FCSH/UNL
FCSH/UNL

Fórum Sociológico

Início
Estatuto Editorial
Ficha técnica
Normas

FCSH acesso rápido

Secretaria Virtual
Departamentos
Serviços
Webmail Geral
Webmail Alunos
 
Revista Forum Sociológico
 
Estatuto Editorial

A revista Fórum Sociológico foi fundada em 1992, através da criação do Instituto de Estudos e Divulgação Sociológica (IEDS), por iniciativa de alguns professores do Mestrado em Sociologia Aprofundada e Realidade Portuguesa, então em curso da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Uma primeira série foi publicada até 1995 e tinha como projecto publicar pequenos textos, relativos a pesquisas em curso, e abrir a discussão e o debate em torno das questões levantadas pela investigação em Ciências Sociais.

Após este primeiro ciclo de publicações a revista esteve inactiva durante um curto período de tempo. No decurso do ano lectivo 1998-1999, uma equipa renovada de professores e investigadores mobilizou-se à volta da ideia de a reactivar. Apesar das dificuldades logísticas e financeiras, foi possível concretizar este projecto, ao qual se veio associar a criação da Unidade de Investigação da FCSH-UNL Fórum Sociológico – Centro de Estudos, que passou a manter a publicação da 2ª Série do Fórum Sociológico.

Tendo como património a liberdade científica e a criatividade, a revista Fórum Sociológico 2ª Série, iniciada em 1999, pretende dar continuidade aos objectivos inicialmente definidos e propõe-se ainda, não só alargá-los, como promover a qualidade e o rigor científicos, atributos fundamentais para a sua afirmação pública. No cumprimento destes propósitos compete aos responsáveis pela revista zelar pela conservação dos padrões de qualidade que norteiam a publicação, recorrendo a árbitros científicos (referees) conceituados que avaliam com total independência a qualidade dos artigos a publicar.

É nosso objectivo que a revista constitua um fórum permanente de discussão, debate e reflexão em torno de temas e problemas da sociedade portuguesa, aberta à crítica científica, leal e fundamentada. Neste sentido, a revista acolhe artigos assinados por investigadores desta e de outras instituições académicas, nacionais e estrangeiras, assim como de profissionais da Sociologia que trabalham no sector público e privado.

 

 

 

 
Retroceder Início
Mostrar página em formato para impressão Topo da página
            © Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2017
Avenida de Berna, 26-C, 1069-061 Lisboa    Tel.: 217908300    Fax: 217908308