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    Trabalhos  
    dos alunos 
      
      
      
      
      
      
      
      
      
      
      
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      Sumário
    O parágrafo-resumo e o que ele
    deve conter. Exemplos. O fim do artigo e a sua importância. Exemplos.
    LEITURAS. 
     
      O
    parágrafo-resumo e o que ele deve conter
    A expressão
    parágrafo-resumo é uma tradução livre do inglês "nut-graf", invenção do
    famoso The Wall Street Journal, razão pela qual é escrito com "f" e
    não com "ph" como seria de esperar.
    O "nut-graf", como o seu próprio
    nome indica, é um parágrafo fundamental da estrutura de um texto. Depois de um lead
    fraco - o oposto de um lead forte, noticioso -, o parágrafo-resumo tem uma
    função de transição e de explicar ao leitor a importância da estória que o
    jornalista lhe quer contar. 
    É no "nut-graf" que a estória tem
    de ser "vendida" ao leitor. É aí que ele se deve aperceber da sua relevância
    e preparar-se para o texto que o espera. Sem nunca contar o fim, o jornalista deve deixar
    explícito no "nut-graf" até onde é que o texto vai e quais os assuntos que
    serão abordados. 
    Muitos jornalistas utilizam o
    "nut-graf" para situar o seu lead num contexto mais alargado,
    apresentar estatísticas ou dados mais aporofundados sobre um determinado problema .Um
    início típico de um "nut-graf" poderia ser:  "Mas Fulano de Tal não
    está só. Segundo um inquérito do Instituto Nacional de Estatística, todos os anos mais
    de 24 mil pessoas..." 
    Apesar das vantagens de um
    "nut-graf", os jornalistas têm de ter consciência que o abuso desta fórmula
    pode cansar os seus leitores. Os jornalistas do The Wall Street Journal , por
    exemplo, já se aperceberam que há certas informações que não podem ser dadas no
    "nut-graf", sob pena de os seus leitores terminarem aí mesmo a sua leitura dos
    textos. 
    James B. Stewart, actuamente professor de
    jornalismo, mas durante vários anos jornalista do The Wall Street Journal, explica no seu
    livro Follow the Story
     How to Write Successful Nonfiction
    as cinco regras que devemos seguir na elaboração de um "nut-graf": 
      - Nunca antecipe o final de uma estória;
 
      - Nunca explique a conclusão de uma estória;
 
      - Levante o véu dos temas secundários da
        estória, mas não os torne explícitos;
 
      - Antecipe as questões que o leitor se
        colocará ao ler a sua estória;
 
      - Dê aos leitores uma razão ou razões
        concretas para continuar a ler.
 
     
      
      O fim do artigo e a sua importância 
    Tal como acontece com o lead,
    também o final da estória é fundamental num artigo jornalístico. Na realidade, logo a
    seguir ao lead, o fim é a parte mais importante de uma estória. O lead
    tem de ser bom para cativar o leitor, o fim tem de ser suficientemente interessante para
    não o desapontar.  
    O facto de os jornalistas estarem habituados
    a escrever pirâmides invertidas - onde a informação é cada vez menos importante à
    medida que nos aproximamos do fim - faz com que muitos desprezem os finais, mesmo em
    reportagens ou artigos de investigação. Seja qual for o tipo de fim escolhido, é
    importante que ele esteja de acordo com o resto da estória e que satisfaça o leitor,
    dando-lhe a sensação de missão cumprida. 
      
      LEITURAS
    
    
      - BOUCHER, Jean-Dominique, A Reportagem
        Escrita, Mem Martins, Editorial Inquérito, s/d.
 
      - FRANKLIN, Jon, Writing for Story,
        New York, Mentor - The Penguin Group, 1987.
 
      - STEWART, James B., Follow the Story
         How to Write Successful Nonfiction, NewYork, Simon and Schuster, 1998.
 
     
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