
Trabalhos
dos alunos
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Sumário
O lead e a sua
importância. Os vários tipos de lead. Vantagens e desvantagens de cada um. Exemplos. LEITURAS.
O lead
e a sua importância
O lead
estabelece (*)
- A voz - é através do lead
que o leitor percebe o tom (a voz) de toda a história que vai começar a ler
- O tema - o conteúdo de toda
a peça
- O significado - a
importância do que está escrito
- A perspectiva - o ponto de
vista do autor e a forma como deve ser lido
- A autoridade - a autoridade
do autor da peça
- A espinha dorsal
- a estrutura de todo o texto
- A direcção - para onde
avança a história
- Os limites - o que está
dentro e o que não está
- As dimensões - o tamanho e a
forma da peça
- As proporções - o peso de
cada uma das partes
- O ritmo - a velocidade a que
se vai avançar
- O género - a estrutura
tradicional em que se encaixa o texto
- A estrutura - como é que
vão ser respondidas as questões do leitor
O lead deve ser (*)
- Honesto - O lead é um
contrato com o leitor que não pode ser quebrado
- Simples - Não pode confundir
o leitor
- Imediato - Para prender o
leitor
- Informativo - Para que o
leitor se sinta interessado
- Marcado por uma voz - Para
iniciar de imediato um diálogo com o leitor
Os vários tipos de lead (*)
Declaração directa - Diz, de imediato, o
tema do texto
Episódio - Pequena história ilustrativa
Citação - De alguém importante para o
texto
Notícia - Quem, o quê, quando, onde,
como
Detalhe informativo - Interessa o leitor
através de um pequeno detalhe
Diálogo - Apresenta o conflito através
da posição de duas ou mais pessoas
Surpresa - Sem enganar o leitor, o texto
surpreende-o
Descritivo - Um lugar, um processo
Atmosfera - Um clima, uma situação
Cara - Para revelar uma personagem central
à história
Cena - Combinação de lugares, pessoas e
acção
Primeira pessoa - Não muito utilizado,
pode ajudar a cativar o leitor
Tensão - Um conflito
Problema - A questão, directamente
Processo - A passagem de uma lei, a
vitória num jogo, etc.
Pergunta retórica - Não funciona, porque
muitas vezes o leitor já sabe a resposta
Background - Não muito eficaz
Introdução - Bom para artigos
académicos, dificilmente funciona
LEITURAS
- BOUCHER, Jean-Dominique, A Reportagem
Escrita, Mem Martins, Editorial Inquérito, s/d.
- FRANKLIN, Jon, Writing for Story,
New York, Mentor - The Penguin Group, 1987.
- STEWART, James B., Follow the Story
How to Write Successful Nonfiction, NewYork, Simon and Schuster, 1998.
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(*) MURRAY, Donald, A Writer Teaches Writing, Boston, Houghton
Mifflin Company, 1985. |