Stephan Jurgens
Nome/Name
Stephan Jürgens

Contacto profissional/Professional Contact
Rua José Estevão 16-3º. 1150-202 Lisboa, Portugal

E-mail:
mail@sjurgens.net

Website
www.sjurgens.net

Filiação institucional/Institutional Affiliation
Escola Superior de Teatro e Cinema, ESTC, IPL Lisboa

Categoria ou actividade/Activity
Docente de teatro, e de multimedia/novas tecnologias.

Investigador e coreógrafo

Formação Académica/ Education
1991-93 Bacharelato, Modern Dance major, North Carolina Course of the Arts, U.S.

1999-2001 Mestrado em Contemporary Performing Arts (Choreography:Dance and Technology), Bretton Hall, University of Leeds, U.K.

2005- 2011 Doutoramento em Motricidade Humana/Dança, Universidade Tecnica de Lisboa/FMH

Investigação/Research

Domínio de especialização/ Research Domain
"Cruzamento das Artes do Espectáculo com as Artes Visuais Contemporâneas" tanto nas situações de pesquisa/ensaio como de apresentação pública/espectáculo.

Áreas de Interesse/ Interest Areas
1. Desenvolvimento de ferramentas inovadoras para improvisação e composição atravês da aplicação de conceitos e técnicas vindos das artes visuais
2. Aplicação destas ferramentas no processo criativo e em situações pedagógicas.
3. Criação de recursos multimédia (DVD/Internet) para disponibilização destas ferramentas.

Grupo de Investigação no INET/INET Research Groups
Etnocoreologia e Estudos Culturais em Dança

Participação em Projectos/ Project Manegement and Participation

1. TKB - A Transmedia Knowledge Base for contemporary dance (2009-2012)
Posição: Investigador. O projecto de investigação TKB (cordenação Carla Montez Fernandes) é apoiado pela FCT e envolve as seguintes instituições nacionais e internacionais: Universidade Nova de Lisboa/CL, Universidade de Porto/CL, University of Austin, Texas, (E.U.A), ZKM Karlsruhe, (Alemanha) EG|PC, Amsterdam (Holanda), e O Espaço de Tempo, Montemor. TKB é um extenso projecto transdisciplinar objectivando o design e a construção de uma base de conhecimento multimodal que permite documentar, anotar e apoiar a criação de obras de dança contemporânea. Relações entre, e metodos da linguistica, estudos de dança, new media art e brain research confluem neste projecto de investigação que se iniciou em 2009. Anotação linguistica, desenvolvimento para a anotação e analise de movimento (semiautomatica), bem como a criação de uma ferramenta digital para a criação em dança são as componentes principais do projecto.

2. TeDance (Technologically Expanded Dance, 2005-2007)
Posição: Investigador. Este projecto de investigação é apoiado pela FCT e abrange as áreas da Motion Capture, Character Animation Composition, Augmented Reality e Coreografia. A equipa de investigadores é composta por especialistas de diversas áreas (coreografia, biomecânica, engenharia computacional, animação, etc) envolvendo as seguintes instituições: FMH, INESC, CIEPH e INET. TeDance foi concebido no quadro de um objectivo principal: o desenvolvimento da interacção entre o mundo físico e o mundo virtual, considerando o palco de dança como um espaço priveligiado para alcançar aquela simbiose. Em duas residências artisticas no CENTA (Vila Velha de Rodão) e no Teatro Aveirense encontraram-se os investigadores, artistas e profissionais de outras áreas para experimentar, partilhar, debater e desenvolver projectos em comum. TeDance culminará num simposio internacional na Culturgest em Novembro 2007.

3. Get-Real!-Project (2003)
Posição: Cordenador do projecto. Este projecto premiado pela ECIS (European Council of International Schools) tinha como objectivo investigar a viabiliade do uso das Novas Tecnologias no processo criativo no âmbito das Artes Performativas. Os participantes do projecto foram seleccionados entre várias escolas internacionais membros da ISTA (International Schools Theatre Association). Os resultados e conclusões deste projecto de pesquisa foram publicados sob forma de um web-site que documenta as várias fases do projecto.

4. Eurodans.net (2002)
Posição: Director de ensaios para Portugal. Eurodans.net foi um projecto coreógrafico utilizando a Internet. Estudantes de dança vindos de 10 Escolas Superiores de vários países europeus ensaiaram nas suas próprias instituições e colaboraram via Internet utilizando um web-site criado pelo efeito, divulgando assim o seu processo coreográfico por meio de vídeos, imagens e textos. Em Outubro 2002, os bailerinos encontraram-se durante uma semana em Dublin, Irlanda e trabalharam com o conhecido coreógrafo Wayne McGregor na apresentação final no âmbito da conferência da ELIA (European League of Institutes of Arts).

5. TRIAD (Transatlantic Real Time Interactive Dance Project, 2001)
Posição: Director de ensaios para portugal. 40 alunos de dança vindos da Inglaterra, dos EUA e de portugal participaram neste projecto de dança utilizando a Internet para discutir o seu processo coreográfico e incluindo uma vídeo-conferência como parte integral do espectáculo final.

Actividade Docente e Profissional / Academic Positions and Professional Activities
2010-presente. Ensino superior. Escola Superior de Teatro e Cinema, ESTC, IPL Lisboa. Licenciatura: Movimento para Actores; Mestrado em Artes Performativas

2000-2010. Ensino superior. Escola Superior de, Arte e Design - ESAD, Caldas da
Rainha. Movimento & Improvisação para actores (Oficina do Corpo1-5), Curso de Teatro; Desenvolvimento da Criatividade (imagens digitais), Imagem do Espectáculo, Projecto Interdisciplinar, Curso Imagem&Som (Multimedia)

2003-presente. Ensino superior. Universidade Tecnica de Lisboa/FMH. Aulas de mestrado e de licenciatura (como docente convidado)

2004-2006. Formação de Formadores. Fundação Gulbenkian. Coordenador do curso Imagem e Movimento (curso intensivo de dois mêses); Docente convidado para o curso da Animação

1995-2004. Workshops para bailarinos e actores profissionais. Para os elencos de P. Massano, M. Victorino, P. Monteiro, Teatro Focus Dança Contemporânea, Movime

Experiência Profissional (Coreografia recente)
2006-2009. .txt Circulação internacional: Espanha, Brazil, França. Em Portugal: Teatro Maria Matos, Lisboa; Culturgest, Lisboa, estreia: Biennale Experimenta Design, Museu de Oriente.

2004. Sync. Festival Lugar à Dança, Centro Cultural de Belém, Oeiras, Coimbra.

2001 Blue Hours Festival Uma Mesa e Duas Cadeiras, Teatro Taborda, Lisboa

Experiência Profissional (outras actividades)
2009-2011. Tutor do Programa Rede de Residências: Experimentação, Arte, Ciência e Tecnologia DgArtes e Ciência Viva

2010-2011. Membro do Conselho e coloboraor no pojecto MAPAD2. Universidade Federal da Bahia, Brazil

Publicações/ Publications

Dissertações
Tese de doutouramento: “Uma metodologia de transferências bidireccionais entre a Dança Contemporânea e as Tecnologias Multimedia” (A Methodology for Bi-directional Transfer between Contemporary Dance and New Media Technologies), (2011)

MA Thesis: “The central role of the body in the intersection of Contemporary Visual Arts and Dance: Aspects of the use of technology in Wayne McGregor's choreography” (2001)

Outras publicações
Artigo “Tools for Artistic and Academic Research: An Evolving Glossary for Interdisciplinary Collaboration in Digital (Live) Performance”, conference proceedings Poéticas Tecnológicas 2010, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brazil (publicação em 2011), (circulação internacional com arbitragem científica)

Artigo “Eight Strategies for Interactive Situations in HCI Contexts”, conference proceedings Poéticas Tecnológicas 2010, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brazil (publicação em 2011), (circulação internacional com arbitragem científica)

Artigo "Expanding Choreographic Resources: Generative Techniques in Contemporary Life Performance and New Media Art " for TeDance publication (book and DVD) (2009) (circulação internacional com arbitragem científica)

Montez Fernandes, Carla e Jürgens, Stephan, book chapter “Transdisciplinary Research Bridging Cognitive Linguistics and Digital Performance: From Multimodal Corpora to Choreographic Knowledge-Bases” in Performing Technology: User Content and the New Digital Media: Insights from the Two Thousand + NINE Symposium, Edited by Franziska Schroeder (2009), Cambridge Scholars Publishing (circulação internacional com arbitragem científica)

Artigo "o código-fonte de um espectáculo" para a revista "Textos e Pretextos" no.11, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (2008)

Artigo "Using New Media Technologies in Dance Improvisation Classes" para Cadernos PAR" no.3, publicação da ESAD.CR/Instituto Politécnico de Leiria (2008)

Comunicações (mais recentes)
Novembro 2010. Universidade Federal da Bahia, Brazil. “An Evolving Glossary for Designing Strategies In Interactive Situations in Digital Performance, and its Applications in other Artistic Disciplines,” Conferência Poéticas Tecnológicas

Setembro 2010. Brunel University,London, UK. “Casting of fragile layers of translucent
colored skin - or: The Evolving Glossaries of Collaborative Strategies” Conferência DRHA 2010

Novembro 2009. Auditório no Pavilhão de Conhecimento, Ciência Viva,

Novembro 2009. “Masterclass Arte&Ciência” para os participantes do programa Rede Residências Arte&Ciência

Novembro 2009. Universidade Tecnica de Lisboa/FMH. Comunicação “O Projecto TeDance e futuras perspectivas” com Daniel Tércio, para MAPA2 (série de videoconferências organizadas por Ivani Santana, Universidade Federal da Bahia, Brazil)

Maio 2009. Universidade de Aveiro. Comunicação “Strategies for Interactive Situations in Digital Performance”

Fevereiro 2009. Lisboa, Universidade Nova. Comunicação “Designing Creative Strategies for Interactive Situations” no Forum do INET-MD para doutorandos

Maio 2008. Nottingham Trent University, Inglaterra. Comunicação (paper) no âmbito da “Postgraduate Dialogue Conference”

Abril 2007. Aveiro, Teatro Aveirense. Comunicações e líder de workshops no âmbito do projecto internacional “TeDance”

Abril 2007. Lisboa, Videoteca. Comunicação nos “Encontros no Ecrã”

Março 2007. Grenoble, França Participação na Biennale Rencontres-I

Dezembro 2006. Roma, Italia Comunicação na conferência "Embodying Technology". In Motion Capture Agente Interattivo sulla Scena Liive.

Participação em júris
2011. Arguente das provas públicas de Mestrado de Teatro, Escola Superior de Artes e Design ESAD/IPL, Caldas de Rainha

2011. Membro de júri para selecção de projectos telematicos, Universidade Federal de Bahia, Brazil

2010. Arguente das provas públicas de Mestrado de Design e Cultura Visual, Escola Superior de Design ESD/IADE, Lisboa

2009. Membro de júri para selecção de projectos anuais na área de dança, DgArtes/Ministério de Cultura

Prémios e Distinções
2010. A Performance Digital “.txt” ganhou o Prémio Nacional Multimédia 2010 da APMP na categoria Arte e Cultura. Associação para a Promoção do Multimédia e da Sociedade Digital / APMP

2003. ECIS Fellowship Award European Council of International Schools