
Trabalhos
dos alunos
|
Sumário
A interactividade entre
jornalista e leitor. LEITURAS.
A interactividade entre jornalista e leitor
O jornalismo digital, ou
ciberjornalismo, possui, como já vimos, características que o diferenciam de outros
tipos de jornalismo. Uma dessas características é, sem dúvida, a maior possibilidade de
interacção entre jornalista e leitor.
Há quem veja vantagens, e há
quem veja grandes desvantagens, no aumento da interactividade entre "news
assemblers" (na denominação de Molotch e Lester) e "news consumers".
Cameron e Curtin defendem que essa interactividade pode mesmo afectar a agenda do
repórter, impedindo-o de executar o seu trabalho. A fase de recolha e de verificação de
notícias, dizem os críticos, será substituída pela preocupação de agradar ao seu
leitor.
Para os críticos desta
relação "excessiva" entre jornalistas e leitores, a organização de
"chats" e fóruns nos próprios "sites" dos órgãos de comunicação
social também coloca algumas questões não desprezíveis. O que fazer com mensagens cuja
linguagem ultrapassa as marcas da decência? Devem ser censuradas? Há limites à
linguagem dos leitores?
Por outro lado, há quem defenda
que a interactividade entre os jornalistas e os leitores beneficiará muito a produção
jornalística. Para além de um acesso mais fácil a novas fontes, o escrutínio mais
apertado do trabalho jornalístico coloca mais responsabilidades aos profissionais da
comunicação social, que mais dificilmente cairão em soluções fáceis, como a
utilização de fontes anónimas ou o excessivo recurso a linguagem técnica, longe da
realidade dos seus leitores.
A utilização de serviços que
permitem ao leitor escolher as notícias que quer receber (chamada, por vezes, tecnologia
"push") modifica também a relação entre os jornalistas e os seus leitores: em
vez de ter de as procurar (como acontecia até agora), as notícias vêm ter como o seu
leitor. Este facto faz com que o próprio significado de notícia seja alterado. A
"informação recente de interesse comum" - uma definição normal para notícia
- pode passar a ser "informação recente de interesse individual".
A interactividade, defendem
alguns, implica uma relação diferente com a audiência. Para além da simples
comunicação dos acontecimentos, os leitores exigirão também o acesso a notícias que
lhe possam interessar. O conceito "news you can use" tem, na Internet, um
terreno fértil para se desenvolver. Os leitores vão exigi-lo ao jornalista.
LEITURAS
|