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Um novo modelo
de aprendizagem
Os novos media oferecem uma esperança para um novo modelo de aprendizagem
baseado na descoberta e na participação. O recurso ao computador
e aos sistemas multimédia permite traçar percursos individualizados
em que cada aluno pode progredir de acordo com o seu ritmo.
Segundo o relatório da Comissão Internacional sobre Educação para
o século XXI, "o recurso às novas tecnologias constitui um meio
de lutar contra o insucesso escolar. Muitas vezes, os alunos com
dificuldades no sistema tradicional ficam mais motivados quando
têm oportunidade de utilizar essas tecnologias e podem, deste modo,
revelar melhor os seus talentos".
Don Tapscott, no livro Growing
up Digital, traçou oito mudanças que se adivinham na educação:
1. Da aprendizagem linear para a hipermediática. As abordagens tradicionais
são lineares. Para a geração Net, o acesso à informação é interactivo
e não sequencial.
2. Da instrução
para a construção e descoberta. O entusiasmo dos mais novos é muito
maior quando descobrem algum facto ou conceito por si próprios,
do que quando esse facto é simplesmente dito ou escrito no quadro
pelos professores.
3. Da educação centrada no professor para a centrada no aluno. Os
novos media possibilitam o centramento da aprendizagem mais no indivíduo
do que no transmissor. A educação centrada no aluno aumenta a motivação
da criança para a aprendizagem.
4. De uma geração que absorve e analisa para uma jovem geração que
navega e sintetiza. A geração Net tem à sua disposição um vasto
conjunto de fontes de informação e de pessoas, o que lhes permite
construir e desenvolver sistemas de conhecimento mais complexos.
Na internet, desde cedo, as crianças são levadas a verificar, analisar
e sintetizar factos e informações.
5. Da escola para aprendizagem permanente. Para a geração Net, aprender
é um processo contínuo e permanente e não se limita apenas à sala
de aula. 6. Da aprendizagem "uma medida para todos" para a aprendizagem
personalizada Os media digitais possibilitam aos estudantes uma
aprendizagem personalizada baseada nas suas características próprias,
nos seus talentos individuais, nas suas capacidades cognitivas e
nos seus interesses.
7. Da 'aprendizagem tortura' ao divertimento O divertimento sempre
foi uma parte fundamental do processo de aprendizagem. Com os novos
media, os professores vêem facilitada a tarefa de motivar e proporcional
divertimento aos seus alunos.
8. Do professor como transmissor para o professor ajudante Pela
mão dos novos educadores, a aprendizagem torna-se uma actividade
social. O professor deixa de ser um transmissor de conhecimentos,
para se transformar num ajudante da aprendizagem, onde cabe aos
alunos o papel principal na construção do seu próprio conhecimento.
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