
Trabalhos
dos alunos
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Sumário
A emergência de um novo
jornalismo. LEITURAS.
A emergência de um novo jornalismo
A necessidade de criação de
conteúdos específicos "on-line" - que ultrapassassem a simples
transposição do seu produto em papel para a rede levou à emergência,
em muitos jornais, de um novo tipo de jornalismo, a que se convencionou chamar jornalismo
digital ou ciberjornalismo.
As características de qualquer
tipo de jornalismo são reflexo do próprio meio de comunicação social onde esse
jornalismo é exercido. Como lembram Barbara Kaye e Norman Medoff no seu livro "The
World Wide Web - A Mass Communication Perspective", as características que
diferenciam os meios de comunicação social são cinco: audiência, tempo, forma de
apresentação e disrtribuição, distância e armazenamento.
Audiência
Os média diferem na sua
capacidade de atingir diferentes audiências simultaneamente. Por exemplo, a rádio e a
televisão são meios de uma única fonte que atingem grandes audiâncias simultaneamente,
enquanto o telefone apenas atinge um receptor de cada vez. No caso da Internet, os
receptores podem estar em diversos locais do mundo ao mesmo tempo. Na Web, milhares podem
aceder ao mesmo "site" ao mesmo tempo. No correio electrónico, por exemplo, os
receptores são um ou mais simultaneamente.
Tempo
Os média diferem também na
forma como são emitidos e recebidos - de forma sincrónica ou
assincrónica. No caso dos jornais, das revistas ou dos livros, a recepção é
assincrónica, ou seja, a sua emissão acontece num tempo diferente da sua recepção. No
caso da rádio, da televisão ou do telefone, a recepção é sincrónica. Alguns tipos de
comunicação na Internet, como o E-mail, a Web ou os "newsgroups", são
assincrónicos; outros, como os "chat groups" ou as conferências virtuais, são
sincrónicos.
Forma de
apresentação e distribuição
A Internet conjuga num único
meio formas de apresentação (texto, sons e imagens) características de outros meios de
comunicação social. A sua forma de distribuição difere também dos outros meios, já
que utiliza uma complexa rede de linhas telefónicas, cabos e satélites para a sua
difusão.
Distância
A Internet é o meio de
comunicação social que mais facilmente elimina as distâncias entre diversos pontos do
mundo. Não depende de uma distribuição física (como os jornais), nem está sujeita às
limitações de distância das ondas rádio ou à rexistência de potentes retransmissores
desse sinal.
Armazenamento
O armazenamento da informação é, na
Internet, muito mais fácil do que em outros meios. A digitalização de toda a
informação evita a existência de enormes armazéns de números anteriores, fitas de
gravação ou imagens vídeo, cuja pesquisa é muito dificultada.
Como resultado destas características, o
jornalismo praticado "na rede e para a rede" é muito diferente do praticado nos
órgaõs de comunicação tradicionais. Em primeiro lugar, há uma fusão das
formas de apresentação, já que no novo meio o texto, os sons e a imagem podem
ser utilizados simultânea e indiscriminadamente. Em segundo lugar, o espaço quase
infinito da Web permite a publicação de notícias mais aprofundadas e
constantemente actualizadas ao longo do dia. Em terceiro lugar, a necessidade de
cativar leitores (que constantemente navegam pela World Wide Web) obriga à constante
modificação da forma de apresentação das páginas e os jornalistas têm de
preocupar-se com algo mais que a simples notícia (apresentação,
grafismo, imagens, texto). Finalmente, é na Web que a interactividade com o
leitor atinge o seu ponto máximo: a hipótese de contestação imediata daquilo
que se lê, muitas vezes acedendo a um simples "link" ao lado da notícia,
coloca os jornalistas numa posição de vulnerabilidade bastante grande.
LEITURAS
- BENNING, Jim, Caught in Traffic
- HARPER, Christopher, Journalism in a
Digital Age
- LANSON, Jerry, The Daily Me
- LAPHAM, Chris, The Evolution of the Newspaper
of the Future
- LASSICA, J.D., Net Gain - Journalism´s Challenges in an
Interactive Age (conjunto de 19 páginas que cobrem outros tantos assuntos desta nova
forma de jornalismo)
- LASICA, J.D., So You Want to Be an On-line Journalist?
- MEYER, Eric, Net-Working - Demand for Online Journalists is
on the Rise
- OSBORN, Barbara Bliss, Civic Journalism Takes Root on the
Web
- POWELL III, Adam Clayton, What's wrong with new
media? Same Things as Old Media.
- RAOUF, Neda, Cross-training Journalists
- STEPP, Carl Sessions, The New Journalist
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