Sumário
O desenvolvimento de um
"site". A preparação de páginas Web. LEITURAS.
O
desenvolvimento de um "site"
De acordo com Patrick Lynch e
Sarah Horton, no seu livro Web Style Guide - cuja versão "online" pode ser
encontrada aqui - o
processo de desenvolvimento de um "site" na Web passa por seis fases principais
que convém especificar:
- Definição do "site" e planeamento
- Arquitectura da informação
- Desenho do "site"
- Construção do "site"
- Marketing do "site"
- Seguimento, avaliação e actualização
Definição do
"site" e planeamento
Na definição de um
"site" e no seu planeamento devemos colocar questões básicas como: quais
serão os objectivos do sítio? quem será a audiência? como será produzido? quem o
actualizará? Depois, temos de nos preocupar com a tecnologia por trás do
"site": onde será colocado? que acessos terá? com que tecnologia será
construído? Finalmente, no caso de grandes "sites", é preciso pensar em
questões ainda mais sérias, como salários, pessoal ou suporte técnico.
Arquitectura da Informação
Passando uma primeira fase de
planeamento - cuja profundidade depende do próprio "site" - convém ter uma
ideia muito clara sobre o que vamos construir. Mapas detalhados vão-nos permitir definir
como estará a informação organizada ou que tipo de navegação vai ser possível dentro
do nosso "site". A calendarização é também normalmente definida nesta fase.
Desenho do site
O desenho de um "site"
pode demorar muito tempo a ser realizado. É através dele e dos textos que lá colocamos
que atraímos os nossos leitores. Que cores terá? Que formas? Que tipos de letra? Que
ilustrações? Que fotografias? Que "backgrounds"? Que barras de navegação?
Que outros componentes incluirá?
Construção do
"site"
A construção de um
"site" só termina quando o material está colocado "online". Antes
disso, tudo tem de ser verificado: da programação à operacionalidade dos
"links", das imagens à ortografia de todos os textos, da funcionalidade de
navegação à velocidade de carregamento das páginas.
Marketing do "site"
Para os "sites" mais
importantes, o marketing é fundamental. É por isso que existem "sites" na Web
especializados nesse tipo de serviços. É também por isso que muitos "sites"
estão cheios de "dicas" sobre como submeter o nosso "site" aos mais
diversos motores de pesquisa, havendo até empresas especializadas nesse serviço.
Seguimento, avaliação e
manutenção
É claro que um "site"
na Web não é o mesmo que um noticiário de televisão ou rádio, nem sequer o mesmo que
um jornal, no que diz respeito a actualização e manutenção. Estando
"on-line", o "site" está constantemente a ser avaliado e visitado por
cibernautas. E é claro que, sendo por exemplo um "site" noticioso, não teremos
qualquer interesse que os nossos leitores percebam que nunca actualizamos as nossas
páginas ou que os nossos "links" não funcionam...
A preparação
de páginas Web
Há milhares e milhares de páginas na Internet que se dedicam
quase exclusivamente ao desenho de páginas Web. Há também muitas centenas de livros com
os mesmos objectivos. Por esse motivo, seria uma imprudência tentar, neste breve
capítulo do nosso programa, explicar com pormenor mesmo os principais problemas que se
colocam neste campo. No entanto, algumas questões fundamentais terão de ser abordadas,
cabendo aos alunos investigar mais além das simples noções aqui afloradas.
Jakob Nielsen, um dos mais conceituados especialistas em Web
design, fala constantemente em "usability" como o principal factor que deve
preocupar os que desenham páginas para a Internet. Essa "usability" vai desde o
tamanho da página (34k), ao tipo de letra que se usa (o mais contrastante possível com o
fundo), passando pelo tempo máximo que os cibernautas estão dispostos a esperar pelo
carregamento de uma página (10 segundos).
Antes da próxima aula, os alunos devem viajar durante algum tempo
pelo "site" de Jakob Nielsen - useit.com - e
pelo "site" Web Monkey.
LEITURAS
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