FCSH/UNL
FCSH/UNL

Fórum Sociológico

Início
Estatuto Editorial
Ficha técnica
Normas

FCSH acesso rápido

Secretaria Virtual
Departamentos
Serviços
Webmail Geral
Webmail Alunos
 
Revista Forum Sociológico
 
Normas de apresentação de originais

TEMA DO PRÓXIMO NÚMERO DO FÓRUM SOCIOLÓGICO

Envelhecimento Activo. O novo paradigma

Data limite de recepção de artigos:
31 de Julho de 2007

 

Todos os artigos propostos para publicação no Fórum Sociológico devem ser enviados por e-mail para o endereço electrónico da revista, mas igualmente em duas cópias em suporte de papel (exigência da reprografia) e dirigidos ao Conselho Editorial. Os artigos devem ser inéditos, não devendo ter sido publicados, ou estar a ser submetidos para publicação, em outras revistas no País.

Os artigos propostos para publicação são submetidos a parecer de especialistas das áreas respectivas, em regime de anonimato. A decisão final de publicação é da responsabilidade do Conselho Editorial.

O Fórum Sociológico agradece o envio de textos, no entanto não se compromete a reenviar os originais não aceites para publicação.

Os textos devem ser impressos em páginas A4, a espaço e meio (norma também válida para a bibliografia), com o «corpo» da letra 12 e as margens, tanto a superior, como a inferior, esquerda e direita a 2 cm.

Cada artigo deve iniciar-se com um resumo, em três idiomas (português, inglês e outro), com um máximo de 1000 caracteres (10 linhas), seguidos de 3 ou 4 palavras-chave nos mesmos idiomas em que o resumo foi apresentado.

O limite máximo de dimensão dos artigos é de 40000 caracteres, incluindo espaços, resumos, notas de rodapé, bibliografia, quadros, gráficos e figuras, o que perfaz cerca de 18 páginas.

Outros textos, tais como projectos, materiais sociográficos, documentos e recensões, deverão observar os seguintes limites de páginas: a) notícias, uma a duas páginas; b) outros, cinco páginas.

Os quadros, gráficos e figuras deverão ser numerados de forma contínua, em numeração árabe, para cada um dos elementos respectivos (Quadro 1; Gráfico 1; Figura 1).

Adoptamos a norma de citação anglo-saxónica: autor, ano de edição, página. Ex.: (Elias, 1983: 5).

Quando as transcrições ultrapassarem as 5 linhas de texto, devem vir destacadas do corpo do texto em letra tamanho 11 e margens laterais de 1 cm.

As referências bibliográficas, em que se incluem somente as que surgem no texto e/ou notas, são apresentadas de forma alfabeticamente ordenada no final do artigo. Elas deverão obedecer às seguintes regras: o último nome do primeiro autor, primeiros nomes do primeiro autor; no caso de haver mais do que um autor, os seus nomes aparecem pela ordem normal, seguido do ano de edição (e o ano de edição original caso se conheça), o título da obra, a localidade, editora; os títulos de livros e revistas aparecem em itálico e os títulos dos textos ou artigos entre aspas.

No caso dos autores serem múltiplos, pode identificar-se o primeiro autor, ou os dois primeiros, seguido de et al., sendo, no entanto, mais delicada a sua enumeração.

Caso se conheçam, devem ser assinalados os autores quando organizadores da obra ou quando responsáveis pela sua edição e essa informação deve ser colocada entre parêntesis, logo depois dos nomes a que dizem respeito: (org.) ou (orgs.), (ed.) ou (eds.).

Exemplos:
BOLTANSKI, Luc, Laurent Thévenot (1991), De la justification. Les économies de la grandeur, Paris, Éditions Gallimard.
COWAN, Philip A. e Mavis Hetherington (orgs.) (1991), Family Transitions, Nova Jérsia, Erlbaum.
DODIER, Nicolas (1989), «Le travail d’accommodation des inspecteurs du travail en matière de sécurité», em Luc Boltanski, L. Thévenot (eds.), Justesse et justice dans le travail, Paris, CEE – PUF, pp. 91-114.
DURKHEIM, Émile, (1960), Le Suicide, Paris, PUF.
KRIEGER, N., D. Rowley, et al. (1993), «Racism, Sexism, and Social Class: Implications for Studies of Health, Disease and Well Being», American Journal of Preventive Medicine 9, pp. 82-122.
REVEL, J. (1986), «Les usages de la civilité», em P. Ariès, G. Duby (1986), Histoire de la vie privée, vol. 3, Paris Seuil.

Os originais em formato digital devem ser enviados por e-mail para forumsociologico@fsch.unl.pt, ou em CD, assim como o suporte em papel, para:

Revista Fórum Sociológico
Departamento de Sociologia
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Avenida de Berna, 26 C – 1069-061 Lisboa

Para qualquer informação adicional contacte a Revista para a morada acima indicada ou para o seu endereço electrónico forumsociologico@fcsh.unl.pt
 

 

 
Retroceder Início
Mostrar página em formato para impressão Topo da página
            © Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2017
Avenida de Berna, 26-C, 1069-061 Lisboa    Tel.: 217908300    Fax: 217908308