SusSardo
Nome/ Name
Susana Bela Soares Sardo

Contacto profissional/ Professional Contact
Endereço/ Address
Universidade de Aveiro – Departamento de Comunicação e Arte
Campus de Santiago
3810 193 AVEIRO


Telefone/ Phone
234 370389
Fax
234 370838
Email
ssardo@ua.pt

Filiação institucional
Universidade de Aveiro

Categoria ou actividade/ Activity
Professora Auxiliar, com nomeação definitiva
Directora do Centro de Estudos de Jazz (Universidade de Aveiro) desde Março de 2007
Membro do Conselho Científico da Universidade de Aveiro desde Outubro de 2009


Formação Académica/ Education
2004. Doutoramento, Universidade Nova de Lisboa - FCSH
1995. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em Etnomusicologia, Universidade Nova de Lisboa - FCSH
1989. Licenciatura em Ciências Musicais. Universidade Nova de Lisboa - FCSH
1984. Curso Superior de Piano - Conservatório Nacional de Lisboa



Investigação/ Research

Domínio de especialização
Etnomusicologia

Áreas de Interesse/ Interest Area
Pós-colonialismo, Música e Lusofonias, Música em Portugal, Arquivos de Som e Imagem

Grupo de Investigação no INET-MD/ INET-MD
Etnomusicologia e Estudos em Performance

Projectos que orientou ou em que participou no INET-MD/ Projects
Enciclopédia da Música em Portugal no século XX
Vozes do Povo
Mensageiros do Jazz:
Mensageiros do Jazz: A Importância dos divulgadores no percurso do Jazz em Portugal no século XX (PTDC/EAT-MMU/102624/2008)
MIMAR (Memorias e Identidades de Mar – Coord. com Rosário Pestana)

Projectos que orientou ou em que participou noutras instituições (breve descrição do projecto)/ Projects in other institutions
2009 - Coordenadora Científica, em colaboração com Helena Marinho e Jorge Salgado Correia, do Congresso Performa’09 – 2º Congresso Internacional de Estudos em Performance. Universidade de Aveiro
2007– Coordenadora Científica, em colaboração com Helena Marinho e Jorge Salgado Correia, do Congresso Performa’07 – 1º Congresso Internacional de Estudos em Performance. Universidade de Aveiro
2004/2006 - Coordenação Científica, em colaboração com Jorge Castro Ribeiro, do projecto “Velhas Palavras Novas Leituras” no âmbito do programa Bibliotecas Vivas promovido pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria. Levantamento e análise dos processos musicais de cinco concelhos das Terras de Santa Maria: Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca.
2005 – Coordenadora Científica, em colaboração do Helena Marinho e Jorge Salgado Correia, do Congresso Performa ’05 – 1º congresso Nacional sobre Estudos em Performance. Universidade de Aveiro.
2000 - Ciber Parque de Jogos - pesquisa, elaboração de textos e de questões associadas á música e selecção de exemplos musicais para o projecto Ciber Parque de Jogos. Universidade de Aveiro.
2000 - Orquital - Pesquisa e elaboração dos conteúdos historiográficos contidos no quadro cronológico da história da música erudita ocidental para o projecto Orquital.. (Filarmonia das Beiras/Universidade de Aveiro)
2000 - Coordenadora do tríptico Feliz Timor, editado pela Universidade de Aveiro (12 postais, um livro ilustrado, um CD com música interpretada por grupos de timorenses residentes na região da Grande Lisboa).
1998 - Coordenadora Científica da colecção de discos Viagem dos Sons, uma edição da Tradisom em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e Expo98.
1998 - Comissária Científica do Programa Marés do Som, integrado no Ciclo de Exposições Memórias do Oriente. Porto: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.
1995-1997 - Comissária da Exposição – Histórias de Goa - em colaboração com Rosa Maria Perez, e Joaquim Pais de Brito. Lisboa: Museu Nacional de Etnologia.


Actividade Docente e Profissional/Academic Positions and Professional Activities
1989–1997. Etnomusicologia I - Licenciatura em Ciências Musicais, Universidade Nova de Lisboa – FCSH
1989–1997. Etnomusicologia II - Licenciatura em Ciências Musicais, Universidade Nova de Lisboa – FCSH
1994 –1997. Baixo Contínuo - Licenciatura em Ciências Musicais, Universidade Nova de Lisboa – FCSH
1996-1997. Metodologia de Investigação e Tratamento de Bibliografia Musical - Licenciatura em Ciências Musicais, Universidade Nova de Lisboa – FCSH
1996-1997. Introdução à Etnomusicologia - Licenciatura Música (Composição), Instituto Politécnico do Porto: Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (em regime de seminário)
1995 –1997. Didáctica da Música I e II –– Licenciatura em Ensino de Música. Universidade de Aveiro - Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa
1997. Didáctica da Música – Curso de Profissionalização em Serviço para Professores de Música - Universidade dos Açores
1998 –2002. Didáctica da Música I e II – Curso de Licenciatura em Ensino de Música – Universidade de Aveiro.
1998 –2007. Seminário de Investigação - Curso de Licenciatura em Ensino de Música – Universidade de Aveiro.
1998 – 2004. Projectos Artísticos em Arte – em colaboração com Carlos Fragateiro e Inês Guedes de Oliveira – Licenciatura em professores de 1º ciclo – Universidade de Aveiro
2003 – 2004. Pedagogia Específica da teoria e Formação Musical - Curso de Licenciatura em Ensino de Música – Universidade de Aveiro.
2002 – 2009. Introdução à Etnomusicologia - Curso de Licenciatura em Ensino de Música – Universidade de Aveiro.
2005–2007. Audição Musical Comentada: Músicas do Mundo – Opção Livre – Universidade de Aveiro
2004–2007. Metodologias de Investigação – Curso de Mestrado em Música – Universidade de Aveiro.
2004–2007. Etnomusicologia I e II - Curso de Mestrado em Música – Universidade de Aveiro.
2004–2009. Etnomusicologia I : Tradições Musicais em Portugal – Licenciatura em Estudos Artísticos – Universidade de Coimbra (Faculdade de Letras)
2004–2009. Etnomusicologia II : Músicas do Mundo - Licenciatura em Estudos Artísticos – Universidade de Coimbra (Faculdade de Letras)
2005-2010, Musicologia I e II – Seminários de Mestrado e de Doutoramento em Etnomusicologia – Universidade de Aveiro



Livros
(2011) Guerras de Jasmim e Mogarim: Música Identidade e Emoções em Goa. (“Colecção Músicas”) 2. Lisboa: Leya / INET-MD

Artigos em revistas periódicas
(1988) Recensão crítica da colectânea discográfica de Música Tradicional de Zamora, Sanabria e Miranda (6 volumes), de co-autoria com Rui Simões, Yearbook for Traditional Music, Vol.XXI.
(1989) O Ensino da Música no Processo de Cristianização em Goa, de co-autoria com Rui Simões, in Revista da Casa de Goa, Lisboa.
(1994) Goa: Sons e Silêncios, in Oceanos, Novembro de 1994.
(1997-1998) “A Pesquisa em Etnomusicologia e a Problemática da identidade”, In Revista Portuguesa de Musicologia. N.7/8.
(2002) Recensão crítica do disco Adeus and Aloha: The Portuguese Heritage of Hawai’i. Anthology of Pacific Music, 17. PAN 2101. Recorded by Ad and Lucia Linkels. Annotated by Ad Linkels. In Yearbook for Traditional Music, Vol. 36.
(2007) “Procuro-te em Goa. Música e identidade no contexto da Casa de Goa em Lisboa”. In “Oriente”, Lisboa: Fundação Oriente.

(2009) Música Popular e diferenças regionais” In
Multiculturalidade: Raízes e Estruturas (cap.11). Colecção Portugal Intercultural Volume I. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.
(2009) “Música em Goa” in Rosa Maria Perez (ed)
Camões: Revista de Letras e Culturas Lusófonas. Lisboa: Instituto Camões.
(2010) Enciclopédia da Música em Portugal no século XX. Lisboa: Instituto de Etnomusicologia / Circulo de Leitores. (vários artigos).
(no prelo)
Proud to be a Goan. Memórias coloniais, identidades poscoloniais: Música e diáspora goesa” In Migrações: Revista do Observatório Nacional para a Imigraçãoi. Nº 7.

Discos
1997 - Orientação e elaboração dos libretos do disco Goean Pautoch, Goa/Lisboa, editado em Lisboa em Janeiro de (Tradisom, CNCDP, Escola Profissional de Música de Almada).
1998 - Elaboração das notas do libreto para o disco Cantando em Goa, 1º volume da colecção Viagem dos Sons, (Tradisom, CNCDP, Expo’98).
2006 - “Velhas Palavras Novas Leituras”, 5 Cds e 5 DVDs sobre os processos musicais em 5 concelhos das Terras de Santa Maria. Trabalho desenvolvido no âmbito do programa Bibliotecas Vivas promovido pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria. S.João da Madeira: AMTSM/Tradisom.

2008 - Pesquisa e elaboração de um DVD/ documentário sobre o espólio musical de jazz de José Duarte.
2010 - Portugal – Musique d’Entre Douro e Vouga. (along with Jorge castro Ribeiro). Ocora/Rádio France. C 600021.


Dissertações
(1995) “A Música e a Reconstrução da Identidade: Estudo Etnomusicológico do Grupo de Danças e Cantares da Casa de Goa em Lisboa”. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, em Etnomusicologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob orientação de Professora Doutora Salwa El-Shawan Castelo-Branco.
(2004) Guerras de Jasmim e Mogarim: Música, Identidade e Emoções no contexto dos territórios pós-coloniais Integrados. O caso de Goa. Doutoramento em Etnomusicologia pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – sob orientação da Professora Doutora Salwa El-Shawan Castelo-Branco.



Comunicações/ Papers in Conferences
1987 Etnografia de um Grupo Folclórico da Região do Vouga, apresentada aos V Encontros Nacionais de Musicologia, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, organizados pela Associação Portuguesa de Educação Musical.
1988
Música Tradicional Goesa, comunicação realizada em co-autoria com Rui Simões, no Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
1988
O Contexto Musical Goês, comunicação apresentada nos VI Encontros Nacionais de Musicologia, de co-autoria com Rui Simões, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, organizados pela Associação Portuguesa de Educação Musical.
1990
Os Ranchos Folclóricos e a Federação de Folclore Português, comunicação apresentada no Colóquio Modernidade e Mudança na Música em Portugal, realizado entre 3 e 5 de Dezembro de 1990, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
1991
The Reception of European Music in Asia - The case of the Mandó in Goa, comunicação apresentada na Thirty-First World Conference of the International Council for Traditional Music, realizada em Hong-Kong e Macau, entre 3 e 9 de Julho de 1991.
1991
An Overview of The Performing Arts in Goa, comunicaçao apresentada na Pre-conference Session on the Performing Arts of India Atlas Project, organizada por ocasião da 20th Annual Conference on South Asia, que se realizou em Madison, Wisconsin (E.U.A.), entre 1 e 3 de Novembro de 1991.
1991
A Recepção da Música Europeia em Goa - O Caso do Mandó, comunicação apresentada no VII Encontro Nacional de Musicologia, realizado em Lisboa a 4 e 5 de Novembro de 1991.
1992
Existe uma Comunidade Goesa em Portugal?, comunicação apresentada no Seminário “Minorias”, integrado no Bloco II do Mestrado em Relações Interculturais da Universidade Aberta.
1993
O Mandó: Histórias da História de Goa - comunicação apresentada no Encontro sobre Portugal e a India: Referências e Vivências Culturais, realizado no Palácio Fronteira em Novembro de 1993, cujo painel de Música dirigiu.
1994 Participação no VII Encontro de História Indo-Portuguesa, realizado em Goa, em Janeiro de 1994.
1994
De Goa a Lisboa: Um Olhar Etnomusicológico - comunicação apresentada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa no âmbito do Ciclo de Colóquios de Etnomusicologia, Novembro.
1995
De Goa a Lisboa: Um Olhar Etnomusicológico - Conferência /Concerto apresentada na Fonoteca Municipal de Lisboa, integrada no ciclo “Etnomusicologia Hoje”, comemorativo do 1º Aniversário da Fonoteca Municipal, Maio de 1995.
1996 Participação no ciclo “O Passado no Presente: Diálogos na Música”, organizado pela Fonoteca Municipal de Lisboa, com uma conferência/concerto com o grupo Gaiteiros de Lisboa. Maio de 1996.
1996 Participação no Programa Sons e Sabores, uma iniciativa da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Instituto de Etnomusicologia e Espaço Oikos. Prelecção sobre música goesa, 1996 e 1997.
1996
Através da Música à Procura da Goanidade, Comunicação apresentada no Colóquio A Mulher no Mundo e na Música: Alteridade e Transgressão, realizado em Novembro de 1996, pela Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D.Luís I, em homenagem a Fernando Lopes Graça.
1997
A Etnomusicóloga Construtora de Identidades. Comunicação apresentada nos VII Encontros de Musicologia, realizados em Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, em Maio de 1997.
1997
In Search of Goanity, comunicação apresentada na Thirty-thirth World Conference of the International Council for Traditional Music, realizada em Nitra, Eslováquia em Julho de 1997.
2000
Cantar em Português – Pontes de Lusofonia, comunicação apresentada no IV Congresso da LUSOCOM. S. Vicente, Brasil, Abril de 2000.
2001
Cantar em português – Conferência apresentada no âmbito do Festival das Quatro Cidades. Leiria, Fundão, Montemor-o-Novo, Vila Real de Santo António, Julho de 2001.
2005
Adopções e Esquizofonias: o fascínio da Índia nas músicas do Ocidente. Comunicação apresentado nos XIII Encontros de Musicologia. Lisboa, Universidade Nova de Lisboa: Outubro de 2005.
2005
Esta moda só se canta aqui!. Territórios administrativos em Portugal: paisagens sonoras de unidade e diversidade (Susana Sardo e Jorge Castro Ribeiro (coord) Helena Lurosa, Eunice Viana, Pedro Faria de Almeida, Luís Figueiredo, João Machado, Nuno Dias, Sérgio Calisto). Comunicação apresentada nos XIII Encontros de Musicologia. Lisboa, Universidade Nova de Lisboa: Outubro de 2005.
2006
Between Portugal and India. Music of Resistance in Post-colonial Goa: The case of the Mandó. Comunicação apresentada na Conferência Internacional sobre “Portuguese World Music: Luso-African Forms and their Diaspora”. Yale University, March 23-25, 2006. (comunicação por convite)
2006
Send me MY music, help me become a Goan. Music and Emotional Communities in the Internet: The case of the World Wide Goans. Conferência apresentada no Smith College, Massashussets, 27 de Março de 2006 (conferência por convite)
2006
Mais do que palavras: O papel da música na comunicação em português. Comunicação apresentada ao no VI LUSOCOM promovido pela Sociedade Ibérica de Comunicação. Santiago de Compostela: 20 – 23 de Abril de 2006.
2006
My music is my language: The role of music in Goan Postcoloniality. Comunicação apresentada no Congresso Popular Musics of the Hispanic and Lusophone World. Newcastle University: 16 – 19 de Julho de 2006.
2007
Velhas Palavras Novas Leituras: Estudo dos processos musicais contemporâneos na região de Entre Douro e Vouga. Uma experiência de colaboração no domínio da Etnomusicologia entre a Universidade de Aveiro e a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria. Comunicação apresentada em co-autoria com Jorge Castro Ribeiro. Comunicação apresentada no 2º Simpósio de Música e Músicos de Guimarães: 22 e 23 de Março de 2007 (comunicação por convite)
2007
Velhas palavras, Novas leituras: Poesia Popular e Melodias da Região de Entre Douro e Vouga: Experiência de colaboração entre a Academia e as Instituições autárquicas num trabalho de etnomusicologia aplicada. Desafios, expectativas e resultados. Em co-autoria com Jorge Castro Ribeiro. Conferências do Instituto de Etnomusicologia, Universidade Nova de Lisboa: 12 de Abril de 2007. (comunicação por convite)
2007
Identidade Nacional na Música Tradicional: Existe uma música portuguesa? Comunicação apresentada nas XII Jornadas de Cultura Popular. GEFAC, Coimbra 13 Abril 2007 (comunicação por convite)
2007
Searching, learning and training for authenticity in contemporary world. The case of “Village with Tradition” in Portugal. Comunicação apresentada em co-autoria com Jorge Castro Ribeiro no Congresso do British Forum for Ethnomusicology: International Centre for Music Studies, Newcastle University (18 a 21 de Abril: 2007)
2007
G de Goa. Conferência concerto em colaboração com o Ekvât, integrada no programa Breve Dicionário de Ouvir. Porto: Casa da Música, 19 de Maio de 2007.
2007
“Proud to be a Goan”: Colonial memories, post-colonial identities: Music among Goan diaspora. XXIII European Seminar for Ethnomusicology. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa.
2007
Homens ao Largo. Cantadas e Modas d’unha em Terras de Santa Maria. Processos performativos de Canto a Vozes no Feminino. Portel: Congresso Internacional sobre Canto a Vozes. (Câmara Municipal de Portel / INET) (por convite)
2007
'Send Me My Music, Help Me Become a Goan' The Skizophonic case of the World-Wide Goans. Comunicação apresentada na V International Convention of Asian Scholars (ICAS). Kuala Lumpur. 3-5 Agosto.
2008
O fado em viagem: desafios contemporâneos e os novos lugares do fado. Universidade de São Paulo: Escola de Comunicação e Artes. (Conferência isolada por convite)
2008
Lugares sem terra: Desafios teóricos e metodológicos para a Etnomusicologia face à arquitectura da nova territorialidade contemporânea. IV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. Novembro – Maceió. (por convite)
2008
O Fado e o quarto Efe: O Fado e do Folclore no processo de reconstrução pós ditatorial em Portugal. Salamanca: IX Congresso Internacional da Sociedade Ibérica de Etnomusicologia (SIBE) (por convite)2008 Cultural Rights: The right to music. Conferência proferida no âmbito da International Conference Citizenship in an Enlarged Europe: the contribution of Economic, Social and Cultural Rights. Organização de um painel a convite do CIDESC.
2009 Situar as Memórias: Novas formas de encontro com a tradição no quadro dos RF em Portugal. Clóquio de Etnomusicologia organizado pela Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia. Porto: Museu Soares dos Reis (7 de Novembro)
2009
As Bandas Filarmónicas como testemunhos da cultura local (com Jorge Castro Ribeiro e Helena Lourosa). Oliveira de Azeméis: Biblioteca Municipal. (6 de Novembro)
2009 30 anos de Musicologia em Portugal: Panorama actual da Investigação em Música. Universidade Federal da Minas Gerais, Brasil. 11 de Dezembro.
2010
Três cantos – e Abril aqui tão perto! Música e pós-ditadura em Portugal. Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO). 20 de Agosto. Palestra de Participação no Programa de Pós-graduação.
2010
Podemos viver sem a música? O impasse como condição no discurso contemporâneo em Etnomusicologia. Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música – Brasil). Florianópolis: Agosto de 2010. Conferância por convite.
2010
Música e conciliação. Revisitação de algumas propostas conceptuais da teoria do poscolonialismo face a paradigma das relações entre Portugal e o Brasil através da música. Comunicação apresentada no Congresso da Sociedad de Etnomusicologia (SIBE+). Lisboa: Outubro de 2010.


Actividades de Extensão Universitária


Projecto de Criação da Área Científica da Música na Universidade de Cabo Verde
Iniciou em Maio de 2008, um projecto de cooperação com a Universidade de Cabo Verde, enquadrado nos planos de cooperação da Universidade de Aveiro, para a criação de um curso de licenciatura em Música naquela universidade. Este projecto, que coordena, encontra-se em processo de candidatura a financiamento ao Fundo de Apoio à Língua (IPAD) e foi já parcialmente financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

MUSIMO – Música em Moçambique
Desde Novembro de 2008 coordena um projecto de reconfiguração da área científica da música na Universidade Eduardo Mondlane (Maputo-Moçambique), igualmente candidatado ao Fundo de Poio à Língua (IPAD) e que teve já diversas acções de preparação designadamente: orientação de módulos curriculares em sem cobertura docente naquela universidade, reconfiguração do curso para o modelo de Bolonha e orientação de teses de licenciatura nos alunos finalistas do curso.

Outros cargos
2005-2011 – Membro do Conselho Directivo do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Em Novembro de 2008 foi nomeada pelo Sr. Ministro da Cultura como Representante de Portugal para o Conselho de Curadores da Fundação Europa Musicale, sedeada em Munique.