Teresa Cascudo
Nome/Name
Teresa Cascudo García-Villaraco

Contacto profissional/Professional Contact
Endereço/Address

Universidad de La Rioja
Facultad de Letras y de la Educación
Departamento Ciencias Humanas
Edificio Vives
Calle Luis de Ulloa s/n
26004 Logroño

Email
teresa.cascudo@unirioja.es

Filiação institucional/Institutional Affiliation
Universidad de La Rioja

Categoria ou actividade/Activity
Profesora Titular

Formação Académica/ Education

2002. Doutoramento em Musicologia Histórica. Universidade Nova de Lisboa.

1998. Suficiência Investigadora (Especialidade Técnicas de Investigação em História da Arte e Musicologia). Departamento de Arte, Universidad de Zaragoza.

1994. Certificado de Aptidão Pedagógica. Instituto de Ciencias de la Educación, Universidad de Extremadura.

1992. Licenciada em Filosofia e Letras. Universidad de Zaragoza.

1988. Professora de Piano. Conservatorio Profesional de Música de La Rioja.

Investigação/Research

Domínio de especialização/ Research Domain
Área de Música

Áreas de Interesse/ Interest Areas
Modernismo musical, nacionalismo y música, crítica musical

Grupo de Investigação no INET/INET Research Groups
Estudos Culturais em Música Erudita Ocidental

Participação em Projectos/ Project Manegement and Participation

Investigadora principal:

La crítica musical como fuente para la historia intelectual: la conformación del concepto de "música moderna " en fuentes hemerográficas españolas entre 1915 y 1959. Gobierno de La Rioja, Espanha (IMPULSA 2007/01). 2008-2010.

Fernando Lopes-Graça, um século de música portuguesa, 1906-2006. Fundação para a Ciência e a Tecnologia (POCI/ EAT/61157/2004). 2005-2007.

Investigadora colaboradora:

Música, tecnologia y pensamiento en los siglos XIX y XX. Ministerio de Ciencia y Tecnología, Espanha (HAR2011-23270). IP: Xosé Aviñoa (Universitat de Barcelona). 2011-2013.

Transformaciones del campo intelectual portugués, 1910-1959. Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PRAXIS/PCSH/C/ELA/170/96). IP: António Pedro Pita. 2003-2005.

Investigação, Edição e Estudos Críticos de Música Portuguesa dos Séculos XVIII a XX. Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PRAXIS/PCSH/C/ELA/170/96). IP: Mário Vieira de Carvalho. 1998-2000.

Actividade Docente e Profissional / Academic Positions and Professional Activities

2011- . Directora de Estudios (Facultad de Letras, Universidad de La Rioja)

2010- . Profesora Titular del Área de Música (Departamento de Ciencias Humanas, Universidad de La Rioja)

2006-2010. Profesora Contratada Doctora (Departamento de Expresión Artística, Universidad de La Rioja)

2004-2006. Secretaria de Departamento (Departamento de Expresión Artística, Universidad de La Rioja)

1999-2006. Profesora Asociada LRU/TC (Departamento de Expresión Artística, Universidad de La Rioja)

1999. Investigadora contratada. Museu da Música Portuguesa (Departamento de Cultura del Ayuntamiento de Cascais)

1996-1998. Asesora. Museu da Música Portuguesa (Departamento de Cultura del Ayuntamiento de Cascais)

1998-1999. Profesora colaboradora. Departamento de Estudios Artísticos de la Universidad de Évora (Licenciatura de Música)

Organización de congresos, seminarios, jornadas, etc., científicos-tecnológicos

Direcção:

Music and Body Matters. Congresso internacional. Universidad de La Rioja, Junho de 2012.

Libretos en Femenino. María Lejárraga y el modernismo musical en España. Curso de Verão da Universidad de La Rioja, Julho de 2011.

El modernismo musical en España: discursos, representaciones, ideología. Jornadas científicas. Universidad de La Rioja, Novembro de 2008.

O artista como intelectual. No centenário de Fernando Lopes-Graça. Congresso internacional. Universidade de Coimbra/CEIS 20, Abril de 2006.

Comissão científica:

Las relaciones político-culturales entre España e Italia en el segundo franquismo. Seminario internacional. Universidad Carlos III de Madrid, Setembro de 2011.

En torno a García Fajer. Congreso internacional. Universidad de La Rioja, Abril de 2007.

13º Encontro da Associação Portuguesa de Ciências Musicais "Os espaços da música". Universidade Nova de Lisboa, Outubro de 2005.

Publicações/ Publications

Livros

Autora:

A tradição musical na obra de Fernando Lopes-Graça. Um estudo no contexto português (Sevilla: Editorial Doble J, 2010).

Catálogo do espólio musical de Fernando Lopes-Graça (Cascais: Casa Verdades de Faria-Museu da Música Portuguesa/Câmara Municipal, 1997).

Co-editora:

(com Ricardo Alves), Fernando Lopes-Graça e os presencistas, primer volumen de la edición de la correspondencia de Fernando Lopes-Graça (Cascais: Câmara Municipal de Cascais, no prelo).

(com María Palacios), Los señores de la crítica: Periodismo musical e ideología en Madrid durante la primera mitad del siglo XX (Sevilla: Editorial Doble J, 2011).

(com Helena Trindade) Frederico de Freitas (1902-1980) (Lisboa: Ministério da Cultura/Instituto Português de Museus, 2003).

(com Helena Trindade) José Viana da Mota, cinquenta anos depois da sua morte 1948-1998 (Lisboa: Ministério da Cultura/Instituto Português de Museus, 1998)

Dissertações/Dissertations

Defendidas

Pablo Gómez Ábalos. “Gesto técnico y gesto musical en la música para piano de C.P.E. Bach a partir de pantaleon y la estética de los timbres”. Dissertação para a obtenção da “Suficiencia investigadora”. Setembro de 2011.

Em curso

Carolina Queipo, “La vida musical de La Coruña en la primera mitad del siglo XIX: El fondo de partituras Adalid”. Dissertação para a obtenção de doutoramento.

Miguel Ángel Aquilar Rancel. “Contratenores: conceptualizaciones de una tipología vocal desde una visión del siglo XXI”. Dissertação para a obtenção de doutoramento.

María del Carmen Antequera. "Técnicas instrumentales no convencionales en la obra para cuerda de Mauricio Sotelo". Dissertação para a obtenção da “Suficiencia investigadora”.

Beatriz López-Suevos. “La música para piano de Marcial de Adalid”. Dissertação para a obtenção da “Suficiencia investigadora”.

Enrique Jesús Aragón Sancho. “El color en Iberia, de Isaac Albéniz, un análisis”. Dissertação para a obtenção da “Suficiencia investigadora”.

Artigos em revistas, livros e enciclopédias de carácter científico/Articles in Journals, Encyclopedias, and Books

"Miguel Salvador y la crítica musical como apología de lo moderno", em José Antonio Caballero López, José Miguel Degado Idarreta, Cristina Sánenz de Pipaón Ibáñez (eds.), Entre Olózaga y Sagasta: Retórica, prensa y poder (Logroño: Instituto de Estudios Riojanos, 2011), pp. 303-316.

“Historia y composición en Portugal en el período de entreguerras: dos casos de estudio” em María Isabel Cabrera García e Gemma Pérez Zalduondo (eds.), Cruce de caminos: Intercambios musicales y artísticos en la Europa de la primera mitad del siglo XX (Granada: Universidad, 2011), pp. 297-316.

“Música e identidade na obra de Fernando Lopes-Graça: Uma abordagem entre a história e a crítica” em Manuela Tavares Ribeiro (ed.), Outros Combates pela História (Coimbra: Universidade, 2010), pp. 545-560.

“Art Music in Portugal during the Estado Novo” em Roberto Illiano e Massimiliano Sala (eds.), Music and Dictatorship in Europe and Latin America (Turnhout, Prepols Publishers , Speculum Musicae, 14, 2010), pp. 363-381.

"Academia de Amadores de Música", "Mota, José Viana da ", "Música erudita. Intérpretes", "Oliveira, João Pedro", "Delgado, Alexandre", "Machado, Augusto", "Brito, Manuel Carlos de", "Cochofel, João José ", "Sousa Dias, António", em Salwa Castelo-Branco (ed.), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (Lisboa: Círculo de Lectores, 2010)

“A configuração do modernismo musical em Portugal a través da acção de Fernando Lopes-Graça” em Pedro Maia (ed.), Fernando Lopes-Graça (Porto: Atelier de Composição, 2010), pp. 37-73.

"Graça, Fernando Lopes", "Mota, José Viana da", "Nunes, Emmanuel", "Oliveira, João Pedro", "Pires, Filipe ", "Rosa, António Chagas Rosa", em Ludwig Finscher (ed.), Die Musik in Geschichte und Gegenwart (Kassel: Bärenreiter-Verlag, 2008)

“Uma interpretação do ciclo As Mãos e os Frutos, de Fernando Lopes-Graça” em Manuel Pedro Ferreira (ed.), Dez compositores portugueses (Lisboa: Editorial Dom Quixote, 2007), pp. 142-158.

“París en Lisboa: Ecos periodísticos de un salón musical de la Belle Époque”, Revista Temas & Matizes, 5, 10, 2006, pp. 15-28.

“Fernando Lopes-Graça, o músico que amava a poesia (seguido de duas cartas trocadas com Adolfo Casais Monteiro”, Relámpago. Revista de Poesia, 19, 10, 2006, pp. 117-125.

“Música, política y sociedad desde los años de entreguerras hasta la guerra fría” (introducción, selección y traducción de textos), em José María Laborda (ed.), La música moderna y contemporánea a través de los escritos de sus protagonistas (una antología de textos comentados) (Sevilla: Editorial Doble J, 2004), pp. 142-158.

“La música en los Estados Unidos desde los años sesenta” (introducción, selección y traducción de textos) em José María Laborda (ed.), La música moderna y contemporánea a través de los escritos de sus protagonistas (una antología de textos comentados) (Sevilla: Editorial Doble J / 2004), pp. 259-274.

“Por amor do que é portugués: el nacionalismo integralista y el renacimiento de la música antigua portuguesa entre 1924 y 1934”, em Juan José Carreras e Miguel Ángel Marín (eds.), Concierto barroco. Estudios sobre música, dramaturgia e historia cultural (Logroño: Universidad de La Rioja, 2004), pp. 303-324.

“À luz do presencismo: uma leitura da Introdução à música moderna (1942), de Fernando Lopes-Graça”, Lecturas: revista da Biblioteca Nacional, 12-13, 2003, pp. 107-124.

“A música em Portugal entre 1870 e 1914”, en Michel’Angelo Lambertini. 1862-1920, catálogo da exposição organizada pelo Museu da Música (Lisboa: Instituto Português de Museus / Museu da Música, 2002) pp. 61-71. “A década da invenção de Portugal na música erudita (1890-1899)”, Revista Portuguesa de Musicologia, 10, 2000, pp. 181-226.

“Relações musicais luso-brasileiras em finais do século XIX”, Revista Camões, Outubro-Dezembro de 2000, pp. 136-141.

“Iberian Symphonism (1779-809): Some Queries”, en Malcolm Boyd and Juan José Carreras (eds.), Music in Spain During the XVIIIth Century (Cambridge University Press, 1998) pp. 144-156.

“Que fazer sem um Camões sinfonista? Fernando Lopes-Graça e o problema da tradição da música portuguesa”, Revista Portuguesa de Musicologia, 6-7 (1995-6) pp. 127-139.

“La formación de la orquestra de la Real Cámara en la corte madrileña de Carlos IV”, Artigrama, 8 (Zaragoza, 1998) pp. 79-98.

“El lenguaje de la música: variaciones sobre una metáfora sugerente”, Revista de Teoría Literaria, 10 (Alicante, 1997) pp. 461-481.

“Penélope musicóloga: musicología y feminismo entre 1974 y 1994” en Marisa Manchado (ed.), Música y mujeres (Madrid: Librería de Mujeres, 1997) pp. 179-190.

Recensões de Livros, Discos, e Filmes/Book, Recording and Film Reviews

Stephen Downes, Music and Decadence in European Modernism. Cambridge, CUP, 2010. Ad Parnassum, 9, 18, Outubro de 2011, pp. 75-9.

Joao Domingos Bomtempo (1771-1842), Symphony No. 1 in E flat major, op. 11; Symphony No. 2 in D major, Eighteenth-Century Music, 4, 2, 2007, pp. 323-325.

Pilar Ramos López, Feminismo y música. Introducción crítica, Madrid, Narcea de Ediciones, 2003. Revista de Musicología, 27, 2, 2004, pp. 1256-1261.

[Cuatro livros sobre compositores portugueses do século XX], Revista Portuguesa de Musicología, 12, 2003, pp. 212-215.

Fátima Pombo, Guilhermina Suggia ou o violoncelo luxuriante, Porto, Fundação Eng. António de Almeida, 1993; Guilhermina Suggia. A sonata de sempre, Matosinhos, Câmara Municipal de Matosinhos/Edições Afrontamento, 1996, Revista Portuguesa de Musicología
7-8, 1997-8, pp. 212-215.

Stradling, Robert y Hughes, Meirion: The English Musical Renaissance (1860-1949). Construction and Deconstruction. Londres: Routledge, 1993, 270 pp. Revista de Musicología, 18, 1-2, 1995, pp. 429-435.

Comunicações/ Papers in Conferences

“Enrique Granados’ first opera and the difficult construction of Spanish identity at the fin de siècle”. Roma, Julho de 2012.

“Ariane et Barbe-bleue, by Dukas and Maeterlinck, in the newspapers: between modernism and suffragism” (con Antonella Bartoloni). 1912-2012: A time to reason and compare. International Conference on Modernism. Universidade do Porto, 2012.

“Manuel de Falla’s Psyché: music as the magic art of evocation”. Congresso Internacional Revisiting the past, recasting the present: The reception of Greek Antiquity in Music, 19th century to the present, Atenas, Hellenic Music Centre, 2011.

"Threatening Mountains: Agreements and Contradictions in the Search for a Basque and a Catalonian National Opera". Congresso Internacional Opera and Nation, Budapeste, Academia Húngara de História, 2010.

"La fortuna crítica de María del Carmen (1898), la primera ópera de Enrique Granados". La ópera a escena. Conceptos de dramaturgia musical. IV Coloquio de Musicología. Zaragoza, Institución Fernando el Católico, 2010.

“The Historiography of 'Modern Music' in Spain: Do we need a New Approach?”. Royal Music Association Annual Conference: Boundaries, Londres, Institute of Musical Research, 2010.

"A musicologia e as suas quimeras: tradição e inovação nos discursos sobre a "música portuguesa" entre 1900 e 1947”. Transformações estruturais do campo cultural português (1900-1950), CEIS 20/Universidade de Coimbra, 2004. Publicação: António Pedro Pita e Luís Trindade (eds.), Transformações estruturais do campo cultural português (1900-1950), Coimbra, CEIS 20, 2009.

"La première réception de Stravinsky à Madrid et les enjeux de pouvoir dans le champ musical espagnol". Congresso Internacional De l'avant-garde, des avant-gardes : frontières, mouvements. Universidade de Niza, 2008

"Los críticos de la "música nueva": relaciones entre la primera recepción de Stravinsky y la organización del campo musical en España". V Congreso de la Sociedad Española de Musicología, Cáceres 2008. Publicação: Revista de musicología, ISSN 0210-1459, Vol. 32, Nº 1, 2009 (Ejemplar dedicado a: VII Congresos de la Sociedad Española de Musicología (Cáceres, 12 al 15 de noviembre de 2008)), págs. 491-499.

"La configuración del campo musical portugués en el período de entreguerras a través de dos conceptos: moderno y tradición ". Congreso Internacional Relaciones musicales entre España y Europa Occidental en el contexto artístico-cultural de la primera
mitad del siglo XIX. Universidad de Granada, 2006.

"Historiografía de la música antigua portuguesa en el período de entreguerras". Congreso Internacional Vicente Ripollés y la historiografía musical de su época, Instituto Valenciano de Música, 2005.

"Wagnerismo y nacionalismo musical en Portugal: la influencia del musicógrafo de origen español Antonio Arroyo”. VI Congreso de la Sociedad Española de Musicología, Oviedo, 2004. Publicação: Revista de musicología, ISSN 0210-1459, Vol. 28, Nº 2, 2005 (Ejemplar dedicado a: Actas del VI Congreso de la Sociedad Española de Musicología (Oviedo, 17-20 de noviembre de 2004)), págs. 951-960.

"Fernando Lopes-Graça e os compositores brasileiros: a polémica «dodecafonismo vs. nacionalismo» entre 1939 e 1954 numa perspectiva comparativa". Congresso Internacional Portugal-Brasil: Uma visão Interdisciplinar do Século XX, Universidade de Coimbra, 2003. Publicação: Manuela Tavares Ribeiro (ed.), Portugal-Brasil: Uma visão Interdisciplinar do Século XX. Actas do Colóquio, 2 a 5 de Abril de 2003, Coimbra, Quarteto, 2003, pp. 269-284.

"Brasil como espelho, Brasil como argumento, Brasil como tópico: as relações de Fernando Lopes-Graça com a cultura portuguesa”. Congresso Internacional Brasil-Europa 500 anos: música e visões, Colónia, 1999. Publicação: António Bispo (ed.), Brasil-Europa 500 anos: música e visões (actas del congreso internacional celebrado en Colonia en septiembre de 1999) (Colónia: Academia Brasil-Europa, 2000), pp. 258-272.

"Fernando Lopes-Graça, o músico do neo-realismo português". Encontro do Neo-realismo, Museo do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira, 1997. Publicação: Júlio Graça (ed.), Encontro Neo-realismo. Reflexões sobre um movimiento. Perspectivas para um museu (Vila Franca de Xira: Câmara Municipal, 1999).

"A música dos salões em Lisboa como 'emblema de ideologia' na mudança do século (ca. 1900)». II Colóquio Ibero-Americano "Tradição e Modernidade no Mundo Ibérico-Americano". CEIS 20, Coimbra, 2005

"Paris em Lisboa: o salão musical da condessa de Proença-a-Velha entre 1899 e 1903". 13º Encontro de Musicología "Os espaços da música ". Universidade Nova de Lisboa , 2005.

"Patronage and amateurism in the construction of an aristocratic feminine and national music identity: the case of the Countesse of Proença-a-Velha in Portugal". 13th Biennal International Conference on Nineteenth Century Music. St. Chad's College, University of Durham. 2004.

"Music and Nationalism during the 30s: The Portuguese case ". Congresso Internacional Nation, Myth and Reality: Music in the 1930s. Institute of Romance Studies, University of London Senate House, 1998.

Bolsas/Scholarships

Estadia de Investigação (Ayudas de Movilidad Programa José Castillejo, 2009). Institute of Musical Research (University of London). 2010.

Bolseira de Investigação do Ministério dos Negócios Estrangeiros/Ministerio de Asuntos Exteriores (Direcção Geral das Relações Culturais Bilaterais). 1992-1994.

Outros elementos que considere importantes / Other activities

Directora-adjunta da Revista Portuguesa de Musicologia (1999-2010)

Crítica musica no jornal Público (1999-2005), na revista Audio Clásica (2008-2011) e no diário electrónico mundoclasico.com (1998- ).

Notas de programa para diversas instituições, entre as quais as seguintes: Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro de São Carlos, Ibermúsica, Orquesta y Coro de la Comunidad de Madrid, Fundación Siglo e Orquesta Sinfónica de Tenerife.