Nome/Name
Samuel Mello Araujo Junior

Contacto profissional/Professional Contact
Endereço/Address

Telefone/Phone

Email

Filiação institucional/Institutional Affiliation
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Categoria ou actividade/Activity
Professor Adjunto



Investigação/Research

Domínio de especialização/ Research Domain

Etnografia das Práticas Musicais.

Objetivos: Buscar a compreensão de processos musicais através do estudo etnográfico e examinar os processos sociais mais abrangentes a partir de enfoque nas práticas musicais que lhes são próprios.


Áreas de Interesse/ Interest Areas


Participação em Projectos/ Project Manegement and Participation

2009 - Atual Democratização cultural e políticas públicas: um debate interdisciplinar.
Descrição: Um dos aspectos marcantes da agenda política recente no país tem sido a crescente visibilidade da bandeira da democratização da cultura como um dos alicerces da inclusão social. Essa tendência é igualmente observável em plano internacional, como demonstram os sucessivos fóruns, resoluções e ações da Unesco no que tange ao reconhecimento da cultura como dimensão dos direitos humanos tão crucial e inalienável quanto os políticos, sociais e econômicos. Assim este projeto se propõe a: 1 - analisar a fundamentação teórica e as perspectivas ideológicas que servem de justificação e norteiam as práticas de projetos de "inclusão social" e "promoção da cidadania" baseados em atividades culturais;2 - avaliar a eficácia de alguns desses projetos a partir das propostas com que justificam sua existência e sua organização; 3- analisar as políticas públicas na área da cultura voltadas para as classes populares; 4- fornecer subsídios para a transformação de experiências atuais no âmbito dos chamados "movimentos sociais" e das políticas governamentais; 5- formar adolescentes e jovens para a atuação crítica no campo da cultura, através do elo entre a universidade e os trabalhos comunitários, sobretudo por meio de ações extensionistas; 6- mapear a produção cultural alternativa à grande mídia e à cultura patrocinada por instrumentos governamentais; e 7- analisar as relações entre a indústria cultural, suas interferências nos mecanismos de produção e divulgação, e as práticas e manifestações culturais influentes nas comunidades periféricas.
Situação: Em Andamento Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (4);
Integrantes: Samuel Mello Araujo Junior (Responsável); ; José Alberto Salgado e Silva; Alexandre Dias da Silva; Victor Hugo Adler pereira; Adriana Facina Gurgel do Amaral; Liv Rebecca Sovik; Victor Neves de Souza
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, Ministério da Cultura-MinC
Número de produções C,T & A: 9/ Número de orientações: 2;


2008 - Atual GERAÇÕES DO SAMBA NAS COMUNIDADES DA FORMIGA E SALGUEIRO, UMA PROPOSTA DE PESQUISA EM ETNOMUSICOLOGIA APLICADA.
Descrição: O projeto visa ao mapeamento de expressões passadas e presentes do samba gestadas entre as populações dos morros do Salgueiro e da Formiga, na Grande Tijuca, Rio de Janeiro, compreendendo colaboração entre o Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ e o Instituto Trabalho e Cidadania, ONG sediada no Morro da Formiga, para a formação em pesquisa de estudantes de nível médio de escolas públicas da região.
Situação: Em Andamento Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (2);
Integrantes: Samuel Mello Araujo Junior (Responsável); ; Felipe Santos Lima Barros; Sinesio Jefferson Andrade Silva
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq
Número de produções C,T & A: 5/ Número de orientações: 1;


2007 - Atual Música, Memória e Sociabilidade na Maré; um estudo etnomusicológico colaborativo em uma comunidade do Rio de Janeiro
Descrição: Partindo de princípios da pedagogia da autonomia, de Paulo Freire, e da pesquisa-ação participativa, o projeto se propõe a mapear e refletir sobre as práticas musicais existentes na Maré, área urbana do Rio de Janeiro. Compreende a formação de uma equipe de pesquisa entre moradores locais que, em diálogo com o equipe do Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ, define os focos e estratégias de pesquisa, bem como produz trabalhos acadêmicos em co-autoria.
Situação: Em Andamento Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (7); Mestrado acadêmico (1);
Integrantes: Samuel Mello Araujo Junior (Responsável); ; Schneider Ferreira Reis de Souza; Barbara Macedo de Mendonça; Alberto Silva da Costa; Alexandre Dias da Silva; Geandra Nobre do Nascimento; ana paula gonçalves chuengue; Adriana Bezerra do Nascimento; fabio monteiro de melo; Jefferson Silva de Paulo; Diogo Bezerra do Nascimento
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello-CENPES, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro-FAPERJ
Número de produções C,T & A: 29/ Número de orientações: 3;


2003 - 2005 Samba e coexistência; um estudo etnomusicológico do samba carioca.
Descrição: Um estudo abrangente da produção, circulação e apropriação do samba desde contextos comunitários à indústria do entretenimento, envolvendo pesquisa em acervos multimídia, observação participante e uma experiência de etnomusicologia aplicada visando a constituição de um acervo de memória musical em comunidade específica da cidade do Rio de Janeiro.
Situação: Concluído Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (0); Especialização (0); Mestrado acadêmico (2); Mestrado profissionalizante (0); Doutorado (0);
Integrantes: Samuel Mello Araujo Junior (Responsável); ; Vincenzo Cambria; Luiz Fernando Nascimento de Lima; Virgínia Barbosa; Pedro de Moura Aragão
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq
Número de produções C,T & A: 25/


2001 - 2007 Entre palcos, ruas, salões e picadeiros; um estudo historico-etnográfico dos ranchos do Rio de Janeiro.
Descrição: Estudo historico-etnográfico dos ranchos carnavalescos da cidade do Rio de Janeiro, surgidos ao final do século XIX e atravessando transformações ao longo do século XX até sua aparente extinção nas duas últimas décadas desse mesmo século. lançando mão de fontes primárias como iconografia e notícias jornalísticas, fonogramas representativos e documentos pertinentes em arquivos públicos e privados, fontes bibliográficas provindas dos mais variados campos de conhecimento, além de histórias de vida e depoimentos orais de remanescentes dos ranchos, o projeto toma como eixo de sua análise o trânsito das formas musicais associadas ao rancho entre setores distintos da sociedade e por seus respectivos espaços de atuação.
Situação: Concluído Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (5); Especialização (0); Mestrado acadêmico (0); Mestrado profissionalizante (0); Doutorado (0);
Integrantes: Samuel Mello Araujo Junior (Responsável); ; Olavo Vianna Peres; Daniel Ângelo de Oliveira; Anna Carolina Labre Viana; Marcelo Rubião de andrade; Hudson Cláudio Neres Lima
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro-FAPERJ
Número de produções C,T & A: 21/


1997 - 2001 Guerra-Peixe, estudos de folclore musical e música popular urbana: uma edição crítica.
Descrição: Compilação e edição crítica de trabalhos publicados esparsamente em jornais diários e periódicos especializados pelo compositor e musicólogo Guerra-Peixe nos anos 1950 e 1960, como resultado de seus estudos de folclore musical e música popular urbana. Procura-se também refazer, na introdução ao trabalho, a formação inicial de Guerra-Peixe como pesquisador da música em tradição oral e adicionar aos trabalhos publicados em jornais transcrições musicais que não foram publicadas na versão original.
Situação: Concluído Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (4);
Integrantes: Samuel Mello Araujo Junior (Responsável); ; Pedro de Moura Aragão; Eduardo Antonio Duque; José Carlos Teixeira; Yahn Wagner Ferreira de Mello Pinto
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro-FAPERJ
Número de produções C,T & A: 20/ Número de orientações: 1;




Actividade Docente e Profissional / Academic Positions and Professional Activities

1. Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ - CBAE - UFRJ
____________________________________________________________________________
Vínculo institucional

2005 - Atual Vínculo: Membro de conselho consultivo , Enquadramento funcional: Conselho consultivo , Carga horária: 0, Regime: Parcial


2. Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ - LE-UFRJ
____________________________________________________________________________
Vínculo institucional

2000 - Atual Vínculo: Servidor público , Enquadramento funcional: Coordenador , Carga horária: 10, Regime: Parcial


3. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
____________________________________________________________________________
Vínculo institucional

1995 - Atual Vínculo: Servidor público , Enquadramento funcional: PROFESSOR ADJUNTO , Carga horária: 40, Regime: Dedicação Exclusiva

____________________________________________________________________________
Atividades

2009 - Atual Projetos de pesquisa, Laboratório de Etnomusicologia
Participação em projetos:
Democratização cultural e políticas públicas: um debate interdisciplinar.


2008 - Atual Projetos de pesquisa, Laboratório de Etnomusicologia
Participação em projetos:
GERAÇÕES DO SAMBA NAS COMUNIDADES DA FORMIGA E SALGUEIRO, UMA PROPOSTA DE PESQUISA EM ETNOMUSICOLOGIA APLICADA.


2007 - Atual Projetos de pesquisa, Laboratório de Etnomusicologia
Participação em projetos:
Música, Memória e Sociabilidade na Maré; um estudo etnomusicológico colaborativo em uma comunidade do Rio de Janeiro


01/2005 - Atual Projetos de pesquisa, Laboratório de Etnomusicologia

10/2003 - 09/2005 Projetos de pesquisa, Escola de Música, Laboratório de Etnomusicologia
Participação em projetos:
Samba e coexistência; um estudo etnomusicológico do samba carioca.


08/2002 - 12/2002 Extensão Universitária, Escola de Música, Pós Graduação
Especificação:
Série Música em Debate


08/2002 - Atual Direção e Administração, Escola de Música, Departamento Teórico de Materias Aplicadas
Cargos Ocupados:
Chefe de departamento


08/2001 - Atual Direção e Administração, Escola de Música, Laboratório de Etnomusicologia
Cargos Ocupados:
Coordenador


08/2001 - Atual Pesquisa e Desenvolvimento, Escola de Música, Laboratório de Etnomusicologia
Linhas de Pesquisa:
Etnografia das Práticas Musicais


08/2001 - Atual Projetos de pesquisa, Escola de Música, Laboratório de Etnomusicologia
Participação em projetos:
Entre palcos, ruas, salões e picadeiros; um estudo historico-etnográfico dos ranchos do Rio de Janeiro.


07/2001 - 07/2001 Extensão Universitária, Escola de Música, Departamento Teórico de Materias Aplicadas
Especificação:
XXXVI Congresso Mundial do International Council for traditional Music - ICTM


10/2000 - 06/2002 Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, Pós Graduação
Especificação:
Membro de comissão


09/1999 - 08/2001 Projetos de pesquisa, Escola de Música, Laboratório de Etnomusicologia

09/1998 - Atual Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, Congregação
Especificação:
Membro de conselho de unidade


1997 - 2001 Projetos de pesquisa, Laboratório de Etnomusicologia
Participação em projetos:
Guerra-Peixe, estudos de folclore musical e música popular urbana: uma edição crítica.


08/1997 - 07/2001 Projetos de pesquisa, Escola de Música, Laboratório de Etnomusicologia

08/1995 - Atual Pós-graduação, Música
Disciplinas Ministradas:
Seminários de musicologia , Etnomusicologia , Tópicos especiais


08/1995 - Atual Graduação, Bacharelado Em Música
Disciplinas Ministradas:
Folclore Musical Nacional , Introdução à Pesquisa em Música , Música Brasileira



4. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
____________________________________________________________________________
Vínculo institucional

1997 - Atual Vínculo: Consultor ad-hoc , Enquadramento funcional: Consultor , Carga horária: 0, Regime: Parcial


5. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
____________________________________________________________________________
Vínculo institucional

1998 - Atual Vínculo: Outro , Enquadramento funcional: Consultor , Carga horária: 0, Regime: Parcial

____________________________________________________________________________
Atividades

10/2002 - 10/2002 Conselhos, Comissões e Consultoria
Especificação:
Membro de comité assessor



6. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP
____________________________________________________________________________
Vínculo institucional

2000 - Atual Vínculo: Consultor ad-hoc , Enquadramento funcional: Consultor , Carga horária: 0, Regime: Parcial


7. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ
____________________________________________________________________________
Vínculo institucional

2000 - Atual Vínculo: Consultor ad-hoc , Enquadramento funcional: Consultor , Carga horária: 0, Regime: Parcial


8. International Council for Traditional Music - ICTM
____________________________________________________________________________
Vínculo institucional

2010 - Atual Vínculo: Direção Executiva , Enquadramento funcional: Membro , Carga horária: 10, Regime: Parcial
1999 - 2001 Vínculo: Direção Executiva , Enquadramento funcional: Membro , Carga horária: 10, Regime: Parcial


9. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - PCRJ
____________________________________________________________________________
Vínculo institucional

2009 - 2009 Vínculo: Cargo comissionado , Enquadramento funcional: Gerente de Música , Carga horária: 40, Regime: Integral


10. Associação Brasileira de Etnomusicologia - ABET
____________________________________________________________________________
Vínculo institucional

2006 - 2008 Vínculo: Membro de diretoria , Enquadramento funcional: Presidente , Carga horária: 8, Regime: Parcial


11. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM
____________________________________________________________________________
Vínculo institucional

1998 - 2001 Vínculo: Membro de diretoria , Enquadramento funcional: Tesoureiro , Carga horária: 0, Regime: Parcial



Formação Académica/ Education

1987 - 1992 Doutorado em Doutorado Em Musicologia.
University of Illinois, U.I., Urbana, Estados Unidos
Título: Acoustic labor in the timing of everyday life: A critical history of samba in Rio de Janeiro, 1917-1990., Ano de obtenção: 1992
Orientador: Bruno Nettl
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

1985 - 1987 Mestrado em Mestrado Em Musica.
University of Illinois, U.I., Urbana, Estados Unidos
Título: Brega: Music and Conflict in Urban Brazil, Ano de obtenção: 1987
Orientador: Bruno Nettl
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

1978 - 1981 Graduação em Licenciatura Em Educação Artística Música.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Joao Pessoa, Brasil




Publicações/ Publications

Coordenação editorial/Editorships


1. Repertório Teatro & Dança -
____________________________________________________________________________
Vínculo

2009 - Atual Regime: Parcial


2. Ethnomusicology -
____________________________________________________________________________
Vínculo

2009 - Atual Regime: Parcial


3. Música & Cultura -
____________________________________________________________________________
Vínculo

2006 - Atual Regime: Parcial


4. Latin American Music Review -
____________________________________________________________________________
Vínculo

2003 - Atual Regime: Parcial




Livros/Books

Livros organizados

1. ARAUJO JUNIOR, S. M., PAZ, G. L., CAMBRIA, Vincenzo
Música em debate; perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro : Mauad, 2008, v.1. p.255.

2. GUERRA-PEIXE, C., ARAUJO JUNIOR, S. M.
Guerra-Peixe: Estudos de folclore e música popular urbana. Belo Horizonte : Editora da UFMG, 2007, v.1. p.277.

3. ARAUJO JUNIOR, S. M., SEEGER, A., ZANTEN, W. V., MARANDOLA, N. F., LUCAS, G., RICE, T., MEDEIROS, E., SOON, L. T., IMPEY, A., GARCIA, M. A., THRAM, D., BARENDREGT, B.
Yearbook for Traditional Music. Los Angeles : international Council for Traditional Music, 2002



Produção Técnica

Trabalhos técnicos

1. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Concurso de Monografias José Maria Neves, 2005

2. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Música e Sociedade, 2005

3. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Parecer sobre publicação de livro, 2005

4. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Tenure Track Evaluation, 2005

5. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Programa Petrobrás Cultural, 2004

6. ARAUJO JUNIOR, S. M., CHAVES, C. L., PEREIRA, S. G.
Avaliação continuada dos cursos de pós-graduação em Artes, 2002

7. ARAUJO JUNIOR, S. M., CHAVES, C. L., BIÂO, A., MUELLER, R. P., REY, S., TAVARES, A. M.
Avaliação continuada dos cursos de pós-graduação em Artes, 2001

8. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Entre ruas, palcos, salões e picadeiros; um estudo histórico-etnográfico dos ranchos no Rio de Janeiro, séc. XIX-XX., 2001

9. ARAUJO JUNIOR, S. M., SEEGER, A.
XXXVI Congresso do International council for Traditional Music, 2001

10. ARAUJO JUNIOR, S. M., CHAVES, C. L., BIAO, A., MUELLER, R. P.
Análise de Cursos Novos, 2000

11. ARAUJO JUNIOR, S. M., MUELLER, R. P., BIAO, A., CHAVES, C. L., REY, S.
Avaliação continuada CAPES, 2000

12. ARAUJO JUNIOR, S. M., BIAO, A., CHAVES, C. L., NOGUEIRA, I., MUELLER, R. P.
Julganento de Bolsas no Exterior, 2000

13. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Concurso Esther Scliar de Monografias em Educação Musical, 1999

14. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura popular, 1999

15. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Guerra Peixe, estudos de folclore e música popular urbana; uma edição crítica., 1999

16. ARAUJO JUNIOR, S. M., FUKS, L.
Práticas vocais na música tradicional brasileira; um diálogo entre a acústica musical e a etnomusicologia., 1999



Demais produções técnicas

1. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Atitude.com, 2008. (Mesa redonda, Programa de Rádio ou TV)

2. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Estudio Ciência Hoje, 2008. (Entrevista, Programa de Rádio ou TV)

3. ARAUJO JUNIOR, S. M.
ETHNOMUSICOLOGY AND THE POLITICAL DIMENSIONS OF SOUND PRAXIS. THEORETICAL AND PRACTICAL ISSUES OF AN ONGOING PARTICIPATORY RESEARCH PROJECT IN RIO DE JANEIRO, BRAZIL, 2008. (Outra produção técnica)

4. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Etnomusicologia e Pontos de Cultura, 2008. (Outra produção técnica)

5. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Etnomusicologia Participativa, 2006. (Extensão, Curso de curta duração ministrado)

6. CAMBRIA, Vincenzo, ARAUJO JUNIOR, S. M., BARBOSA, V., DUQUE, Eduardo Antonio
Estratégias participativas e produção de conhecimento musical: uma experiência com a pedagogia de Paulo Freire., 2004. (Aperfeiçoamento, Curso de curta duração ministrado)

7. ARAUJO JUNIOR, S. M.
A Diversidade Musical Brasileira, 2003. (Extensão, Curso de curta duração ministrado)

8. ARAUJO JUNIOR, S. M.
A música na formação social brasileira., 2003. (Outra produção técnica)

9. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Interfaces entre música e concerto e música popular., 2003. (Outra produção técnica)

10. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Música:entre ciência e arte., 2003. (Outra produção técnica)

11. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Relatório Resumido - CNPq, 2003. (Relatório de pesquisa)

12. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Programa Gema Brasil, 2002. (Outra, Programa de Rádio ou TV)



Produção artística/cultural

1. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Estúdio Ciência Hoje, 2008.

2. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Alma de Gato, 2006.

3. ARAUJO JUNIOR, S. M., GUERREIRO, A., MAURITY, F.T., PROTASIO, C.
Concerto, 2006.

4. ARAUJO JUNIOR, S. M., FARIA JR., Antonio Emanuel Guerreiro de, PROTASIO, C., TROCADO, F.
Homenagem a Radamés Gnatalli, 2006.

5. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Ponteado, 2006.

6. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Portuguese World Music, 2006.

7. ARAUJO JUNIOR, S. M., FARIA JUNIOR, A. E. G., PROTASIO, C., TROCADO, F., BARBOSA, Virgínia
Homenagem aos 90 anos de Guerra-Peixe, 2004.

8. ARAUJO JUNIOR, S. M., PROTASIO, C., MAURITY, F.T., Meirelles, P., FARIA JR., Antonio Emanuel Guerreiro de
Festival Música Nova, 2003.

9. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Festival Música Nova, 2003.

10. ARAUJO JUNIOR, S. M., FARIA JR., Antonio Emanuel Guerreiro de, PROTASIO, C., OLIVEIRA, S. DE
Recital do grupo Tira o Dedo do Pudim, 2003.

11. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Recital do grupo Tira o Dedo do Pudim, 2003.

12. ARAUJO JUNIOR, S. M., OLIVEIRA, S. DE
A música popular de Guerra Peixe, 2002.

13. ARAUJO JUNIOR, S. M.
A música popular de Guerra Peixe, 2002.

14. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Flor do sereno, 2002.

15. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Flor do sereno, 2002.

16. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Flor do sereno, 2002.

17. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Leite de Pedra, 2002.

18. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Leite de Pedra, 2002.

19. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Música de Cláudio Santoro, Joaquim Antonio da Silva Callado, Antonio Guerreiro e Guerra Peixe., 2002.

20. ARAUJO JUNIOR, S. M., OLIVEIRA, S. DE
Música de Cláudio Santoro, Joaquim Antonio da Silva Callado, Antonio Guerreiro e Guerra Peixe., 2002.

21. ARAUJO JUNIOR, S. M., ARAGAO, P.M.
Orquestra Flor do Sereno, 2002.

22. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Orquestra Flor do Sereno, 2002.

23. ARAUJO JUNIOR, S. M.
A música popular de Guerra-Peixe, 2001.

24. ARAUJO JUNIOR, S. M.
A música popular de Guerra-Peixe, 2001.

25. ARAUJO JUNIOR, S. M.
a música popular de Guerra-Peixe, 2001.

26. ARAUJO JUNIOR, S. M.
a música popular de Guerra-Peixe, 2001.

27. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Notite de Junho, 2000.

28. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Notite de Junho, 2000.

29. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Orquestra de Salão "Tira o Dedo do Pudim", 2000.

30. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Orquestra de Salão "Tira o Dedo do Pudim", 2000.

31. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Sertaneja no 1 de Ascendino Theodor Nogueira, 2000.

32. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Sertaneja no 1 de Ascendino Theodor Nogueira, 2000.

33. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Apresentações com o grupo musical Vôo Livre, 1999.

34. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Apresentações com o grupo musical Vôo Livre, 1999.

35. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Guerra Peixe: Música Popular, 1999.

36. ARAUJO JUNIOR, S. M., MAMMI, L., DUPRAT, R.
Rio de Janeiro 1842-1920; Uma Trilha Musical, 1999.

37. ARAUJO JUNIOR, S. M., ARAUJO, S.
Cavalo Marinho da Paraíba, 1998.

38. ARAUJO JUNIOR, S. M.
FRAGMENTOS PRAIEIROS, 1998.

39. ARAUJO JUNIOR, S. M.
FRAGMENTOS PRAIEIROS, 1998.

40. ARAUJO JUNIOR, S. M.
RECITAL COM O TRIO RIO, 1998.

41. ARAUJO JUNIOR, S. M.
RECITAL COM O TRIO RIO, 1998.


Demais Trabalhos

1. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Música, memória e sociabilidade na Maré., 2004.

2. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Samba e coexistência; um estudo etnomusicológico do samba carioca., 2003.




Artigos em revistas, livros e enciclopédias de carácter científico/Articles in Journals, Encyclopedias, and Books


Artigos completos publicados em periódicos

1. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Diversidade e desigualdade entre pesquisadores e pesquisados. Considerações teórico-metodológicas a partir da etnomusicologia. Desigualdade & diversidade (PUCRJ). , v.Nº 4, p.173 - 191, 2009.

2. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Ethnomusicologists Researching Towns They Live in: Theoretical and Methodological Queries for a Renewed Discipline. Musicology; Journal of the Institute of Musicology of the Serbian Academy of Sciences and Arts. , v.9, p.33 - 50, 2009.

3. ARAUJO JUNIOR, S. M.
From neutrality to praxis; the shifting politics of applied ethnomusicology. Muzikoloski Zbornik/Musicological Annual. , v.XLVI, p.13 - 30, 2008.

4. ARAUJO JUNIOR, S. M., MUSICULTURA, Grupo
A violência como conceito na pesquisa musical, reflexões sobre uma experiência dialógica na Maré,. Trans (Barcelona). , v.10, p.7 - , 2006.

5. ARAUJO JUNIOR, S. M., MUSICULTURA, Grupo
Conflict and Violence as Conceptual Tools in Present-Day Ethnomusicology; Notes from a Dialogical Experience in Rio de Janeiro.. Ethnomusicology. , v.50, p.287 - 313, 2006.

6. ARAUJO JUNIOR, S. M., LIMA, H. C. N., PERES, Olavo Vianna, ANDRADE, M. R., VIANA, A. C. L.
Entre palcos, ruas e salões: processos de circularidade cultural na música dos ranchos carnavalescos do Rio de Janeiro (1890-1930). Em Pauta (Porto Alegre). , v.16, p.73 - 94, 2006.

7. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Relatório do GT Etnomusicologia e Políticas Públicas para a Área da Cultura.. Opus (Belo Horiz. Online). , v.11, p.184 - 192, 2005.

8. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Resenha de Voces of the Magi. Yearbook for Traditional Music. , p.153 - 158, 2005.

9. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Resenha de Brazilian Popular Music and Globalization. Current Musicology. , v.74, p.207 - 211, 2004.

10. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Diálogos entre a acústica musical e a etnomusicologia; um estudo de caso de estilos vocais no samba carioca.. Per Musi (UFMG). , v.7, p.52 - 67, 2003.

11. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Primeiro Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, Recife, novembro de 2002.. Per Musi (UFMG). , v.7, p.94 - 96, 2003.

12. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Resenha de Live Samba; analysis and interpretation of the Brazilian pagode.. Latin American Music Review. , v.24, p.287 - 289, 2003.

13. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Identités brésiliennes s et représentations musicales. Diogène. , v.191, p.152 - 165, 2000.

14. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Brega, samba, trabalho acústico; variações em torno de uma contribuição teórica à etnomusicologia.. Opus (Belo Horiz. Online). , v.6, p.1 - 16, 1999.

15. ARAUJO JUNIOR, S. M., ARAUJO, S.
The Politics Of Passion: The Impact Of Bolero In Brazilian Popular Music. YEARBOOK FOR TRADITIONAL MUSIC. , v.31, 1999.

16. ARAUJO JUNIOR, S. M., ARAUJO, S.
Música e Identidade Social: A Questão do Folclore. REVISTA PESQUISA E MÚSICA. , v.2, 1998.

17. ARAUJO JUNIOR, S. M., ARAUJO, S.
Louvor, Música Popular e Mídia Evangélica No Rio de Janeiro. TRANSCULTURAL MUSIC REVIEW. , v.2, p.1 - 10, 1996.

18. ARAUJO JUNIOR, S. M., ARAUJO, S.
Descolonização e Discurso: Notas Sobre O Tempo, O Poder e A Noção de Música. REVISTA BRASILEIRA DE MÚSICA. , v.20, p.7 - 15, 1992.

19. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Brega: Music And Conflict In Urban Brazil. LATIN AMERICAN MUSIC REVIEW. , v.9, p.50 - 89, 1988.




Artigos e Relatórios em Revistas, Boletins e Programas de Carácter Profissional ou Artístico/Articles and Reports in Professional Journals, Boletins and Concert Programs


Trabalhos publicados em anais de eventos (completo)


1. ARAUJO JUNIOR, S. M., VIANA, A. C. L., LIMA, H. C. N., ANDRADE, M. R., PERES, Olavo Vianna
Controlling entrudo? The urban ranchos, their music and the politics of Rio de Janeiro Carnival. In: Portuguese World Music, 2006, New Haven, CN.
Portuguese World Music. , 2006.

2. ARAUJO JUNIOR, S. M., PERES, Olavo Vianna, ANDRADE, M. R., VIANA, A. C. L., LIMA, H. C. N.
Marchas-Rancho: uma análise etnomusicológica fonográfica. In: XVI Congresso da ANPPOM, Brasília.
XVI Congresso da ANPPOM - Anais. Brasília: UnB, 2006.

3. ARAUJO JUNIOR, S. M., MUSICULTURA, Grupo
Música e políticas públicas para a juventude: por uma nova concepção. In: XVI Congresso da ANPPOM, Brasília.
XVI Congresso da ANPPOM - Anais. Brasília: UnB, 2006.

4. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Políticas públicas para a cultura no governo Lula; um breve comentário. In: II Encontro Nacional de Etnomusicologia, 2004, Salvador.
Etnomusicologia: Lugares e Caminhos; Fronteiras e Diálogos.. Salvador: ABET/CNPq/Contexto, 2005. p.71 - 78

5. ARAUJO JUNIOR, S. M.
O rancho e a rua; invenção da tradição e atualização dos ranchos carnavalescos no Rio de Janeiro. In: XVI Congresso da ANPPOM, 2003, Porto Alegre.
Anais do XVI Congresso da ANPPOM. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, 2003.

6. ARAUJO JUNIOR, S. M., CAMBRIA, Vincenzo
Atravessando o samba no bom sentido; uma abordagem etnomusicológica do tempo no samba e na música afro-brasileira In: 1º Encontro Nacional da ABET, 2002, Recife.
Anais do I ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ETNOMUSICOLOGIA. Recife: Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2002.

7. ARAUJO JUNIOR, S. M., CAMBRIA, Vincenzo
Atravessando o samba no bom sentido; uma abordagem etnomusicológica do tempo no samba e na música afro-brasileira. In: I Encontro Nacional da associação Brasileira de Etnomusicologia, 2002, Recife.

8. ARAUJO JUNIOR, S. M.
O tempo da pancada: notas sobre uma contribuição teórica de Guerra-Peixe ao estudo analítico da música popular In: 3º Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação - Escola de Música da UFRJ, 2002, Rio de Janeiro.
Anais do 3º Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, 2002. p.82 - 88

9. ARAUJO JUNIOR, S. M.
O trabalho acústico e a elaboração de sambas no Rio de Janeiro In: Seminário Samba em Debate, 2002, Campinas, SP.

10. ARAUJO JUNIOR, S. M., FUKS, L.
Práticas vocais no samba carioca: um diálogo entre a acústica musical e a etnomusicologia. In: I Encontro da Palavra Cantada, 2000, Niterói.
Ao encontro da palavra cantada. , 2000.

11. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Music As A Sign Of Otherness And Transgression: The Case Of The Brazilian Samba (1917-1945) In: COLÓQUIO ALTERIDADE E TRANSGRESSÃO NA CULTURA DO SÉCULO XX - IN MEMORIAM FERNANDO LOPES GRAÇA
ACTAS. CASCAIS: , 1999.

12. ARAUJO JUNIOR, S. M., GUERREIRO, A.
O samba cigano: um estudo histórico-etnográfico das práticas de música e dança dos ciganos calom do Rio de Janeiro In: II Congrso Latinoamericano de la International Association for the Study of Popular Music, 1997, Santiago, Chile.
Musica Popular en America Latina: Actas del II Congreso Latinoamericano del IASPM. Santiago de Chile: FONDART, 1999. p.233 - 239

13. ARAUJO JUNIOR, S. M., ARAUJO, S.
A Questão da Identidade Na Pesquisa e Pós-Graduação Em Música No Brasil (Ppgm): Um Olhar Etnomusicológico In: ENCONTRO DA ANPPOM, 10
ANAIS. GOIÂNIA: , 1997. v.10. p.147 - 151

14. ARAUJO JUNIOR, S. M., ARAUJO, S.
Acaso e Método No Estudo da Cultura Musical dos Ciganos Calom do Catumbi In: ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM, 9
ANAIS. RIO DE JANEIRO: , 1996. v.9. p.93 - 97

15. ARAUJO JUNIOR, S. M., ARAUJO, S., GUERREIRO, A.
Samba Cigano: Uma Etnografia Musical dos Ciganos Calom do Rio de Janeiro In: ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM, 9
ANAIS. RIO DE JANEIRO: , 1996. v.9. p.131 - 135

16. ARAUJO JUNIOR, S. M., ARAUJO, S.
Trabalho Acústico: Uma Proposta de Reconceituação do Objeto de Estudo Na Etnomusicologia In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPPOM, 6
ANAIS. RIO DE JANEIRO: , 1993. v.6. p.146 - 151



Trabalhos publicados em anais de eventos (resumo)

1. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Music, dialogue and citizenship; new directions in ethnomusicological research In: 39th World Congress of the International Council for Traditional Music, 2007, Viena.
Abstracts of the 39th World Congress of the ICTM. Viena: International Council for Traditional Music, 2007. v.1. p.233 - 234

2. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Uma reflexão sobre a produção de conhecimento sobre a música a partir da etnomusicologia In: I Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação - Escola de Música da UFRJ, 1999, Rio de Janeiro.
Anais - I Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000. v.Único. p.17 - 17




Dissertações/Dissertations

Orientações e Supervisões concluídas

Dissertações de mestrado : orientador principal

1. Felipe dos Santos Lima de Barros.
Construindo um acervo etnográfico musical Um estudo etnográfico sobre o arquivo de Luiz Heitor Correa de Azevedo, seu método de campo e documentação produzida durante suas viagens a Goiás (1942), Ceará (1943) e Minas Gerais (1944). 2009. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

2. Sinesio Jefferson Andrade Silva.
Memória dos sons e os sons da memória: uma etnografia musical da Maré,. 2009. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

3. Eduardo Antonio Duque.
O pulo do Gato; reflexões de um pesquisador nativo sobre uma escola de samba carioca.. 2007. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

4. Fernanda Cheferrino.
A musa e o Divino; uma abordagem etnomusicológica de uma tradição musical maranhense.. 2006. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

5. Thiago B. H. Martins Pinheiro.
Pré/Pós Frasear em João Gilberto; um modelo de análise para as músicas urbanas contemporãneas brasileiras.. 2006. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

6. Virgínia Barbosa.
A continuidade da mudança no maracatu de baque virado Estrela Brilhante. 2005. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

7. Débora Peixoto Baldelli.
Acertando o pitch! Uma análise etnomusicológica da cena eletrônica do Rio de Janeiro.. 2005. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

8. Pedro de Moura Aragão.
Luiz Heitor Corrêa de Azevedo e os estudos de folclore no Brasil: uma análise de sua trajetória na Escola Nacional de Música (1932-1947),. 2005. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

9. José Carlos Teixeira Junior.
Compondo um consesnso; unidade e distinção no universo sonoro da umbanda carioca.. 2004. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

10. Samuel de Oliveira.
Heterogeneidades do choro. 2003. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

11. Gaspar Leal Paz.
Linguagem e recepção da poética musical de Lupicínio Rodrigues.. 2003. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

12. João Miguel Bellard Freire.
Os pianistas e a obra de Cláudio Santoro; um estudo etnomusicológico. 2003. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

13. Vincenzo Cambria.
Música e identidade negra; o caso de um bloco afro carnavalesco de Ilhéus. 2002. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

14. Francisca Helena Marques.
O samba de roda em Cachoeira; uma abordagem etnomusicológica. 2002. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

15. Dauelsberg, Claudio P..
Importância da improvisação na formação musical do intérprete. 2001. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

16. Caiado, Nelson F..
Samba, música instrumental e o violão de Baden Powell. 2001. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

17. Marcos Vinícius Lopes Albricker.
A Big Band Brasileira; a contribução de Severino Araújo e sua Orquestra Tabajara. 2000. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

18. Eliane Salek.
A flexibilidade rítmico-melódica na interpretação do choro.. 1999. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

19. Ledice Fernandes.
Radamés gnatalli e garoto; um estudo de relações entre campos de produção na música brasileira.. 1999. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

20. ANA CRISTINA PERAZZO DA NÓBREGA.
O Uso da Rabeca No Cavalo Marinho de Bayeux, Paraíba. 1998. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

21. ANTONIO EMANUEL GUERREIRO DE FARIA JUNIOR.
A Evolução Estilística de Guerra Peixe À Luz das Teses Andradinas. 1997. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

22. ANNA CLÁUDIA LIMA BOTELHO.
A Identidade Na Canção Popular; Um Estudo de Caso. 1997. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

23. Sigridur Hulda Geirlaugsdottir.
Francisco Mignone e as sonatas para piano nº1 e nº4 pela ótica da modernidade.. 1997. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

24. Giovanni Figueiredo Padula.
Nacionalismo e modernismo na música brasileira: estudos para uma abordagem da crítica musical.. 1997. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

25. ROBERTO MAURÍCIO R. PIMENTEL BARBOSA.
Música: Linguagem No Movimento do Espaço-Tempo. 1996. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

26. Marcelo Verzoni.
Os Tangos de Ernesto Nazareth. 1996. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

27. ELIONE MEDEIROS.
As Valsas Para Fagote Solo de Francisco Mignone: Uma Abordagem Interpretativa. 1995. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

28. FLÁVIO TERRIGNO BARBEITAS.
Circularidade Cultural e Nacionalismo Nas Doze Valsas Para Violão de Francisco Mignone. 1995. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

29. LUCIANO LINHARES PIRES.
Dilermando Reis: O Violonista Brasileiro e Suas Composições. 1995. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

30. LUIS FERNANDO LIMA.
Intepretação Musical Sob Uma Perspectiva Semiológica. 1995. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

31. SÍLVIO MEHRY.
Oscilação de Centro Tonal Em 16 Choros de Garoto. 1995. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro


Iniciação científica

1. Bruno de Carvalho Reis.
Música, Memória e Sociabilidade na Maré, uma etnografia musical.. 2007. Iniciação científica (Bacharelado Em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

2. Hudson Cláudio Neres de Lima.
O Som dos Ranchos Carnavalescos do Rio de Janeiro: Uma Análise Etnomusicológica de Registros Fonográficos Representativos.. 2006. Iniciação científica (Bacharelado Em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

3. Marcelo Rubião de Andrade.
Os ranchos carnalescos na imprensa diária do Rio de Janeiro de 1892-1930: Levantamento e análise comparativa de fontes primárias.. 2006. Iniciação científica (Bacharelado Em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

4. Olavo Vianna Peres.
Os ranchos carnalescos na imprensa diária e no teatro de revista do Rio de Janeiro de 1892-1930: Levantamento e análise comparativa de fontes primárias.. 2006. Iniciação científica (Bacharelado Em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

5. Anna Carolina Labre Viana.
Uma Análise Estilística de Registros Fonográficos Representativos dos Ranchos Cariocas.. 2006. Iniciação científica (Bacharelado Em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro



Orientações e Supervisões em andamento

Dissertações de mestrado : orientador principal

1. Alexandre Dias da Silva.
A música em projetos sociais na Maré; uma abordagem etnomusicológica.. 2009. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

2. Laryane Carvalho Lourenço da Silva.
Um olhar etnomusicológico sobre a música em processos terapêuticos de saúde mental.. 2009. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro


Iniciação científica

1. Schneider Ferreira Reis de Souza.
Música, memória e sociabilidade na Maré, uma etnografia participativa. 2007. Iniciação científica (Bacharelado Em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro



Capítulos de livros ou outras obras colectivas / Chapters in books or collective works

Capítulos de livros publicados

1. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Los paisajes sonoros de las favelas In: Ciudadanias en escena; performance y derechos culturales en Colombia..1 ed.Bogotá : Universidad Nacional de Colombia/Facultad de Ciencias Humanas, 2009, p. 232-237.

2. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Características e papéis dos acervos etnomusicológicos em perspectiva histórica. In: Música em debate;perspectivas interdisciplinares.1 ed.Rio de Janeiro : Mauad, 2008, p. 33-42.

3. ARAUJO JUNIOR, S. M., PAZ, G. L., CAMBRIA, Vincenzo
Introdução In: Música em debate; perspectivas interdisciplinares.1 ed.Rio de Janeiro : Mauad, 2008, v.1, p. 9-16.

4. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Para além do popular e do erudito; a escuta contemporânea de Guerra-Peixe In: Música em debate; perspectivas interdisciplinares.1 ed.Rio de Janeiro : Mauad, 2008, v.1, p. 157-170.

5. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Relações musicais entre a África e as Américas no samba carioca In: Música em debate; perspectivas interdisciplinares.1 ed.Rio de Janeiro : Mauad, 2008, v.1, p. 181-185.

6. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Fruto do nosso amor In: Lendo música; 10 ensaios sobre 10 canções.1 ed.São Paulo : Publifolha, 2007, v.1, p. 163-178.

7. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Em busca da inocência perdida? Música, tradição e oralidade no novo milênio. In: Músicas africanas e indígenas no Brasil ed.Belo Horizonte : Editora da UFMG, 2006, v.1, p. 59-70.

8. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Notas sobre as políticas públicas para a música no governo Lula. In: Encontros.1 ed.Salvador : Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2005, v.1, p. 67-74.

9. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Rio de Janeiro In: The Continuum Encyclopedia of Popular Music of the World ed.Londres : Blackwell, 2005, v.II

10. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Samba e coexistência; repensando a agenda de pesquisa etnomusicológica. In: Música popular na América Latina.1 ed.Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2005, p. 194-213.

11. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Southeast Brazil In: The Continuum Encyclopedia of Popular Music of the World ed.Londres : Blackwell, 2005, v.II

12. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Dona Ivone Lara In: Música Popular Brasileira Hoje ed.São Paulo : PUBLIFOLHA, 2002, p. 121-123.

13. ARAUJO JUNIOR, S. M., FUKS, L.
Práticas vocais no samba carioca: um diálogo entre a acústica musical e a etnomusicologia In: Ao encontro da palavra cantada ed.Rio de Janeiro : 7Letras, 2001, p. 278-288.

14. ARAUJO JUNIOR, S. M., FARIA JR., Antonio Emanuel Guerreiro de
Samba cigano; um estudo histórico-etnográfico das práticas de música e dança dos ciganos calom do Rio de Janeiro. In: Música popular en América Latina.1 ed.Santiago do Chile : Fondart y Rama Latinoamericana IASPM, 1999, p. 233-239.



Artigos em revistas (Magazine)

1. ARAUJO JUNIOR, S. M.
O simulacro levado ao requinte. Bravo!. São Paulo, p.127 - 127, 2000.

2. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Um furacão chamado Maysa. Bravo!. São Paulo, 2000.



Demais produções bibliográficas

1. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Antropologia da Música/Antropologia musical. Rio de Janeiro:Mauad, 2008. (Artigo, Tradução)

2. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Etnomusicologia/Antropologia da Música; disciplinas distintas?. Rio de Janeiro: Mauad, 2008. (Artigo, Tradução)

3. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Relações musicais entre África e as Américas no blues dos Estados Unidos.. Rio de Janeiro:Mauad, 2008. (Artigo, Tradução)

4. ARAUJO JUNIOR, S. M.
Os sons do rosário. Prefácio. Belo Horizonte:Editora da UFMG, 2002. (Outra produção bibliográfica)

5. ARAUJO JUNIOR, S. M.
O brinquedo e sua magia. Prefácio. João Pessoa:Conselho Estadual de cultura/Universidade federal da Paraíba, 2000. (Outra produção bibliográfica)

6. ARAUJO JUNIOR, S. M.
The social history of the Brazilian Samba. Autora: Lisa Shaw. IN Latin American Music Review Vol. 21 (2):75-79. Resenha. Austin, TX:University of Texas Press, 2000. (Outra produção bibliográfica)