
Trabalhos
dos alunos
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Sumário
O parágrafo-resumo e o que ele
deve conter. Exemplos. O fim do artigo e a sua importância. Exemplos.
LEITURAS.
O
parágrafo-resumo e o que ele deve conter
A expressão
parágrafo-resumo é uma tradução livre do inglês "nut-graf", invenção do
famoso The Wall Street Journal, razão pela qual é escrito com "f" e
não com "ph" como seria de esperar.
O "nut-graf", como o seu próprio
nome indica, é um parágrafo fundamental da estrutura de um texto. Depois de um lead
fraco - o oposto de um lead forte, noticioso -, o parágrafo-resumo tem uma
função de transição e de explicar ao leitor a importância da estória que o
jornalista lhe quer contar.
É no "nut-graf" que a estória tem
de ser "vendida" ao leitor. É aí que ele se deve aperceber da sua relevância
e preparar-se para o texto que o espera. Sem nunca contar o fim, o jornalista deve deixar
explícito no "nut-graf" até onde é que o texto vai e quais os assuntos que
serão abordados.
Muitos jornalistas utilizam o
"nut-graf" para situar o seu lead num contexto mais alargado,
apresentar estatísticas ou dados mais aporofundados sobre um determinado problema .Um
início típico de um "nut-graf" poderia ser: "Mas Fulano de Tal não
está só. Segundo um inquérito do Instituto Nacional de Estatística, todos os anos mais
de 24 mil pessoas..."
Apesar das vantagens de um
"nut-graf", os jornalistas têm de ter consciência que o abuso desta fórmula
pode cansar os seus leitores. Os jornalistas do The Wall Street Journal , por
exemplo, já se aperceberam que há certas informações que não podem ser dadas no
"nut-graf", sob pena de os seus leitores terminarem aí mesmo a sua leitura dos
textos.
James B. Stewart, actuamente professor de
jornalismo, mas durante vários anos jornalista do The Wall Street Journal, explica no seu
livro Follow the Story
How to Write Successful Nonfiction
as cinco regras que devemos seguir na elaboração de um "nut-graf":
- Nunca antecipe o final de uma estória;
- Nunca explique a conclusão de uma estória;
- Levante o véu dos temas secundários da
estória, mas não os torne explícitos;
- Antecipe as questões que o leitor se
colocará ao ler a sua estória;
- Dê aos leitores uma razão ou razões
concretas para continuar a ler.
O fim do artigo e a sua importância
Tal como acontece com o lead,
também o final da estória é fundamental num artigo jornalístico. Na realidade, logo a
seguir ao lead, o fim é a parte mais importante de uma estória. O lead
tem de ser bom para cativar o leitor, o fim tem de ser suficientemente interessante para
não o desapontar.
O facto de os jornalistas estarem habituados
a escrever pirâmides invertidas - onde a informação é cada vez menos importante à
medida que nos aproximamos do fim - faz com que muitos desprezem os finais, mesmo em
reportagens ou artigos de investigação. Seja qual for o tipo de fim escolhido, é
importante que ele esteja de acordo com o resto da estória e que satisfaça o leitor,
dando-lhe a sensação de missão cumprida.
LEITURAS
- BOUCHER, Jean-Dominique, A Reportagem
Escrita, Mem Martins, Editorial Inquérito, s/d.
- FRANKLIN, Jon, Writing for Story,
New York, Mentor - The Penguin Group, 1987.
- STEWART, James B., Follow the Story
How to Write Successful Nonfiction, NewYork, Simon and Schuster, 1998.
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