rafael_de_oliveira
Nome/ Name
Rafael de Oliveira

Contacto profissional/ Professional Contact Endereço/ Address Campus Universitário de Santiago
Departamento de Comunicação e Arte
3810-193 - Aveiro, Portugal.

Telefone/ Phone

Email
oliveira.comp@gmail.com

Filiação institucional
Departamento de Comunicação e Arte – Universidade de Aveiro

Categoria ou actividade/ Activity
Doutorando em Música na área de composição musical.

Formação Académica/ Education
2006 - Bacharelado em Música - Habilitação em Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil.



Investigação/ Research


Domínio de especialização
Composição Musical; Música Electroacústica; Paisagens Sonoras.

Áreas de Interesse/ Interest Area
Processos Composicionais; Ferramentas para Música Electroacústica; Paisagens Sonoras; Interacção entre Instrumentos e Electroacústica.

Grupo de Investigação no INET-MD/ INET-MD
Universidade de Aveiro – DeCa, Coordenação da Professora Doutora Susana Sardo

Projectos que orientou ou em que participou no INET-MD/ Projects
-------------------------------------------

Projectos que orientou ou em que participou noutras instituições (breve descrição do projecto)/ Projects in other institutions

Entre agosto de 2003 e agosto de 2006 participou como bolsista pesquisador PiBIC/CNPq em projectos desenvolvidos no Centro de Música Eletrônica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tais projectos estavam voltados à composição de música electroacústica, estratégias composicionais e desenvolvimento de ferramentas de manipulação e catalogação de material musical.

Projectos em que esteve vinculado:

1. Composição Eletroacústica de Paisagens Sonoras. Novembro de 2004 à Agosto de 2006.
O projecto “Composição Eletroacústica de Paisagens Sonoras” visou estudar as relações sonoras e elaborar um catálogo de sons da cidade de Porto Alegre. Após este estudo inicial, e com base no material arrecadado, foram compostas obras musicais que dessem ênfase aos sons que caracterizam os marcos sonoros Porto Alegrenses, estruturando as mesmas seguindo uma base teórico/estética devidamente fundamentada nas proposições do World Soundscape Project.

2. Laboratório de Música Eletroacústica Experimental. Agosto de 2003 à Agosto de 2006.
Este projecto teve como objectivos pesquisar sobre processos, teorias e técnicas aplicadas à música eletroacústica experimental, visando obter e desenvolver ferramentas composicionais, realizar obras de música electroacústica experimental inéditas, e divulgar estes conhecimentos na área de composição no âmbito das disciplinas ministradas no Centro de Música Eletrônica da UFRGS e através de concertos de música electroacústica.
Actividade Docente e Profissional/Academic Positions and Professional Activities
2008 - 27 de agosto. Centro de Música Eletrônica da UFRGS – Palestrante.
Palestra apresentando pesquisas, composições e práticas de concerto na área de música electroacústica contemporânea em Portugal aos alunos do curso de graduação em composição. (Carga horária: 3h)

2007 - 2 de abril a 4 de abril. Instituto Franco Português de Lisboa – Auxiliar Técnico.
Concepção e criação da programação da difusão e manipulação do áudio utilizado na peça de Teatro Musical “Os tremeliques do sábio”, montada por Paulo Matos (actor), Etienne Lamaison (clarinete) e Pedro Figueiredo (música). (Carga horária: 20h)

2007 – 10 a 12 de maio. Departamento de Comunicação e Arte – Secretariado.
Atuou no secretariado do evento “PERFORMA´07 – Encontros de Investigação em Performance”, organizando e auxiliando os participantes nas atividades ocorridas durante o evento. (Carga horária: 20h)

2006 - 10 a 20 de janeiro. Auditorium Tasso Corrêa da UFRGS – Técnico de Gravação.
Realizou gravações, edições e masterizações de recitais dos alunos de graduação e mestrado do Departamento de Música da UFRGS. (Carga horária: 40h)

2005 - 7 de abril a 5 de maio. Centro de Música Eletrônica da UFRGS – Ministrante.
Ministrante do curso “Iniciação e prática em edição de partituras por computador utilizando o Finale 2005”. (Carga horária: 15h)

2004 - 12, 20 e 21 de julho. Atelier Livre da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre – Assistente.
Trabalhou na orientação dos alunos na utilização de softwares e equipamentos voltados à composição musical na oficina "Experimentos Sonoros" coordenada pelo Prof. Dr. Fernando Mattos. (Carga horária: 9h)

2004 - 1 de junho a 29 de junho. Centro de Música Eletrônica da UFRGS – Ministrante.
Ministrante do curso “Iniciação e prática em edição de partituras por computador utilizando o Finale 2003 – 3ª edição”. (Carga horária: 15h)

2004 - 27 de abril a 25 de maio. Centro de Música Eletrônica da UFRGS – Ministrante.
Ministrante do curso “Iniciação e prática em edição de partituras por computador utilizando o Finale 2003 – 2ª edição”. (Carga horária: 15h)

2004 - 23 de março a 20 de abril. Centro de Música Eletrônica da UFRGS – Ministrante.
Ministrante do curso “Iniciação e prática em edição de partituras por computador utilizando o Finale 2003 – 1ª edição”. (Carga horária: 15h)

2003 - 29 de julho a 26 de agosto. Centro de Música Eletrônica da UFRGS – Ministrante.
Ministrante do curso “Ferramentas para a Composição de Música Eletrônica – 2ª Edição”, coordenado pelo Prof. Dr. Eloi Fernando Fritsch. (Carga horária: 25h)

2003 - 10 de junho a 28 de julho. Centro de Música Eletrônica da UFRGS – Ministrante.
Ministrante do curso “Ferramentas para a Composição de Música Eletrônica – 1ª Edição”, coordenado pelo Prof. Dr. Eloi Fernando Fritsch. (Carga horária: 25h)

2003 - 7 de outubro a 28 de outubro. Centro de Música Eletrônica da UFRGS – Ministrante.
Ministrante do curso “Iniciação e prática em edição de partituras por computador”. (Carga horária: 15h)

2003 - 28 de agosto e 12 de maio. Museu Universitário da UFRGS – Ministrante.
Ministrante da oficina "Sintetizadores - Fundamentos e Utilização" coordenada pelo Prof. Dr. Eloi Fernando Fritsch. (Carga horária: 8h)

2003 - 7, 8, 9 e 10 de agosto. Departamento de Pós-Graduação em Música da UFRGS – Secretariado.
Atuou no secretariado do evento “XIV Encontro da AMPPOM”, organizando e auxiliando os participantes nas atividades ocorridas. (Carga horária: 20h)
Dissertações
Oliveira, Rafael de (2006). Acepções estéticas no processo de criação das obras “Música para piano e eletroacústica” e “Peça para flauta-doce tenor e eletroacústica”. Trabalho de conclusão do curso de Bacharelado em Música - Habilitação em Composição, Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, sob a orientação do Professor Doutor Celso Loureiro Chaves.


Comunicações/ Papers in Conferences

OLIVEIRA, Rafael de. Creating Relationships Between Sounds, Contexts and Meanings in an Urban Soundscape Through an Environmentally-Framed Musical Composition, In: 55th Annual Conference, 2010 - SEM: Society for Ethnomusicology, Los Angeles, 2010. Book of Abstracts; Los Angeles, USA: UCLA, 2010.

OLIVEIRA, Rafael de. GENERAL TORRES: Compositional process in a environmentally framed musical work, In: Post-ip - Post in Progress: 1º Fórum Internacional de Pós-graduação em estudos de Música e Dança, Aveiro, 2009. Livro de Resumos, 2009.

DUARTE, Alexsander Jorge; OLIVEIRA, Rafael de; LIMA, Patrícia Paula. Conectando Paisagens: Criatividade, Imaginação e Emoções na criação de contextos sonoros, In: Post-ip - Post in Progress: 1º Fórum Internacional de Pós-graduação em estudos de Música e Dança. Aveiro, 2009. Livro de Resumos, 2009.

OLIVEIRA, Rafael de (2009), Música Electroacústica em performance: A espacialização e difusão sonora em sala de concerto de obras em suporte digital e estereofónicas. In: PERFORMA'09 - Encontros de Investigação em Performance, 2009, Aveiro. Livro de Resumos dos Encontros de Investigação em Performance, 2009.

OLIVEIRA, Rafael de; FRITSCH, Eloi Fernando. Estudos de Música Eletroacústica Experimental: O processo de composição e o desenvolvimento de catálogos. In: 13ª Jornada Nacional de Iniciação Científica, 2006, Florianopolis. Registros da 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006.

OLIVEIRA, Rafael de; FRITSCH, Eloi Fernando. Música Eletroacústica Experimental: A questão da espacialização e difusão sonora em sala de concerto. In: XV Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2006, Porto Alegre. Livro de Resumos / XVIII Salão de Iniciação Científica e XV Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2006. v. 18. p. 982.

OLIVEIRA, Rafael de; FRITSCH, Eloi Fernando. Estudos Composicionais de Música Eletroacústica Experimental: O desenvolvimento de catálogos e do processo de composição. In: XVII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2005, Porto Alegre. Livro de Resumos / XVII Salão de Iniciação Científica e XIV Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2005. v. 17. p. 969.

OLIVEIRA, Rafael de; FLORES, Luciano Vargas; FRITSCH, Eloi Fernando. Um Aplicativo em Max/MSP para Geração de Material Musical Utilizando Técnicas de Síntese Granular. In: Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2005, Belo Horizonte, 2005.

MUNIAGURRIA, Rodrigo Avellar de; OLIVEIRA, Rafael de; FRITSCH, Eloi Fernando. Música Eletroacústica Experimental. In: XIV Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2005, Porto Alegre. Livro de Resumos / XVII Salão de Iniciação Científica e XIV Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2005. v. 17. p. 974.

OLIVEIRA, Rafael de; FRITSCH, Eloi Fernando. Três Programas para Laboratório de Música Eletroacústica Experimental: Estudo e Desenvolvimento. In: XIII Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2004, Porto Alegre. Livro de Resumos / XVI Salão de Iniciação Científica e XIII Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2004. v. 16. p. 933.

FRITSCH, Eloi Fernando; MILETTO, Evandro Manara; COSTALONGA, Leandro Lesqueves ; OLIVEIRA, Rafael de. Uma Proposta de Método para o Ensino de Técnicas de Composição de Música Eletrônica por Computador. In: XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2004, Manaus. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2004. v. 15.


Actividade Musical

L´Estel Matinal (2008). Composição para ensemble.
Obra encomendada pelo maestro Pedro Figueiredo. Estreada no Festival “Dias de Música Eletroacústica”, ocorrido no auditório do Conservatório de Música de Seia, Portugal, pelo Ensemble de Música Contemporânea de Linda-a-Velha, no dia 19 de março de 2008.

General Torres (2007). Composição electroacústica.
Obra inserido nas pesquisas sobre paisagens sonoras. Estreada no concerto “Música de POA”, ocorrido no Auditorium Tasso Corrêa, Porto Alegre, Brasil, no dia 3 de setembro de 2008.

Peça para Flauta-Doce Tenor e Eletroacústica (2006). Composição para flauta-doce tenor e fita.
Obra encomendada pela flautista Daiana Felix. Estreada no concerto “Música de POA”, ocorrido no Auditório Luís Cosme, Porto Alegre, Brasil, no dia 6 de dezembro de 2007.

Música para Piano e Eletroacústica (2006). Composição para piano e fita.
Estreada no “Festival Contemporâneo-RS 2006”, ocorrido no auditório do Instituto Goethe em Porto Alegre, Brasil, de 23 a 27 de agosto.

Universos: Articulações Visíveis (2006). Composição de trilha sonora para instalação interativa.
Apresentada na Galeria de Arte da Universidade Federal de Santa Catarina, no período de 20 de junho a 19 de julho de 2006, e concebida em conjunto com a vídeo-artista Eny Schuch e o arquiteto Jorge Aragão.

4 Poemas para Violão (2006). Composição para guitarra solo.
Obra encomendada pelo guitarrista Andrés Veja Solana e estreada pelo mesmo no Concerto de Conclusão de Curso de Graduação em Guitarra pelo Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ocorrido no Auditorium Tasso Corrêa, Porto Alegre, Brasil, no dia 30 de novembro de 2007.

Estudo de Materiais II (2005). Composição eletroacústica.
Estreada no concerto “Música Eletrônica no Museu”, ocorrido no Museu Universitário da UFRGS, Porto Alegre (Brasil), no dia 22 de novembro de 2005.

4 Estudos para Flauta solo (2005). Composição para flauta-transversa solo.
Estreada em 23 de setembro de 2005 no “Festival Contemporâneo-RS 2005”, ocorrido em Porto Alegre, Brasil, durante o ano.

Poema I (2004). Composição de trilha sonora para vídeo da artista Carolina Breda.
Vídeo apresentado no festival “3º Vaga-lume – Mostra de vídeos”, ocorrido de 28 de junho a 9 de julho de 2004, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Departamento de Artes da UFRGS, Brasil.

Ensaio para movimentos híbridos (2004). Composição de trilha sonora para série de vídeos da artista Daniele Marx.
Vídeos apresentados na exposição “Desenformando”, ocorrida de 17 de março a 7 de abril de 2004, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Departamento de Artes da UFRGS, Brasil.

Les Yeux Brillants (2004). Composição para flauta, violino e piano.
Estreada no “Concerto de Meio de Curso” da Classe do Professor Antônio Carlos Borges Cunha, ocorrido no Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes da UFRGS, em 1º de Julho de 2004.

Estudo de Materiais (2004). Composição eletroacústica.
Obra estreada no dia 25 de novembro de 2004 no concerto “Projeção Sonora de Composições computacionais II” ocorrido no Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes da UFRGS.

No Fundo do Mar II (2004). Composição algorítmica em tempo real.
Obra realizada no concerto “Projeção Sonora de Composições Computacionais”, ocorrido no Auditorium Tasso Corrêa, no dia 30 de setembro de 2004, do Instituto de Artes da UFRGS.

Paisaje de Lorca (2003). Composição para guitarra e manipulação pelo computador.
Obra estreada no festival “Multiple-X 2003” ocorrido Audiotório do Instituto Goethe de Porto Alegre, Brasil, no dia 25 de outubro de 2003.

Sala de Espera (2003). Composição eletroacústica.
Apresentada dentro da instalação sonora “Sons da Universidade”, coordenada pelo Prof. Dr. Fernando Mattos, ocorrida de 11 de março a 9 de maio de 2003 no Museu Universitário da UFRGS, Brasil.

Concourse (2003). Composição para violino solo.
Obra estreada no dia 31 de julho de 2003, no concerto “Contemporâneo 12 e 30”, ocorrido no Mezanino do Museu Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Três peças para Piano (2002). Composição para piano solo.
Obra estreada no concerto “Compositores do Instituto de Artes” ocorrido no dia 14 de janeiro de 2004 no Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes da UFRGS, Brasil.

Sobre o Tempo (2001). Composição eletroacústica.
Obra estreada no Concerto de Inauguração do Centro de Música Eletrônica da UFRGS, realizado no Auditorium Tasso Corrêa no dia 13 de janeiro de 2003.


PRODUÇÃO DE EVENTOS

2006 – 23, 25 e 27 de agosto. Festival Contemporâneo-RS 2006
Evento organizado em colaboração com o músico Januibe Tejera para a divulgação da produção atual dos principais compositores do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram realizados três concertos e uma mesa redonda com os principais musicólogos sobre a música rio-grandense. O evento teve apoio do Instituto Goethe de Porto Alegre.

2005 – Maio a Junho. Semana de Música Contemporânea 2005
Evento organizado em colaboração com Catarina Domenici, James Soares Corrêa, Januibe Tejera, et al. para a divulgação da produção dos principais compositores do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram realizados cinco concertos, uma mesa redonda, workshop com o compositor Jack Fortner (EUA), e duas Master-Classes com os pianistas John Sakata (EUA) e Jung Li (EUA/JPN). O evento foi apoiado pelo Departamento de Música, Instituto de Artes da UFRGS e do Centro de Música Eletrônica da UFRGS.

2005 – Junho, agosto, setembro, outubro e novembro. Festival Contemporâneo-RS 2005
Evento organizado em colaboração com o músico Januibe Tejera para a divulgação da produção atual dos principais compositores do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram realizados quatro concertos, mensais. O evento teve apoio do Instituto de Artes da UFRGS, Centro de Música Eletrônica da UFRGS.

2005 – 19 de outubro, 22 de novembro e 12 de dezembro. Concertos “Música Eletrônica no Museu”
Evento organizado pelo Centro de Música Eletrônica da UFRGS para a divulgação da produção de música eletroacústica dos principais compositores do Rio Grande do Sul, Brasil. O evento teve apoio do Instituto de Artes da UFRGS e do Museu Universitário da UFRGS.

2004 – Todo o ano. Festival Contemporâneo-RS 2004
Evento organizado em colaboração com o músico Januibe Tejera para a divulgação da produção atual dos principais compositores do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram realizados concertos mensais durante o ano todo. O evento teve apoio do Instituto de Artes da UFRGS, Centro de Música Eletrônica da UFRGS.

2004 – 30 de setembro e 25 de novembro. Concertos “Projeção Sonora de Composições Computacionais”
Evento organizado pelo Centro de Música Eletrônica da UFRGS para a divulgação da produção de música eletroacústica dos principais compositores do Rio Grande do Sul, Brasil. O evento teve apoio do Instituto de Artes da UFRGS, Lojas Mil Sons, IGAP - Instituto Gaúcho de Áudio Profissional e da Câmara Legislativa de Porto Alegre, RS, Brasil.


Outros Elementos que considere importantes

2005 - Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador do XVII Salão de Iniciação Científica, UFRGS, pela pesquisa “Estudos Composicionais de Música Eletroacústica Experimental: O desenvolvimento de catálogos e do processo de composição”.

2004 - Recebeu o Prêmio XIII Feira de Iniciação Científica, UFRGS, pela pesquisa “Três Programas para Laboratório de Música Eletroacústica Experimental: Estudo e Desenvolvimento”.


FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

2011 - Fevereiro. Workshop com o grupo de Sound Artists Ultra-Red (ING). Fundaçãõ Serralves, Portugal. (Carga horária: 30h)

2007 - Fevereiro. Seminário de Composição com Brian Ferneyhough (EUA). Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Portugal. (Carga horária: 10h)

2007 - Janeiro. Seminário de Composição com Emmanuel Nunes (POR). Casa da Música, Porto, Portugal. (Carga horária: 20h)

2005 - Maio a Junho. Workshop de Composição com Jack Fortner (EUA). Instituto de Artes da UFRGS, Rio Grande do Sul, Brasil. (Carga horária: 33h)

2003 - Outubro. Música Interativa. Ministrante: James Soares Correa. Instituto Goethe de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. (Carga horária: 4h)

2003 - Outubro. Introdução ao Csound. Ministrante: Antônio Nunes. Instituto Goethe de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. (Carga horária: 4h)

2003 - Agosto. Extensão universitária: Modelos Evolutivos Aplicados a Composição Musical. Ministrante: Eduardo Reck Miranda (Brasil/Inglaterra). Centro de Música Eletrônica, UFRGS, Rio Grande do Sul, Brasil. (Carga horária: 9h)

2002 - Outubro. Introdução ao MIDI. Ministrante: Antônio Nunes. Instituto Goethe de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. (Carga horária: 4h)

2002 - Outubro. O Computador em Performance. Ministrante: James Soares Correa. Instituto Goethe de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. (Carga horária: 4h)

2000 - Agosto. Extensão universitária: Pisando no Palco - Prática de Performance para Músicos e Produção de Recitais. Ministrante: Luciane Cardassi (São Paulo, Brasil). Departamento de Música, UFRGS, Rio Grande do Sul, Brasil. (Carga horária: 9h)

1999 - Julho a Dezembro. Extensão universitária: As Nove Sinfonias de Beethoven. Ministrante: Cláudio Ribeiro (Brasil/EUA). Departamento de Música, UFRGS, Rio Grande do Sul, Brasil. (Carga horária: 110h)

1999 - Abril a Outubro. Oficina de Teoria e Percepção Musical. Ministrante: Cynthia Geyer dos Santos. Departamento de Música, UFRGS, Rio Grande do Sul, Brasil. (Carga horária: 50h)