Sumário
Escrever para a Web. LEITURAS.
Escrever para a
Web
A escrita de artigos jornalísticos para a Internet é muito
diferente da escrita de textos para jornais, revistas, rádio ou televisão. Tratando-se
de um meio de comunicação social com características próprias, convém que os
jornalistas as utilizem ao máximo, não esquecendo os princípios básicos do jornalismo,
como a distinção entre notícias e opiniões ou a necessidade de confirmar todas as
informações recolhidas.
No seu livro A Writer Teaches Writing, Donald Murray
identifica as características do Bom Jornalismo, que aqui traduzo e adapto:
O QUE É BOM JORNALISMO?
INFORMAÇÃO - Os
leitores apreciam uma certa abundância de informação específica. Gostam que lhes seja
dada informação que os faça pensar e que os transforme, de certa maneira, numa
autoridade no assunto, de forma a que possam transmitir essa informação a outras
pessoas. A escrita que funciona tem uma certa densidade de informação. Não é leve ou
superficial, mas tem suficiente profundidade.
HONESTIDADE - Os leitores
ficam tão angustiados com o que é falso ou de plástico que apreciam a honestidade. Uma
nota em falso e a escrita está perdida, os leitores já não acreditam nela. Mas quando
somos honestos, os leitores são puxados para nós, acreditam na nossa autoridade e ouvem
a nossa mensagem.
FOCO - Os leitores apreciam a
escrita que tem um foco, a escrita que fala de um assunto dominante e que o desenvolve
depois, a escrita em que cada pedaço de informação está ligado ou relacionado com
outro pedaço de informação.
FORMA - Os leitores
necessitam de sentir uma estrutura. O trabalho do jornalista é, afinal, dar algum sentido
ao caos. A forma da escrita é importante para os leitores, pois ela ajuda a fazer
entender a mensagem.
DESENVOLVIMENTO - Os leitores
necessitam de sentir que um determinado texto está completo e tem movimento, necessitam
sentir que estão a ser bem conduzidos para um determinado fim.
DOCUMENTAÇÃO - Os leitores
necessitam de provas para acreditar naquilo que o jornalista está a dizer. O jornalista
tem de aprender a sair da frente e a apresentar provas, e nunca opinião, de forma a
convencer o leitor.
VOZ - Mais do que tudo, os
leitores escutam uma voz, um escritor individual a falar para um leitor individual de
forma individual. A voz tem de ser vigorosa e apropriada para o escritor, para o assunto e
para o leitor.
CONCLUSÃO - Os leitores
necessitam sentir que um artigo chegou ao fim, que tocou todos os pontos essenciais e que
atingiu uma conclusão.
O respeito por estas qualidades do texto
jornalístico dará certamente bons resultados na Web, se a isso juntarmos algumas das
características típicas da escrita para a Internet e que já abordámos superficialmente
na aula 17: títulos e entretítulos informativos; textos curtos
(metade do tamanho que teriam normalmente no papel), com parágrafos não muito longos;
listagens abundantes; informação suplementar em textos a que acedemos através de
hiperligações; pirâmide invertida como organização preferencial; escrita simples sem
muitos floreados.
LEITURAS
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