Pasted Graphic
Nome/ Name
Salwa El-Shawan Castelo-Branco

Contacto profissional/ Professional Contact
Endereço/ Address
Av. de Berna 26 C
1000 Lisboa
Telefone/ Phone
217933519/619
Fax
217977759

Email
secb@fcsh.unl.pt

Filiação institucional
Universidade Nova de Lisboa/ FCSH

Categoria ou actividade/ Rank or Activity

Professora Catedrática

Formação Académica/ Education
1985. Agregação em Ciências Musicais (Etnomusicologia). Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
1980. Doctor of Philosophy (Ph.D.) em Ciências Musicais. Columbia University (Nova Iorque, EUA), 1980. (Equivalência ao grau de Doutor em Ciências Musicais dada pela Universidade Nova de Lisboa, 1984).
1977. Master of Philosophy (M.Phil.) em Ciências Musicais, Columbia University (Nova Iorque, EUA. (Equivalência ao grau de Licenciatura em Ciências Musicais com a classificação de vinte valores, dada pela Universidade Nova de Lisboa, 1983).
1975. Master of Arts (M.A.) em Ciências Musicais. Columbia University (Nova Iorque).
1973. Master of Music (M.M.) em Piano. Manhattan School of Music (Nova Iorque, EUA).
1970. Licentiate of the Royal Schools of Music of London (LRSM). Royal Schools of Music of London.
1970. Licenciatura em Música com especialização em Piano. Conservatório Nacional do Cairo.


CARREIRA PROFISSIONAL/PROFESSIONAL CAREER
Vice-Reitora, Universidade Nova de Lisboa, 2005 - 2007.
Coordenadora, Departamento de Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 1984-1988, e de 1995-1997.
Fundadora e Presidente do Instituto de Etnomusicologia (INET) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova, desde Janeiro de 1995.
Coordenadora Adjunta, Departamento de Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 1983-1984.
Coordenadora e Fundadora do Curso de Mestrado em Etnomusicologia Urbana, Departamento de Ciências Musicais, New York University (EUA), 1979-1983.
Investigadora, Center for Studies in Ethnomusicology, Columbia University, 1973-1975.

CARREIRA DOCENTE/TEACHING CAREER

Professora Catedrática, Departamento de Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, desde 1988.
Professora Visitante, Universidade de Valladolid, Faculdade de Filosofia e Letras, 2008, 2009.
Professora, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Instituto de Cultura e Estudos Sociais, Mestrado em Culturae Formação Autárquica, 1999 - 2003
Professora Visitante, Princeton University, Departamento de Música, Set. 1991- Jan. 1992.
Professora Associada, Departamento de Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 1986-1987.
Professora Associada Convidada, Departamento de Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 1982 - 1986.
Professora de Primeira Categoria (tempo parcial), Instituto Gregoriano de Lisboa 1982-1986.
Professora Auxiliar, Departamento de Ciências Musicais, New York University, 1979-1982.
Assistente, Departamento de Ciências Musicais, Columbia University (Nova Iorque, EUA), 1978-1979.
Assistente Convidada, Departamento de Ciências Musicais, Hunter College of the City University of New York ,1978.


INVESTIGAÇÃO/RESEARCH


Domínio de especialização/Research domains
Etnomusicologia/Ethnomusicology

Projectos que orientou ou em que participou no INET/ Project Management and Participation
Jazz em Portugal: Os legados de Luis Villas-Boas e o Hot Club of Portugal (2011 -2014) (Fundação para a Ciência e a Tecnologia: Programa PTDC, avaliação do projecto: excelente).
O celtismo e as suas repercussões na música na Galiza e no norte de Portugal (2011–2014) (Fundação para a Ciência e a Tecnologia: Programa PTDC, avaliação do projecto: excelente)
O celtismo e as suas repercussões na música na Galiza e no norte de Portugal (2010-2011), Acção Integrada Portugal/Espanha.
The Recording Industry in Twentieth Century Portugal (2007 – 2011) (Fundação para a Ciência e a Tecnologia: Programa PTDC, avaliação do projecto: excelente)
Preservation and On-line Fruition of the Audio Documentos from the European Archives of Ethnic Music (2005-2006) (Co-organização do Projecto Europeu Cultura 2000 em colaboração com a Universita Degli Studi di Udine, Itália, Institute for Psychoacoustics and Electronic Music – Department of Musicology, Ghent University; Institute of Ethnomusicology, Scientific Research Center of the Slovenian Academy of Sciences and Arts. Parceiros Associados: Gesellschaft fur historische Tonträger e Österreichisches VolksLied Werk em Vienna
Portugal’s Sound Patrimony: An Archival and Research Project (2006-2007) (Fundação para a Ciência e a Tecnologia: Programa Nacional de Re-equipamento Científico).
Fado in the Twentieth Century: A multidisciplinary Approach to the Study of Portuguese Intangible Culture (2005-2009). (Fundação para a Ciência e a Tecnologia: Programa POCI; avaliação do projecto: excelente)
Fado: Projecto de candidatura do fado à convenção internacional para a salvaguarda do património imaterial da UNESCO (Projecto apoiado pela Egeac – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, Empresa Municipal)
Dicionário multimédia da cultura expressiva em Portugal (1997-2001) (Fundação para a Ciência e a Tecnologia: Programa Praxis XXI e POSI; avaliação do projecto excelente )

A Música e a Construção da Identidade no Universo das Comunidades Migrantes em Lisboa (1996 - 1999) (JNICT- Programa Específico para as Ciências Sociais e Humanas)
A revivificação do património cultural expressivo tradicional em Portugal no séc. XX (1996-1999) (JNICT-Instituto Camões-Programa Lusitânia)
As práticas musicais da madeira (1996-1997) (Fundação Gulbenkian-Ministério da Cultura).



ORIENTAÇÃO DE PROJECTOS DE CRIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS E CULTURAIS/
CREATION OF CULTURAL AND ACADEMIC INSTITUTIONS
Presidente da Comissão nomeada pelo Ministério da Cultura para fundar um Arquivo Nacional de Som (2006-2008)
Presidente da Comissão Científica Pré-instaladora da Escola de Artes da Universidade Nova de Lisboa (2005-2006)


ACTIVIDADE LIGADA A ORGANIZAÇÕES ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS/
ACTIVITIES CARRIED OUT WITHIN THE FRAMEWORK OF PROFESSIONAL AND ACADEMIC ORGANIZATIONS
Vice- Presidente do Conselho Internacional de Música Tradicional (UNESCO), 1997 – 2001 e desde 2009 (eleita).
Membro do Comité Científico do 42º Congresso Mundial do Conselho Internacional de Música Tradicional a ter lugar no Conservatório de Música de Shanghai, China de 11 a 17 de Julho, de 2013.

Presidente do Comité Científico do Congresso Mundial do Conselho Internacional de Música Tradicional a ter lugar na Memorial University em St. John, Canadá, de 13 a 19 de Julho, de 2011.
Membro da Comissão Editorial da revista Acta Musicológica. desde 2011.
Presidente do Comité Científico e de Organização Local do: XI Congresso da SIBE (Sociedad de Etnomusicologia), I Congresso da IASPM (International Association for the Study of Popular Music) Portugal, VI Congresso da IASPM Espanha, III Congresso de Músicas no Mundo Lusófono e Hispânico, I Conferência da Comité Nacional Português do Conselho Internacional de Música Tradicional, Lisboa, 28 a 31 de Outubro de 2010.
Membro da Comissão para a Cultura Imaterial do Instituto de Museus e da Conservação (IMC), Ministério da Cultura, 2011.
Presidente da Comissão de Avaliação da área da Música na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), 2010
Vice- Presidente do Conselho Internacional de Música Tradicional (UNESCO), 1997 – 2001 e desde 2009 (eleita).
Vice- Presidente da Society for Ethnomusicology, desde 2007 - 2009 (eleita).
Membro da Comissão Directiva do Projecto Evia Digital Archive: Ethnomusicological Vídeo for Instruction and Analysis (Indiana University, EUA), desde 2008.
Membro da Comissão Directiva do International Council for Traditional Music (UNESCO) desde 1984 - 2001.
Presidente da Associação Portuguesa de Musicologia, 1996 – 2006 (eleita).
Presidente do Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa, 1995 - presente.
Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Musicologia, 1992 – 2006.
Presidente do Comité Científico do Congresso Mundial do Conselho Internacional de Música Tradicional a ter lugar na Memorial University em St. John, Canadá, de 13 a 19 de Julho, de 2011.
Presidente do Comité científico dos seguintes colóquios internacionais do Conselho Internacional de Música Tradicional: «Discord: Identifying Conflict within Music, Resolving Conflict through Music», Limerick, Irlanda, 2 – 6 de Setembro de 2004; «The role of Music in Emerging Multicultural Countries», Visby, Suécia, 9-12 de Janeiro de 1999; «Processos Interculturais na Música: O Papel de Portugal na Música do Mundo desde o Século XV» Fundação Calouste Gulbenkian, 15-19 de Dezembro de 1986.
Presidente do Comité Científico do 1º Encontro de Etnomusicólogos Ibero-Americanos “As Culturas Musicais Urbanas no final do Século XX,”, Lisboa, 7-11 de Março de 1994.
Membro do comité científico dos seguintes congressos e colóquios nacionais e internacionais: “Music in and from Spain: Identities and Cross Cultural Processes”(Oviedo, 16-19 Dezembro de 1999); “Continentes em Movimento» ( Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa, 15 – 19 de Outubro de 1998); Congresso da Sociedade Internacional de Musicologia, (Madrid, Abril de 1992); Congresso Mundial do International Council for Traditional Music, (Stockholm 1985, e Hong Kong 1991); Inter-Congresso da União Internacional das Ciências Antropológicas e Etnológicas, Lisboa, Setembro de 1990; Encontros Nacionais de Musicologia desde 1985.
Consultora/avaliadora para as seguintes instituições: Fundação de Ciência e Tecnologia/Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica; EXPO. 98; Instituto Português do Património Cultural; Museu de Etnologia; Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Música; Fundação Oriente; Universidade de Aveiro; UNESCO: Proclamation of Masterpieces of the Oral and Intangible Heritage of Humanity (2003 e 2005)
Membro da Comissão da Avaliação das Bolsas de Doutoramento da Fundação de Ciência e Tecnologia, 1995-2003.
Referee para os seguintes periódicos internacionais: Yearbook for Traditional Music, British Journal of Ethnomusicology, Journal of Ethnomusiclogy, Garland Encyclopedia of World Music
Consultora e autora das notas de programa do espectáculo «Raízes Rurais, Paixões Urbanas: Fado, Jazz, Musicas Tradicionais», Co-produção Teatro Nacional São João/Cité de la Musique, Porto, Paris, Lisboa, Maio, Junho e Outubro, 1997.
Representante do Departamento de Ciências Musicais nas negociações com a Universidade de Bologna, Paris IV e Paris X no âmbito do programa Erasmus a fim de elaborar um Programa Interuniversitário de Cooperação envolvendo os departamentos de Ciências Musicais e Antropologia (Paris X) das referidas universidades.
Presidente e Membro de vários Júris de Equivalência ou Reconhecimento de Habilitações na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


PUBLICAÇÕES/PUBLICATIONS


Coordenação editorial/Editorships
Yearbook for Traditional Music 44 (2012) (coordenadora editorial convidada com Beverly Diamond e Kati szego).
Current Issues in Music Research; Copyright, Power and Transnational Music Processes (coordenadora editorial com Susana Moreno Ferández, Pedro Roxo and Iván Iglesias). Lisboa: Colibri. (2012) (250 páginas).
Enciclopédia de Música em Portugal no Século XX . 4 volumes (1500 páginas, 1250 entradas) Lisboa: Círculo de Leitores/Temas e Debates. (2010)
Music and Conflict. (coordenação editorial com John O’Connell e Epílogo). Urbana: Illinois University Press (2010).
Etno-Folk: Revista Galega de Etnomusicoloxia , ano IV, volume 3, número 12 dedicado à música em Portugal (com Susana Moreno Fernández). Baiona: Dos Acordes (2008).
Vozes do Povo: A Folclorização em Portugal, com Jorge de Freitas Branco. Lisboa: Celta Editora (2003)
Portugal e o mundo: O encontro de culturas na música. Lisboa: Dom Quixote, 1997
Recensões de discos na revista internacional da Etnomusicologia Yearbook for Traditional Music de 1985- 1991.
Recensões de livros, Revista Portuguesa de Musicologia, 1992-1995

Livros/Books
Music and Conflict. (coordenação editorial com John O’Connell e Epílogo). (2010) Urbana: Illinois University Press.
Traditional Arts in Southern Arabia: Music and Society Sohar, Sultante of Oman (com Dieter Christensen) (2009). Berlin: VWB Verlag für Wissenschaft und Bildung
Vozes do Povo: A Folclorização em Portugal, com Jorge de Freitas Branco. Lisboa: Celta Editora, 2003.
Voces de Portugal. (Tradução do livro abaixo indicado em castelhano) (155 pp.) Madrid : Ediciones Akal, 2000
Voix du Portugal. (Livro e CD). (168 pp.). Paris: Cité de la Musique/Actes Sud, 1997.
Portugal e o Mundo: O Encontro de Culturas na Música. Edição bilingue (português e inglês). 605 pp . (coord. editorial e prefácio). Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.

CDs etnográficos/Ethnographic CDs
Portugal: Festivities Songs and Dances from Minho and Madeira.CD duplo (Gravações e booklet com Jorge Castro Ribeiro, Jorge Torres e Rui Camacho e Carla Raposeira). Disco compacto e livrinho. Unesco Collection: Music and Musicians of the World. (no prelo)
Musical Traditions of Portugal. Disco Compacto e booklet (76 páginas). Traditional Music of the World . Berlin: International Institute for Comparative Music Studies and Documentation e Washington: Smithsonian Folkways, SF 40435, 1994.

Artigos em revistas, livros e enciclopédias de carácter científico/Articles in Journals, Encyclopedias, and Books

“Jazz, Race and Politics in Colonial Portugal: Discourses and Representations (1924-1971),” (com Pedro Roxo), in Philip Bohlman and Goffredo Plastino (eds.) Jazz Worlds/World Jazz. Chicago: Chicago University Press (no prelo).
“Popular Music”, “Light Music,” (com Rui Cidra), “Canção de Coimbra” (com Rui Nery e Pedro Roxo), in Paolo Prato (ed.) Continuum Encyclopedia of Popular Music of the World. London & Nova Iorque (no prelo).
“A Etnomusicologia na Universidade Nova de Lisboa: os primeiros anos”, em José Mário Pedrosa Cardoso (ed.) Livro de Homenagem a Maria Augusta Barbosa. Coimbra (no prelo).
“Grupos Corais Alentejanos e a Patrimonialização do Cante,” in Castelo-Branco, Salwa Canto a Vozes no contexto europeu: trajectórias e Perspectivas Actuais (no prelo).
“Músicos ocultos”: percursos dos instrumentistasdo fado.” In Castelo-Branco, Salwa e Nery, Rui Vieira 
Fado: percursos e perspectivas (no prelo).
“Música pela nação: Armando Leça e a construção do nacionalismo musical em Portugal,” in  Maria do Rosário Pestana, Armando Leça e a Música Portuguesa (1910-1940). Lisbon: Tinta da China (2012), 10 -18.
“Music and Knowledge in Transit: Perspectives from the SIBE+ Conference,” with Susana Moreno Fernández, in Fernández, Susana Moreno, Pedro Roxo and Iván Iglesias (eds.) Music and Knowledge in Transit.  Lisbon: Colibri. (2012), 9 – 15.
“Current Issues in Music Research: Perspectives from Conferences and Publications in the Iberian Peninsula,” with Susana Moreno Fernández, in Fernández, Susana Moreno, Salwa El-Shawan Castelo-Branco Pedro Roxo and Iván Iglesias (eds.) Current Issues in Music Research; Copyright, Power and Transnational Music Processes Lisbon: Colibri. (2012), 1 – 6.
“Prefácio” (2010), in Tércio Daniel (ed.), Dançar para a República. Lisboa: Caminho.
“Epilogue: Ethnomusicologists as Advocates,” in 
Music and Conflict (coordenação editorial com John O’Connell e Epílogo). Urbana: Illinois University Press (2010).
“A Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX: Itinerário de Trabalho e Princípios Organizadores”; “ Do século XX ao Século XXI: processos, práticas musicias e músicos emergentes: introdução” (com Rui Cidra); Do século XX ao Século XXI: processos, práticas musicias e músicos emergentes: expressões musicais e coreográficas em torno da “tradição” (com Susana Moreno Fernández); “Acordeão” (com Carla Nunes e Carla Raposeira); “Armandinho”; “Arquivos Bibliotecas e |Museus: Geral, Música gravada”; “Martinho d’Assunção”; “Joaquim Pais de Brito”; “Domingos Camarinha”; “Francisco José Carvalhinho”; “Mário Vieira de Carvalho”; “António Chaínho”; “Conjunto de Guitarras de Raul Nery”; “Contracanto”; “Encomendação das Almas”; “Etnomusicologia”; “Folclore” (com Maria do Rosário Pestana); “Folclorização (com Jorge Freitas Branco)”; Rodney Gallop”; Júlio Gomes”; “Carlos Gonçalves”; “Guitarrada”; “Gil Miranda”; “Moda”; “Música Ligeira (Com Pedro Moreira e Rui Cidra); “Música popular” (com Rui Cidra); “Múisca tradicional”; “Raul Nery”; “José Nunes”; “Ernesto Veiga de Oliveira” (com Jorge Freitas Branco); “Mário Pacheco”; “Pandiero”; “Paquito”; “Paulo Parreira”; “Periódicos de música: Geral”; “Joel Pina”; “Rancho Folclórico” (com Susana Sardo)“Fernando Machado Soares” (com Pedro Roxo); “Universidade Nova de Lisboa”; “Reinaldo Varela” (com Arménio de Melo e Hugo Silva), in 
Enciclopédia da Música em Portugal no século XX.(Salwa El-Shawan Castelo-Branco, ed.). Lisboa: Círculo de Leitores/Temas e Debates (2010).
“Arquivos sonoros e audiovisuais no século XXI,” in 
Museus e património imaterial: agentes, fronteiras, identidades. Lisboa: Instituto de Museus e de Conservação e Softlimits (2009).
“A categorização da música em Portugal: política, discursos, performance e investigação,” Etno-folk: Revista Galega de Etnomusicoloxia12, 2008, 13 – 29.
“The Aesthetics and Politics of Multipart Singing in Southern Portugal” , in Ardian Ahmedaja and Gerlinde Haid (eds.) 
European Voices:Multipart Singing in the Balkans. (2008), 15-37.
“Cantar a terra: representações de Portugalidade”, in 
Etnomusicologia: lugares e caminhos, fronteiras e diálogos, Anais do II Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia Salvador 9 – 12 de Novembro de 2004. Salvador: CBPQ/Contexto (2005)
“Portugal: Culturas musicais tradicionais e populares,” in Fernando Cristóvão (ed.) 
Dicionário de lusofonia. Lisboa: Instituto Camões. (2005).
“Folclorização em Portugal: uma perspectiva:,” com Jorge Freitas Branco, in Salwa El-Shawan Castelo-Branco e Jorge Freitas Branco
Vozes do Povo: A Folclorização em Portugal. Lisboa: Celta editora (2003), 1-21.
“Perfis dos grupos de música tradicional em Portugal em finais do século XX,” com José Saores Neves e Maria João Lima, in Salwa El-Shawan Castelo-Branco e Jorge Freitas Branco 
Vozes do Povo: A Folclorização em Portugal . Lisboa: Celta editora (2003), 73-141.
“Vozes do Egipto: da leitura do Alcorão à canção profana
,” Xarjib: Revista do Centro de Estudos Luso-Árabes, Silves 3, 2003, 59-68.. 
“Sound as Patrimony: The Plight of Sound Collections in Portugal”, in Gabriele Berlin (ed.). 
Music Archiving in the World. Berlin: Phonogramm-Archiv. 2002, 472 – 478.
“Western Music, Colonialism, Cosmopolitanism and Modernity in Egypt,” in, Virginia Danielson, Scot Marcus and Dwight Reynolds (coord. Editorial), 
Garland Encyclpedia of World Music, vol. 6, 2002, 607-613
“ Institutionalization of Music Learning in Egypt”, in, Virginia Danielson, Scot Marcus and Dwight Reynolds (coord. Editorial), 
Garland Encyclpedia of World Music, vol. 6, 2002, 321-324.
“Performance of Arab Music in Twentieth Century Egypt: Reconciling Authenticity and Contemporaneity” in, Virginia Danielson, Scot Marcus and Dwight Reynolds (coord. Editorial), 
Garland Encyclpedia of World Music, vol. 6, 2002, 557-561
“Representações da memória: primeiros resultados do inquérito aos Grupos de Música Tradicional em Portugal”, com José Neves e Maria João Lima 
OBS Publicação periódica do Observatório das Actividades Culturais Nº 10, 2001, 11-22.
“Portugal”, in Stanley Sadie (coord. Editorial) 
New Grove Dictionary of Music and Musicians,Segunda edição, vol. 20, 2001, 191, 195-202.
“Egypt”, in Stanley Sadie (coord. Editorial) 
New Grove Dictionary of Music and Musicians, vol. 8, 2001, 7-17.
“Portugal”, in, James Porter e Timothy Rice (coord. editorial), 
Garland Encyclopedia of World Music, Europe , vol. 8, 2000, 576-587. 
“Música popular em Portugal,” “adufe,” “guitarra portuguesa,” “Alfredo Marceneiro,”in, 
Encarta, CD – ROM. 1998. Rio de Janeiro: Microsoft. 
“Práticas Musicais Locais: Alguns indicadores preliminares,” com Maria João Lima, in OBS: Publicação períodica do Observatório das Actividades Culturais 
Nº. 4, 1998, 10-13.
“From Aida to Anas Al-Wugud: Opera, European Music, and Egyptian Musical Life,” in, 
Avidi Lumi 2 (3), 1998, 5-7.
“Cinco Séculos de Processos Interculturais na Música,” in, Salwa El-Shawan Castelo-Branco (coord. Editorial), 
Portugal e o Mundo: O Encontro de Culturas na Música, 1997, 19-30. Lisboa: Dom Quixote.
“Fado,” in, Nova Enciclopédia Larousse. 1997. Lisboa: Círculo de Leitores.
“Portugal,» in, Ludwig Finscher (coord. Editorial), 
Die Musik im Geschichte und Gegenwart, vol 8, 1997, 1704-1730.
“The Heritage of Arab Music in Twentieth Century Egypt,” 
Musica e Storia V, 1997: 205-213. 
“Fado,” in, Ludwig Finscher (coord. editorial), 
Die Musik im Geschichte und Gegenwart, vol. 3, 1995, 260-266.
"Vozes e Guitarras na Prática Interpretativa do Fado," in, Joaquim Pais de Brito (coord. ed.), Fado: Vozes e Sombras. Lisboa: Museu Nacional de Etnologia e Lisboa '94 Capital Europeia da Cultura, 1994, 125 - 140. 
" Agypten", in, Ludwig Finscher (coord. ed.) 
Die Musik in Geschichte und Gegenwart vol 1: 296 - 324, 1994. 
"Change in Arab Music in Egypt: A Major Issue in the 1932 Arab Music Conference," in, Ellen Leichtman (ed.), 
To the Four Corners of the World: A Festschrift for Rose Brandel. Michigan: Harmonie Park Press, 71- 78, 1994.
"Radio and Musical Life in Egypt," in, 
Actas del XV Congreso de la Sociedad Internacional de Musicologia - Culturas Musicales del Mediterraneo y sus Ramificaciones (Madrid 3-10/IV/1992) XVI (3) Revista de Musicologia 16: (3) 1229- 1239, 1993.
"Some Aspects of the 'Cante' Tradition of the town of Cuba: Portugal," In, Rodrigues, Maria Fernanda Cidrais; Morais, Manuel; e Nery, Rui Vieira (coord. ed.), Livro de Homenagem a Macario Santiago Kastner. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Serviço de Música, 1992, 547-561. 
"Safeguarding Traditional Music in Portugal," in, Max Peter Baumann (ed.) World Music: Musics of the World: Aspects of Documentation, Mass Media and Acculturation. Intercultural Music Studies 3. International Institute for Comparative Music Studies and Documentation. Wilhelmshaven: Florian Noetzel Verlag, 1992: 177-190. 
"Mutation dans la Musique Egyptienne: Une Question Majeure Au Congres de Musique Arabe," in, Musique Arabe: Le Congrès du Caire de 1932. Cairo: CEDEJ, 1992: 41-49.
"A Etnomusicologia, a Política e Acção Culturais e a Música Tradicional: O Caso de Portugal e as suas Relações com Espanha e Países de Expressão Portuguesa," Revista Portuguesa de Musicologia 1991, 1: 27-36. 
"Cultural Policy and Traditional Music in Portugal since 1974," in, Max Peter Baumann (ed.), Music in the Dialogue of Cultures: Traditional Music and Culture Policy. Berlin: International Institute for Comparative Music Studies and Documentation, 1991:95-107.
"Western Music and Urban Musical Life in Egypt," in Osamu Yamaguti et al (eds), Proceedings of the 4th Symposium of the International Musicological Society (Osaka, Japan), 1991: 341-346. 
"A Etnomusicologia, A Política e Acções Culturais e a Música Tradicional em Portugal," no, Estudos em Homenagem a Ernesto Veiga de Oliveira. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1989: 85-100. 
"Documentation of Portuguese Traditional Music (1988): A Joint Project of the International Institute for Comparative Music Studies and Documentation (Berlin) and the Universidade Nova de Lisboa, Departamento de Ciências Musicais (Lisboa), World of Music 31 (2): 160, 1989.
"'In Search of a Lost World': An Overview of Research and Documentation on the Traditional Music of Portugal," em colaboração com Maria Manuela Toscano, Yearbook for Traditional Music 20, 1988:158-192.
"Aspects de l'Improvisation dans la Musique Arabe d'Egypte," no Bernard Lortat-Jacob (ed.), L'Improvisation dans les Musiques de Tradition Orale, Paris: Selaf, 1987.
"The Commercial Cassette Industry in Egypt, " World of Music 29(2), 1987: 32-47.
"Reflexões sobre a Mudança Musical," Actas do IV Encontro Nacional de Musicologia, Associação Portuguesa de Educação Musical, Boletim 52, 1987: 18-20.
"Gulbenkian Orchestra" e "Cairo Symphony Orchestra", no Robert Craven (ed.), Orchestras of the World: Selected Profiles, Greenwood Press, 1987.
"Etnomusicologia Urbana: Uma Introdução," Actas do III Encontro Nacional de Musicologia. Associação Portuguesa de Educação Musical, Boletim 48, 1986: 44-46.
"Western Music and its Practitioners in Egypt (ca. 1825-1985): The Integration of a New Musical Tradition in a Changing Environment," Asian Music 17 (1), 1985: 143-153.
"Algumas Perspectivas sobre a Etnomusicologia e a Educação Musical em Portugal," Actas do Seminário Internacional de Educação Musical-Música no Ensino Especial, Associação Portuguesa de Educação Musical, Boletim 46, 1985: 18-19.
"Traditional Arab Music Ensembles in Egypt since 1967: 'The Continuity of Tradition Within a Contemporary Framework', "Ethnomusicology 28 (2), 1984: 271-288.
"The Role of Mediators in the Transmission of Al-Musiqa Al-'Arabiyyah in Twentieth Century Cairo," Yearbook for Traditional Music 14, 1982: 55-74.
"The Socio-Political Context of Al-Musiqa Al-'Arabiyyah in Cairo, Egypt: Policies, Patronage, Institutions and Musical Change (1927-77)," Asian Music 12 (1), 1980: 86-128.

Artigos e Relatórios em Revistas, Boletins e Programas de Carácter Profissional ou Artístico/
Articles and Reports in Professional Journals, Bulletins, and Concert Programs
“Fernando Lopes-Graça e a Música Tradicional Portuguesa,” in Fernando Lopes-Graça, Dimitri Chostakovitch e Wolfgang Amadeus Mozart: So fio dos anos e das Horas. Lisboa: Teatro Nacional de São Carlos (2006): 75 – 77.
“Reflexões sobre a etnomusicologia e o património tradicional em Portugal”, 
X Festival Cantigas do Maio, Maio, 1999.
“Portugal: Liaison Officer Report,” Bulletin of the International Council for Traditional Music, 1998 (October): 26-29.
“Investigação e Acção: Músicos Migrantes,” 
CIDAC: Cooperação, Informação e Desenvolvimento 7, 1977.
"Portugal: Liaison Officer Report," Bulletin of the International Council for Traditional Music, 1995 (April):31-32.
"Fifteenth Congress of the International Musicological Society - Mediterranean Musical Cultures and their Ramifications (3 - 10 April 1992): Ethnomusicology," Current Musicology 55: 113 - 114, 1993.
"Portugal: Liaison Officer Report," Bulletin of the International Council for Traditional Music 64, 1984: 21-22.
"Careers for Ethnomusicologists: Movements for the Revival of Traditional Music," Society for Ethnomusicology Newsletter 17(2), 1983: 3-4.
"Careers for Ethnomusicologists: The Music Industry," Society for Ethnomusicology Newsletter 17 (3), 1983: 6.
"Careers for Ethnomusicologists: Development Officers," Society for Ethnomusicology Newsletter 16(2), 1982: 2-3.
"Careers for Ethnomusicologists: Arts Administrators," Society for Ethnomusicology Newsletter 15 (2), 1981: 3-4.
"Careers for Ethnomusicologists: Curators for Instrument Collections in Museums," Society for Ethnomusicology Newsletter 15(1), 1981: 3.
"Change in the Arabic Music Tradition of Cairo, Egypt (1932-1977): A Research Report," The American Research Center in Egypt Newsletter 104, 1978.

Recensões de Livros e Discos/Book and Record Reviews
“Para uma história do fado,” (Rui Vieira Nery), recenção de livro na revista 
Trans 13 (2009).
“The Music of Egypt” (Scott Marcus) recensão de livro na revista 
Ethnomusicology 53:2, 343-345 (2009).
“Para uma História do Fado (Rui Vieira Nery), recensão de livro na revista Etno-Folk: Revista Galega de Etnomusicoloxia, 12, 176-177, 2008.
“Women of Egypt, 1924–1931: Pioneers of Stardom and Fame”, 2006. World and Traditional Music Section of the British Library Sound Archive, recensão de CD no 
Yearbook for Traditional Music (2007).
“The Voice of Egypt: Umm Kulthum, Arabic Song, and Egyptian Society in the Twentieth Century,” (Virginia Danielson), recensão de livro na revista 
Yearbook for Traditional Music, 31, 142-143, 1999.
“A History of the Portuguese Fado,” (Paul Vernon), recensão de livro na revista 
Latin American Music Review, 20 (2), 310 – 312, 1999.
"Die Qasida im Gesange von Umm Kultum: die Arabische Poesie im Repertoire der Grossten Agyptischen Sangerin unserer zeit, " (Gabriele Braune), em colaboração com Maria Manuela Toscano, recensão de Livro na Revista 
Der Islam: Zeitschrift fur Geschichte und Kultur des Islamischen Orients 65(2): 380-382, 1988.
"Commercial LP's of the Grupos de Recolha e Divulgação de Música Popular Portuguesa: 1979-1985," em colaboração com Maria Clara Correia e Rosa Clara Neves, Audio Report no 
Yearbook for Traditional Music 18: 205-210, 1986.
"Prolegomenes a l'Ethnosociologie de la Musique," (Nazaré), 
Yearbook for Traditional Music 18: 179-180, 1986.
"The Theory of Music in Arabic Writings, RISM," (Shiloah), 
Yearbook for Traditional Music 17: 219-220, 1985.
"La Musique du Boudhisme Tibetain (Vandor), " 
Ethnomusicology 20 (3), 1976.
"A Survey of Musical Instrument Collections in the United States and Canada," (Lichtenwanger), 
Ethnomusicology 20(3), 1976.

Em Preparação/In preparation

Livros /Books

Autoria/Authored
Portugal and Spain (with Susana Moreno Fernández). Global Music Series. Oxford University Press. (publicação prevista em 2013)
Music, Nationalism and Modernity in Portugal

Capítulos em Livros
“The Politics of Music Categorization: Discourses, Performance and Research,” in Philip Bohlman (ed.) The Cambridge History of World Music.

Coordenação
Fado: percursos e perspectivas (com Rui Vieira Nery) (publicação prevista em 2012).
Canto a vozes no Contexto Europeu: trajectórias e perspectivas actuais (previsto para Outubro de 2012).


CONFERÊNCIAS INAUGURAIS / KEYNOTE ADDRESSES
A categorização da música em Portugal: politicas, discursos e investigação,” Keynote address  no Guimarães Capital da Cultura - Congresso Musical de Guimarães, Captial Europeia da Cultura 23 de Março de 2012.
“Envisioning Modern Portugal: Music and Nation,” Keynote address  no International Council for Traditional Music Ireland Conference,  Trinity College, Dublin. 25 Fevereiro, 2012.
“Etnomusicologia na Península Ibérica”, conferencia inaugural, IV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, Maceió (Brasil), 13 de Novembro, 2008.
“The Performance of Emotion,” Keynote address no Performa: Encontros de Investigação em Performance, Universidade de Aveiro, 11 Maio, 2007.
“The Politics of Music Categorization: Discourses, Performance and Research,” Keynote address no British Forum for Ethnomusicology Annual Conference, International Centre for Music Studies, Newcastle University 19 Abril, 2007.
“Cultural Politics and Popular Music in 20th Century Portugal”, Keynote speech no International Conference on Popular Musics of the Hispanic and Lusophone Worlds, University of Newcastle, 14 – 17 de Julho, 2006.
“Cantar a terra: representações de Portugalidade”, Conferência inaugural apresentada no âmbito do II Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia subordinado ao tema Etnomusicologia: lugares e caminhos, fronteiras e diálogos, Salvador 9 – 12 de Novembro de 2004.

CONFERÊNCIAS POR CONVITE/INVITED TALKS
“Music Scholarship and Publishing in Portugal: The Making of the Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX,” International Association for Music Libraries, Archives and Documentation Centres Conference, Montreal, Canada, 4 July, 2012.
“Envisioning Modern Portugal: Music and Nation,” International Symposium “ Traditional Music in Modern Society,” Shanghai Conservatory of Music, 29 June, 2012.
“O canto a vozes no Baixo Alentejo,” IX Encontro de Culturas, Serpa,  10 de  Junho de 2012.
“Imaginer le Portugal moderne: La musique et la  Nation,” Seminário do CREM (Centre de Recherche en Ethnomusicologie”, CNRS, Paris, 4 Junho  de 2012.
“O canto a vozes no Baixo Alentejo,” in Conversas de En’Cante, Centro Cultural de Cuba,   26 de Maio de 2012.
“O canto a vozes no Baixo Alentejo,” Museu da Música Portuguesa-Casa de Verdades Faria, 20 de Maio de 2012.
“A construção da Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX,” II Educamos, Encontro de Educação Musical do Cariri: Educação, Identidade e Património Musical, Universidade Federal do Seará, Campus do Cariri, 22 Novembro, 2011.
“Etnomusicologia e Educação”, Segundo Encontro de Educação Musical do Cariri,” II Educamos, Encontro de Educação Musical do Cariri: Educação, Identidade e Património Musical, Universidade Federal do Seará, Campus do Cariri, 24 Novembro, 2011.
“The Politics of Music Categorization in Portugal,” Department of Spanish and Portuguese e Department of Music, Smith College, Northhampton, Massachussets, 6 Dezembro, 2010.
“The Encyclopedia of Music in Tweniteth Century Portugal,” Rutgers University, Newark, 18 November, 2010.
“The Politics of Music Categorization in Portugal: Discourses, Performance and Research,” The University of California, Sta. Barbara, Center for Portuguese Studies, 15 Novembro, 2010.
“The Politics and Aesthetics of Music in 20th Century Portugal,” The University of Massachussets, Dartmouth, Center for Portuguese Studies and Culture, 20 Setembro, 2010.
“ A Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX: Processo de Construção de uma Obra de referência” Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2 de Setembro, 2010.
“A Categorização da Música em Portugal: Politica, Discursos, Performance e Investigação” Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1 de Setembro, 2010.
“Author’s Rights, Research and Notions of Intellectual Property in Orally Transmitted Musics: A Case Study from Portugal,” 
International Conference on Author’s Rights and Oral Traditions: Customs, Laws and Ethics, Nuoro (Sardenha), 26 – 27 Junho, 2009.
“Arquivos Sonoros no século XXI,” 
Colóquio: Património Cultura Imaterial: A Face intangível do Património. Assembleia da Republica, 15 de Junho, 2009.
“Música Popular e Nação em Portugal no Século XX,” 
Conferências de Lisboa, Salão Nobre dos Paços dos Concelho, 4 de Junho de 2009.
“Mediterranean City Prophiles: Cairo,” Colóquio do ICTM 
Musical Exodus: Al-Andalus and its Jewish Diasporas, Cambridge University, Reino Unido, 23 de Julho, 2008.
“Música e poder: o Estado Novo e a folclorização” Colóquio sobre World Music organizado pelo INET-MD no âmbito do Festival de Música do Mundo, Sines, 16 de Julho, 2008.
“Arquivos audiovisuais no século XXI,” Colóquio: Memória, Identidade e Projecto, Museu da Luz, 30 de Maio, 2008.
“Ethongraphy at Home: Revisiting the Past, (Re) Constructing Self and other through Fieldnotes,” Conferência no Departamento de Etnomusicologia e Folclore, Indiana University, 23 de Abril de 2008.
“Cultural Politics, Musical Canons and Nation Building in Twentieth Century Portugal,” Comunicação no Simpósiu sobre “Canons in Musical Scholarship and Performance,” Universidade de Illinois, Urbana-Champaign, 18 – 20 de Abril, 2008.
“Política Cultural e Música Popular em Portugal no Século XX,” Comunicação no âmbito do Colóquio sobre Arte e Poder, Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 21 Setembro , 2007
“A política da categorização musical: discursos, performance, investigação”, no II Seminário de Investigação “Cultura de Massas em Portugal no Século XX”, Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 5 Junho, 2007.
“Music Folklore and Ethnomusicology in Portugal” comunicação no âmbito do International Symposium in European Ethnomusicology, Cardiff University, 29 Abril, 2007.
“Fado Performance Practice”, Palestra apresentada no Butler Cameron Center, Maui, Hawai, 21 November, 2006.
“Culture in Traffic: Urban Sounds and Transitional Spaces”, Apresentação como “discussant” no âmbito do 51º Congresso da Society for Ethnomusicology, Honolulu, 19 de Novembro de 2006.
“Tradição musical: noção e práticas”, Apresentação no âmbito do colóquio submetido à temática “Tradição”, Centro Cultural de Castro Verde, 14 October, 2006.
“Paisagens sonoras em Lisboa: folclorização, migrações e “World Music” Apresentação no âmbito do Curso subordinado ao tema “ Experiencias Musicales en Ciudades Multiculturales,” dirigido por Francisco Cruces, Centro Ernest Lluch: Consorci Universitat Internacional Menéndez Pelayo de Barcelona, 21 Setembro, 2006.
“Para uma história do fado”, Apresentação do livro de Rui Vieira Nery, Museu do Fado, 19 de Setembro, 2006.
“Folclorização em Portugal” apresentação com Jorge Freitas Branco no colóquio subordinado ao tema: Cultura Popular: Estratégia de Desenvolvimento e Criação de Identidades, Monsaraz, Museu Aberto, 29 de Julho, 2006.
“Fado: Um género musical urbano”, Comunicação no âmbito dos Cursos Internacionales Iberoamericanos sobre Música Popular y Sociedade, Cáceres, 17 – 26 de Julho, 2006.
“Folklore, Modernity and the Urban Area in Twentieth Century Portugal,” Comunicação no âmbito do Simpósio Internacional Cultural Diversity and the Urban Area: Explorations in Urban Ethnomusicology, UNESCO Working Group- Vienna (Áustria), University for Music and the Performing Arts, 24-26 Março, 2006.
“Património Musical em Portugal,” Comunicação apresentada no âmbito dos Cursos Internacionais de Verão da Universidad de Extremadura (Espanha) subordinados ao tema Património Musical Iberamericano: Legado, Investigacion e transmision, Alcântara, 13-15 de Julho de 2005.
“Multipart Singing: A Sonic Community in Alentejo (Portugal)”, Comunicação no âmbito do Simpósio subordinado ao tema Multipart Singing in the Mediterranean and the Balkans, Univeridade de Música de Vienna, 11 – 14 de Março de 2005.
“A Folclorização em Portugal no Século XX,” Comunicação no âmbito do Colóquio sobre o Folclore organizado pela Associação de Jovens Folcloristas, Paris, 21 – 23 de Janeiro de 2005.
“An Etnomusicology of Pre-Colonial States in Sub-Saharan Africa,” Apresentação no âmbito da Mesa Redonda subordinada ao tema Pre-colonial States in Sub-Saharan Africa integrada no Simpósio Internacional intitulado African Perspectives: pre-colonial History, Anthropology and Ethnomusicology, Vienna 9 – 11 Dezembro de 2004.
“Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX: A construção de uma obra de referência,” Apresentação no âmbito do II Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia subordinado ao tema Etnomusicologia: lugares e caminhos, fronteiras e diálogos, Salvador 9 – 12 de Novembro de 2004.
“A construção musical da nação: patrimonialização e identidade,” Conferência proferida no âmbito do IV Encontro do Alentejo de Música do Século XX, Évora, 23 de Março de e na Escola Superior de Educação de Leiria, 26 de Maio 2004.
“Michel Giacometti: o legado de um militante pela cultura,” Conferência proferida no Centro Cultural de Cascais, 19 de Março de 2004.
“A folclorização em Portugal: dois modelos,” Comunicação com Jorge Freitas Branco, XII Encontros de Musicologia, Lisboa, Abril de 2003.
“Expressive Culture and Identity in Twentieth Century Portugal,” Comunicação no âmbito do Asia-Europe Training Programme on Preservation of Traditional Music, Beijing 30 de Março de 2003.
“A arte vocal de Umm Kulthum,” Conferência na Série Clássicos do Século XX, Culturgest Lisboa e Porto, 28 de Outubro e 2 de Novembro de 2002.
“Fado: The performance of Emotion,” Palestra, Universidade of Rutgers, Newark, New Jersey ( EUS), 29 de Abril, 2002.
“Rethinking Music History from a Global Perspective,” Congresso organizado pelo Conservatório de Roterdão (Holanda) subordinado à temática 
Worlds of Music – Cultural, Historical and Methdological Implications, Roterdão, 30 de Março de 2002.
«Vozes do Egipto: Da leitura do Alcorão à canção profana,” Conferência no âmbito da Semana cultural Egípcia, Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves, Silves, 12 de Setembro de 2001.
“Processus Transculturelles dans le Patrimoine Musical Portugais,» Colóquio «Multiculturalisme et Lusophonie,» Centro Cultural Gulbenkian, Paris, 7-8 Dezembro de 2000.
“O som enquanto património,” Colóquio « O património musical português» organizado pela Biblioteca Nacional e pela Associação Portuguesa de Ciências Musicais, Lisboa, 4 de Outubro de 2000.
“Sound as Patrimony: The Plight of Sound Collections in Portugal”, Congresso organizado por ocasião do 100 aniversário do Berliner Phonogramm-Archivs, 29 de Setembro de 2000.
“Etnomusicologia em Portugal”, Conferência, Departamento de Antropologia, Univerisdade de Coimbra, 22 de Março de 2000.
“Music and Dance Revival Groups in Twentieth Century Portugal: A Questionnaire ”, Unimed-Symposium: Non-Material Cultural Heritage in the Euro-Mediterranean Area, Univeristà del Mediterraneo, Rome, May 28, 1999.
“Michel Giacometti et l’ethnomusicologie au Portugal”, Hommage a Michel Giacometti - Espace Diamant, Ajaccio, 19 Maio, 1999.
“Ethnomusicology: A Historical Overview and Current Issues”, Série de conferências, Universidade de Helwan, Cairo, Egupto, 6-11 Março de 1999.
“Questionário aos Grupos de Música Tradicional em Portugal”, VI Congresso de Folcore da Região de Túrismo do Ribatejo, 6 de Fevereiro de 1999.
“ A música Tradicional em Portugal,” Palestra na Universidade Federal de Pernambuco (Recife) no âmbito do seminário internacional 500 anos de Descobrimentos, 4 de Dezembro de 1998.
“ A etnomusicologia em Portugal,” Comunicação no Encontro Internacional “Continentes em Movimento,” Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, 17 de Outubro de 1998.
“ State Religion and the Arts: The Sultanate of Oman in the late 20th Century,» e “The Zar Cult in Oman: Documenting a Healing Ceremony,» Palestras apresentadas com Dieter Christensen na Universidade de Arizona (EUA), 16 de Novembro de 1998.
“Para a Preservação e o Estudo do Cante Alentejano,” Comunicação no 1º congresso do Cante Alentejano, Beja, 8 de Novembro de 1997.
“Etnomusicologia,” Conferência, Forum Cultural de Alcântara, 14 de Maio de 1997.
“Fado: Voices and Guitars in Dialogue,» Conferência, Hochschule für Musik und Darstellende Kunst, Viena, Austria, 5 de Maio de 1997.
“Thinking the Past, Shaping the Present: Perspectives on Arab Music in Twentieth Century Cairo,” Conferência na Universidade de Viena, Austria, 6 de Maio de 1997.
"Etnomusicologia em Portugal: Revisitar o Passado, Pensar o Futuro," Conferência, Museu da Música em Cascais , 12 de Outubro de 1996.
“ Dire la mort avec des intejections: un chant polyphonique svane (Sud Caucase),“ (Sylvie Bolle-Zemp), Resposta formal à comunicação no âmbitodo colóquio internacional, “Penser la Musique, Penser le Monde: Vers de Nouveaux rapport entre ethnologie et ethnomusicologie» Paris 16 de Março, 1996.
"O Trabalho de Michel Giacometti e a Etnomusicologia em Portugal Hoje," Comunicação no âmbito das VIII Jornadas de Cultura Popular subordinadas ao tema 'Vozes, Ritmos e Gestos por Michel Giacometti,' GEFAC, Universidade de Coimbra, Departamento de Antropologia, 22 de Outubro, 1995.
"Etnomusicologia em Portugal," Conferência no Auditório da RDP, Madeira, no âmbito do II Encontro da Música Popular, organizado pela Associação Xarabanda. Funchal, 18 de Junho, 1995. 
"Etnomusicologia Hoje," Conferência na Fonoteca Municipal de Lisboa, 18 de Maio, 1995. 
'Fernando Lopes Graça e o Estudo da Música Tradicional em Portugal,' Palestra apresentada na inauguração da exposição 'Fernando Lopes Graça: Marchas, Danças e Canções', Oficina da Cultura, Câmara Municipal de Almada, 22 de Abril, 1995.
"A Música Popular Portuguesa: Algumas Considerações," Conferência no âmbito do Dia Mundial da Música, Câmara Municipal de Bombarral, 5 de Outubro, 1994.
"A Música como Processo Dinâmico: Considerações Teóricas e um Estudo de Caso," Duas Palestras no âmbito dos 25 Cursos Internacionales Manuel de Falla, Granada, 1 -2 de Julho, 1994.
"Music as a Dynamic Process: Theoretical Considerations and a Case Study," Palestra na Frei Universitat Berlin, Seminar fur Vergleichende Musikwissenschaft, 21 de Junho, 1994.
"Música Tradicional em Portugal: Uma Introdução," Universidade de Salamanca, Especialidade de Musicologia, Faculdade de Geografia e História, 6 - 7 Abril, 1994.
"The Safeguarding of Traditional Music: Two Case Studies and a Model for Institutional Cooperation," Congresso Internacional organizado pelo International Institute for Traditional Music e o German Music Council sobre 'Musics of the World: Aspects of Documentation, Mass Media and Acculturation,'Cologne, Federal Republic of Germany, Oct. 2-3, 1991.
"Modernidade e Mudança na Música Tradicional em Portugal," "As Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Algumas Perspectivas sobre o passado e o Futuro," Colóquio Comemorativo do 10 Aniversário do Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 6- 10 de Dezembro, 1990.
"Some Aspects of the 'cante' Tradition of Cuba: A Town in Southern Alentejo, Portugal," Palestra na Columbia University, Dept. of Music, Ethnomusicology Colloquium, 14 de Novembro, 1989.
"Traditional Music in Contemporary Portugal: The Case of Alentejo, Palestra na Wesleyan University (Connecticut, EUA) Dept. of Music, 16 Novembro, 1989.
"Cultural Policy and Traditional Music in Portugal since 1974," Comunicaçäo no Symposium intitulado Music in the Dialogue of Cultures: Traditional Music and Cultural Policy, organizado pelo International Institute for Comparative Music Studies and Documentation, Berlim Ocidental, Novembro 9-13, 1989.
"Musical Change: A Major Issue in the 1932 Conference on Arabic Music," Comunicaçäo no Colóquio Les Documents du Premier Congres sur la Musique Arabe, Le Caire, 1932, Organizado pelo Centre d'Etudes et de Documentation Economique Juridique et Sociale, Cairo 25 - 28 Maio de 1989.
"Traditional Music and Tourism in Portugal and Spain," Presidência da Sessäo, World Conference do International Council for Traditional Music, Schladming, Austria, 23 - 30 de Julho de 1989.
"Women and Music Making in Oman," Comunicaçäo no Symposium on Omani Traditional Music, Muscat, Oman, 6-16 Outubro, 1986.
"Change in the Arab Music of Twentieth Century Egypt," Conferência na Queen's University of Belfast, Irlanda do Norte, Departamento de Antropologia Social, 15 de Fevreiro, 1985.
"On Field Research Methods in Ethnomusicology," Comunicação no Arab Gulf States Folklore Centre Consulting Seminar, reunido no Doha, Qatar, Dezembro 15-19, 1984.
"Performance Groups of Arab Music in Twentieth Century Egypt," Comunicação no Congresso sobre a História da Música Árabe, Rabat, Marrocos, Novembro 25-29, 1984.
"Change in the Arab Music of Twentieth Century Egypt," Palestra, New York University, Centro Kevorkian de Estudos do Médio Oriente, Outubro 22, 1984.
"The Transformation of Performance Groups in Twentieth Century Egypt," Conferência, University of Maryland, Baltimore County, Departamento de Ciências Musicais, Outubro 24, 1984.
"Ethnomusicology in Portugal," Conferência na Columbia University e na New York University, Departamento de Ciências Musicais, Março, 1983.
"Algumas Perspectivas sobre a Mudança Musical," Conferência no Instituto Gregoriano de Lisboa, Dezembro, 1982.
"From Takht to Firqah: The Transformation of Arabic Music Performance Groups in Twentieth Century Cairo," Conferência na Princeton University, Colloquium Series, Departamento de Ciências Musicais, 8 de Maio, 1981.
"Collection of Jewish Folk Songs," Moderadora no Jewish Ethnic Music Festival organizado pelos Hebrew Union College e New York University, Nova Iorque, Março 21-23, 1981.


COMUNICAÇÕES EM CONGRESSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, CONFERÊNCIAS E PALESTRAS
“Music in Oman: Time, Space and Politics in the Sultanate,” Arguente, 56º Congresso da Society for Ethnomsuciology, Filadélfia, 19 Novembro, 2011. 
“Culture Politics and Popular Music in 20th Century Portugal,” Sétimo congresso da  American Portuguese Studies Association, Brown University, 9 de Outubro, 2010.
“Gender, Politics and Aesthetics in Two-Part Singing in Southern Alentejo
(Portugal),  40 congresso do International Council for Traditional Music, World Conference, Durban, África do Sul, 9 de Julho, 2009.
“Ethnomusicologists and UNESCO’s Proclamation of the Masterpieces of the Oral and Intangible Heritage of Humanity (2001-2005),” Roundtable, 53 Congresso Internacional da Society for Ethnomusicology, Wesleyan University, Middletown (Connecticut, EUA), 26 de Outubro, 2008.
“ ‘Músicos ocultos’: percursos dos instrumentistas do fado”, Congresso internacional Fado: Percursos e Perspectivas, Lisboa, 19 Junho, 2008.
“Cultural Politics and Popular Music in Twentieth Century Portugal,” Comunicação no 39th ICTM World Conference, Vienna, Àustria, 9 Julho, 2007.
“Portugal’s Traditional Music and Dance Revival Movements: Legacies of Modernity,” Comunicação apresentada no âmbito da 38th World Conference of the International Council for Traditional Music, University of Sheffield,  UK, 3 – 10 Agosto de 2005.
“A enciclopédia da música em Portugal no século XX,” Apresentação da obra com António Tilly, Pedro Félix e Rui Cidra, , XI Encontros de Musicologia, 18 de Maio de 2002.
“The Heritage of Portuguese Rural Expressive Culture in the Twentieth Century,”  The Society for Ethnomusicology 45th annual conference, Toronto, 2 Novembro de 2000.
“A investigação etnomusicológica em Portugal”, Mesa redonda e comunicação, VI Congresso da Soceidade Ibérica de Etnomusicologia, Faro, 8 de Julho de 2000.
“Ethnomusicology in Portugal”, Conferência no Instituto de Etnologia e Folclore em  Bucareste, Roménia, 18 de Junho de 2000.
“Multiculturalism and National Policies in Portugal”, 35º Congresso do International Council for Traditional Music, Hiroshima, Japão, 23 de Agosto de 1999.
“ Festas in Portugal”, 35º Congresso do International Council for Traditional Music, Hiroshima, Japão,  19 de Agosto de 1999.
“A revivificação do património cultural expressivo tradicional em Portugal no século XX: relatório preliminar,” com Maria de São José Corte-Real, Comunicação no VIII Encontro Nacional de Musicologia, 8 de Abril de 1997.
“A música e construção da identidade no universo das comunidades migrantes em Lisboa: relatório preliminar,” com João Soeiro de Carvalho, Comunicação no VIII Encontro Nacional de Musicologia, 8 de Abril de 1997.
"The Heritage of Arab Music in Twentieth century Egypt, Comunicação apresentada no âmbito do 'Meeting of the Study Group on the Anthropology of Music in Mediterranean Cultures' do Conselho Internacional de Música Tradicional (UNESCO), Fondazione Levi, Veneza, 1 - 3 Junho, 1995
"Etnomusicologia no Espaço Português: Que Rumo ?", As Culturas Musicais Urbanas no Final do Século XX, Primeiro Encontro de Etnomusicólogos Ibero-Americanos, Lisboa, 7 -11 Março, 1994.
"Joint Field Work in a Segregated Society: Some Methodological Issues Arising from field Research in Sohar, Sultanate of Oman," com Dieter Christensen, Society for Ethnomusicology 37th Annual Meeting, October 22-25, Bellevue, Washington, 1992.
"Radio and Musical Life in Egypt," 15th Congress of the International Musicological Society, Madrid, 3- 10 de Abril, 1992.
"Portuguese Influences on the Musics of the World: An Introduction," 30º Congresso do International Council for Traditional Music Hong Kong e Macau, Julho 2-10, 1991. 
“Historical Musicology, Ethnomusicology and the study of Arab Music in Twentieth Century Egypt," Colóquio do International Musicological Society e o International Council for Traditional Music sobre, Historical Musicology and Ethnomusicology: Common Goals, Shared Methodologies ?"  University of Mainz March 20-24, 1991.
"The Impact of Western Music on Arab music in Egypt,"
Reuniäo do ICTM Study Group in Formation on Arab Music , Argél 20 - 24 de Novembro,  1990
"Western Music and Urban Musical Life in Egypt," 4º Simpósio da International Musicological Society, Osaka, Japão, 21 - 25 de Julho, 1990.
"Rural Urban Migration and Traditional Music: A Case Study from Alentejo, Portugal," Comunicaçäo no 34th Annual Meeting of the Society for Ethnomusicology, Boston, Massachusetts Institute of Technology and Harvard University, 9 - 12 de Novembro de 1989.
"A Etnomusicologia, a Política e Acção Culturais e a Música Tradicional: O Caso de Portugal e as suas Relações com a Espanha e os Países de Expressão Portuguesa," Comunicação no VI Encontro de Música Ibérica: Intercâmbio entre Portugal, a Espanha e o Mundo através dos tempos, Lisboa 27-28 de Outubro de 1989.
"Em Busca de um Mundo Perdido: Um Resumo da Documentação e Pesquisa sobre a Música Tradicional em Portugal," Comunicação na Mesa Redonda dedicada ao seguinte tema: A Península Ibérica e a Investigação Musicológica Contemporânea, no VI Encontro de Música Ibérica: Intercâmbio entre Portugal, a Espanha e o Mundo Através dos Tempos, Lisboa 27 - 28 de Outubro de 1989.
"The Current State of Research on the Traditional Music of Portugal," Comunicaçäo no 31st Annual Meeting da Society for Ethnomusicology, Eastman School of Music, University of Rochester, Outubro 16-19, 1986.
"Reflexões sobre a mudança musical," Comunicação no IV Encontro Nacional de Musicologia, organizado pelos Departamentos de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Portuguesa de Educação Musical, Março 24-26, 1986.
"Algumas Perspectivas sobre a Etnomusicologia e a Educação Musical em Portugal," Comunicação no Seminário Internacional de Educação Musical-Música no Ensino Especial, Lisboa, Junho, 1985.
"A Etnomusicologia Urbana: Uma Introdução," Comunicação no III Encontro Nacional de Musicologia organizado pelos Departamento de Ciências Musicais da UNL, Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Portuguesa de Educação Musical, 9-11 de Janeiro, 1985.
"A Etnomusicologia de Lisboa: Alguns Estudos," Presidente e Coordenadora da Sessão no III Encontro de Musicologia, 9 - 11 de Janeiro, 1985.
"The Cassette Industry in Egypt," Comunicação na Conferência da Society for Ethnomusicology, Los Angeles, California, Outubro 19-21, 1984.
"Historical Approaches to the Study of Traditional Arab Music in Egypt," Comunicação no Colóquio do International Council for Traditional Music, Wiepersdorf, República Democrática de Alemanha, Abril, 1984.
"Teaching Ethnomusicology in Portugal," Comunicação no European Seminar in Ethnomusicology, Colónia, República Federal da Alemanha, Outubro, 1983.
" The Revival of Traditional Arabic Music in Twentieth Century Egypt," Comunicação na Conferência da International Council for Traditional Music, New York, Agosto 6-16, 1983.
"Reflexões sobre a Mudança Musical," Comunicação no Seminário Margot Dias, Museu de Etnologia, Lisboa, Maio 16-20, 1983.
"The Role of Mediators in the Transmission of Al-Musiqa Al-'Arabiyyah in Twentieth Century Cairo,"  Comunicação na Conferência da African Studies Association, Los Angeles, California, Outubro 31 - Novembro 3, 1979.
"The 'Native ' Ethnomusicologist: Some Methodological Considerations," Comunicaçäo na Conferência da International Folk Music Council, Oslo, Noruega, Julho 28 - Agosto 4, 1979.
"Musicians in New Environments: A Case Study," Comunicaçäo e Conferência da New York Folklore Society, Nova Iorque, Maio 18-21, 1979.
"Continuity and Change in Egyptian Arts: Lyrics, Music and Dance," Comunicação na Conferência da American Research Center in Egypt Annual Meeting, Philadelphia, Pennsylvania, Abril 27-19, 1979.
"Transmission and Musical Change: Cases from Arabic Music in Egypt," Comunicação na Conferência da Society for Ethnomusicology, St. Louis, Missouri, Outubro 26-29, 1979.


Orientação de pós-doutoramentos/Advisor of Pos-doctoral Projects
Estelle Amy de la Bretèque “Musical and Poetic Expressions of Loss: Towards an Ethnomusicology of Self-Sacrifice and Martyrdom”. Desde Janeiro de 2012.
Iñigo Sánchez Fuarros “Sound, Identity and Change: A Study of the Sonic Environment of a Urban Space in Transformation (the Bairro Alto-Chiado quarter, Lisbon)”. Desde 2011.
Victor Stoichita, “Music as technology of enchantment in Europe”, desde 2010.
Susana Moreno Fernández, “ Processos Musicais Transnacionais na prática da gaita-de-foles nas Terras de Miranda do Douro e em Lisboa” , 2007 – 2010.
Manuel Deniz Silva, “Da “Severa” ao “cinema novo”: a música no cinema português do início do sonoro ao fim do Estado Novo (1931-1974)”, 2007-2009.
Pedro Nunes, “Jornalismo musical e Indústria fonográfica em Portugal desde 1980”, 2006 – 2008.
Maurílio Rocha, Análise, transcrição e composição de canções para 
Esta Noite Mãe Coragem, 2008 – 2009.

Orientação de Teses de Mestrado e Doutoramento/Advisor of M.A. and Ph.D. Theses
Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Teses Defendidas/Defended Theses 

Doutoramento/Doctoral
Jorge Castro Ribeiro (co-orientação com Susana Sardo) “Inquietação, memoria e afirmação no batuque: música e dança   cabo-verdianas em Portugal. 2012.
Rui Cidra “Música, Poder e Diáspora. Uma Etnografia e História entre Santiago, Cabo Verde, e Portugal” . 2011.
Ricardo Pinheiro (co-orientação com Christopher Washburn) “’Jammin’ after hours’”: A jam session em Manhattan, Nova Iorque. 2008.
Maria do Rosário Pestana “À luz do Sol, ao pé da igreja”
: A música na construção da província do Douro Litoral (1937-1959). 2008.
Susana Sardo «Guerras de Jasmim e Mogarim: Música, identidade e emoções no contexto dos territórios pós-coloniais integrados. O caso de Goa.». 2004.

Mestrado/Masters
Ricardo Miguel Andrade “Os cânticos mágicos dos peregrinos do som: o rock sinfónico/progressivo” na senda da autonomização dos estilos do rock em Portugal na década de 70,” (2012)
Bart Vanspauwen, “The ‘(r)evolution’ of lusophone musics in the city of Lisbon”, 2010.
Miguel Almeida, “Distorções e outros malabarismos”: a música ‘heavy’ em Portugal na década de 70 e a categorização musical,” 2010.
Moacyr Rodrigues, “B. Léza e a história social da música de Cabo Verde”, 2010.
Maribel Periera, “O rap na construção de relações sociais e na construção de identidades: estudo de caso do grupo Soldados de Raça Negra da Serra das Minas (Concelho de Sintra), 2010. 
Leonor Losa, “’Nós Humanizámos a Indústria’: Reconfiguração da produção fonográfica e mudança musical em Portugal nos anos 60”, 2009.
Ana Rita Carreira, “Sacro Pop: A Música Litúrgica  e os Jovens Católicos: Estudo de Caso na Paroquia de Milharado” (co-orientação com Catarina Silva Nunes), 2009. 
Jorge Moniz “A folclorização do cante alentejano: Um estudo de caso do Grupo Coral Os Ceifeiros de Cuba (1933-2007),” 2007.
Fernando Souza “’Hoje vamos tirar um coco’:  perspectivas imaginadas de um coco de roda globalizado,” 2007.
Christine Dettman “Que o futuro seja música: uma etnografia da cultura brasileira em Portugal”, 2007.
Maria João Vasconcelos “ A Orquestra Filarmónica 12 de Abril: um agrupamento musical em mudança (1980-2006)”, 2007.
Carla Passinhas “ A gaita-de-foles em Miranda do Douro e na área metropolitana de Lisboa,” 2006.
Carla Nunes “ O baile na Cabeça Gorda: um estudo etnomusicológico ”. 2006
Maria João Lima, “A Brigada Vitor Jara  e a recriação da música tradicional portuguesa. (1975-2000)”. 2000.
Cristina Brito da Cruz, “Artur Santos e a  Etnomusicologia em Portugal”, 2000.
Maria do Rosário Pestana, “Vozes da Terra: A Folclorização em Manhouce (1938-2000)”. 2000.
Maria José Barriga, “O «cante ao baldão» no (re) encontro de identidades no Baixo Alentejo: Um estudo etnomusicológico”. 2000.

Teses no âmbito das provas de aptidão pedagógica e científica
Susana Sardo, assistente de etnomusicologia,1990 - 1997.  Tese: "A Música e a Reconstrução da Identidade: Um Estudo Etnomusicológico do 'Grupo de Danças e Cantares da Casa de Goa' em Lisboa".  1995.

 
Doutoramento
Teses entregues a aguardar a marcação da defesa
Pedro Felix Rodrigues «Ai se ele cai. Uma etnografia da prática do grupo Xutos & Pontapés»  (Tese entregue defesa prevista para Nov. De 2012)
António Tilly dos Santos «As industrias da música e a construção do «artista» na popular music» (Tese entregue defesa prevista para Jan de 2013)
Pedro Roxo, “ A música e a construção de identidade na diáspora hindu Gujerati  em Lisboa e na Inglaterra ” (Tese entregue defesa prevista para Fev. De 2013)
Pedro Moreira “’Cantando espalharei por toda parte’:  programação,  produção musical  e o "aportuguesamento" da "música ligeira" na Emissora Nacional de Radiodifusão (1934-1949)" (Tese entregue defesa prevista para Nov.. de 2012).
Christian Spencer “Oralidad, imaginación y sociabilidad. Creación de localidad y performance en la cueca urbana en Santiago de Chile”, co-tutela com a Universidade Complutense de Madrid; co-orientação com Victoria Eli Rodrigues (Tese entregue defesa prevista para MArço. de 2013).
Fernando Souza “Joga o corpo que umbigada tem, vem pró coco de roda meu bem:: dimensões Culturais do Coco no Litoral de Pernambuco/Brasil” (Tese entregue a aguardar defesa em Maio de 2013)
 
Teses em Curso
Gonçalo Oliveira “O impacte da política cultural do Estado Novo no Teatro da Revista” (1927-1960).
José Leão Neves «Mudanças na Morfologia do Sitar Hindustani e a sua relação com o Repertório e Tradições, o Corpo Humano e o Estatuto Social do Instrumento, da Música e dos Músicos» (em preparação).
Carlos Cavallini (com Pedro Nunes) “Jornalismo musical português: abordagem sobre a música popular brasileira na imprensa escrita em Portugal” (em preparação)
Jaime Reis “Tipologias de percepção musical na música erudita contemporânea pós anos 50” (em preparação) 
Ana Maria Alaarcón Jimenez “Listening to People Listening: Audiences, Places and Spaces in the International Festival of the Celtic World of Ortigueira”
 
Teses com o Trabalho Interrompido
Ana Filipa Carvalho “Bairro Alto: práticas musicais, espaço e organização sociocultural”
Claúdia Góes “A indústria do espectáculo e o ‘negócio’ da música brasileira em Portugal: cena musical e os novos circuitos culturais”.
Maurílio Rocha “Música popular, teatro e violência urbana: Mãe Coragem e Seus Filhos de Bertolt Brecht”.


ARGUIÇÕES/MAIN DISCUSSANT IN MASTERS, DOCTORAL, AND AGREGAÇÃO DEFENSE COMMITTEES
Arguente da Dissertação de Doutoramento de Helena Lourosa, “ À sombra de um passado por contar: Banda de Música de Santiago de Riba-Ul”, Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte, 2012.
Arguente da Dissertação de Doutoramento de Luciano Caroso, Universidade Federal da Bahia,  Departamento de Música (especialidade em Etnomusicologia),  Agosto de 2010.
Arguição da Lição de Síntese nas provas de Agregação do Professor Doutor Christopher Bochman, Universidade de Évora, 2010.
Arguente da Dissertação de Doutoramento de Paula Abreu, Universidade de Coimbra,  Faculdade de Economia (especialidade de Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Comunicação),  Julho de 2010.
Arguente do Currículo vitae nas Provas de Agregação da Professora Doutora Maria João Reis e Sousa de Matos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Junho de 2009.
Arguente da «Lição de Síntese» nas Provas de Agregação do Professor Doutor José Maria Pedrosa Cardoso, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Dezembro de 2007.
Arguente do «Relatório» nas Provas de Agregação do Professor Doutor Mário Vieira de Carvalho, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Julho de 1997.
Arguente da «Lição de Síntese» nas Provas de Agregação da Professora Doutora Ana Paula Batalha, Univesidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humanas, Julho de 1998.
Arguente das provas de Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, do Licenciado, José Soares da Silva Neves, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Julho de 1999.
Arguente do «Curriculum Vitae» nas Provas de Agregação do Professor Doutor João Pedro de Oliveira, Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte, Dezembro de 1999.
Arguente do «Curriculum Vitae» nas Provas públicas para  Professor Coordenador da Área Científica de Música do  Professor Cândido Lima, Escola Superior de Música , Instituto Politécnico do Porto,  Outubro de 2000.
Arguente das provas de Mestrado em Literatura Comparada do Licenciado, Carlos Jorge Branco Mendes, Faculdade de Letras Universidade de Lisboa , Janeiro de 2003.
Arguente das provas de Mestrado em Cultura e Formação Autárquica do Licenciado Felisbelo da Silva Marques de Resende , Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Janeiro de 2004. Título da dissertação: “Introdução aos actores e às redes locais de Turismo Cultural”.
Arguente das provas de Mestrado em Ciências Musicais de Avelino Rodrigues Correia, Faculdade de Letras da Universidade  de Coimbra,  Fevereiro de 2004. Título da dissertação: “Fogueiras do São João, o que elas vieram dar ...”
Arguente das provas de Mestrado em Ciências Musicais de João Ricardo da Silva Pinto, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Dezembro de 2004.  Título da dissertação: “Marchas populares de Lisboa: A performação musical na identidade bairrista”.
Arguente das provas de Mestrado em Ciências Musicais de Maria Marcelina Gomes, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Dezembro de 2004.  Título da dissertação: “Ovisungo Vyo Umbanda num género performativo em mudança do sudoeste angolano.”
Arguente das Provas de Doutoramento em Música de Patrícia Lopes, Universidade de Aveiro, 15 de Janeiro de 2007. Título da Dissertação: “As Sonatas e Sonatinas para Piano Solo de Fernando Lopes-Graça” 
Arguente das Provas de Mestrado de Fernando Dias Marques, Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia, 29 de Janeiro de 2007.  Título da Dissertação: “ Guitarra com Gente Dentro”.
Arguente das Provas de Mestrado em História e Cultura do Brasil de Pedro Alexandre Marcelino Marquês de Sousa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Lisboa, 23 de Julho de 2007. Título da Dissertação: “A Instituição Militar na História e cultura Luso-Brasileira no Século XIX: A História da Música Militar”.
Arguente da «Lição de Síntese» nas Provas de Agregação do Professor Doutor José Maria Pedrosa Cardoso,  Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Dezembro, 2007.


JÚRIS/EVALUATION COMMITTEES FOR PROMOTION AND EQUIVALENCIES

Membro de vários júris para equivalência a Mestrado e Doutoramento e para concursos para Professor Associado e Catedrático, e provas de agregação nas seguintes Universidades em Portugal e no estrangeiro: Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Aveiro, Universidade de Évora, Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, Université de Paris (St. Denis), University of Arizona, Tucson, Cambridge University (Reino Unido), University of Limerick (Irlanda), University of California at Los angeles (EUA), University of Alberta (Canada). 
Membro do Júri do Prémio Béhague da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2008. 
Membro do Júrio do Prémio Gulbenkian Arte, 2009, 2010.


Acções de formação de curta duração
Orientação de uma acção de formação subordinada à temática “Introdução à Etnomusicologia,” ministrada no âmbito da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa, Maputo, 27 de Setembro – 2 de Outubro de 2004.

ENSINO

Licenciatura

Introdução à Etnomusicologia
Culturas musicais do mundo
Etnomusicologia: teoria e método
Etnomusicologia: projecto de trabalho de terreno
Seminário: Etnomusicologia e o estudo da música popular Study of Popular Music
Seminário: Processos musicais em Portugal
 
Mestrado e Doutoramento
História Intelectual de  Etnomusicologia
Teoria e Metodo
Seminário de Investigação no âmbito do Doutoramento
Tradições musicais de Portugal


INVESTIGAÇÃO DE CAMPO/FIELD RESEARCH
Celtismo no Norte de Portugal e na Galiza (desde 2010).
A Concertina e a Revitalização das Práticas Musicais Tradicionais no Alto Minho (1998)
As Práticas Musicais da Madeira (1996-1997)
Processos Musicais Urbanos no Cairo, Egipto (verão 1996).
A Prática Interpretativa do Fado de Lisboa (1993).
O Canto Tradicional do Baixo Alentejo no Baixo Alentejo e na cintura industrial de Lisboa e Setúbal (1986- 1990).
Música Tradicional e Sociedade em Sohar, Oman (em colaboração com Dieter Christensen)(verões de 1990 e 1992).
Documentação sonora da música tradicional em várias regiões do país (Alentejo, Beira Baixa, Beira Litoral, Minho, Trás-os-Montes), Primavera de 1988.
Música Tradicional e Turismo no Algarve (verão de 1988).
A Indústria de Cassetes e a sua Influência sobre a música tradicional no Egipto, Julho-Outubro, 1984.
Música Tradicional Árabe no Cairo, Egipto, 1976-1978, verões de 1984, 1988, e 1989.
Músicos Imigrantes na Cidade de Nova Iorque, 1975-1976.


PRÉMIOS E OUTRAS DISTINÇÕES/PRIZES AND OTHER DISTINCTIONS
Prémio Pró-Autor da Sociedade Portuguesa de Autores (2010)
Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Cascais (1997)

Wenner-Gren Foundation for Anthropological Doctoral Research Grant (1976-1977)
American Research Center Doctoral Grant (1976-1977)
National Science Foundation, Research Grant (1977-1978)
Columbia University Doctoral Fellowship (1973-1975)
P.E.O. International Peace Scholarship Fund, Grant (1970 -1973)
Altrussa International Women's Scholarship Award (1972-1973)
Oustanding Student Award- Cairo National Conservatory, Egypt (1963-1970)


FILIAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES ACADÉMICAS/AFFILIATION IN ACADEMIC ORGANIZATIONS

Associação Portuguesa de Ciências Musicais
Associação Portuguesa de Antropologia
Conselho Português da Música
Associação Portuguesa de Educação Musical
Society for Ethnomusicology
International Council for Traditional Music
Asian Music Society
International Musicological Society