Um novo modelo de aprendizagem

Os novos media oferecem uma esperança para um novo modelo de aprendizagem baseado na descoberta e na participação. O recurso ao computador e aos sistemas multimédia permite traçar percursos individualizados em que cada aluno pode progredir de acordo com o seu ritmo.

Segundo o relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, "o recurso às novas tecnologias constitui um meio de lutar contra o insucesso escolar. Muitas vezes, os alunos com dificuldades no sistema tradicional ficam mais motivados quando têm oportunidade de utilizar essas tecnologias e podem, deste modo, revelar melhor os seus talentos".

Don Tapscott, no livro Growing up Digital, traçou oito mudanças que se adivinham na educação:

1. Da aprendizagem linear para a hipermediática. As abordagens tradicionais são lineares. Para a geração Net, o acesso à informação é interactivo e não sequencial.

2. Da instrução para a construção e descoberta. O entusiasmo dos mais novos é muito maior quando descobrem algum facto ou conceito por si próprios, do que quando esse facto é simplesmente dito ou escrito no quadro pelos professores.

3. Da educação centrada no professor para a centrada no aluno. Os novos media possibilitam o centramento da aprendizagem mais no indivíduo do que no transmissor. A educação centrada no aluno aumenta a motivação da criança para a aprendizagem.

4. De uma geração que absorve e analisa para uma jovem geração que navega e sintetiza. A geração Net tem à sua disposição um vasto conjunto de fontes de informação e de pessoas, o que lhes permite construir e desenvolver sistemas de conhecimento mais complexos. Na internet, desde cedo, as crianças são levadas a verificar, analisar e sintetizar factos e informações.

5. Da escola para aprendizagem permanente. Para a geração Net, aprender é um processo contínuo e permanente e não se limita apenas à sala de aula. 6. Da aprendizagem "uma medida para todos" para a aprendizagem personalizada Os media digitais possibilitam aos estudantes uma aprendizagem personalizada baseada nas suas características próprias, nos seus talentos individuais, nas suas capacidades cognitivas e nos seus interesses.

7. Da 'aprendizagem tortura' ao divertimento O divertimento sempre foi uma parte fundamental do processo de aprendizagem. Com os novos media, os professores vêem facilitada a tarefa de motivar e proporcional divertimento aos seus alunos.

8. Do professor como transmissor para o professor ajudante Pela mão dos novos educadores, a aprendizagem torna-se uma actividade social. O professor deixa de ser um transmissor de conhecimentos, para se transformar num ajudante da aprendizagem, onde cabe aos alunos o papel principal na construção do seu próprio conhecimento.