Performance.

Formação Académica
2009. Doutoramento em Música, Universidade de Aveiro (tese intitulada “O Sistema Posicional na Guitarra. Origem e conceitos de Posição. O caso de Fernando Sor”).
2002. Mestrado em Interpretação Instrumental. Escola Superior de Música e Dança de Roterdão – Países Baixos.
1992. Licenciatura, especialidade Guitarra Clássica. Real Conservatório de Música de Madrid – Espanha.

Actividade docente e profissional
- 2009-2012. Professor de Guitarra Clássica e Música de Câmara, no Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho – Braga.
- 2008-2011. Professor de Guitarra Clássica e Orientador de Mestrados no ISEIT - Instituto Piaget de Almada.
- 1998-2012. Professor de Guitarra Clássica e membro da Direcção Pedagógica na Academia de Música José Atalaya – Fafe.
- 1994-1997. Professor de Guitarra Clássica na Academia de Música «Katarina Gurska» – Madrid – Espanha.
- 1985-1987. Professor de Guitarra Clássica no Conservatório Municipal de Maldonado – Uruguai.
- Tem-se apresentado internacionalmente como solista de guitarra e de guitarra clássico-romântica, mas também integrando agrupamentos de câmara.
- É integrante fundador do Trío Sefarad (soprano, violino e guitarra) e do Laporta Guitar Duet (guitarras românticas).
- Tem ministrado master-classes en países europeus e americanos.
- Tem composto várias obras para guitarra a solo e música de câmara.
- Pertence a equipa de investigadores integrados do INET-MD, Pólo de Aveiro.

Publicações
1995. “
La Digitación Guitarrística”. Real Musical – Madrid.
1997.
“Un emigrante en Carnaval”. Flauta e guitarra (in “Guitare a deux”. Francis Goudard). Lemoine, Paris.
1998. Revisão e digitação de obras para guitarra de F. Tárrega: Lágrima, Adelita, Capricho Árabe e Recuerdos de la Alhambra. Real Musical, Madrid.
2000. “
20 Piezas fáciles para 2 y 3 guitarras”. Real Musical, Madrid.
2000. “
Adestramento técnico para guitarristas” (castelhano/português). Real Musical, Madrid.
2008.
“Método para Guitarra”. Fernando Sor. Co-autor da tradução para castelhano do “Méthode pour la guitare” de F. Sor (1778-1839). Editora Labirinto- Fafe (primeira tradução mundial do original francês para espanhol).
2010. Máscaras I, II, III – Diputación de Badajoz – Espanha.
2010. Publicação de várias obras originais para guitarra solo e música de câmara em AvA Editions (http://www.editions-ava.com/store/composer/103/):
- Allende el Río Uruguay. Guitarra solo.
- Estudio Nº 1. Guitarra solo. 
- Estudio Nº 2. Guitarra solo. 
- Estudio Nº 3. Guitarra solo. 
- Estudio Nº 4. Guitarra solo. 
- Los Heraldos Negros. Voz e guitarra. 
- Manchas Sonoras. Violino e guitarra. 
2010. “O Méthode pour la guitare de Fernando Sor”. Artigo publicado na revista digital Guitarra Clássica Nº 2, Portugal. (http://pt.scribd.com/doc/34646413/Revista-Guitarra-Classica-n2).
2010. “Del violín a la guitarra: influencias en la técnica, escritura, organología y expresión”. Artigo publicado na revista Roseta Nº 5, publicação da “Sociedad Española de la Guitarra”.
2011. “Gatayes e Sor: Professori de chitarra in scuole per fanciulle a Parigi?”. Artigo publicado na revista italiana especializada em guitarra clássica “Il Fronimo”, nº 156.
2012. “Guitarra, música y poder femenino durante el período napoleónico”. Artigo publicado na revista espanhola especializada em guitarra clássica “
Sexto Orden”, nº 7.

Palestras/Comunicações/Colóquios
2010. “Violinismo e Guitarrismo”, comunicação apresentada no 1º Colóquio em Estudos de Interpretação “A Performance em Contexto”, na Universidade do Minho. 
2010. “O Sistema Posicional na Guitarra”. Palestra oferecida na UFPEL, Universidade de Pelotas, Brasil.
2010. “Del violinismo al guitarrismo”. Palestra na Escola Universitária de Música de Montevideu, Uruguai.
2011. “Guitarra, música e poder feminino durante o período napoleónico”. Comunicação apresentada no Congresso “MÚSICA DISCURSO PODER”, na Universidade do Minho.
2011. “Do violinismo ao guitarrismo”. Palestra no Festival de Guitarra de Leiria.
2011. “Guitarra, música e poder feminino durante o período napoleónico”. Conferência no “1er Festival Internacional de Guitarra de Maldonado” – Uruguai.
2012. Integra a Comissão Organizadora do 2º Colóquio de Estudos de Interpretação Musical, do Departamento de Música do I.L.C.H., da Universidade do Minho. Este realizar-se-á nos dias 27 e 28 de Abril de 2012, no Edifício dos Congregados – Braga.
2012.
Um instrumento em evolução. Novas tendências e possibilidades na construção de guitarras”. Comunicação: I Congresso de Organologia. ANIMUSIC | Universidade de Aveiro. 22-01 2012.
2012.”Uma eminência parda na esquerda. A importância do polegar na guitarra”. Comunicação: A Performance em Contexto | II Colóquio em estudos de Interpretação Musical. 4/5-05-2012. Universidade do Minho | Salão Nobre do Edifício dos Congregados
2012. “Consideraciones sobre la enseñanza musical académica en la integración regional” (Videoconferencia). Comunicação:  1ra. Bienal de Educación Artística. Educación y Arte: Geografía de un vínculo. Maldonado - Uruguai. 19-09-2012.
2012. Un instrumento en evolución. Nuevas tendencias y posibilidades en la construcción de guitarras. Palestra realizada no II Festival Internacional de Guitarra de Maldonado, Uruguai. 23-11-2012.

Discografia
1997. “Por las calles de Maldonado”. CD integrado por composições próprias interpretadas pelo autor. Plectrum-Factor, Madrid - Espanha.
2005. Aromas de Sefarad. Romanceiro tradicional sefaradita. Trío Sefarad. Lachrimae, Madrid, Espanha.
2009. Ad Libitum. Participação num CD integrado por obras de Y. Marr. São Petersburgo - Federação Russa.
2011. Máscaras. CD solista. Obras do intérprete e música espanhola. Portugal.

Obra Musical

Obras para guitarra:
1991. Murgotán. Madrid.
1993. Estudio Nº 1. Madrid.
1995. Estudio Nº 2. Madrid.
1996. Preludio. Madrid.
1996. Por las calles de Maldonado. Madrid.
1997. Tanguéz de Arena. Madrid. 
1997. Allende el Río Uruguay. Madrid.
1999. Estudio Nº 3. Braga. 
2002. Variaciones sobre un tema popular. Braga. 
2003. Estudio Nº 4. Braga. 
2006. Máscaras I-II-III. Obra premiada no “I Concurso de Composição Hispano-luso para Guitarra Clássica Cidade de Badajoz”. Braga. 

Música de Câmara:
1988. Suite Uruguaya. Duo de guitarras. Madrid.
1989. Manchas Sonoras. Violino e guitarra. Madrid.
1995.El autómata descompuesto. Duo de guitarra. Madrid.
1997. Pequeña bóveda celeste. Violino e guitarra. Madrid. 
1994. Los Heraldos Negros. Voz e guitarra. Madrid. 
1997. Candombelelé Nghé. Duo de Guitarras. Madrid.
2001. Orango-tango. Octeto de guitarras. Braga.

Actividade Artística
1998-2010. Destaca-se a sua actuação em: Festival Hispano-Americano de Kiev, Festival de Faro 2000, Festival Raízes Ibéricas, “F.A.R.P.A.”, Encontros de Guitarra de Porto, Festival de Guitarra de Tomar, Festival de Guitarra de Coimbra, “Festival Aspiazu” de San Sebastián, Festival de Guitarra de Santo Tirso, Festival de Ano Novo em Trás-os-Montes, Festival de Música de Câmara de Elvas, Festival “Guitarras del Mundo” de Argentina, Festival “Música Viva”, na Casa da Música do Porto e Festival de Guitarra de Juárez – México.
2011. 6 de Março. Recital Guitarra solo, Casa da Juventude de Vila do Conde. 
2011. 12 de Março. Recital Guitarra solo, Teatro-Cinema de Fafe. 
2011. 26 de Março. Recital Guitarra solo, Museu Nogueira da Silva.
2011. 16 de Abril. Concerto. Duo de Guitarras Românticas “Laporta Guitar Duet”, VI Festival de Guitarra “Guitarmania” 2011, Almada.
2011. 7 de Junho. Audição das classes de guitarra e música de Câmara da Universidade do Minho, no Salão Nobre do Edifício dos Congregados, Braga.
2011. 28 de Junho. Audição das classes de guitarra e música de Câmara da Universidade do Minho, Auditório Adelina Caravana, do Conservatório Calouste Gulbenkian, Braga.
2011. 1 de Julho. Participa no IV Festival de Guitarra de Leiria, dirigindo o Ensemble de Guitarras da Universidade do Minho.
2011. 9 de Julho. Concerto com o Trío Sefarad, no Castelo de Manzanares el Real – Espanha.
2011. 17 de Julho. Concerto com o Trío Sefarad, na Plaza de Chamberi – Madrid - Espanha.
2011. 11 de Agosto. Concerto com o Trío Sefarad, no Claustro de San Pedro Mártir, Toledo – Espanha.
2011. 10 de Dezembro. Concerto com o Trío Sefarad, no Teatro Francisco Rabal, Pinto, Madrid – Espanha.

2012. Ensemble de Guitarras. Direcção. Alunos de Licenciatura em Música e Mestrado em Ensino de Música | Guitarra, Departamento de Música do ILCH. Universidade do Minho. “Aqui, ali, assim” . Programa da Capital Europeia da Cultura. Loja do Cidadão de Braga. 08-06-2012.
2012. Concerto Didático de Guitarra. Fafe. Sala Manoel de Oliveira. 02-11-2012.
2012. Recital de Guitarra. Maldonado, Uruguai. Hogar de Ancianos. 17-11-2012.

Actividade Académica
2011. 15 de Maio. Defesa e aprovação do mestrando em Direcção de Orquestra de Sopros, José Ribeiro, sob a sua orientação, no ISEIT de Almada.
2011. 15 de Maio. Defesa e aprovação do mestrando em Direcção de Orquestra de Sopros, Joaquim Ribeiro, sob a sua orientação no ISEIT de Almada.
2011. 16 de Junho. Arguente nas provas de Mestrado em Música do guitarrista Artur Caldeira, E.S.M.A.E., Porto.
2011. 20 de Setembro. Arguente nas provas de Doutoramento em Música do guitarrista Pedro Rodrigues, Universidade de Aveiro.
2011. 6 de Dezembro. Arguente nas provas de Mestrado em Música da violetista Milena Maueski Leite de Camargo Borges, Universidade de Aveiro.
2011. 16 de Dezembro. Arguente nas provas de Mestrado em Música do guitarrista Paulo Margaça, Universidade de Aveiro.
2011. Dezembro. Integra a Comissão de Curso, no Departamento de Música do ILCH, Universidade do Minho.

2012. Ex Nihilo Ex Machina | Da criação musical contemporânea. 10-01-2012. Universidade do Minho, Salão Nobre do Edifício dos Congregados. Integrante da Comissão Organizadora, com o CEHUM | Departamento de Música.
2012. A Performance em Contexto | II Colóquio em estudos de Interpretação Musical. 4/5-05-2012. Universidade do Minho | Salão Nobre do Edifício dos Congregados. Integrante da Comissão Organizadora, com o CEHUM | Departamento de Música.
2012. 10 de Janeiro. Arguente nas provas de Mestrado do guitarrista António Gonçalves, Universidade de Aveiro.

2012. Prova de doutoramento de Fernando Chaib. Arguente principal. Tese intitulada: “O gesto na performance em percussão: uma abordagem sensorial e performativa”. Música/Performance. Universidade de Aveiro. 12-11-2012.
2012. Prova de mestrado de Tiago Emanuel Cassola Marques. Arguente. Projeto educativo: “Leo Brouwer. Contributos para a pedagogia guitarrística”. Universidade de Aveiro. 25-07-2012.
2012. Prova de mestrado de Sofia Leandro Ferreira. Arguente. Projeto educativo: “Iniciação ao violino partilhada por pais e filhos”. Universidade de Aveiro. 10-12-2012.
2012. Prova de mestrado de Maria da Rocha Gonçalves. Arguente. Projeto educativo: “Criatividade tácita e experimental no ensino instrumental”. Universidade de Aveiro. 10-12-2012.
2012. Prova de mestrado de António Gil Alves Ferreira. Arguente. Projeto educativo: “A iniciação à guitarra em videochamada”. Universidade de Aveiro. 10-12-2012.
2012. Supervisão do Projeto Pedagógico para Estágio. Mestrado no Ensino da Música. Departamento de Música do ILCH/I.E.. Universidade do Minho. Alunos: Ana Rita Rodrigues Gouveia Barbosa, Eduardo Daniel Martins Baltar Soares, Joana Mafalda Peixoto Araújo e Sérgio Andrade Gonçalves.

Prémios
1987. Sevilha – Espanha. Prémio de Guitarra Clássica “Alirio Díaz”.
1990. Madrid - Espanha. Prémio de Guitarra Clássica “Abel Carlevaro”, organizado pela Sociedad Estatal del Quinto Centenario, de Espanha.
2006. Badajoz – Espanha. Laureado no I Concurso de Composição Hispano-Luso para Guitarra Clássica “Ciudad de Badajoz”.

Júri em Concursos
2011. 9 de Março. Preside o Júri do Concurso Interno de Guitarra, na Academia Pio X de Vila do Conde.
2011. 23-24 de Abril. Júri do Concurso Internacional de Guitarra Clássica do VI Festival “Guitarmania”, em Almada.
2011. 6-7 de Julho. Integra o Júri do Concurso Internacional de Guitarra, no IV Festival de Guitarra de Leiria.
2011. 27-31 de Julho. Júri do I Concurso Internacional de Guitarra “Luigi Mozzani”, Stefanaconi – Itália.
2011. 15-16 de Novembro. Júri do Concurso Internacional “Ciudad de Punta del Este”, integrado no 1º Festival de Guitarra de Maldonado – Uruguai (
www.guitarras.maldonado.gub.uy).
2012. Membro do Júri no Concurso Jovens Solistas Braga 2012, no âmbito da Capital Europeia da Juventude. Salão Nobre do Edifício dos Congregados. 30/31-03-2012.
2012. Coorganizador do VI Concurso Luso-Espanhol com a Academia José Atalaya. Teatro-Cinema de Fafe. 30-04-2012 e 01-05-2012.
2012. Membro do Júri no 14º Concurso Santa Cecília, especialidade Guitarra, organizado pela Academia de Música Silva Monteiro | Fundação Engº António de Almeida. Museu Romântico do Porto. 6/10-06-2012.

Outros elementos
- Pertenceu ao “Taller de Música Contemporânea de Montevideo” dirigido por R. Marino Rivero.
- O seu nome aparece como entrada no
“Diccionario de la Música Española e Hispanoamericana”, editado pela S.G.A.E. (Sociedade Geral de Autores de Espanha), e nos livros “Compositores Uruguayos del Siglo XX” e “Quienes somos en Punta del Este”.
- O seu livro “
La Digitación Guitarrística”, foi selecionado como bibliografia recomendada na disciplina de Guitarra Clássica de várias instituições, tais como a Universidade Autónoma de México , a Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil e o Conservatório “Alberto Ginastera”, Morón, Buenos Aires – Argentina, entre outras.
- Participou na estreia em Portugal dos duplos concertos para Bandoneão, Guitarra e Orquestra, e Violino, Guitarra e Orquestra de Piazzolla e Carulli, respetivamente, nos anos 2006 e 2007. 
- Realizou a estreia da obra para guitarra solo “O Acontecido”, Evgueni Zoudilkine, 2007.
- Tem colaborado em Portugal com a Orquestra Nacional de Porto, com o Remix Ensemble, com a Orquestra do Norte e com a Orquestra Académica da Universidade do Minho.
- Colaborou na criação e organização do “Concurso Luso-Espanhol de Guitarra” (I, II, III, IV e V), realizado anualmente pela Academia José Atalaya de Fafe, entre 2006 e 2011.
- É Diretor Artístico do “Festival Internacional de Guitarra de Maldonado” – Uruguai (I e II).