Sumário
Os recursos "online"
para jornalistas. Fiabilidade da informação "online". Avaliação da
informação. LEITURAS.
Os recursos "online" para jornalistas
O jornalismo é uma das
profissões que mais se modificou com a chegada da Internet. A necessidade constante de
aceder a informação de uma forma rápida e segura tarefa diária de
todos os jornalistas do mundo encontrou na Internet um campo fértil, mas
cheio de armadilhas. [White House/White House]
É para evitar estas e outras
armadilhas, que devemos ter muito cuidado quando utilizamos informação da Internet. É
fácil sermos enganados por páginas com aparência de seriedade e esse engano, quando
ampliado por um órgão de comunicação social, pode tornar-se bastante grave.
O teste do "link" pode
ser um dos primeiros a efectuar, quando queremos saber se uma determinada página é
reconhecida por outros como tendo algum valor. Para fazermos esse teste, devemos
deslocar-nos até ao motor de pesquisa Altavista.
Aí, na janela de pesquisa, escrevemos a palavra link, seguida de dois pontos e do
endereço do "site" que queremos verificar. O resultado dá-nos o número de
"sites" que possuem "links" para o "site" que queremos
verificar. Se experimentarmos escrever link:writepage.com, por exemplo,
verificamos que há mais de 1800 páginas na Internet que contém "links" para
esse "site".
Fiabilidade da informação "online"
Tal como acontece com todo o
tipo de informação que é utilizada por um jornalista, também a informação
"online" deve ser verificada cuidadosamente para avaliar da sua veracidade. Não
nos esqueçamos que na Internet, ao contrário do que acontece com os outros meios de
comunicaçõa social, todos podemos ser editores e colocar "online" o que muito
bem nos apetecer.
Existem na Internet algumas
dezenas de "sites" com regras para avaliar a informação colocada
"online". De todos esses "sites", escolhemos traduzir e apresentar
aqui os principais critérios de avaliação expostos por Jan Alexander e Marsha Ann Tate
na sua página Evaluating
Web Resources.
Critério 1: Autoridade
1. É claro quem é o
responsável pelos conteúdos da página?
2. Há um "link" para uma página que descreva os objectivos da
organização que patrocina a página?
3. Há uma forma de verificar a legitimidade do patrocinador da página? (há um
número de telefone ou endereço para fazer mais contactos?)
4. É claro quem escreve o material e quais são as qualificações do autor?
5. Se o material está protegido por direitos de autor, o nome do proprietário
está explícito?
Critério 2: Precisão
1. As fontes de informação
estão referenciadas de forma a permitirem verificação independente?
2. A informação não tem erros gramaticais, ortográficos ou tipográficos?
3. É claro quem é o responsável último pela precisão da informação
fornecida?
4.Os gráficos e as tabelas são fáceis de ler?
Critério 3: Objectividade
1. A informação
é prestada como serviço público?
2. A informação está livre de publicidade?
3. Se há anúncios, eles estão claramente identificados?
Critério 4: Actualidade
1. Há datas que indiquem
a) a data em que a página foi escrita? b) Quando é que a página foi colocada
"online"? c) Quando é que a página foi revista pela última vez?
2. Há outras indicações que nos permitam concluir que o material é actualizado
com frequência?
3. Se a informação é publicada em diferentes edições, conseguimos saber de que
edição se trata?
Critério 5: Cobertura
1. Há uma indicação de que a
página já está terminada e que não está ainda em construção?
2. Se existe um texto impresso equivalente à página Web, há indicação clara de
que a versão na Internet está completa ou que é apenas uma parte?
3. Se o material provém de uma obra escrita há já algum tempo, houve algum
esforço para o actualizar?
LEITURAS
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