Ricardo Pinheiro
Nome/ Name

Ricardo Nuno Futre Pinheiro

Contacto profissional/ Professional Contact
Endereço/ Address

Av. Berna, 26 C
1069-061 Lisboa

Telefone/ Phone
351 21 790 83 00

Email
rfutrepinheiro@gmail.com

Páginas web
www.ricardopinheiro.com
www.ricardopinheiro.pt.vu
www.myspace.com/ricardofutrepinheiro


Filiação institucional
UNL/FCSH/INET-MD
Universidade Lusíada de Lisboa - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

Categoria ou Actividade/Activity
Professor Auxiliar

Formação Académica/ Education
2008. Doutoramento em Ciências Musicais (Etnomusicologia). FCSH. Universidade Nova de Lisboa
2008. Licenciatura em Ciências Psicológicas. FPCE. Universidade de Lisboa.
2003. Curso de Doutoramento em Ciências Sociais/Musicais. FCSH. Universidade Nova de Lisboa.
2002. Licenciatura em Música – Performance. Berklee College of Music. E.U.A.

Investigação/ Research

Domínio de especialização
Jazz - Pesquisa Etnomusicológica

Áreas de Interesse/ Interest Areas
Jazz, Performance Musical, Análise Musical, História do Jazz

Projectos que orientou ou em que participou no INET-MD/ Project Management/ Participation
Projecto sobre a indústria discográfica em Portugal. 


Mensageiros do Jazz: A importância dos divulgadores no percurso do Jazz em Portugal no século XX.

Actividade académica e profissional/ Academic Position, Professional Activities

2011. Coordenador do Mestrado em Ensino da Música. Academia Nacional Supeiror de Orquestra da Metropolitana e Universidade Lusíada de Lisboa.

2010. Docente e representante de Portugal (Universidade Lusíada de Lisboa) no encontro anual da International Association of Schools of Jazz em Haia, (Holanda) realizado entre 26 de Junho e 3 de Julho.


Desde 2010. Colaborador da revista Jazz.Pt

Desde 2010. Membro do Conselho Técnico-Científico da Academia Nacional Superior de Orquestra – Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Desde 2009. Autor e Coordenador da licenciatura em Jazz e Música Moderna na Universidade Lusíada de Lisboa (Coordenador de Área Científica).

2009-2011. Colaborador no Mestrado em Pedagogia do Instrumento – Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana e Universidade Lusíada de Lisboa.

Desde 2008. Professor Auxiliar na Universidade Lusíada de Lisboa.

Desde 2008. Docente na Escola Superior de Música de Lisboa - IPL.

Desde 2008. Actuações com Chris Cheek, Mário Laginha, João Paulo Esteves da Silva, Alexandre Frazão, entre outros.

2008-2009. Docente no 3º ano da Licenciatura em Música. Instituto Piaget - Almada. Unidade Curricular: Laboratório de Improvisação. Regente.

2008. Docente no Mestrado em Musicoterapia na Universidade Lusíada de Lisboa, Unidades Curriculares: Cultura e Repertório Musical em Musicoterapia e Improvisação em Musicoterapia. Regente.

2008. Docente na Licenciatura em Música vertente Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa). Unidades curriculares: Instrumento, História do Jazz (Regente) e Música de Conjunto.

2007-2009. Docente da unidade curricular Psicologia da Música e Espectáculos da licenciatura em Psicologia, Universidade Lusíada de Lisboa. Regente em 2008/2009.

2007. Em Julho é docente e representante de Portugal no encontro anual da International Association of Schools of Jazz em Sienna (Itália).

2005. Investigador colaborador no INET-MD – Instituto de Etnomusicologia – sediado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Universidade de Aveiro e Universidade Técnica de Lisboa. Projectos de investigação em que participa: “A indústria fonográfica em Portugal no Século XX”; “Mensageiros do Jazz: A Importância dos divulgadores no percurso do Jazz em Portugal no século XX”.

2005. Docente na licenciatura em Comunicação e Multimédia, unidade curricular Formação Musical, Universidade Lusíada de Lisboa. Regente.

2003-2005. Realização de Trabalho de Campo em Lisboa, Boston e Nova Iorque no seio das comunidades e meios do jazz das referidas cidades, incidindo principalmente na comunidade do meio do jazz de Nova Iorque.

2004-2008. Docente no Master em Musicoterapia na Universidade Lusíada de Lisboa, Unidades Curriculares de Cultura e Repertório Musical I e II. Regente.

2004-2005. Docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 3º ano da licenciatura em Artes do Espectáculo, unidade curricular Música e Literatura. Regente.

2004. Em Julho é docente e representante de Portugal no encontro anual da International Association of Schools of Jazz em Freiburg (Alemanha), Basel (Suiça) e Mulhouse (França).

2004. Docente na Licenciatura em Artes do Espectáculo, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.

2004. Membro dos Corpos Directivos do Hot Clube de Portugal.

2003. Actuou com o percussionista Peter Erskine em Coimbra (no Teatro Académico Gil Vicente) e no Porto (no Rivoli), conjuntamente com o Remix Ensemble dirigido pelo Maestro Britânico Stefan Astbury.

2003. Em Junho actuou no Festival de Jazz no Teatro São Luíz em Lisboa.

2003. Em Julho actuou no evento “Ópera Numa Noite de Verão” como músico do Remix Ensemle, organizado pela Casa da Música do Porto. Teatro Rivoli.

2003-2007. Docente na Escola de Jazz do Barreiro. Disciplinas de Harmonia, Treino Auditivo, Combo, Formação Musical, Instrumento.

2002-2009. Docente no Conservatório – Escola das Artes da Madeira – Curso de Jazz Coordenado pelo Hot Clube de Portugal. Disciplinas: Teoria, Treino Auditivo e Combo.

2002-2009. Docente na Escola de Jazz Luis Villas-Boas (do Hot Clube de Portugal). Leccionou Harmonia, Treino Auditivo, Solfejo, Formação Musical, Classe de Conjunto (Combo), Laboratório de Instrumento, História do Jazz Contemporâneo, e Instrumento Individual.

2000. Performances nos E.U.A. com a “Thad Jones - Mel Lewis Big Band”, que incorpora os melhores alunos do Berklee College of Music.


Teses / Thesis

Pinheiro, Ricardo. 2008. Jammin' After Hours: A Jam Session em Manhattan, Nova Iorque. Tese de Doutoramento. Departamento de Ciências Musicais. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.


Publicações

Pinheiro, Ricardo. 2011. “Aprender Fora de Horas: A Jam Session em Manhattan Enquanto Contexto Para a Aprendizagem do Jazz”. Acta Musicologica 83 (LXXXIII) (1): 113-134 – International Musicological Society – Editada por Philip Bohlman e Federico Celestini.

Pinheiro, Ricardo. 2011. Crítica discográfica aos seguintes discos: David Binney: Graylen Epicenter; Rudresh Mahanthappa & Bunky Green: Apex; e SFJazz Collective: Live 2010. Jazz 6/4 (11), consultado a 9 de Abril de 2011, http://jazz6por4.pt.to/

Pinheiro, Ricardo. 2011. “Jack DeJohnette: Força Criativa”. Jazz.pt 36 (Maio/Junho): 56-64.

Pinheiro, Ricardo, et. al. 2011. “Seixal Jazz Report”. Jazz.pt 34 (Janeiro/Fevereiro): 40-45.

Pinheiro, Ricardo, et al. 2011. “Rewind: Melhores de 2010”. Jazz.pt 34 (Janeiro/Fevereiro): 58-70.

Pinheiro, Ricardo. 2011. "The Creative Process in the Context of Jazz Jam Sessions". Journal of Music and Dance 1 (1) (Janeiro): 1-5.

Pinheiro, Ricardo. 2010. “Aaron Goldberg: Jam Session Man”. Jazz.pt 32 (Setembro/Outubro): 56-60.

Pinheiro, Ricardo. 2010. “A Jam Session Enquanto Objecto de Estudo”. Electronic Musicological Review/Revista Eletrônica de Musicologia XIV, Setembro.

Pinheiro, Ricardo, et al. 2010. “Festival Jazz.pt”. Jazz.pt 33 (Novembro/Dezembro): 8-13.


Discografia

2010. Pinheiro, Ricardo. "Open Letter". Fresh Sound Records. Com Mário Laginha, Chris Cheek, João Paulo E. da Silva, Alexandre Frazão e Demian Cabaud,

2011. Pinheiro, Ricardo. “Song Form”. (em gravação - a aguardar edição pela editora Tone of a Pitch)


Comunicações/ Masterclasses/ Papers in Conferences

Comunicação intitulada: “Viagem pela História do Jazz: De Nova Orleães ao Século XXI” - Conservatório de Música e das Artes da Madeira. 26 de Fevereiro de 2011.

Comunicação intitulada “The Jazz Performance: Creativity and Structure” apresentada na International Conference for Performing Arts, Liebniz - Áustria, de 29 de Abril de 2010.

Masterclass sobre improvisação no Jazz na Escola de Jazz JbJazz. 29 de Maio de 2010.

Masterclass sobre improvisação no Jazz na Escola de Jazz do Barreiro, 31 de Maio de 2010.

Conferência em painel intitulada “Jazz – Caminhos e Perspectivas para a Nova Década”. Fnac – Colombo. 21 de Junho de 2010.

Comunicação intitulada “Exploring Jam Sessions in Manhattan: Scene, Ritual and Race” apresentada na 2nd IASJ Jazz Education Conference, Ionian University, Corfu, Grécia, 21-24 de Outubro de 2010.

Comunicação intitulada: “Perspectivas Históricas na Literatura sobre Jazz”. Escola do JbJazz Clube. 15 de Novembro de 2010.

Comunicação intitulada. “Aprender Fora de Horas: A Jam Session Enquanto Contexto Para a Aprendizagem do Jazz”. Universidade de Aveiro. 13 de Dezembro de 2010.

Presidência de uma sessão no 1º Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança – Post-Ip. Universidade de Aveiro. 4 e 5 de Dezembro de 2009.

“O Processo Criativo e Interacção no Contexto de Jam Sessions” apresentada no V Encontro Internacional de Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 30 de Maio de 2008.

“A Jam Session Enquanto Objecto de Estudo” apresentada no colóquio Sons & Saberes Jazz, Universidade de Aveiro, 2 de Abril de 2008.

"O Papel da Jam Session na Configuração da Cena do Jazz em Nova Iorque” apresentada no Fórum de Doutorandos e Pós-Doutorandos do INET-MD. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 13 de Março de 2008.

“The Creative Process in the Context of Jazz Jam Sessions”, apresentada no ESEM – European Seminar for Ethnomusicology, Universidade Nova de Lisboa. 12 de Outubro de 2007.

“Jazz, Performance, Interacção e Comunicação” apresentada no 4º Encontro de Psicologia, realizado na Universidade Lusíada de Lisboa em 12 de Março de 2005, na mesa “Musica, Identidade e Mudanças”.

“O Alcance da Etnomusicologia no Âmbito das Ciências Musicais”, apresentada na conferência “Música e Psicologia”, realizada a 11 de Dezembro de 2004 na Universidade Lusíada de Lisboa.


ASSISTÊNCIA A WORKSHOPS E MASTER CLASSES

Assistiu a inúmeros Workshops e Masterclasses entre os quais se destacam:

1999. Phil Markowitz, Lisboa; Aaron Goldberg, Omar Avital e Marc Miralta, Lisboa

2000. Mark Turner, Boston, Outubro

2001. David Liebman, Boston, Abril; David Liebman, Boston, Novembro

2002. Andy LaVerne, Boston, Fevereiro; Peter Bernstein, Boston, Abril

2003. Ed Neumeister, Freiburg, Junho


ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES

2010. Vera Mónica da Glória Amado Batista – Tese de Mestrado em Direcção Coral sobre Lopes Graça – Instituto Piaget – ISEIT (em curso).

2010. Cláudia Matos – Tese de Mestrado em Musicoterapia sobre Avaliação do Espectro do Autismo – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Lusíada de Lisboa (em curso).

2011. Tiago Marques – Projecto/Dissertação de Mestrado em Direcção Coral – Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa (em curso).

2011. José Dias – Tese de Doutoramento em Ciências Musicais - Etnomusicologia sobre Jazz – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa (co-orientação com o Prof. Doutor João Soeiro de Carvalho) (em curso).

Ana Mendes – Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Instrumento sobre Música, Integração Social e Motivação Familiar. Universidade Lusíada de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana (co-orientação por Pedro Russo Moreira) (em curso).

Ana Mendes – Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Instrumento sobre Música, Integração Social e Motivação Familiar. Universidade Lusíada de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana (co-orientação por Pedro Russo Moreira) (em curso).

Carlos Lourenço – Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Instrumento sobre Estratégias de Motivação na Iniciação ao Violino. Universidade Lusíada de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana (co-orientação por Pedro Russo Moreira) (em curso).

Marina Camponês – Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Instrumento sobre Trevor Wye: O flautista e pedagogo. Universidade Lusíada de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana (co-orientação por Pedro Russo Moreira) (em curso).

Raquel Cravino – Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Instrumento sobre o Estudo Organizado no Desenvolvimento Técnico e Musical na Aprendizagem do Violino. Universidade Lusíada de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana (co-orientação por Pedro Russo Moreira) (em curso).

Ricardo Mota – Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Instrumento sobre o Concerto para Violoncelo e Orquestra de Dvorák. Universidade Lusíada de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana (co-orientação por Pedro Russo Moreira) (em curso).

Rosa Sá – Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Instrumento sobre Metodologia e Métodos de Trabalho nos Primeiros Graus do Violino. Universidade Lusíada de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana (co-orientação por Pedro Russo Moreira) (em curso).

Sofia Cosme – Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Instrumento sobre os Métodos de Iniciação para Flauta e a sua Aplicação nos Alunos Adultos. Universidade Lusíada de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana (co-orientação por Pedro Russo Moreira) (em curso).

Sandra Martins – Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Instrumento sobre a Orquestra Geração: Música, Motivação e Auto-estima – desenvolvimento pessoal nas aulas de grupo da orquestra do bairro Casal da Mira. Universidade Lusíada de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana (co-orientação por Pedro Russo Moreira) (em curso).

Luciana Cruz – Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Instrumento sobre uma Análise ao Trabalho de Técnica de Base do Professor Aníbal Lima: os três primeiros meses de aulas.. Universidade Lusíada de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana (co-orientação por Pedro Russo Moreira) (em curso).

Pedro Lopes – Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Instrumento sobre a Importância das Considerações Neuro-Anatómicas para uma Aprendizagem Eficaz do Violino em Indivíduos de Nível Superior. Universidade Lusíada de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana (co-orientação por Pedro Russo Moreira) (em curso).

Ricardo Barriga – Mestrado em Música, Variante Jazz – Guitarra. Escola Superior de Música de Lisboa, Instituto Politéncico de Lisboa. Co-orientação de Frank Mobus.


JÚRI EM PROVAS ACADÉMICAS

2010 Dias, José. Playing Outside: Jazz e Sociedade em Portugal na Perspectiva de Duas Escolas. Prova de Mestrado em Ciências Musicais - Etnomusicologia. Universidade Nova de Lisboa. 22 de Junho.

Neves, Pedro. Projecto Artístico II, Recital Final - Mestrado em Música – Interpretação Artística, Especialidade Jazz. Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Instituto Politécnico do Porto. 16 de Julho.

Pereira, Francisco António. Projecto Artístico II, Recital Final - Mestrado em Música – Interpretação Artística, Especialidade Jazz. Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Instituto Politécnico do Porto. 16 de Julho.

Cavalli, Massimo. Projecto Artístico II, Recital Final - Mestrado em Música – Interpretação Artística, Especialidade Jazz. Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Instituto Politécnico do Porto. 16 de Julho.

Campelo, Isabel. Na Estrada com Rui Veloso: A Construção da Performance. Prova de Mestrado em Ciências Musicais - Etnomusicologia. Universidade Nova de Lisboa. 14 de Dezembro.

2011 Barriga, Ricardo. Relatório de Estágio. Mestrado em Música, especialização em Instrumento – Guitarra Jazz. Escola Superior de Música de Lisboa. Instituto Politécnico de Lisboa. 26 de Julho.

Santos, Bruno. Projecto Artístico - Prova de Mestrado em Música, especialização em Instrumento – Guitarra Jazz. Escola Superior de Música de Lisboa. Instituto Politécnico de Lisboa. 27 de Julho.

Oliveira, Paula. Projecto Artístico – Prova de Mestrado em Música, especialização em Canto Jazz. Escola Supeiror de Música de Lisboa. Instituto Politécnico de Lisboa. 16 de Dezembro.


ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS (CONFERÊNCIAS, CONGRESSOS, MASTERCLASSES)

2009. Masterclass com o saxofonista Joe Lovano. Universidade Lusíada de Lisboa. Outubro.

2009. Masterclass com o pianista Aaron Goldberg, baterista Gregory Hutchinson, e contrabaixista Reuben Rodgers. Universidade Lusíada de Lisboa. Novembro.
2009. Masterclass com o pianista Mário Laginha intitulado “A Arquitectura na Música”. Universidade Lusíada de Lisboa. Dezembro

2010. Masterclass com o grupo San Francisco Jazz Collective composto por: Matt Penman, Eric Harland, Mark Turner, Avishai Cohen, Stefon Harris, Edward Simon, Robin Eubanks e Miguel Zénon. Universidade Lusíada de Lisboa. Março.

2010. Conferência com o Pintor Malangatana intitulada: “O Percurso de um Pintor, Poeta e Humanista”. Universidade Lusíada de Lisboa. Março.

2010. Masterclass com o contrabaixista Carlos Bica. Universidade Lusíada de Lisboa. Abril.

2010. Ciclo de Conferências intitulado: “Perspectivas da Música Actual” com a participação de António Pinho Vargas, Mário Laginha e Luís Tinoco. Universidade Lusíada de Lisboa. 20 e 27 de Maio.

2010. Programação do ciclo de concertos “Jazz nas Escolas”, Espaço Vinyl. Maio, Junho e Julho.

2010. “Curso de Verão em Jazz” com a participação de Nuno Ferreira, Joana Machado, Sara Serpa, Carlos Barretto, José Soares, Carlos Martins e Bruno Pedroso. Universidade Lusíada de Lisboa. 12 a 17 de Julho.

2010. Masterclass com o guitarrista Kurt Rosenwinkel. Universidade Lusíada de Lisboa. 5 de Outubro.

2010. Masterclass com o contrabaixista Dave Holland. Universidade Lusíada de Lisboa. 27 de Outubro.

2011. Masterclass com o Trio de Aaron Goldberg (Aaron Goldberg, Reginald Veal e Gregory Hutchinson). Universidade Lusíada de Lisboa. 13 de Maio.

2011. Concerto com o Trio de Aaron Goldberg e com o Duo de Carlos Barretto e Yuri Daniel. Universidade Lusíada de Lisboa. 13 de Maio.

2011. “Curso de Verão em Música Moderna: Jazz e Pop/Rock” com a participação do seguinte corpo docente: Alexandre Frazão, JP Simões, Vasco Mendonça, Joana Machado, Miguel Amado, Mário Delgado, e Carlos Martins. Universidade Lusíada de Lisboa. 4 a 8 de Julho.

2011. Palestra subordinada ao tema “Gestão de Carreira Para Músicos”, apresentada pela Profª. Raquel Siqueira. Universidade Lusíada de Lisboa. 27 de Setembro.

2011. Masterclass com Carlos Bica, Frank Mobus e Jim Black (Trio Azul). Universidade Lusíada de Lisboa. 18 de Outubro.

2011. Masterclass com Jacob Sachs, Masa Kamaguchi e Vinnie Sperrazza. Universidade Lusíada de Lisboa. Novembro.

2011. Ciclo Encontros com Músicos – “Música e Palavra”, como Sérgio Godinho, Jorge Moniz e Ceifeiros de Cuba, e Vasco Mendonça. Universidade Lusíada de Lisboa. 6, 13 e 20 de Dezembro.


ALGUMAS ACTUAÇÔES

2003. Actuou com o percussionista de renome internacional Peter Erskine em Coimbra (no Teatro Académico Gil Vicente) e no Porto (no Teatro Rivoli), conjuntamente com o Remix Ensemble (Casa da Música do Porto) dirigido pelo Maestro britânico Stefan Astbury.

Em Junho actuou no Festival de Jazz no Teatro São Luíz em Lisboa.

Em Julho actuou no evento “Ópera Numa Noite de Verão” enquanto músico do Remix Ensemle da Casa da Música do Porto. Performances no Teatro Rivoli (Porto) e no Pavilhão Multi-Usos (Espinho).

2003-2005. Realizou trabalho de terreno em Lisboa, Boston e Nova Iorque no seio das comunidades do jazz das referidas cidades, tendo estudado aprofundadamente, sob uma perspectiva etnomusicológica, o meio do jazz em Nova Iorque.

2003- Actuou com Peter Erskine, Mário Laginha, João Paulo Esteves da Silva, Chris Cheek, Gary Moore, Claus Nymark, Bernardo Moreira, Bruno Pedroso, Alexandre Frazão, João Moreira, André Sousa Machado, Nelson Cascais, André Fernandes, Afonso Pais, Filipe Melo, Jorge Reis, Demian Cabaud, entre muitos outros.

2008. Em Abril, actuou no Festival de Jazz de Portimão conjuntamente com Bernardo Moreira, Filipe Melo, André Sousa Machado e Marta Hugon.

Em Setembro actuou no 3er Festival Internacional de Jazz de Gibraleón, Espanha.

Em 16 e 17 de Novembro gravou um disco com composições da sua autoria, acompanhado pelo saxofonista Norte-Americano Chris Cheek, pelos pianistas Mário Laginha e João Paulo Esteves da Silva, pelo contrabaixista Argentino Demian Cabaud e pelo baterista Alexandre Frazão. O disco foi editado em 2010 pela editora Fresh Sound Records.

2009. Actuou no concerto de encerramento da Festa do Jazz no S. Luiz com Chris Cheek, Mário Laginha, João Paulo Esteves da Silva, Demian Cabaud e Alexandre Frazão – Quinteto de Ricardo Pinheiro.

2010. Actuou (Sexteto de Ricardo Pinheiro) na Festa do Avante!, ao lado de Mário Laginha e João Paulo Esteves da Silva, entre outros.

2011. Actuou na Casa da Música – Quinteto de Ricardo Pinheiro – ao lado de João Paulo Esteves da Silva, Alexandre Frazão, Demian Cabaud e Pedro Moreira.


PRÉMIOS E BOLSAS

Bolseiro da Fundação Luso-Americana Para o Desenvolvimento entre 2001 e 2002, para a conclusão da licenciatura na Berklee College of Music.Bolseiro do Centro Nacional de Cultura entre 2001 e 2002, para a conclusão da licenciatura na Berklee College of Music. Bolsa Jovens Criadores.Bolseiro do Berklee College of Music entre 2000 e 2002.

Prémio do Chair do Departamento de Guitarra da Berklee College of Music em 2002 – “Studio Time” para gravar um CD com composições originais nos estúdios da Universidade.

Prémio de Investigação “Morroe Berger - Benny Carter Jazz Research Fund”, atribuído pela Rutgers University – Institute of Jazz Studies – em 2004, E.U.A.

Bolsa de Investigação atribuída pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, para a realização de pesquisa de Doutoramento no Institute of Jazz Studies na Rutgers University nos E.U.A. em 2004.

Bolsa de Doutoramento atribuída pela Fundação Para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior atribuída em 2004.




OUTROS ELEMENTOS

Desde 2011. Coordenador Erasmus da Área do Jazz e Música Moderna. Universidade Lusíada de Lisboa.

2011. Referee da Revista Journal of Music and Dance.

2011. Referee da Revista International Journal of English Literature.


PATROCÍNIOS

Enquanto músico, é patrocinado, desde 2009, pelas seguintes marcas de instrumentos e equipamento:
Guitarras Parker, amplificação e efeitos Line 6, cordas Dean Markley.