Alguns números sobre as tecnologias de informação e comunicação na educação - 1999

Relatório apresentado pelo Programa Nónio-Século XXI


Situação nacional geral

Os dados que apresentados resultam das respostas ao inquérito "As TIC nas práticas educativas", lançado em 1997 em todas as escolas de Portugal continental e actualizado em 1998 nas escolas do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Ao inquérito de 1997 responderam 41,1% das escolas do 1.º Ciclo 64% das escolas dos restantes ciclos.

Este inquérito permitiu constatar a situação particular das escolas do 1.º Ciclo, em que apenas 10% das que responderam declararam possuir equipamentos informáticos.

Em contrapartida, 90% das escolas a partir do 2.º Ciclo, que responderam àquele inquérito, declararam possuir equipamentos informáticos.

O inquérito de 1998 concentrou-se apenas nas escolas a partir do 2.º Ciclo do Ensino Básico.


Tipologia dos equipamentos existentes nas escolas do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Os equipamentos existentes nas escolas distribuem-se percentualmente pelos diferentes espaços.


 
    Gráfico 1. Locais de instalçação dos equipamentos nos estabelecimentos
     
A análise comparada dos valores encontrados para 1997 e para 1998 revela um acréscimo de equipamentos colocados nas bibliotecas, locais de livre acesso por excelência, em detrimento da percentagem de equipamentos existentes na área da Secretaria, ou associadas à função de gestão.

Os dados revelam que perto de 90% das escolas possuem computadores nas bibliotecas, bem como nas secretarias e mais de 50% das escolas possuem laboratórios de informática e salas específicas para trabalho com os alunos.
   
    Percentagem das escolas que possuem computadores em determinados locais.
     

Os dados relativos à evolução das conexões existentes nas escolas em 97/98 confirmam que mais de 90% das escolas possui pelo menos um acesso à Internet e que ouve acréscimo da instalação de redes locais.

 Evolução das conexões a outros sistemas

     
Número de alunos por computador
Em termos nacionais o ratio é de 35 alunos por computador para as escolas do Ensino Básico 2.º e 3.º ciclos e para o Ensino Secundário.

A maioria destas escolas possuem um computador para um número de alunos que oscila entre os 20 e os 50.

Apenas 9% das escolas apresenta um ratio superior a 100 alunos por computador. Neste grupo encontram- se sobretudo escolas do 2.º Ciclo, Ensino Básico.
 
   
Distribuição por escola do ratio de alunos por computador
     
A actividade educativa mais valorizada na utilização das TIC é, de acordo com a afirmação dos responsáveis de projecto, as de produção e edição de informação, por oposição à menos valorizada que é o intercâmbio em rede com outras escolas e instituições.
   

 

 

 

 

 

 

 

Actividades a que se associam os projectos TIC