
Trabalhos
dos alunos
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Sumário
O correio electrónico. O
Microsoft Outlook e outros programas de gestão do correio electrónico. As "mailing
lists". LEITURAS.
O correio electrónico
O correio electrónico é uma ferramenta
essencial para o trabalho do jornalista. Para contactar fontes, receber informações e
imagens, participar em grupos de discussão, ou simplesmente trocar opiniões com colegas,
o jornalista tem de ter acesso a uma conta de correio electrónico, que não é mais que
uma espécie de caixa de correio para onde quem quiser lhe pode enviar informação.
A abertura de uma conta de correio
electrónico pode ser feita através de um qualquer fornecedor de serviço Internet ou, no
caso de o utilizador querer, pode ser feita de forma gratuita, através de um dos muitos
serviços desse tipo disponibilizados na rede. Para além do Mega Mail, um "site" de correio electrónico
gratuito criado pelo Governo português há algumas semanas atrás, os cibernautas
portugueses têm à sua disposição caixas de correio criadas por várias outras
entidades, nacionais e estrangeiras. Internacionalmente, os "sites" mais
conhecidos são o HotMail e o Yahoo. Diversos fornecedores de acesso gratuito em
Portugal disponibilizam também contas de correio electrónico gratuitas.
O endereço de correio electrónico tem
normalmente a configuração nome@fornecedor.sufixo. Assim, o meu
endereço no PÚBLICO é agranado@publico.pt (.pt
é o sufixo para Portugal), enquanto o meu endereço particular é agranado@ip.pt (o que quer dizer que a minha conta está
sediada no fornecedor IP, também em Portugal).
O Microsoft Outlook e outros programas de gestão do correio
electrónico
Para receber correio electrónico utiliza-se
normalmente um programa que vai ao nosso fornecedor de acesso buscar as mensagens que nos
foram enviadas. O mais conhecido desses programas é o Microsoft Outlook que, para além
de uma maior compatibilidade com outros programas da Microsoft (como o Internet Explorer
ou o Excel, por exemplo), possui ainda algumas caraterísticas que o tornam ideal para o
trabalho jornalístico, como sejam a possibilidade de criação de uma enorme base de
dados de contactos de fontes.
O Outlook pode ainda gerir várias contas de
correio electrónico de uma mesma pessoa ou ser configurado para suportar múltiplos
utilizadores. Podem ser criadas várias pastas para separar o correio recebido
automaticamente, e a base de dados de contactos pode ser alimentada a partir de mensagens
que nos foram enviadas. O Outlook dá ainda acesso aos grupos de discussão
"newsgroups" de forma directa, não sendo necessário possuir um
outro programa para essa finalidade.
Para além do Outlook, há muitos outros
programas de gestão do correio electrónico, de que se destaca o Eudora. Muitos destes
programas também possuem as funcionalidades aqui descritas para o Outlook.
[Quem abre uma conta de correio gratuita, no Hotmail
ou no Yahoo, por exemplo, não precisa de possuir um
programa de gestão do correio electrónico, já que as mensagens são lidas no próprio
"browser" com que se acede à página na Web.]
As "mailing lists"
As "mailing lists" são grupos de
discussão que funcionam por correio electrónico. Tal como acontece com as pessoas que
frequentam esta cadeira (e que têm um interesse comum no tema Ciberjornalismo), muitos
outros grupos de interesse no mundo se juntaram e organizaram "mailing lists"
sobre os mais interessantes, extraordinários ou simplesmente curiosos assuntos. Há
"mailing lists" para discutir plantas carnívoras, política norte-americana,
modelos de comboios ou marsupiais. Algumas "mailing lists" são públicas,
outras são privadas. Algumas têm um moderador, que aprova as mensagens que seguem para o
resto do grupo, outras não têm qualquer moderação.
Para se inscrever numa "mailing
list", o procedimento é quase sempre idêntico. Descobre-se o endereço para onde
enviar uma mensagem de inscrição ( este endereço é diferente do que se utiliza para
enviar mensagens para serem lidas por todo o grupo ! ), preenche-se o corpo da
mensagem com a frase de inscrição e, na volta do correio, recebe-se
normalmente uma mensagem a dizer que a inscrição foi aceite, ou que foi enviada para o
moderador para aprovação.
Para me inscrever na "mailing list"
sobre jornalismo assistido por computador CARR-L na
Central Michigan University (EUA) , por exemplo, tenho de enviar para listserv@listserv.louisville.edu
uma mensagem apenas com a frase subscribe CARR-L
Antonio Granado . Depois da inscrição feita e da mensagem de confirmação
recebida, já posso participar na discussão enviando mensagens para carr-l@listserv.louisville.edu .
Alguns sítios na Web possuem grandes
compilações de "mailing lists" sobre os mais variados temas [ver LEITURAS no
fundo desta página]. Estas "mailing lists" podem ser de grande utilidade para
os jornalistas, já que é perguntando a pessoas especialistas num tema que mais
facilmente podemos obter a informação de que precisamos para escrever um artigo.
Cristopher Callahan, no seu livro A Journalists's Guide to the Internet
The Net as a Reporting Tool, dá-nos alguns conselhos sobre o que devemos fazer antes
de assinarmos uma qualquer "mailing list":
- Escolha bem por entre o lixo.
A maioria das "mailing lists" são grupos de discussão pouco sérios, onde o
rumor e as suposições abundam e os factos são escassos.
- Uma de cada vez. Inscreva-se
numa lista de cada vez, de forma a não sobrelotar a sua caixa de correio.
- Filtre o material para pastas
separadas. Naqueles programas de correio electrónico onde é possível filtrar
as mensagens para pastas diferentes, arranje uma para cada "mailing list".
- Não servem para "deadlines"
apertadas. Não se convença que consegue uma resposta para hoje se colocar uma
pergunta numa "mailing list".
- Verifique as fontes. Tal como
acontece com o simples correio electrónico, também nas "mailing lists" não
temos a certeza de quem é quem. Mais: não sabemos se quem escreve é realmente a pessoa
que diz que é.
LEITURAS
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